Nano 20L


Tiago Sabino

Recommended Posts

Tiago como tu sabes tenho um Nano com Red´s tambem e o que te posso dizer e que a circulacao de agua nao influencia muito a sua reproduçao.

Eu tenho no meu aqua um filtro de cascata com bastante fluxo e tenho um filtro interno ao mesmo tempo no mesmo aqua,ou seja agitaçao ou circulaçao de agua nao falta...no entanto o que te posso aconselhar e independentemente do fluxo nao podes e ter a entrada de agua para o filtro com muita sucçao senao la vao os pequenotes...quanto ao facto de ainda nao os veres a passear pelo aqua se alguma das femeas ja pos os ovos...tao bem desmarcados e so quando os pequenostes tiverem forças para andar pelo aqua e que saiem dos seus esconderijos.

 

Cump's

 

Ricardo

Então não deve ser agitação a mais. Tentei diminuir o caudal de saída com algodão, mas se continuo a querer diminuir daqui a bocado aquilo já nem me filtra os 20 L/h quanto mais os tais 5x a litragem... Pelo visto não é da agitação, então penso que deve ser pelos parâmetros, e quanto a isso agora não posso fazer nada porque ainda não tenho testes :?

 

Ricardo uma já esteve ovada mas os ovos foram caindo. Foi do tipo, no início da semana tinha uns 20, a meio da semana uns 10, até que só ficaram 2 ou 3 e no dia a seguir nenhum... Acho que não deve ter sobrevivido nenhum.

 

A temperatura está a 21/22 ºC, 7 horas de iluminação por dia (acho que isto não tem influência nos bichos), já pus 2 folhas de carvalho porque li que eles gostam, já pus uma pinha de ameeiro (dum saquinho com 28 cedido pelo RACCAR ;) ), queria mais sugestões. Que é que me está a escapar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é pouco? Pelo que andei a ler devia andar nos 25 graus.... :(

Quem me vendeu os reds tinha 2 aquários: um maior, com kinguios a 21 ºC e outro só para reds a 24 ºC. Os que estavam a 21 ºC eram os que estavam mais vermelhos. Pelo que essa pessoa me disse a cor não depende tanto do animal mas sim dos parâmetros. Mas eu não percebo nada disto, só sei aquilo que me dizem.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL ok fico descansado assim. Eu já me estou a informar com os mestre e depois também te digo tudo. O musgo e as valls estão em crescimento. Quanto tiver criação de reds já devo dar musgo e valls. Já vão no 4 runner ahah :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Então não deve ser agitação a mais. Tentei diminuir o caudal de saída com algodão, mas se continuo a querer diminuir daqui a bocado aquilo já nem me filtra os 20 L/h quanto mais os tais 5x a litragem... Pelo visto não é da agitação, então penso que deve ser pelos parâmetros, e quanto a isso agora não posso fazer nada porque ainda não tenho testes :?

 

2º Ricardo uma já esteve ovada mas os ovos foram caindo. Foi do tipo, no início da semana tinha uns 20, a meio da semana uns 10, até que só ficaram 2 ou 3 e no dia a seguir nenhum... Acho que não deve ter sobrevivido nenhum.

 

3º A temperatura está a 21/22 ºC, 7 horas de iluminação por dia (acho que isto não tem influência nos bichos), já pus 2 folhas de carvalho porque li que eles gostam, já pus uma pinha de ameeiro (dum saquinho com 28 cedido pelo RACCAR ;) ), queria mais sugestões. Que é que me está a escapar?

 

Cumps

Ora cá estou eu...depois de um fim de semana de caca sem net e sem os meus aquários. :)

 

1º Da agitação da agua e pouco provável Tiago como te disse eu tenho bastante agitação.

 

2º Uma das causas dos ovos não terem eclodido pode ser a temperatura Tiago,como também já te tinha dito anteriormente e normal as fêmeas deixarem os ovos em "esconderijos" entre as pedras,em tocas criadas por eles,por baixo de troncos etc.

 

3º Quanto a temperatura eu posso dizer-te que camarões são resistentes a agua fria até(coisa que eu próprio já o fiz, não digas nada a ninguém lol) mas a reprodução não acontece.

Se tens a agua a "25º" para os peixes porque não a ter a mesma temperatura para os camarões?Quanto as folhas de carvalho nem tinha conhecimento que se podia usar em aquariofilia.(trouxe este fim de semana umas para "experimentar") nem tinha conhecimento das pinhas.

:)

 

Ora,o que está a faltar?

 

Para começar,subir a temperatura.

Editado por acuR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas atenção que as folhas têm que estar secas.

 

Quanto à temperatura já estou a tratar disso, mas não vou subir já muito porque ainda estou à espera da opinião do Fábio Silva, Moderador dos Invertebrados. Depois ponho aqui o que me disseram. Obrigado acuR ;) .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl. Brevemente devo pôr uma ampulária. Ainda não tenho testes para o pH mas sei que deve a água estar ácida de certeza, a menos que a minha água da rede seja básica, porque tenho duas folhas de carvalho e uma pinha de ameeiro no aqua, só cenas que baixam o pH.

 

Já li também que a casca das ampulárias degrada-se em pH's ácidos. Alguém já teve estes caracóis em pH's ácidos. Que conselhos têm pa dar?

 

Cumps

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago e entao conseguiste falar com o moderador dos invert´s?

Tava correcto o que disse? :)

As folhas de carvalho baixam o PH? As folhas de carvalho passaste-as por agua antes de meteres no aqua?

 

Cump´s

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É facil, carapaças em ambientes ácidos fazem buracos, para prevenir isso vai à farmácia e compra DECALCIT, diluis com água do aquário, para a tua litragem uma colher de café raasa deve chegar 1 ou 2x por semana

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu deixei de ver as minhas xD devem lá andar no meio do mato... ::D: lol

Eu tenho o aqua dos reds entre 25 e 26º (com os alevins lá dentro) :P

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago e entao conseguiste falar com o moderador dos invert´s?

Tava correcto o que disse? :)

As folhas de carvalho baixam o PH? As folhas de carvalho passaste-as por agua antes de meteres no aqua?

 

Cump´s

 

Ricardo

Sim ele respondeu-me. Disse que tinha os dele a 22 ºC e que chegava bem. Os meus agora estão a 23/24 ºC e não vou mexer mais. Subi mais um pouco porque também quero pôr a ampulária e uns peixitos pequenos.

 

Passei-as só por água. Têm é que ser folhas secas. Já li em muitos posts que eles gostam. E os caracóis também devem gostar, digo eu lol.

 

É facil, carapaças em ambientes ácidos fazem buracos, para prevenir isso vai à farmácia e compra DECALCIT, diluis com água do aquário, para a tua litragem uma colher de café raasa deve chegar 1 ou 2x por semana

Eu li na net que não é pelo pH mas sim pela dureza ser baixa, sendo que durezas baixas ocorrem mais frequentemente em pH ácidos, por isso é que se associa. Quais são as formas de subir a dureza além de diluir o tal DECALCIT?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"DECALCIT é uma associação de vitaminas (Vitamina D3) e sais minerais (cálcio sob a forma de fosfato) que está indicado para a prevenção e tratamento das carências de Cálcio e Vitamina D"

 

O bom do Decalcite é que tem apenas influencia do KH, mantendo o GH estável e por conseguinte tb mantendo o pH estável. Se a utilização de Decalcit fizesse subir o GH não seria aconselhado pelas variações de pH que provocaria.

 

"Nota importante: KH é carbonato de dureza. Isto é diferente de alcalinidade GH.

E a traves do KH e do PH que eu determino a quantidade de CO2 na agua que para o caso nao interessa muito.

 

Uma colher de chá (cerca de 6 gramas) de bicarbonato de sódio (NaHCO3) por 50 litros de água aumentará até 4 graus KH e não irá aumentar a dureza geral. Dois teaspoons (cerca de 4 gramas) de carbonato de cálcio (CaCO3) por 50 litros de água irá aumento tanto KH e GH por 4 graus.Diferentes proporções de cada uma pode ser usada para obter o correto KH / GH equilíbrio ditado pela peixes e plantas no tanque. Uma vez que é difícil medir com precisão pequenas quantidades de produtos químicos secos, em casa, um teste kit deve ser usado para verificar a real KH e GH que é atingido"

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente já estou confuso.

"Nota importante: KH é carbonato de dureza. Isto é diferente de alcalinidade GH.

A verde concordo. A vermelho já vi em muitos sites que é ao contrário. GH- dureza geral, kH - dureza dos carbonatos ou alcalinidade.

 

Da ficha das ampulárias aqui do fórum: "Devem ser mantidos em águas de pH 6,5 a 7,5 e dureza média, ou seja, com compostos de cálcio dissolvidos.". Químicos aqui do fórum, ou quem perceba do assunto, esclareçam-me isto: se a dureza tem haver com compostos de cálcio, como é que o decalcit não aumenta o GH, que supostamente é a dureza geral (cálcio e magnésio)?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá esperamos :)

Não penses que me esqueci da encomenda das valls, do musgo e dos reds. As valls e o musgo estão a crescer, e quanto aos reds...não sei se já disse qual o motivo para não ter fêmeas ovadas, com 99,9% de certeza lol...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o motivo? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl.

 

Adições ao aqua e agora a flora está na fase definitiva, não meto mais nada se não daqui a bocado é uma salada lá dentro.

 

Flora adicionada:

Hydrocotyle leucocephala

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

 

Tudo generosamente cedido pelo membro Darker_JR ;)

 

Finalmente já tenho machos, são da grandiosa colónia do membro Ricardo Nunes.

 

Agora a fauna é a seguinte:

11 Reds (6 machos e 5 fêmeas)

muitos caracóis planorbis

outros bichos

 

Um mini eco-sistema lol só faltam os predadores.

 

dsc09321u.jpg

 

dsc09322l.jpg

 

dsc09324ei.jpg

 

dsc09309fs.jpg

 

dsc09328q.jpg

 

dsc09327h.jpg

 

Opiniões e críticas precisam-se.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais