Algas tipo BBA


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

No dia 26 de janeiro montei este aquário.

 

Tenho feito TPA’s de cerca de 30% de 2 em 2 dias e tem corrido tudo bem.

No entanto no ultimo fim de semana não estive em casa tendo a ultima TPA sido feita na quinta feira. No domingo à noite quando cheguei tinha a crescer no musgo christmas uma espécie de BBA.

 

Testes Efectuados:

Após um fotoperíodo de 8 horas

NO3: 10ppm

PO4: 0,25ppm

 

Fertilização:

Seachem trace 8ml duas vezes por semana

Seachem K 5ml duas vezes por semana

Seachem excel 3ml por dia

 

Substrato usado:

Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama Shohin

 

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:

De trás para a frente:

T5 24w 4200k

T5 24w 6500k

T5 24w 10000k (ainda é a lâmpada de origem que veio com a calha)

 

Capacidade total do aquário em litros:

80x45x45=162 litros brutos

Tem entre 120 a 130 litros reais.

 

Fotos:

Vê-se um pouco mal porque felizmente ainda está no inicio mas se repararem existem umas manchas mais acizentadas no musgo

musgoalgas.jpg

 

Um abraço e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ninguém é capaz de dar uma ajudinha :(

 

é que embora já tenha feito TPA's nestes dois ultimos dias esta porcaria está a aumentar cabecadura

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas algas costumam aparecer no início das montagens. Costumam aparecer por carência de iluminação ou CO2, circulação insuficiente... Essa lâmpada de 4200 K também não ajuda em nada. Se puderes troca por outra de 6500 K.

 

Costumam ser controladas com excel mesmo sobre as algas e com o aumento do fluxo do CO2. Tenta remover manualmente o máximo que conseguires também.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A BBA é consequência de níveis baixos ou inconstantes de CO2 ou de pouca circulação (o que se traduz em pouco CO2 em áreas de pouco circulação - cantos dos aquas, zonas compactas de plantas).

 

Normalmente aparece em zonas onde as plantas formam uma moita muito compacta impedindo a circulação de água e consequente fornecimento de CO2 (e nutrientes). Pode ser isso que tens no musgo... não sei... não consigo ver a foto.

 

De qualquer maneira tens aqui um site com muito e boa informação sobre BBA e outras algas.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se te posso ajudar, mas ninguém vê imagem nenhuma para te poder ajudar

 

pois... andai a organizar as pastas do photobucket e devo ter feito asneira cabecadura cabecadura

obrigado pelo aviso ;)

 

 

Boas,

 

Essas algas costumam aparecer no início das montagens. Costumam aparecer por carência de iluminação ou CO2, circulação insuficiente... Essa lâmpada de 4200 K também não ajuda em nada. Se puderes troca por outra de 6500 K.

 

Costumam ser controladas com excel mesmo sobre as algas e com o aumento do fluxo do CO2. Tenta remover manualmente o máximo que conseguires também.

 

Bem, estou mesmo a ver que este é mais um daqueles casos em que levamos a banhada dos lojistas...

Essa lâmpada de 4200k é uma JBL solar ultra tropic... na altura queria mudar as lâmpadas de origem da calha que são de 10000k e o senhor da loja aconselhou-me essa... cabecadura cabecadura cabecadura

 

obrigado pelo teu comentário Vang

 

 

A BBA é consequência de níveis baixos ou inconstantes de CO2 ou de pouca circulação (o que se traduz em pouco CO2 em áreas de pouco circulação - cantos dos aquas, zonas compactas de plantas).

 

Normalmente aparece em zonas onde as plantas formam uma moita muito compacta impedindo a circulação de água e consequente fornecimento de CO2 (e nutrientes). Pode ser isso que tens no musgo... não sei... não consigo ver a foto.

 

De qualquer maneira tens aqui um site com muito e boa informação sobre BBA e outras algas.

 

Abraço

 

GM

 

GM,

obrigado pela tua ajuda... niveis inconstantes de CO2 duvido a não ser que tenha havido uma falha de luz durante o fim de semana, que foi quando a alga surgiu... mas também como nao estava cá para ver...

talvez pelo musgo ter tendencia a ser mais compacto...

 

e obrigadão pelo site... ainda ontem estive a tentar procurar esse site que costumava consultar por causa do EI, porque sabia que tinha lá qualquer coisa sobre algas e não me lembrava de qual era lol

 

 

Volto a deixar a foto...

 

musgoalgas.jpg

 

digam-me só se já a conseguem ver porque ela no meu pc aparece sempre...

 

 

um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

agora já vejo a foto. Consigo ver umas zonas castanho claras no musgo... É a isto que te estás a referir? Não me parecem BBAs...

Poda essas partes e vê como se desenvolve...

 

GM

 

Obrigado pela tua ajuda GM

 

é exactamente isso... mas formam uns tufos cinzentos... vê nestas fotos:

 

IMG_8918.jpg

 

IMG_8913.jpg

 

IMG_8921.jpg

 

 

têm levado doses de excel em cima mas não tem melhorado... tem de ser algum problema com os parametros da agua ou então mesmo falta de CO2...

 

Um abraço e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Boas,

 

o problema foi resolvido retirando o musgo e plantando outro hehe.

 

Um abraço e descul+a só responder agora

 

Boas!

 

Este problema chegou a ser resolvido? Ou continua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais