[Montar] Aquário em acrílico


Recommended Posts

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vá lá que eu quero fotos :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

tenho acompanhado este topico estou em pulgas para ver o aqua nontado. para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo".

isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça

 

abraço e queremos fotos :tapfoot:

 

boa sorte continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

tenho acompanhado este topico estou em pulgas para ver o aqua nontado. para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo".

isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça

 

abraço e queremos fotos :tapfoot:

 

boa sorte continua

 

Tambem tenho acompanhado, embora nao de opiniao pois nao tenho tido muito a dizer xD (So no biotipo que eu nao metia amazonico mas sim malwai :D )

 

Á semelhança do vidro eu metia travamentos franceses (tudo travado á volta) e metia 3 á largura, só para segurança :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para 180cm de comprimento acho que para fazer o travamento, visto que o acrilico é mais flexivel era fazer duas travessas de 178*5 a todo o comprimento e tres de 46*5 á largura coladas nas outras, se nao, és capaz de ter um "barrigudo".

isto é so a minha opiniao, os mais entendidos que digam de sua justiça

 

Olha, por acaso ainda não me tinha lembrado, mas é um facto, sempre te daria uma maior segurança.ou então assim:

 

Á semelhança do vidro eu metia travamentos franceses (tudo travado á volta) e metia 3 á largura, só para segurança :P

 

Qualquer uma das duas é válida, mas se usares travamentos franceses, a toda a volta, penso que poderias usar somente duas traves em vez das três transversais.

 

abraço e queremos fotos

 

Concordo! Mas se ainda não está pronto... Podias era começar a apimentar o gostinho do pessoal, e meteres fotos das placas de acrilico, sempre calava alguns (como eu), pelo menos para já :P

 

(So no biotipo que eu nao metia amazonico mas sim malwai :D )

 

Nesta parte discordo, mas é a tal coisa... Cada um tem a sua preferência :) E gostos são gostos. Já que ele optou pelo amazónico, eu ganhei nyah

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer uma das duas é válida, mas se usares travamentos franceses, a toda a volta, penso que poderias usar somente duas traves em vez das três transversais.

 

 

Nesta parte discordo, mas é a tal coisa... Cada um tem a sua preferência :) E gostos são gostos. Já que ele optou pelo amazónico, eu ganhei nyah

 

Duas, senao tiveres acrilico, porque com 1.80m é um grande vão e o acrílico é maleável, por isso se conseguires as 3 melhor (Segurança é como a filtragem, nunca é demais)

 

Claro gostos são gostos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, segurança nunca é demais, mas duas, mais travamento francês a toda a volta....

É quase como se tivesse 4 travessas transversais

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha idéia era gastar o mínimo possível com a matéria prima, ou seja o acrílico...

 

Aproveitando bem as placas, dava para eu sacar duas travessas de 10cm de largura de cada uma delas, logo conseguia quatro travessas.

 

Se eu colocasse quatro travessas seria o suficiente?

Estou a falar em travessas de 10X46.

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que sim ;)

 

E depois para te dar mais segurança, podes sempre fazer uma tampa em madeira, que seja justa ao aquário, e assim é ainda menos provável teres barriga

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está :)

 

Mas esse aro, não pode ser removivel, fazes tipo aqueles aros pretos dos aquários que se vendem por ai... Mas em madeira ou outro material igual ao do móvel

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, é com muita pena minha que informo que tive de cancelar o trabalho nas placas de acrílico, não por culpa minha mas devido ao tempo que iriam demorar a iniciar os cortes.

Ao início iria demorar apenas dois ou três dias segundo um dos técnicos, hoje quando lá cheguei já me informaram que só pagavam nas placas possivelmente lá para o meio do mês de Março.

Educadamente agradeci e trouxe as placas comigo, demorei mais tempo a mete-las no carro e a prender a mala, que a percorrer os 7km até casa.

 

Como tenho alguma urgência com o aquário e tudo isto já me roubou tempo que era preciso para o móvel e afins, vou fazer os cortes em casa, e a colagem.

 

Uma serra circular, dará para cortar os 10mm de acrílico?

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uiui...

 

É pena, mas assim fazes tu isso ai em casa ;) COM MUITAS FOTOS! :P

 

Sinceramente não sei com o que deves cortar o acrilico, é um risco demasiado grande, mas espera até alguém que perceba mais do que eu te dizer...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, é com muita pena minha que informo que tive de cancelar o trabalho nas placas de acrílico, não por culpa minha mas devido ao tempo que iriam demorar a iniciar os cortes.

Ao início iria demorar apenas dois ou três dias segundo um dos técnicos, hoje quando lá cheguei já me informaram que só pagavam nas placas possivelmente lá para o meio do mês de Março.

Educadamente agradeci e trouxe as placas comigo, demorei mais tempo a mete-las no carro e a prender a mala, que a percorrer os 7km até casa.

 

Como tenho alguma urgência com o aquário e tudo isto já me roubou tempo que era preciso para o móvel e afins, vou fazer os cortes em casa, e a colagem.

 

Uma serra circular, dará para cortar os 10mm de acrílico?

 

Do pouco que percebo a serra circular sem um disco proprio vai estilhaçar o acrilico, procura outra empresa com maquinaria propria para isso, o que nao falta é empresas a usar acrilicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que consegui apurar, eles utilizavam um serra circular de mesa para fazerem os cortes no acrílico e até nos alumínio, tudo com a mesma lâmina/disco.

 

Será que um carpinteiro me faria isso? É que aqui na zona não há mais nenhuma caixilharia. E andar a passear com placas enormes que me ocupam quase o carro todo dá uma boa multinha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maior problema é as rotações por minuto da máquina de corte. Praticamente qualquer uma serve, podes ir a um carpinteiro a vontade. As rotações é que têm que ser bastante elevadas, de modo a não lascar nem partir o acrilico

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maior problema é as rotações por minuto da máquina de corte. Praticamente qualquer uma serve, podes ir a um carpinteiro a vontade. As rotações é que têm que ser bastante elevadas, de modo a não lascar nem partir o acrilico

 

A isso tens juntar um bom disco de dentes poucos espaçados....

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nem de proposito hoje tive a falar com um carpinteiro e falei em cortar acrilico e ele disse-me que ja cortou acrilico na mesa de corte de madeira e ficou bem nao lascou nem nada, nao corta é tao rapido como madeira

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo, amanhã já vou falar com o carpinteiro aqui da zona e vou ver.

Para colar acrílico, que marca ou produto recomendam? O técnico de caixilharia disse-me que silicone fica muito bem colado e suporta a pressão da água. Será?

 

O que recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, para acrilico, tens colas especificas... Mas como estamos numa onda de segurança máxima (pelo menos era o que eu faria), colava com essa tal cola especial (tenho cá por casa quase vazia, se quiseres digo-te a marca) e depois por cima, punha o silicone (transparente, próprio para aquários).

 

Tinhas a segurança da cola mais o silicone. Esta é a minha opinião... A cola seria mesmo para colar, e o silicone para dar uma segurança extra, e não haver fugas (é mais fácil por o silicone nos cantos do que a cola).

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andamos em sintonia de pensamentos :P

 

Sinceramente acho que será o melhor e mais seguro...

 

 

 

offtopic: E por causa disto tudo, acho que vou montar a minha sump, que mandei fazer já há uns 2anos, e nunca a montei como deve ser, tive fugas depois de colada, e acabei por a desmontar. E tenho pedaços de acrílico espalhados cá por casa... Acho mesmo que a vou voltar a colar :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura que comprei, a que me aconselharam foi a plasticceys, da marca ceys.. Não tive razões de queixa até hoje, por isso ;)

Mas podes sempre ir a uma loja de bricolage, tipo aki, leroy merlin, izi build ou algo assim, e perguntas a um dos colaboradores. Explicas para o que é, que eles aconselham-te a melhor

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.