Aqualtis 1º aquario de 96 litros


Aqualtis

Recommended Posts

Vidros laterais.

 

Em termos estéticos sei que não é a melhor solução. É mais fácil esconder a Biobox se estiver no fundo e colocar plantas, troncos ou pedras para disfarçar.

 

Mas em termos de eficiência de circulação é melhor na lateral porque assim a água "corre" todo o aquário.

 

Estou a fazer sentido?

 

Abraço

 

Desculpa a demora na resposta.

 

Explicas-te de forma eficiênte. De facto não é o sitio mais estético, principalmente pq onde o aqua está localizado da para ter um vista das duas laterais, mas terá que ser. A bio-Box tem a possibilidade de direcionar a saída de fluxo. Ponho o fluxo para o lado ou para baixo.Vou ver se coloco aqui uma foto da Bio-Box.

 

Hoje se ainda tiver tempo tenciono ir a loja "Mania dos Peixes" em Ermesinde, tenho lido bons feedback da Loja.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aqualtis, em 09 February 2012 - 12:49 PM disse:

 

 

- Qual a capacidade desejável do filtro? Pelo que vi no manual de iniciação do fórum seria entre os 180l/h e os 450l/h.

 

O filtro que deves escolher deve fazer no mínimo 5 vezes a capacidade do aquário. No teu caso, números redondos, aquário de 100l, logo o filtro deve fazer pelo menos 500l/h.

 

 

 

gostava que me esclarecessem uma duvida....

o que é mais importante, o volume da massa filtrante ou a litragem por hora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

gostava que me esclarecessem uma duvida....

o que é mais importante, o volume da massa filtrante ou a litragem por hora?

 

 

A resposta é simples!

 

As duas coisas! ;) Por isso é que quanto maior a litragem maior o volume de material filtrante!

 

Teres um filtro com muita litragem mas com poucas matérias implica que elas vão ficar sobrecarregadas muito depressa e não vão ser eficientes.

 

Se tiveres muita matéria filtrante e pouca litragem a agua praticamente não se movimenta pelo que acaba por não passar pela matéria.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar da ausência não quer dizer que me tenha afastado do projecto, bem pelo contrário.

 

Já tenho o aquário montando e a ciclar, vai a lista do que utilizei:

 

Substrato fértil: 500g Humus

Substrato: areia sílica 20Kg

 

Flora:

Uma anubia agarrada ao tronco,

Depois conto com a vossa ajuda para identificar a restante flora.

 

Depois coloco aqui as fotos com o layout.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto do layout e dos troncos, talvez um pouco de musgo de java neles os enbelezasse um pouco mas são gostos. Apenas não gosto muito do areão tão claro, gosto mais de areão escuro mas mais uma vez são gostos. Mais uma flora penso que ficaria 5*...

 

cumps

 

Obrigado,

 

está previsto colocar musgo de java nos troncos e umas valisnerias.

 

Relativamente ao substrato também tive essa dúvida da cor, mas optei a arei de silica que era a minha ideia inícial e também a mais economica.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ficaria grato se alguém me ajudasse a identificar as minha plantas e a verificar se estão a adaptar-se bem ao aquário. Acho que estão um bocadinho "murchas". A água está um pouco "amarelada", penso que se deve ao facto de o tronco largar ainda um pouco de cor.

 

Fica alguns dados para ajudar a verificar se existem problemas.

 

Substrato fértil: 500g HUMUS da prodac

 

Fotoperíodo: aproximadamente 8h (ainda não comprei o relógio)

ph:6.8

Kh:6ºd

CH:>10ºd

NO2: 0mg\l

NO3: 25mg\l

 

foto 1: Anubia amarrada ao tronco;

p7230002r.jpg

 

Foto 2: Outra Anubia, aqui parece que as folhas querem enrolar-se sobre elas mesmas.

 

p7230001c.jpg

 

Foto 3: Uma planta que me ofereceram na loja, não sei o nome. As folhas do fundo ficaram escuras e eu cortei-as.

 

p7230004m.jpg

 

Foto 4:Também não sei o nome. Parece que estão a perder a cor.

p7230006.jpg

 

foto 5: Também não sei o nome. São as que me parecem melhor adaptadas.

 

p7230009q.jpg

 

Agradeço desde já a ajuda para esta árdua tarefa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Viva

 

Não sou muito entendido em plantas mas... uma das minhas anúbias ficou exactamente com essas folhas enroladas quando tive que remover a luminária durante uns largos dias para substituir as lampadas por um projecto DIY.... por outras palavras, será pouca luz? O meu costumava ter 48W para 60L e agora tem sabe-se lá quantos (30W em Leds nem sei quanto dá em luminosidade normal. Tenho 10 CREE 3W de 1500Lumens). Passados poucos dias as folhas endireitaram-se excepto uma... mas estou à espera.

 

Em relação à areia fina. Também uso areia fina branca. É uma questão de gosto. Tem grandes vantagens e grandes desvantagens. Após ter essa areia durante quase 1 ano, o que posso dizer é:

 

Vantagens:

- Sujidade fica no topo. Basta as corydoras agitarem o fundo e o filtro puxa tudo. A areia fica razoavelmente limpa.

- Os animais adoram: Corydoras, Ancistrus, etc rebolam-se nela a toda a hora. Algumas corydoras que adquiri e que não tinham barbilhos devido à abrasão com areão iadequado, voltaram a crescer.

- Muito fácil de detectar sujidade e é facil de aspirar/limpar desde que se tenha cuidado em não aspirar o fundo.

 

Desvantagens:

- Gosto pessoal. A minha mulher odeia a areia (tanto que vou mudá-lá nos próximos tempos)

- leve. Quando tiveres um filtro mais potente, vais começar a notar movimentações da areia de uma lado para outro de acordo com o caudal. Tenho um filtro eheim ecco pro 130... é o suficiente para encostar a areia toda de um só lado. Tive que meter um chuveiro para diminuir a pressão.

- alguns animais gostam de "escavar". O meu ancistro macho está com vontade de "acasalar" e então decidiu escavar um tunel a atravessar metade do aquário... escusado será dizer que metade da minha montagem ficou destruída no processo. Um areão mais pesado teria provavelmente impedido tamanha tarefa.

-tem tendencia a criar bolsas anaerobicas onde se acumula nitrogénio. É importante remexer o substracto periodicamente para libertar essas bolhas.

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi apenas as anúbias apresentam as folhas a enrolar correcto?

 

Além do substrato estás a fazer alguma fertilização?

 

Lembra-te que as anúbias não têm as raízes no substrato fertil...

 

Poderá ser daí...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

desde já agradeço as respostas

Ora Viva

 

Não sou muito entendido em plantas mas... uma das minhas anúbias ficou exactamente com essas folhas enroladas quando tive que remover a luminária durante uns largos dias para substituir as lampadas por um projecto DIY.... por outras palavras, será pouca luz? O meu costumava ter 48W para 60L e agora tem sabe-se lá quantos (30W em Leds nem sei quanto dá em luminosidade normal. Tenho 10 CREE 3W de 1500Lumens). Passados poucos dias as folhas endireitaram-se excepto uma... mas estou à espera.

 

Em relação à areia fina. Também uso areia fina branca. É uma questão de gosto. Tem grandes vantagens e grandes desvantagens. Após ter essa areia durante quase 1 ano, o que posso dizer é:

 

Vantagens:

- Sujidade fica no topo. Basta as corydoras agitarem o fundo e o filtro puxa tudo. A areia fica razoavelmente limpa.

- Os animais adoram: Corydoras, Ancistrus, etc rebolam-se nela a toda a hora. Algumas corydoras que adquiri e que não tinham barbilhos devido à abrasão com areão iadequado, voltaram a crescer.

- Muito fácil de detectar sujidade e é facil de aspirar/limpar desde que se tenha cuidado em não aspirar o fundo.

 

Desvantagens:

- Gosto pessoal. A minha mulher odeia a areia (tanto que vou mudá-lá nos próximos tempos)

- leve. Quando tiveres um filtro mais potente, vais começar a notar movimentações da areia de uma lado para outro de acordo com o caudal. Tenho um filtro eheim ecco pro 130... é o suficiente para encostar a areia toda de um só lado. Tive que meter um chuveiro para diminuir a pressão.

- alguns animais gostam de "escavar". O meu ancistro macho está com vontade de "acasalar" e então decidiu escavar um tunel a atravessar metade do aquário... escusado será dizer que metade da minha montagem ficou destruída no processo. Um areão mais pesado teria provavelmente impedido tamanha tarefa.

-tem tendencia a criar bolsas anaerobicas onde se acumula nitrogénio. É importante remexer o substracto periodicamente para libertar essas bolhas.

 

 

Abraços

 

Tony

 

Pelo menos para as anubias também penso que será poucas horas de iluminação (mas como não percebo nada!!!). Vou tentar comprar hoje um relógio para ser mais rigoroso com as horas de luz.

 

Eu gosto bastante da areia apesar dessas vantagens e desvantagens. Nas desvantagem acrescentaria para já o facto de o local onde tenho o aquário ter ficado cheio de areia no dia da montagem. Como vantagem tem o facto de vir com pouco materiais misturados fazendo que água desde o início tivesse pouco material suspenso. Pena é o tronco continuar a perder a cor, o que me faz com que o aquário tenha a água meio acastanhada.

 

Pelo que percebi apenas as anúbias apresentam as folhas a enrolar correcto?

 

Além do substrato estás a fazer alguma fertilização?

 

Lembra-te que as anúbias não têm as raízes no substrato fertil...

 

Poderá ser daí...

 

Como só acabei de montar o aquário no domingo ainda não fiz fertilização liquida. Onde comprei as plantas aconselharam-me a faze-lo só daqui a 2/3 semanas (é uma lojista que percebe muito disto, pois também é aquariofilista). Mas se for preciso começar mais cedo, faço-o.

 

Alguém conhece as plantas que mostrei nas fotos???

E o layout o que acham, o que alteravam?

 

um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que tens são:

 

Anubias

Hydrocotyle Leucocephala

Valisneria Americana penso eu.

 

A Hydrocotyle Leucocephala não se está a aguentar, deixa a planta ficar a flutuar no topo do aquário e quando começar a crescer e a ganhar raízes por baixo da folha então ai enterra-a no substrato, caso contrário vai morrer.

 

É uma das plantas que mais gosto e dá um efeito espectacular quando cresce e fica com as folhas enormes no topo. Eu uso essa planta tanto flutuante no aquário de camarões, como enterrada no comunitário.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

RACCAR obrigado pela identificação das plantas. Também gosto da Hydrocotyle Leucocephala, espero que se aguente. As plantas da foto 5, não me foram vendidas como Valisneria, alias só comprei estas pelo o motivo de as Valisnerias que lá tinham na loja terem as folhas cortadas e castanhas. As minhas tenhem as folhas mais finas que as Valisnerias que eu conheço.

 

E as da foto 4, consegues identificar. Estas são as que estão mais fraquinhas :( . Se conseguires ficava agradecido.

 

E fertilização recomendas começar de imediato?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua a achar que é uma valisnéria, mas pode ser que venha aqui alguém e tenha uma opinião diferente.

 

Eu monto aquarios low tech, não utilizo fertilização nenhuma, nem co2, nem substrato fértil.

 

Podes se quiseres dar uma olhadela nas minhas plantas das ultimas fotos e tirares alguma identificação para o teu, todas as plantas que lá estão são plantas pouco exigentes

 

"Paradise Lost 2"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

olá a todos,

 

tenho andando um pouco desaparecido por motivos pessoais e profissionais, mas o aqua continua a evoluir.

 

Ponto da situação:

- ao fim de 4 semanas a ciclar coloquei ontem a primeira fauna:

4 Ottos (para combaterem umas algas que apareceram)

6 neons

 

- Consegui arranjar um pé de valisnérias e um pouco de musgo de java que já estão plantadas.

 

- Relativamente a fauna já a tenho indentificada (depois coloco com foto pois tenho que recorrer a uma cabula que está noutro PC). Para avisar que em cima se identificou erradamente algumas espécies.

 

- As plantas que estavam um pouco "murchas" estão a recuperar e a dar novas folhas. Ínicei hoje a fertilização liquida.

 

- A água continua muito amarela devido ao tronco, por estar farto disto e de ouvir que a água está "suja" estou a ponderar a trocar por outro de videira.

 

Dúvidas:

- As Colisas dão-se bem com guppys, platis, corydoras e restante fauna já inserida no aquário? Gostaria de adquirir um casal.

 

Desde já agradeço as repostas, com a promeça de colocar mais fotos actuais.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem colisas com corydoras é pacifico, mas juntá-las com guppys e plattys penso que não é lá muito bom até porque as colisas são de pH ligeiramente ácido contrariamente a guppys e plattys. Eu para o meu aquario vou dar os guppys e platys e trocá-los por um casal de colisas, meter mais uns neons e uns tetra pretos. Mas esperemos por colegas mais experientes mas certo que te vão dizer para nao juntar colisas com guppys nem plattys.

Mais alguma coisa apita

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou de juntar so peixes Sul Americanos ou so Asiaticos, dentro da gama de Ph.

 

Mas para um principiante as misturas sao inevitaveis. Ja desisti de lutar contra a fatalidade.

 

Ja agora seria excelente que os fabricantes de referencia deixassem de fabricar essa coisa da 'biobox', puro lixo. Mas que ainda vem

em muitos kits, muitos dos quais ate valem a pena: tirando a biobox, da qual so se aproveita o termostato.

 

Um conhecido meu fez upgrade de 60cm para um aqua de 1m, excelente... e comprou um enorme papagaio rosa, por ser giro.

E o aqua vinha com uma Biobox.

Estou deprimido.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com o ph, se for neutro ou ligeriamente alcalino, o que interessa é uma boa adaptação, eu se fosse a ti não metia aí vivíparos, senão dentro de pouco tempo terás o aquário cheio..

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com o ph, se for neutro ou ligeriamente alcalino, o que interessa é uma boa adaptação, eu se fosse a ti não metia aí vivíparos, senão dentro de pouco tempo terás o aquário cheio..

 

Cumps

 

Olá,

 

Realmente os Guppys e Plattys têm essa caracteristica de se reproduzirem como ratos, mas nem tudo são desvantagens na minha opinião.

 

- A reprodução é sinal que o aquario está equilibrado e adptado as espécies que lá habitam.

- Ver peixes nascer e crescer sobre o nosso cuidado, para além de ser didatico ( especialmente pr quem têm crianças) é também motivo de orgulho.

- Apesar de existirem baixas tens sempre o aquário com fauna, não sendo necessário ir comprar mais.

- Se forem peixes em excesso podes sempre oferecer ou tentar vender.

 

Para já disse alguma asneira???

 

Modos de controlar a população:

- Controlar temperatura da água ( dica do membro Incognitus neste mesmo tópico)

- Não separar as fêmeas grávidas e deixar a natureza seguir o seu rumo.

 

 

Relativamente as colisa ou Guramis-anão de facto tenho a informação através de umas fichas do Aquario vasco da gama que as colisas dão-se em água com o Ph entre 6.5 e 7.5. Como tenho o ph a 7.2 não haveria problema. O comportamento para com outros peixes é o que me preocupa.

 

Para além das Colisas que outro tipo de fauna aconselham pr substituir vivíparos???

 

 

Ja agora seria excelente que os fabricantes de referencia deixassem de fabricar essa coisa da 'biobox', puro lixo. Mas que ainda vem

em muitos kits, muitos dos quais ate valem a pena: tirando a biobox, da qual so se aproveita o termostato.

 

 

Sem me alongar muito sobre o assunto do filtro, que neste tópico já deu pano pr mangas, apenas digo que não se pode concluir que é "Lixo", um filtro externo é sem dúvidas melhor, mas para já o meu e outros que conheço estão a cumprir o seu papel.

 

Update:

Ontem a noite tinha um otto morto, espero que tenha sido alogo isolado, visto que os parametro da água estão bons e os restantes peixes se encontram muito ativos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

deixo aqui as ultimas novidades do meu aqua:

 

Layout anterior:

 

39724579.jpg

 

Layout actual:

 

p1000801z.jpg

 

Substitui o tronco que me "tingia" a água e coloquei 4 pés de vasllinerias:

 

O que acham do actual layout???

 

Flora actual:

Valisnerias

Musgo ge Java

Hydrocotyle Leucocephala

sagittaria subulata

Anubias

 

(e com dúvidas)

cyperus helferi

 

p7230009q.jpg

 

Fauna actual:

3 ottos

16 neons

5 coridoras aneus

1 guppy macho

2 guppys femeas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou aborrecido, em 4 dias perdi 3 peixes, mas não encontro grandes explicações.

 

1 cory - esta desde a compra que andava paradita.

2 gupi femea- começavam a andar mais paradas e com a respiração ofegante, a que morreu hoje teve filhotes a dois dias (8).

 

Tenho os parametros da água bons, fix uma tpa de 10% ontem. Tenho feito tratamento para o ictio mas já não vejo indicios dele. Os peixes que morreram nunca tiveram os tipicos pontos brancos da doença.

 

E o gupi macho não vai stressar por não ter companheiras? LOL

 

Alguém me pode ajudar a indentificar o que poderá estar a acontecer.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.