Novo filtro - Ajuda a escolher Com ou sem UV


Recommended Posts

Boas pessoal, tenho um aquário 100x40x50 com 180 litros a algo povoado, visto que tenho 5 Discus, 2 puntius denisoni, 2 ancistrus, e 8 corys, por enquanto tudo peixes ainda relativamente pequenos. Neste momento tenho um filtro Fluval 204, mas começo a ver que está a ficar curto, pelas particulas em suspensão na água,

 

Por isso decidi comprar um novo filtro, mas visto que a troika não ajuda, preferia um que já tivesse UV integrada, mas estou aberto a ouvir a melhor sugestão, por isso aqui vai:

 

JBL e1501 e uma UV à parte

 

Sera fil bioactive 400 UV

 

Sunsun 303b com UV

 

Estou disponivel a ir até aos 150€,

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

De UV não percebo grande coisa, mas em relação aos filtros que falas posso dizer o seguinte:

  • JBL - Grande filtro (não fosse igual ao meu... ) ;) Fora de brincadeiras é mesmo um grande filtro. Muito eficiente e super silencioso. Na minha opinião do melhor que anda para aí em termos de qualidade / preço.

  • Sera - Não conheço e sinceramente não tenho visto posts com pessoal a dizer que tem, pelo que não posso dizer bem nem mal

  • Sun Sun - Nunca tive e certamente não vou ter. Todas as críticas que tenho lido é para dizer mal...

Quanto ao UV tens de perguntar a pessoal com experiência nisso!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para boa filtragem UV convém teres pouco caudal.

O Problema dos fitros com uv acopolado é que geralmente têm muita capacidade de filtragem (L/H) para a potência W do filtro UV que possuem o que origina uma filtração UV ineficiente

Não sei se me fiz entender mas para muita filtragem necessitas uma lampada de UV com mais Watts. existem tabelas que geralmente fazem essa correlação.

Vou-te dar um exemplo para o meu Eheim 2217 com 1000l/h provavelmente necessitaria de um UV de 36w, como tenho no meu Eheim 2213 com 440l/h apenas necessito de um UV com 11W.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ptuga tem razão

 

Por regra geral os filtros que têm UV-C incorporado têm um UV-C demasiado fraco para a filtragem que fazem, ficando apenas o UV-C a estorvar e na prática não faz efeito nenhum

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos que citaste acima optaria pelo JBL e1501 pois prefiro uv separado do filtro.

Os da Sera não são maus, eu tenho um 250+uv e cumpre minimamente com o que lhe é exigido. Em termos de ruído, sim é um pouco barulhento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de dizerem que os SunSun... nao valerem uma )#=)#(=)#=# Nao concordo!

 

Eu tenho 2 ligados e a trabalhar á mais de um ano..... Na boa!

 

E pelo preço que compras um de 1000lt eu quero ver o que compras!!

 

È so ter jeito com o material!

 

UV...

 

Concordo com tudo o que aqui ja disseram!

Muito caudal quando incorporado no filtro!

 

Mas tens uns DIY muito completos e com excelentes resultados

Custo aproximado dos 30/35Euros para um UV de 15wt

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.