"Astro" - O Meu Óscar!


Recommended Posts

  • Replies 127
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:pompomgirl: :pompomgirl:

 

Já agora umas dicas, nunca tive filtros externos... já dei uma olhada nas instruções mas breve e hoje e amanhã quero ler tudo antes de montar mas algo que já pensei foi como faço a introdução das bactérias (uso o cycle da nutrafin). Meto directamente nas cerâmicas e com ou sem agua do aqua já dentro do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de:

- tirar 150 lts de água para desencostar o aqua da parede e passar os tubos;

- ver que do lado direito do aqua os tubos não davam para passar para dentro por causa do sistema de filtro de tampa do aqua;

- passar os tubos para o lado contrário;

- voltar a encher tudo, embora pela 1ª vez não foi ao garrafão de 5lts... adaptador e mangueira ligada à torneira da WC :) bem melhor!

 

Pronto já está!

 

Há e aproveitei o desencostar do aqua para meter o fundo preto, não é que esteja muito convencido estéticamente mas esconde as tubagens do filtro e disfarça mais a flauta e o outro filtro do aqua.

 

Estive a pensar, primeiro era para tirar o filtro de origem após ciclar este mas... sou bem capaz de deixar os dois, ambos a limpar a partir de cantos opostos, e as caixas de filtragem da tampa ainda podem ser reforçadas com materiais filtrantes.

 

Assim com 1400l/h JBL 1501GL + 900l/h Sun Sun, se bem que o JBL mesmo nas instruções fala em débito de praxe a rondar os 900l/h apenas, e o Sun Sun fala em 900 mas cerca de metade é reposto logo na agua sem ir ás caixas de filtragem, por isso só deve fazer cerca de metade, mesmo assim 900 + 450 = 1450l/h/200lts = 7.2 x o volume do aqua, bem bom!

 

Fotos e/ou video em breve!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem o que me chegou às mãos hoje de manhã... apenas meia hora de leitura no BUS do dos Oscars e já acho que valeu bem a pena o investimento. Inglês acessível e muito bem estruturado falando de tudo o que envlve a espécie desde aqua adequado, companheiros, criação etc. etc.

 

Foto-0078.jpg

 

Foto-0076.jpg

 

Comprei aqui: http://www.amazon.es...3Aaquarium+care

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscars passa a Oscar neste tópico.

 

Após alguma embirrancia do maior com o pequeno e por estar a alimentar 3 x ao dia por causa do pequeno estar em fase de crescimento e o maior aproveitar para comer tudo o que se mete na água, estava a ficar com a barriga inchada.

 

Separados evita-se a agressividade e gula do maior que espera a breve prazo casa maior (já pedi orçamentos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O maior começou a apresentar a barriga um pouco saliente, depois de ler umas coisas deve ser "obstipação", está de quarentena e mudei a dieta a ver se descarrega alguma coisa pois não vejo qualquer dejecto dele no aqua da quarentena. Dicas que vi em Inglês poderem resultar se for só prisão de ventre é "castor oil" "glycerol" ou oleo de parafina medicinal, não sei muito bem o que é isto mas hoje ainda vou ver no veterinário o que posso dar.

 

Alguém percebe disto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... experimentei ervilhas, diuretico natural dizem, mas ele não gostou muito e pouco comeu, e nada de dejectos... depois disso indicaram-me o flagyl pois pode ser parasitas internos, já leva 2 dias de tratamento... é para aplicar 1 comp. em cada 50lts de água durante 5 dias e depois fazer TPA grande... vamos ver se melhora, o inchaço pelo menos que agitado continua ele a nadar de um lado para outro cada vez que me vê e sempre com vontade de comer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto... após algumas leituras as poucas plantas recomendadas, que mesmo assim podem não resistir aos oscars: Anubia Barteri var. nana e Echinodorus bleheri foram adicionadas (3 pés de cada) além de meter mais 2 troncos em zona central e tirar/mudar de sitio as pedras.

 

O Objectivo é melhorar o look do aqua e a qualidade da água claro com recurso a esta "filtragem" natural. Quanto a mim apesar das plantas serem ainda pequenas e estarem um pouco maltratadas, se tudo correr bem crescerão e darão um look ainda mais bonito ao aqua. Já noto, pelo menos eu gosto assim, que fica mais vibrante o contraste do Óscar pequeno com as plantas e destas com o fundo negro.

 

IMG_5844_640x480.jpg

 

IMG_5807_640x480.jpg

 

IMG_5809_640x480.jpg

 

IMG_5815_640x480.jpg

 

IMG_5816_640x480.jpg

 

IMG_5826_640x480.jpg

 

IMG_5832_640x480.jpg

 

IMG_5835_640x480.jpg

 

O grande continua de quarentena... não sei o que lhe fazer, ainda demoro mais uns meses a ter o novo aqua e juntar os dois de novo não me parece correcto nem manter o grande no aqua de quarentena muito mais tempo... se ele ficar ok vou ver se alguém o quer icon_cry.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso uns 2/3 dias sem comer é capaz de ir ao sitio. como são as fezes dele?

tens a certeza que é parasitas? é que por vezes têm mais olhos que barriga e ficam assim...

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso uns 2/3 dias sem comer é capaz de ir ao sitio. como são as fezes dele?

tens a certeza que é parasitas? é que por vezes têm mais olhos que barriga e ficam assim...

 

Amigo já não tenho certeza de nada... a primeira experiência foi deixa-lo uns dias sem comer e nada de dejectos, depois ervilhas (diseeram-me que era laxante natural) umas duas ou 3 x e pouco comeu e nada de dejectos, depois lá experimentei o desparasitante e ao 3º dia de tratamento expeliu uma bela quantidade (embora possa ter sido também das ervilhas que lhe dei mais uma ou duas vezes durante o tratamento), várias bolinhas castanhas e pretas... até notei a barriga menos inchada embora pouco, depois disso não mais vi fezes já lá vão uns 4 dias e o inchaço parece ter aumentado de novo, pudera a comer e a reter tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Resolvido o problema com o maior, descarregou tudo há dias! :) parecia uma grávida e agora está normal! Entretanto como o novo aqua está mais demorado que o desejado, decidi ficar só com o pequenito! dei o grande e o pleco sujão, agora os 200lts são só para o "Astro" - O Meu Óscar Tigre!

 

 

Cá está uma actualização: A CASA DO "ASTRO"... agora tem uns 8cm e 200lts reais só para ele com um JBL 1501GL + o SUN SUN de 900lts/h de origem, garantindo pelo menos boa qualidade da água, o comprimento deste aqua é a maior falha, mas até ficar apertado para o Astro, o novo aqua deve ser uma realidade.

 

PLANTAS:

- As Anubia já apresentam 1 folhita nova

- As Espadas Amazonense (será?) estão as 3 em muito mau estado apesar de ter aumentado a iluminação para as tentar ajudar e de adicionar Sera Florenete A e Sera Day Drops, mas não parece que se vão salvar... com a iluminação mais intensa e mais horas consegui foi ter mais algas...

 

FOTOS:

 

IMG_6263_640x480.jpg

 

IMG_6261_640x480.jpg

 

IMG_6250_640x480.jpg

 

IMG_6248_640x480.jpg

 

IMG_6233_640x480.jpg

 

IMG_6234_640x480.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Gabriel eu sei como ele era quando o trouxe e não era assim! eles mudam por isso é difícil dizer quando se compram juvenis se o padrão e cores que apresentam se vão manter ou não. O meu era quase todo escuro preto/acastanhado e apenas notava umas ligeiras riscas laranjas que se têm acentuado com o crescimento além de se distinguir cada vez mais zonas pretas de esverdeadas.

 

Comprei na Agriloja de Torres Vedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel eu sei como ele era quando o trouxe e não era assim! eles mudam por isso é difícil dizer quando se compram juvenis se o padrão e cores que apresentam se vão manter ou não. O meu era quase todo escuro preto/acastanhado e apenas notava umas ligeiras riscas laranjas que se têm acentuado com o crescimento além de se distinguir cada vez mais zonas pretas de esverdeadas.

 

Comprei na Agriloja de Torres Vedras.

 

Ja e uma ajuda!

Gosto muito deste teu exemplar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda me lembro do padrão que tinha quando o comprei se voltar a ver igual aviso-te!

 

Pois, para quem quer ter um Oscar nao ha muita margem de erro. Um peixe para manter anos e anos tem de corresponder ao padrao que se pretende, ou seja nao e facil comprar um. De qq modo antes de um mes nao da, ja que quero os 200L bem ciclados (vou meter Tetras para amadurecer antes de meter o Oscar).

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

So agora li o teu topico, mas nao percebi, sempre conseguiste compatibilizar os dois oscars?

Ja tenho ciclideos americanos grandes à muitos anos e quase com todo mundo comecei com um oscar que me foi oferecido ainda nem sequer tinha um aquario eheh.

Neste momento tenho um aquario na sala com 2 m e confesso que nem com tanta agua fica mais facil.

O ideial e correto no teu caso para um aquario de 200l era nem ter um oscar apenas mas eu ja percorri o teu caminho e compreendo. Tambem tenho que confessar que mesmo com 800 l de agua ja tive muitas tristezas. O que te aconselho sinceramente se queres ter dois oscares nesse aquario é tentares vender os teus meninos (acredita que eu sei que é muito duro) e comprar quatro ou cinco do mesmo tamanho e deixar que eles se emparelhem depois desfazes te dos outros. Parece conversa de livro mas acredita que ja experimentei tanta coisa que tenho mesmo que me render a essa evidencia. Acredita que doi muito chegar a casa para veres o teu peixinho morto a boiar ou a ser chupado pelo filtro. Qq coisa que eu possa ajudar apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais