Aqualtis 1º aquario de 96 litros


Aqualtis

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a abrir este tópico para que me ajudem com o meu 1º aquário de água quente.

Já algum tempo que ando a pensar neste projecto e gostaria de começar com o pé direito, evitando contra-tempos e desgostos.

 

Vou adquirir um Kit com um aquário de 80cm, com Bio-Box com 96litros. Sei que não é o ideal mas para começar vai ter que dar. No futuro se tudo correr pelo melhor, nunca se sabe, pode-se fazer uns upgrades.

 

Esclareçam-me as seguintes dúvidas, por favor:

 

Equipamento:

- Qual a capacidade desejável do filtro? Pelo que vi no manual de iniciação do fórum seria entre os 180l/h e os 450l/h.

 

-Eu tenho um termóstato de 150W que era de um aqua de uma tartaruga. Posso utilizar? Apesar de não estar em uso a mais de 6 meses como posso limpa-lo. É adequado para este aquário.

 

-Inicialmente não previa colocar plantas naturais, mas como estas têm um papel importantíssimo para a boa qualidade da água do aquário lá terá que ser. A iluminação de origem deve ter 20 a 24w, chega para manter plantas simples? É que para modificar a tampa do aqua para colocar mais iluminação vais ser difícil.

 

 

Decoração:

-Que areia colocar? Vi na jardinland areia branca de quartzo (10kg chega?) fininha como a areia da praia, é adequada? Se não, o que sugerem?

 

-Substrato para as raízes das plantas? Colocar, não colocar? E qual colocar e que quantidades?

 

-Comprei um tronco na mesma loja em cima mencionada. Já o coloquei em água e já vi que a deixa amarela (como é hábito). Como devo lava-la antes de a colocar no aqua?

 

-Nas loja de aquariofilia, as pedras ou não são bonitas ou são cara ou artificiais. Como tenho uma pedreira perto de casa posso apanhar de lá e mete-las no aquário?

 

 

Flora:

-Gostaria de por plantas, mas como a iluminação não é a melhor diga-me se as seguintes plantas se adequam:

-anubias???

-Musgo de java (para “colar” no tronco).

-O que sugerem?

 

 

Fauna:

 

Quero peixes pequenos e activos, pensei em:

 

-Topo: Guppy’s (aqui assusta-me os hábitos de procriação desta espécie, e que leve rapidamente a sobre povoação do aquário.)

Mais tarde se possível Mollys ou espadas

 

-Meia: +/-10 neons (tetra ou cardinal) Aqui não tenho a certeza, pois tenho ouvido que são muito sensíveis e que morrem muito, se confirmarem o que sugerem?

 

-Fundo: 4/5 corydoras para removerem o fundo

 

-Peixes limpa-fundos ou vidros, pelo que tenho visto crescem muito, será que os camarões são melhor opção que os peixes?

 

-E um Betta? Aconselham?

 

Relativamente aos parâmetros da água estas espécies têm necessidades equivalentes?

 

 

Lojas:

Costumo compra na loja do maia-shopping, e estou agradado. Que feedback têm sobre a loja? E no Porto que lojas sugerem?

 

Sei que existem muitos tópicos sempre com as mesmas questões, mas por vezes quanto mais se lê, mais dúvidas se têm. Tenham paciência!

 

Um abraço e obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ora boa tarde!

 

Muitas questões... Vamos começar pelo princípio! :)

 

 

 

- Qual a capacidade desejável do filtro? Pelo que vi no manual de iniciação do fórum seria entre os 180l/h e os 450l/h.

 

 

O filtro que deves escolher deve fazer no mínimo 5 vezes a capacidade do aquário. No teu caso, números redondos, aquário de 100l, logo o filtro deve fazer pelo menos 500l/h.

 

 

 

-Eu tenho um termóstato de 150W que era de um aqua de uma tartaruga. Posso utilizar? Apesar de não estar em uso a mais de 6 meses como posso limpa-lo. É adequado para este aquário.

 

 

Não conheço os termostatos para tartarugas mas desde que dê para ser submergível, à partida não terá problema nenhum...

 

Mas ou muito me engano ou esses kits com biobox já trazem termostato e bomba para circulação de água... Confirma isso!

 

 

-Inicialmente não previa colocar plantas naturais, mas como estas têm um papel importantíssimo para a boa qualidade da água do aquário lá terá que ser. A iluminação de origem deve ter 20 a 24w, chega para manter plantas simples? É que para modificar a tampa do aqua para colocar mais iluminação vais ser difícil.

 

 

Acho que fazes muito bem em optar por colocar plantas naturais! Tens muito pessoal aqui no forum a vender na área dos classificados plantas de qualidade e a preços muito mais acessíveis que nas lojas...

 

Quanto à iluminação dá perfeitamente para manteres várias plantas. Não irás é ter desenvolvimento tão rápido como se tivesses mais luz.

 

Caso pretendas alterar a tampa, não é assim tão difícil... Podes sempre optar por umas tiras de LED que são bastante fáceis de adaptar certamente...

 

 

 

Decoração:

-Que areia colocar? Vi na jardinland areia branca de quartzo (10kg chega?) fininha como a areia da praia, é adequada? Se não, o que sugerem?

.

 

A areia varia de acordo com o gosto de cada um... Essa areia que falas não conheço... Pelo que tenho visto o pessoal que pretende areia branca opta por areia de sílica.

 

Relativamente à quantidade depende do que queiras fazer... Queres fazer declives ou não?

 

As contas são simples de se fazer. multiplicas a largura do aquário pela profundidade e depois pela altura de areia que queres colocar (digo eu um mínimo sempre de 5cm para as plantas terem onde agarrar...). Com isto tens o volume de areia. Por fim multiplicas por 1500 para teres o peso.

 

No teu caso: 0,80 x 0,30 (não sei se é esta profundidade...) x 0.05 x 1500 = 18Kg (corresponde a cerca de 12l de areia...)

 

 

 

-Substrato para as raízes das plantas? Colocar, não colocar? E qual colocar e que quantidades?

 

 

Depende das plantas que queiras ter e dos cuidados a ter depois...

No caso do meu aquário por exemplo só tenho substrato inerte (areão) porque faço fertilização líquida frequente.

Se optares por plantas de fácil manutenção acho que não é necessário a colocação de substrato fértil, se bem que ajuda sempre a que as plantas estejam bonitas!

 

 

 

-Comprei um tronco na mesma loja em cima mencionada. Já o coloquei em água e já vi que a deixa amarela (como é hábito). Como devo lava-la antes de a colocar no aqua?

 

-Nas loja de aquariofilia, as pedras ou não são bonitas ou são cara ou artificiais. Como tenho uma pedreira perto de casa posso apanhar de lá e mete-las no aquário?

 

 

Quer as pedras, quer os troncos podes apanhar em qualquer lugar se souberes o que estás a apanhar!

 

No caso das pedras tens de ter em atenção se não te vão alterar muito o ph ou a dureza da água.

 

Já os troncos não podem ser resinosos.

 

Para tratares uns e outros deves ferver bem umas 2 ou 3 vezes. Simples e eficaz!

 

 

 

Flora:

-Gostaria de por plantas, mas como a iluminação não é a melhor diga-me se as seguintes plantas se adequam:

-anubias???

-Musgo de java (para “colar” no tronco).

-O que sugerem?

 

 

Faz uma procura aqui no fórum por plantas low-tech. Tens muita informação.

 

De qualquer forma as que indicam são indicadas para as condições que tens. Podes ainda considerar valisnérias e fetos.

 

 

 

Fauna:

 

Quero peixes pequenos e activos, pensei em:

 

-Topo: Guppy’s (aqui assusta-me os hábitos de procriação desta espécie, e que leve rapidamente a sobre povoação do aquário.)

Mais tarde se possível Mollys ou espadas

 

-Meia: +/-10 neons (tetra ou cardinal) Aqui não tenho a certeza, pois tenho ouvido que são muito sensíveis e que morrem muito, se confirmarem o que sugerem?

 

-Fundo: 4/5 corydoras para removerem o fundo

 

-Peixes limpa-fundos ou vidros, pelo que tenho visto crescem muito, será que os camarões são melhor opção que os peixes?

 

-E um Betta? Aconselham?

 

Relativamente aos parâmetros da água estas espécies têm necessidades equivalentes?

 

 

O Betta não podes misturar com guppys... É um peixe muito territorial e parece um touro quando vê cores vivas e acha um petisco as caudas dos guppys...

 

De resto parece-me bem. Apenas trocava as corys por um cardume de 8 ou 10 ottocinclus. são peixes mais pequenos (4 / 5cm máximo...) e que se enquadram melhor com o tamanho de peixes que estás a escolher e muito eficientes no combate às algas!

 

Quanto à reprodução dos guppys podes sempre baixar um pouco a temperatura do aqua que baixa-lhes um pouco o metabolismo e diminui a criação.

 

 

 

Lojas:

Costumo compra na loja do maia-shopping, e estou agradado. Que feedback têm sobre a loja? E no Porto que lojas sugerem?

 

 

Tens uma área aqui no fórum com feedback de lojas. Procura as do Porto. Como não sou daí da zona não posso ajudar muito! :)

 

E assim termina o meu "testamento"!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Obrigado InCoGniTuS, preciosas dicas.

Vou poderar os ottocinclus, apesar de achar as Corydoras mais bonitas. Tenhos que estudar melhor as duas esécies

 

 

Grandes novas, já comprei o aquário.

 

Medidas: 80x30x45 108litros

 

Resistência: 100W

 

Luz: 18W

 

Filtro: Bio Box 360litros.

 

 

--Com estas características posso manter a flora em cima designada?

 

--Vi num site que a areia escura destaca a cor natural dos peixes, é verdade?

 

Na loja onde comprei o aqua, indicaram-me um tipo de areia biológica.

É castanha não muito escura e tinha um aspecto rugoso e tamanho do areão de rio. A suposta vantagem deste areão é as plantas se agarrarem bem (o que comprovei em alguns pés de plantas que a funcionária me mostrou). O preço não é nada simpático 21€\10Kg. O que acham?

 

E agora???

Areia escura ou clara?

 

Abraço

Depois coloco fotos do aqua e do tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Obrigado InCoGniTuS, preciosas dicas.

Vou poderar os ottocinclus, apesar de achar as Corydoras mais bonitas. Tenhos que estudar melhor as duas esécies

 

 

Grandes novas, já comprei o aquário.

 

Medidas: 80x30x45 108litros

 

Resistência: 100W

 

Luz: 18W

 

Filtro: Bio Box 360litros.

 

 

--Com estas características posso manter a flora em cima designada?

 

--Vi num site que a areia escura destaca a cor natural dos peixes, é verdade?

 

Na loja onde comprei o aqua, indicaram-me um tipo de areia biológica.

É castanha não muito escura e tinha um aspecto rugoso e tamanho do areão de rio. A suposta vantagem deste areão é as plantas se agarrarem bem (o que comprovei em alguns pés de plantas que a funcionária me mostrou). O preço não é nada simpático 21€\10Kg. O que acham?

 

E agora???

Areia escura ou clara?

 

Abraço

Depois coloco fotos do aqua e do tronco.

 

Com umas "grande novidades" dessas já não vim a tempo. Incognitus... ajuda-o tu que eu agora só ia tratar mal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com umas "grande novidades" dessas já não vim a tempo. Incognitus... ajuda-o tu que eu agora só ia tratar mal!

 

Boas,

 

Se te deste ao trabalho de responder é porque deves ter algo de importante para dizer.E porque que estamos aqui mesmo para aprender agradecia que te deixasses de paternalismos e me dissesses diretamente o que tens a dizer.

 

Agradeço a atenção e reparos que me possam ajudar neste projeto. Principalmente pessoas como tu que têm bons projetos e conhecimentos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens dúvidas para comprar esse maravilhoso equipamento e aquário, achop que não tens mais dúvidas nenhumas!
Dúvidas, como dá para ver, tenho muitas. Mas se havia algo que não tinha dúvidas era das medidas do aqua atendendo ao projeto e local que tinha em mente. Outra coisa que conheço bem é o fundo do meu bolso e sei que para me iniciar neste hobby não dá para todos os equipamentos de topo que os mais experientes utiizam. Obrigado Abraço Editado por Aqualtis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se te deste ao trabalho de responder é porque deves ter algo de importante para dizer.E porque que estamos aqui mesmo para aprender agradecia que te deixasses de paternalismos e me dissesses diretamente o que tens a dizer.

 

Agradeço a atenção e reparos que me possam ajudar neste projeto. Principalmente pessoas como tu que têm bons projetos e conhecimentos.

 

Obrigado.

 

Ora bom dia...

 

Fiquei mal disposto logo de manhã...

 

Tenho eu um trabalhão desgraçado a fazer o post que fiz e tu respondes daquela maneira? Grandes novidades? GRANDE ASNEIRA!...

 

 

Com umas "grande novidades" dessas já não vim a tempo. Incognitus... ajuda-o tu que eu agora só ia tratar mal!

 

A minha vontade é a mesma...

 

Aqualtis, se não tens vontade de ler outras coisas aqui do fórum, como os tópicos próprios para quem começa em aquariofilia (sim isso existe... e vários colocados como fixos para se ver bem...) pelo menos respeita o trabalho (muito no caso do meu post....) do pessoal que te tenta ajudar!

 

Vou-te dar só um exemplo do que quero dizer...

 

 

 

Filtro: Bio Box 360litros.

 

 

 

 

O filtro que deves escolher deve fazer no mínimo 5 vezes a capacidade do aquário. No teu caso, números redondos, aquário de 100l, logo o filtro deve fazer pelo menos 500l/h.

 

 

Mas tens mais exemplos...

 

Abraço...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

InCoGniTuS, de facto, devo-te um pedido de desculpas pela forma como respondi à tua primeira resposta, por sinal, bem explícita, organizada e acima de tudo, demonstrando a grande vontade de ajudar iniciados como eu. Por isso, agradeço mais uma vez e aproveito para esclarecer: tive em conta todos os aspetos que me sugeriste, mas, ao adquirir o aquário que pretendia, o equipamento oferecido como pacote era o que postei, o que não significa que não venha a fazer os necessários upgrades. Sei que não resolve este mau início do post, mas hoje de manhã já tinha a ideia de responder-te mais detalhadamente, clarificando este ponto, e debater algumas dúvidas contigo.

Foste impecável ao responder ao meu post inicial e é óbvio que não deixei de ter presente tudo o que referiste.

 

 

Ao Jorge N. Ferreira, agradeço a vontade inicial de ajudar - eu que até gosto dos trabalhos que apresentou aqui -, mas a atitude que demonstrou e a forma como se me dirigiu não foram as melhores, nem dignas de um fórum como este. Num fórum em que o lema devia ser a entreajuda e o companheirismo, não se compreendem mensagens mais ofensivas por parte dos membros mais experientes.

 

-------------------------------------------------------------------------

 

Só para esclarecer outro ponto:

 

Já navego neste fórum há algum tempo, e tenho lido muitos posts, principalmente de pessoas que se iniciam. Li também o post fixo de “primeiros passos na aquariofilia”, e como lá se sugere, fui ler também o site de onde retiraram a maior parte das informações. Foi aí que me baseei para ver se o kit que adquiri tinha o equipamento adequado para a litragem do aquário. Por exemplo, no site refere-se que o filtro deve ter a capacidade de filtrar 2 a 5x o número de litros do aqua; pelas minhas contas, 360l/h estaria dentro desses limites. Procedi da mesma forma para ponderar o aquecimento (0,5 a 1W /litro) e a iluminação (0,5 a 1W /litro). Por estas contas, este kit tem é a iluminação fraquinha.

 

Claro que gostava de adquirir tudo do melhor e com as melhores características, mas as circunstâncias assim o ditaram, e para já vai ter que servir. No futuro, se tudo correr pelo melhor e o aquário se desenvolver bem, lá se pensa nos já acima mencionados upgrades, e o filtro está em primeiro na lista.

 

 

Por ter vontade de que o meu aquário não seja um fiasco, como outros posts que vi, é que abri este, para contar com a vossa ajuda, paciência e companheirismo.

 

-------------------------------------------------------------------------

 

InCoGniTuS

 

- O termóstato para tartarugas é igual ao dos peixes só que tem um protecção de plástico a volta do vidro. O que já tinha em casa é da SERA e tem 150W, achas que devo utilizar este ou o do Kit?

 

-Falas em “Grande Asneira!”, diz-me então onde começam e acabam os meus problemas?

 

-A areia muito fininha “como a da praia”, representa dificuldades para a limpeza do fundo?

 

Mais um testamento :P

 

Um abraço, com o desejo de que este post siga, como esperado e desejável, por bons caminhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao Jorge N. Ferreira, agradeço a vontade inicial de ajudar - eu que até gosto dos trabalhos que apresentou aqui -, mas a atitude que demonstrou e a forma como se me dirigiu não foram as melhores, nem dignas de um fórum como este. Num fórum em que o lema devia ser a entreajuda e o companheirismo, não se compreendem mensagens mais ofensivas por parte dos membros mais experientes.

 

A minha atitude não quer dizer que não esteja disposto a ajudar, só quer dizer que uma pessoa que recebe informação e depois faz o contrário... coloca-me sériamente a pensar se quer ser ajudada.

Compraste em kit. Agora para fazeres o upgrade vai sair mais caro do que se comprasses em separado.

Mas a ajuda está sempre aqui. ;)

 

Peace and fish! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

InCoGniTuS, de facto, devo-te um pedido de desculpas pela forma como respondi à tua primeira resposta, por sinal, bem explícita, organizada e acima de tudo, demonstrando a grande vontade de ajudar iniciados como eu. Por isso, agradeço mais uma vez e aproveito para esclarecer: tive em conta todos os aspetos que me sugeriste, mas, ao adquirir o aquário que pretendia, o equipamento oferecido como pacote era o que postei, o que não significa que não venha a fazer os necessários upgrades. Sei que não resolve este mau início do post, mas hoje de manhã já tinha a ideia de responder-te mais detalhadamente, clarificando este ponto, e debater algumas dúvidas contigo.

Foste impecável ao responder ao meu post inicial e é óbvio que não deixei de ter presente tudo o que referiste.

 

 

Ao Jorge N. Ferreira, agradeço a vontade inicial de ajudar - eu que até gosto dos trabalhos que apresentou aqui -, mas a atitude que demonstrou e a forma como se me dirigiu não foram as melhores, nem dignas de um fórum como este. Num fórum em que o lema devia ser a entreajuda e o companheirismo, não se compreendem mensagens mais ofensivas por parte dos membros mais experientes.

 

-------------------------------------------------------------------------

 

Só para esclarecer outro ponto:

 

Já navego neste fórum há algum tempo, e tenho lido muitos posts, principalmente de pessoas que se iniciam. Li também o post fixo de “primeiros passos na aquariofilia”, e como lá se sugere, fui ler também o site de onde retiraram a maior parte das informações. Foi aí que me baseei para ver se o kit que adquiri tinha o equipamento adequado para a litragem do aquário. Por exemplo, no site refere-se que o filtro deve ter a capacidade de filtrar 2 a 5x o número de litros do aqua; pelas minhas contas, 360l/h estaria dentro desses limites. Procedi da mesma forma para ponderar o aquecimento (0,5 a 1W /litro) e a iluminação (0,5 a 1W /litro). Por estas contas, este kit tem é a iluminação fraquinha.

 

Claro que gostava de adquirir tudo do melhor e com as melhores características, mas as circunstâncias assim o ditaram, e para já vai ter que servir. No futuro, se tudo correr pelo melhor e o aquário se desenvolver bem, lá se pensa nos já acima mencionados upgrades, e o filtro está em primeiro na lista.

 

 

Por ter vontade de que o meu aquário não seja um fiasco, como outros posts que vi, é que abri este, para contar com a vossa ajuda, paciência e companheirismo.

 

-------------------------------------------------------------------------

 

InCoGniTuS

 

- O termóstato para tartarugas é igual ao dos peixes só que tem um protecção de plástico a volta do vidro. O que já tinha em casa é da SERA e tem 150W, achas que devo utilizar este ou o do Kit?

 

-Falas em “Grande Asneira!”, diz-me então onde começam e acabam os meus problemas?

 

-A areia muito fininha “como a da praia”, representa dificuldades para a limpeza do fundo?

 

Mais um testamento :P

 

Um abraço, com o desejo de que este post siga, como esperado e desejável, por bons caminhos.

 

Fico contente por teres levado em linha de conta o que te disse....

 

Relativamente ao filtro (exemplo dado para dizer grande asneira...) acho que deves ter presente o seguinte:

 

As 2x a 5x que o site refere está indicado por defeito. Estes valores só pode ser considerado tendo em conta algumas condicionantes. Tens pessoal aqui no fórum que aconselha 7x a capacidade do aqua para a filtragem.

 

Este facto tem uma explicação muito simples... A capacidade dada pelas empresas, no teu caso 360 l/h, reflete as condições ideias de bombagem, ou seja, não existência de massas filtrantes, tubagem completamente limpa e desnível 0.

 

Como no caso dos aquários correntes a bomba nunca é colocada ao nível de saída de água, como tal temos perda de carga e diminuição do caudal máximo. Como temos de ter materiais filtrantes, mais perda de carga. Com o passar do tempo temos acumulação inevitável de detritos na tubagem e nos veios das bombas, logo nova perda de carga.

 

Resumindo e concluindo, ao fim de 1 ou 2 meses tens perdas de caudal, relativamente ao anunciado pela marca, entre 30% e 50%...

 

O que quer dizer que muito provavelmente o teu filtro dentro de pouco tempo estará a fazer 180l/h...

 

Percebes agora porque se aconselha sempre uma capacidade de filtragem entre 5x a 7x?

 

Quanto ao termostato penso que 150W será suficiente para esse aqua, mas é uma questão de veres se consegue manter a temperatura que pretendes sem grandes esforços.

 

Abraço e conta connosco para o que precisares...

 

P.S. - Por amor de Deus não te precipites e não confies na primeira coisa que ouves! Posso estar aqui a dizer asneiras de bradar aos céus... ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dica, normalmente as pessoas que trabalham nas lojas, atenção que não são todas, são colocadas lá para vender. 99% delas não tem um aquário em casa.

Eu quando vejo algo novo, ouço o que me dizem na loja mas não compro (e às vezes custa não comprar, seja material, fauna ou flora) e depois venho ver na internet e claro, aqui no fórum.

depois tomo uma decisão.

Não sou um profissional como tal abro posts com dúvidas. Mas poupar 30€ hoje para gastar 50€ daqui a um mês... depende de cada um, mas eu preferia esperar mais um mês porque o dinheiro faz-me falta :)

 

Sei que por vezes sou explosivo, mas é sem maldade, funciona tipo um "abre-olhos" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais um pequeno reparo ao Sr Jorge Ferreira.

Tenho acompanho este fórum com regularidade e noto que de algum tempo para cá o Sr Jorge tem estado demasiado "agressivo" em alguns comentários que faz.

Para quem é iniciante neste mundo, receber um feedback tão pessimista e em alguns casos arrogante, faz com que o utilizador desista e procure ajuda noutros fóruns onde seja tratado cordialmente.

Basicamente, se o Sr Jorge não concorda com as compras ou escolhas feitas pelos utilizadores, abstenha-se ou dê a sua opinião de forma cordial, como muitos utilizadores o fazem. Isto se tiver apreço por esta comunidade.

Nem todos têm carteiras recheadas para compar os equipamentos que o Sr quer.

Não é profissional, os seus conhecimentos advêm apenas da sua experiência e existem utilizadores que podem discordar total ou parcialmente consigo. O desejável será o bom entendimento entre todos.

 

Para o Sr Aqualtis,

Na minha opinião fez uma boa escolha.

Este hobby tem muito de paciência e aprendizagem.

O setup que adquiriu é mais que suficiente para dar os primeiros passos.

Se o gosto persistir, certamente irá investir mais tarde em equipamentos melhores (filtros externos, CO2, alimentadores automáticos, UV's e afins).

Considero que dá muito mais gosto ir comprando as coisas e ir evoluindo do que começar já com o topo dos topos e não ter nada para alterar de futuro. Quando for comprando equipamentos melhores, aconselho a guardar os antigos e pode, por exemplo, criar um aquário hospital para tratamento de peixes doentes ou para ambientar/criar plantas antes de os inserir no novo aquário.

 

A Biobox já traz (por norma) termostato. Se a potência for inferior a que possui das tartarugas use antes esta última (ou poderá usar as 2 simultaneamente com a mesma temperatura).

Para o substrato inerte, a côr deverá ser a que mais gostar. Tenho no meu aqua areia branca mas se fosse hoje escolhia uma de tom escuro e mais granulada, pois quando se faz a limpeza de fundo há sempre areia sugada e em alguns casos entope o tubo de aspiração.

Aconselho a colocar substrato fértil e algumas plantas "low-tech" já referidas nos posts anteriores (anúbias, fetos de java, valisnérias, musgo, etc...)

 

Quanto à fauna, após o aquário ciclar, vá colocando as espécies lentamente (talvez espaçadas 2 semanas entre novas colocações) e tentando respeitar a "regra" de 1cm/L.

- se puser guppys aconselho apenas 1 macho e 2 fêmeas (tenha atenção que se reproduzem muito)

- 6 a 8 neons podem ser boa opção

- 8 ottocinclus

- 3 mollys

- 3 espadas

- 2 ou 3 camarões Crystal Red

 

Os bettas são muito territoriais.

Aconselho-o a visitar este link e ver comportamentos/compatibilidades de cada espécie bem como "requisitos" de água (temperatura, PH, etc): http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=392

 

Lamento o testamento e espero que se entusiasme neste hobbie tanto quanto eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais um pequeno reparo ao Sr Jorge Ferreira.

Tenho acompanho este fórum com regularidade e noto que de algum tempo para cá o Sr Jorge tem estado demasiado "agressivo" em alguns comentários que faz.

Para quem é iniciante neste mundo, receber um feedback tão pessimista e em alguns casos arrogante, faz com que o utilizador desista e procure ajuda noutros fóruns onde seja tratado cordialmente.

Basicamente, se o Sr Jorge não concorda com as compras ou escolhas feitas pelos utilizadores, abstenha-se ou dê a sua opinião de forma cordial, como muitos utilizadores o fazem. Isto se tiver apreço por esta comunidade.

Nem todos têm carteiras recheadas para compar os equipamentos que o Sr quer.

Não é profissional, os seus conhecimentos advêm apenas da sua experiência e existem utilizadores que podem discordar total ou parcialmente consigo. O desejável será o bom entendimento entre todos.

 

Para o Sr Aqualtis,

Na minha opinião fez uma boa escolha.

Este hobby tem muito de paciência e aprendizagem.

O setup que adquiriu é mais que suficiente para dar os primeiros passos.

Se o gosto persistir, certamente irá investir mais tarde em equipamentos melhores (filtros externos, CO2, alimentadores automáticos, UV's e afins).

Considero que dá muito mais gosto ir comprando as coisas e ir evoluindo do que começar já com o topo dos topos e não ter nada para alterar de futuro. Quando for comprando equipamentos melhores, aconselho a guardar os antigos e pode, por exemplo, criar um aquário hospital para tratamento de peixes doentes ou para ambientar/criar plantas antes de os inserir no novo aquário.

 

A Biobox já traz (por norma) termostato. Se a potência for inferior a que possui das tartarugas use antes esta última (ou poderá usar as 2 simultaneamente com a mesma temperatura).

Para o substrato inerte, a côr deverá ser a que mais gostar. Tenho no meu aqua areia branca mas se fosse hoje escolhia uma de tom escuro e mais granulada, pois quando se faz a limpeza de fundo há sempre areia sugada e em alguns casos entope o tubo de aspiração.

Aconselho a colocar substrato fértil e algumas plantas "low-tech" já referidas nos posts anteriores (anúbias, fetos de java, valisnérias, musgo, etc...)

 

Quanto à fauna, após o aquário ciclar, vá colocando as espécies lentamente (talvez espaçadas 2 semanas entre novas colocações) e tentando respeitar a "regra" de 1cm/L.

- se puser guppys aconselho apenas 1 macho e 2 fêmeas (tenha atenção que se reproduzem muito)

- 6 a 8 neons podem ser boa opção

- 8 ottocinclus

- 3 mollys

- 3 espadas

- 2 ou 3 camarões Crystal Red

 

Os bettas são muito territoriais.

Aconselho-o a visitar este link e ver comportamentos/compatibilidades de cada espécie bem como "requisitos" de água (temperatura, PH, etc): http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=392

 

Lamento o testamento e espero que se entusiasme neste hobbie tanto quanto eu.

 

Só duas atenções :

 

- 8 ottos para esta litragem parece-me demais, penso que se este número for distribuído entre corys e ottos a limpeza sera mais eficiente.

- com os correctos procedimentos o betta pode viver feliz no aquario sem guerras :) (é preciso é saber as regras para lidar com a especie)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço a todos a respostas e dicas.

 

 

Para o Sr Aqualtis,

Na minha opinião fez uma boa escolha.

Este hobby tem muito de paciência e aprendizagem.

O setup que adquiriu é mais que suficiente para dar os primeiros passos.

 

 

Obrigado pelo apoio, como já referi se o projecto correr bem, é minha intenção fazer os necessário upgrades.

 

Para já vou ver se resistência de 150W cabe na bio-box, se couber é essa que vai ficar a trabalhar.

 

 

Para substrato inerte (areão) estava a pensar colocar Quartzo branco com granulado de 2-4mm, que vi na Jardimlandia. Alguém conhece? O tamanho ainda representa dificuldade para a limpeza do fundo?

O substrato fértil vai ser comprado ainda esta semana, na casa ESCALAR no porto.

 

Só duas atenções :

 

- 8 ottos para esta litragem parece-me demais, penso que se este número for distribuído entre corys e ottos a limpeza sera mais eficiente.

- com os correctos procedimentos o betta pode viver feliz no aquario sem guerras :) (é preciso é saber as regras para lidar com a especie)

 

Relativamente a Fauna, gosto de todas as opções aqui referenciadas, tenho é receio, que por serem peixes pequenos que se “percam” na área do aquário. Embora me pareça que as Corydoras tenham lugar garantido neste aqua, por serem uma espécie que gosto.

 

O Betta é um peixe bonito que dá muita vida ao aqua, por isso o referenciei, sei que os machos são agressivos, mas no outro dia numa loja disseram-me que as fêmeas são pacíficas. Isto é verdade?

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais um pequeno reparo ao Sr Jorge Ferreira.

Tenho acompanho este fórum com regularidade e noto que de algum tempo para cá o Sr Jorge tem estado demasiado "agressivo" em alguns comentários que faz.

 

 

Ora boas...

 

Só abri este post para fazer um comentário de uma coisa que me pareceu muito estranha...

 

Como é que um user registado à 2 semanas vem acompanhando este fórum com regularidade e o primeiro e único post que faz é para criticar quem tanto ajuda?

 

Este tema já tem sido muito debatido... O Jorge é o primeiro a admitir que por vezes responde um pouco "mais torto", mas também temos de entender que quem passa horas diariamente neste fórum se cansa um pouco de estar sempre a dizer a mesma coisa. E pior quando se aconselha alguma coisa, com o devido fundamento, e depois as pessoas fazem exactamente o contrário...

 

Acredita que é um pouco frustrante...

 

Fica o desabafo!

 

Abraço!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tirando os off topic todos e as confusões, aqui vai a minha modesta opinião, a favor do que alguns disseram, acho que a filtragem desse aqua vai ser insuficiente, falo por experiência própria, tenho um aqua de 54l e já tive um filtro exterior de 300l, foi manifestamente fraco, digam as regras 2x ou 5x ou 10x. Digo com algumas certeza que vai ser fraco porque cá em casa tenho um kit parecido em vez de 108l tem 120l, mas tem 20l de areão, troncos material e uma mini sump incluida, pelo que irá parar quase á mesma litragem, e tem uma bomba a debitar 900l/h, e na minha opinião está perfeita para o aqua. Segundo, daquilo que li, guppies, espadas mollys ottos red's corys, vão sujar bastante, e sendo iniciado nestas andanças não estou a ver que faça um aqua tipo holandês cheio de plantas para ajudar a limpar, será algo simples, por isso, (e como este tópico está agreste) NA MINHA MODESTA OPINIÃO, essa filtragem vai ser insuficiente, a não ser que sejam feits TPA's regulares.

 

Segundo ponto:

 

Só duas atenções :

 

- 8 ottos para esta litragem parece-me demais, penso que se este número for distribuído entre corys e ottos a limpeza sera mais eficiente.

- com os correctos procedimentos o betta pode viver feliz no aquario sem guerras :) (é preciso é saber as regras para lidar com a especie)

Susana podes explicar essa do Betta pode viver feliz e sem guerras?

Eu acho que isso só vai acontecer quando o Betta matar todos os guppies, mas não sou grande especialista em bettas, tive alguns e não sei como fazes isso, mas fiquei intrigado.

 

Boas,

 

 

Relativamente a Fauna, gosto de todas as opções aqui referenciadas, tenho é receio, que por serem peixes pequenos que se “percam” na área do aquário. Embora me pareça que as Corydoras tenham lugar garantido neste aqua, por serem uma espécie que gosto.

 

O Betta é um peixe bonito que dá muita vida ao aqua, por isso o referenciei, sei que os machos são agressivos, mas no outro dia numa loja disseram-me que as fêmeas são pacíficas. Isto é verdade?

 

 

Cumprimentos

 

Não me parece que vás ter esse problema, um aquário de 80cm não é nada de especial, e sejam guppies, neons ou outro peixe desse porte, vais ve--los muito bem.

Vê exemplos de plantados com 150cm estilo iwagumi, por norma têm um cardume de neons, e são bem visíveis, isto num aqua que é o dobro do teu.

 

 

 

Um conselho de quem já cometeu e ainda comete muitos erros, vai com calma e tem paciência, este mundo é complexo mas não complicado, há muita coisa para saber, e erros todos cometemos, temos é de aprender com eles e evoluir.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas...

 

Só abri este post para fazer um comentário de uma coisa que me pareceu muito estranha...

 

Como é que um user registado à 2 semanas vem acompanhando este fórum com regularidade e o primeiro e único post que faz é para criticar quem tanto ajuda?

 

Este tema já tem sido muito debatido... O Jorge é o primeiro a admitir que por vezes responde um pouco "mais torto", mas também temos de entender que quem passa horas diariamente neste fórum se cansa um pouco de estar sempre a dizer a mesma coisa. E pior quando se aconselha alguma coisa, com o devido fundamento, e depois as pessoas fazem exactamente o contrário...

 

Acredita que é um pouco frustrante...

 

Fica o desabafo!

 

Abraço!

Bom dia.

Estar registado à 2 semanas não signifique que apenas acompanhe o fórum à 2 semanas.

E infelizmente o meu 1 post foi para comentar algo que muitos outros users já tinham comentado mas que parece ser insistència do Sr Jorge (e outros) continuarem com a agressividade.

Mas atenção que a minha crítica não se deve à ajuda que os users mais antigos dão. Essas ajudas são essenciais, já ajudaram muita gente (inclusive a mim) e todos os utilizadores que contribuem com informação e têm espírito de entreajuda são provavelmente o sustento e substância do fórum. Inclusive o Sr Jorge tem sido fenomenal nas ajudas e opiniões que dá.

Mas quando está sem paciência e responde com hipocrisia e arrogância acaba por manchar o bom serviço que presta à comunidade (tenho acmopanhado os DIY que ele faz).

O meu único objectivo foi tentar alertar a situação e só o fiz porque o utilizador que abriu este post foi completamente cordial, bem educado, escreveu com boa ortografia e parece-me honesto nas suas dúvidas e na sua vontade de evoluir como aquariofilista.

Escolheu um setup diferente do que foi aconselhado mas acredito que não o fez por provocação, mas sim porque as suas finanças não lhe permitem voos maiores.

E ninguém com bom senso pode dizer que comprar uma solução all-in-one seja uma péssima e errada solução. Pode não ser a melhor (conscordo), mas é valida se for bem estruturada, cuidada (TPA's mais regulares) e há sempre a hipótese de evolução.

 

 

Lamento pelo off-topic extenso. Não o voltarei a repetir.

 

Quanto ao assunto em questão do Aqualtis, na minha opinião betta com guppies pode ser complicado gerir. Mas a Susana neste campo pode ajudar, explicando com mais pormenor os cuidados a ter.

A resistência que tens das tartarugas não tem de caber dentro da biobox (nem aconselho). Compras umas ventosas (se já não as tiveres) e aplicas directamente na parede do aquário (esteticamente ficará melhor numa das laterais) e de preferência na diagonal.

Para o areão escolheria algo mais granulado (6 a 8 ) por ser de mais fácil manutenção, mas tudo vai depender do que pretendes fazer. Só não te esqueças de lavar muito bem o areão que comprares apenas com água (sem químicos), antes de os pores dentro do aqua.

 

Para finalizar "roubo" as palavras do Zaratrusca:

"Um conselho de quem já cometeu e ainda comete muitos erros, vai com calma e tem paciência, este mundo é complexo mas não complicado, há muita coisa para saber, e erros todos cometemos, temos é de aprender com eles e evoluir."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tirando os off topic todos e as confusões, aqui vai a minha modesta opinião, a favor do que alguns disseram, acho que a filtragem desse aqua vai ser insuficiente, falo por experiência própria, tenho um aqua de 54l e já tive um filtro exterior de 300l, foi manifestamente fraco, digam as regras 2x ou 5x ou 10x. Digo com algumas certeza que vai ser fraco porque cá em casa tenho um kit parecido em vez de 108l tem 120l, mas tem 20l de areão, troncos material e uma mini sump incluida, pelo que irá parar quase á mesma litragem, e tem uma bomba a debitar 900l/h, e na minha opinião está perfeita para o aqua. Segundo, daquilo que li, guppies, espadas mollys ottos red's corys, vão sujar bastante, e sendo iniciado nestas andanças não estou a ver que faça um aqua tipo holandês cheio de plantas para ajudar a limpar, será algo simples, por isso, (e como este tópico está agreste) NA MINHA MODESTA OPINIãO, essa filtragem vai ser insuficiente, a não ser que sejam feits TPA's regulares.

 

Segundo ponto:

 

 

Susana podes explicar essa do Betta pode viver feliz e sem guerras?

Eu acho que isso só vai acontecer quando o Betta matar todos os guppies, mas não sou grande especialista em bettas, tive alguns e não sei como fazes isso, mas fiquei intrigado.

 

 

 

Não me parece que vás ter esse problema, um aquário de 80cm não é nada de especial, e sejam guppies, neons ou outro peixe desse porte, vais ve--los muito bem.

Vê exemplos de plantados com 150cm estilo iwagumi, por norma têm um cardume de neons, e são bem visíveis, isto num aqua que é o dobro do teu.

 

 

 

Um conselho de quem já cometeu e ainda comete muitos erros, vai com calma e tem paciência, este mundo é complexo mas não complicado, há muita coisa para saber, e erros todos cometemos, temos é de aprender com eles e evoluir.

 

Cumps

 

O betta é um animal extremamente ensinavel :) mas para ele existem duas regras de ouro para haver paz no Aqua:

- ao mínimo sinal de agressão o rapaz vai para a criadeira onde vai perceber que é inútil lutar. 1 a 2 semanas e aprendem.

- o betta é sensível à luz e à cor pelo que devemos manter guppies e bettas completamente opostos em termos de aspecto.

 

 

Ah, e se no mesmo Aqua houverem 3 fêmeas (no mínimo) de betta ele nao vai ligar grande coisa aos guppys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Nunca foi minha intenção que este tópico gerasse tantos atritos, quando, pelo que sei, estamos cá todos para aprender e partilhar. De qualquer forma agradeço o interesse de todos e as dicas que vão deixando.

 

Zaratrusca,

como o aqua não vai ser para sobrepovoar e vai ter também bastante areão, um tronco (o que está nas fotos) e algumas plantas, isso para além de ter-me apercebido que afinal o aqua é de 90litros (fiz mal as contas), penso que vai filtrar razoavelmente até comprar um filtro externo, não?

 

Susana Paço,

Já me contentava em manter os peixes vivos e em boas condições, agora isso de educar Bettas parece-me difícil para um iniciado como eu...

Por isso, vou desistir dos Betta. Em relação aos Bettas fêmeas, confirmas que são pacíficas ou é indiferente serem machos ou fêmeas?

 

XXXoXXX,

Vou então optar por um areão maior.

Qual a razão para indicares que a resistência fica melhor fora da Bio-Box? Altera o rendimento? Tenciono colocar a Bio-Box mais ou menos no centro do aquário, é boa esta posição.

 

A todos,

No início do tópico pergunto acerca de uma areia biológica que me aconselharam numa loja; embora seja um pouco cara (21€ 10Kg), qual é a vossa opinião?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Nunca foi minha intenção que este tópico gerasse tantos atritos, quando, pelo que sei, estamos cá todos para aprender e partilhar. De qualquer forma agradeço o interesse de todos e as dicas que vão deixando.

 

Tenciono colocar a Bio-Box mais ou menos no centro do aquário, é boa esta posição.

 

A todos,

No início do tópico pergunto acerca de uma areia biológica que me aconselharam numa loja; embora seja um pouco cara (21€ 10Kg), qual é a vossa opinião?

 

 

Ora boas novamente,

 

Não te preocupes com os atritos! Eles são perfeitamente normais numa troca de ideias. :P

Ainda bem que vão havendo alguns! Sempre dá para desabafar um pouco que ás vezes faz falta! :)

 

 

Quanto ao teu aquário (que é para isso que cá estamos...) não concordo muito com algumas coisa que aqui te foram ditas, nomeadamente relativamente ao filtro.

 

Ninguém quer que tenhas tudo topo de gama. O que se chamou à atenção foi que seria preferível (na opinião de alguns...) investires um pouquinho mais em algumas coisas e poupares bastante dinheiro daqui para a frente...

O filtro menos potente vai obrigar-te a uma manutenção mais apertada e provavelmente vais ter alguns problemas com as plantas (em especial com algas na minha opinião...) pela falta de capacidade de circulação de água. Como já disse vai-te dar muito mais trabalho com TPA's...

 

Se perguntares se põe em causa a saúde e bem estar dos peixes e plantas eu digo-te que muito provavelmente não se tiveres os cuidados complementares necessários.

 

 

Quanto à colocação da Biobox, na minha modesta opinião, deves colocá-la num topo pois circula melhor a água pelo aqua. Se a colocares a meio da traseira do aquário vais ter uma corrente forte nesse local mas zonas mortas nas duas laterais.

 

Quanto ao areão não conheço pelo que não posso comentar... O que te posso dizer é que o meu aquário (link na assinatura) foi feito só com areão inerte, que custou cerca de metade desse preço (1,20€/kg) e está bem e recomenda-se...

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões.

 

Sunana Paço,

Gosto muito de Bettas, mas pelas especificidades do peixe parece-me que é melhor não arriscar para já misturando-os com outros peixes.

 

 

 

Quanto à colocação da Biobox, na minha modesta opinião, deves colocá-la num topo pois circula melhor a água pelo aqua. Se a colocares a meio da traseira do aquário vais ter uma corrente forte nesse local mas zonas mortas nas duas laterais.

 

 

Incognitus, quando falas nos topos, referes-te aos vidros laterais de 30cm ou aos cantos do vidro traseiro?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Incognitus, quando falas nos topos, referes-te aos vidros laterais de 30cm ou aos cantos do vidro traseiro?

 

Obrigado.

 

Vidros laterais.

 

Em termos estéticos sei que não é a melhor solução. É mais fácil esconder a Biobox se estiver no fundo e colocar plantas, troncos ou pedras para disfarçar.

 

Mas em termos de eficiência de circulação é melhor na lateral porque assim a água "corre" todo o aquário.

 

Estou a fazer sentido?

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.