Xibalba


whiteweasel

Recommended Posts

hehehe Daniel?... acho que estás a fazer confusão com o N1keslb, ele é que é Daniel :mrgreen:

Desculpa Jaime, de vez em quando um gajo engana-se e troca os nomes :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Gosto da disposição das pedras,

Não li o tópico desde o inicio por isso posso estar a perguntar algo que já tenha sido dito, mas vais fazer algum tipo de tapete na frente dessas pedras?

Irei acompanhar a evolução, vai-nos mantendo atualizados. ;)

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da disposição das pedras,

Não li o tópico desde o inicio por isso posso estar a perguntar algo que já tenha sido dito, mas vais fazer algum tipo de tapete na frente dessas pedras?

Irei acompanhar a evolução, vai-nos mantendo atualizados. ;)

 

Cump.

 

pois infelizmente não dá para ver mas já lá tem um vaso de "cuba" :?...

 

eu separei os pezinhos para a plantar mas acho que foi uma pessima opcção...

 

obrigado pelo teu comentário Jorge.A.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe o meu nome já anda por aqui! :mrgreen:

 

Agora sim quanto a mim ficou bem melhor! Está com um ar mais natural :)

 

Agora é deixar crescer nas laterais, e quanto à cuba a ideia é cobrir toda a zona central? Se sim vai ficar brutal o aquário, com esse tronco a fazer a ligação entre os dois lados, e a cuba por baixo! lindo! bigsmile (eu quando a planto aproveito a lã para enterrar no substrato.. nunca separo como fizeste.. mas espero que consigas!)

 

Agora duas perguntas:

Onde está a arcuata que não a vejo?? hehe

outra.. alguma razão para teres o áqua tapado? Pelo menos parece-me pelas fotos!

 

Continua!

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe o meu nome já anda por aqui! :mrgreen:

 

Agora sim quanto a mim ficou bem melhor! Está com um ar mais natural :)

 

Agora é deixar crescer nas laterais, e quanto à cuba a ideia é cobrir toda a zona central? Se sim vai ficar brutal o aquário, com esse tronco a fazer a ligação entre os dois lados, e a cuba por baixo! lindo! bigsmile (eu quando a planto aproveito a lã para enterrar no substrato.. nunca separo como fizeste.. mas espero que consigas!)

 

Agora duas perguntas:

Onde está a arcuata que não a vejo?? hehe

outra.. alguma razão para teres o áqua tapado? Pelo menos parece-me pelas fotos!

 

Continua!

Abraço,

Daniel

 

Com esse quário todo verdinho o pessoal tem de falar de ti hehe.. ;)

 

Pois em relação à cuba por baixo do tronco duvido muito que isso aconteça :( naquele sitio recebe muito pouca luz... mas a ideia era essa ;)

 

a arcuata está ao lado da rotala green mas ainda tem que se desenvolver mais um bocado... é ter paciência hehe.

 

pois o aquário tem sempre tampa. pode parecer estranho mas prefiro assim lol...

se o aquário não tivesse aquelas travessas de lado para se colocarem as tampas acho que ainda metia os suportes na calha, aqueles que se metem nas laterais do aquário e lhe tirava as tampas... mas assim com aquelas travessas e sem as tampas fica estranho, não gosto de ver... de qualquer das maneiras quando faço manutenção tenho de tar a meter os suportes da calha para ser mais fácil e rápido...

 

obrigado pelo comentário ;)

 

 

Um abraço Daniel e boa sorte com o teu projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

No final da semana passada enchi-me de coragem e decidi gastar uns cobres para comprar o resto das plantas que queria colocar neste aquário. Agora penso que só me faltam mais umas cryptocorynes.

 

Aproveitei e comprei mais dois vasos de Hemianthus callitrichoides "cuba" mas desta vez em vez de me armar em carapau de corrida decidi primeiro ver uns vídeos no youtube para me instruir e saber como se planta hehe…

 

Introduzi assim as seguintes plantas que já atualizei no setup:

Cryptocoryne wendtii ''brown''

Didiplis diandra

Eleocharis acicularis

hemianthus micrantemoides

Lilaeopsis novea-zealandiae

Marsilea hirsuta

Micranthemum umbrosum

Microsorum pteropus “windelov”

 

 

Deixo então o retrato do gajo:

 

geral.jpg

 

 

Fiquei triste por não teres apreciado a crypto que te enviei, eu gosto bastante delas e tenho-as plantadas em ambos os aquários.

Faz lá um esforço e coloca-a lá num cantinho :puppydogeyes::priere:.

E em relação à outra plantinha, não falaste nela ainda.

 

Resolvi meter de novo a crypto que veio do aquário do membro brancaman mas não a meti num cantinho, ficou mesmo em plano frontal. Mas quando houver mais uns trocos a ideia é colocar mais umas cryptos mas de tamanho mais reduzido.

 

crypto.jpg

 

 

 

Resolvi ainda experimentar a plantar um pé de Marsilea hirsuta que tenho por cá e em apenas três dias deitou uma folhinha nova cá para fora hehe.

 

marsi.jpg

 

marsi2.jpg

 

 

Quanto à cuba tem tido um desenvolvimento brutal e está sempre a fazer pearling mas o problema é que a gaja em vez de crescer horizontalmente, cresce para cima… tenho uns pés de cuba que já parecem palmeiras, em três dias quase que duplicaram a altura.. não sei se é falta de luz…

 

cubaalta.jpg

 

cubapearling.jpg

 

Mas nem tudo são rosas… fui passar o fim de semana fora e ontem quando cheguei tinha o musgo coberto com uma espécie de alga BBA…

Não percebo se foi falta de TPA…

 

musgoalgas.jpg

 

 

Já quase com duas semanas de vida e com a ciclagem mais do que feita tenho-me sentido quase que na obrigação de meter uns peixitos… mas depois de já ter visitado várias lojas ainda não encontrei nada do que queria… nem uns míseros neos… à pouco estive noutra loja e vi por lá uns Nannostomus unifasciatus (o chamado peixe-lápis) que até formavam um cardume engraçado, então resolvi trazer 5 para servirem de cobaias… vamos ver como é que eles se dão…

 

Entretanto acho que vou arriscar fazer uma encomenda online a um patrocinador aqui do forum pois teoricamente até tem algumas espécies que queria meter no aquário.

 

Um abraço e comentem ;)

Editado por whiteweasel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Tens de ter cuidado quando alojas as fotos...

 

Se reorganizas as pastas onde as alojas tens de actualizar os links...

 

Decerto já reparastes que muitas das fotos ficaram "off"...

 

Isso está impec, lllliiinnndddooo...

 

Abraço,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Tens de ter cuidado quando alojas as fotos...

 

Se reorganizas as pastas onde as alojas tens de actualizar os links...

 

Decerto já reparastes que muitas das fotos ficaram "off"...

 

Isso está impec, lllliiinnndddooo...

 

Abraço,

 

Obrigado A.Ferreir nem tinha reparado...

 

já actualizei os links espero que já dê para ver.

 

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já à algum tempo que não atualizava o tópico, por isso ganhei coragem e cá vai… não é que me orgulhe muito do resultado :? … em vez de evolução quase que tem havido regressão… pelo menos as coisas estão muito estagnadas desde a ultima vez:

 

geral.jpg

 

Desde a última actualização muita coisa mudou. Em primeiro lugar fiz mais uma pequena alteração no hardscape…. Como tinha umas algas no musgo cortei o mal pela raiz e retirei o tronco, tirei o musgo cheio de algas e substitui por musgo novo… remédio santo ::D: . Aproveitei e fiz algo que já andava com ideias de fazer… serrei aquele tronco mais á direita pois como estava direcionado para cima acabei por achar que ficava um pouco mal.

 

O resultado final foi este:

 

antes

tronco.jpg

 

 

depois

tronconovo.jpg

 

 

Não se deixem enganar pela cuba… grande parte dela, pelo menos a que se localiza na zona central foi plantada à 2 dias…e este é o ultimo vaso de cuba que compro :bad-words: … se não der não dá e mudo de planta de tapete. Afinal o aquário é para relaxar e não uma fonte de dores de cabeça e chatices lol.

 

Entretanto fiz mais 3 pequenas alterações que a meu ver fazem toda a diferença:

- retirei a tampa ao aquário e coloquei a calha mais elevada apoiada naqueles apoios laterais que a calha trazia

- coloquei a bengala do filtro no mesmo lado da flauta para melhorar ou pelo menos tentar melhorar a circulação

- coloquei o difusor de CO2 no vidro do lado oposto em vez de estar imediatamente debaixo da saída de agua da flauta.

 

 

Pelo menos na cuba que já tinha viu-se alguma evolução e ela começou a alastar a partir daí, muito embora esteja no seu geral bastante fraca:

cuba.jpg

 

 

Com tanta alteração e tirar tampas e meter calha bati com a calha numa das arestas do aquário e lasquei o vidro frontal… nem queria acreditar… coloquei um pouco de silicone só para não me cortar e confesso que na primeira noite nem dormi muito bem com medo que o aquário começasse a descolar por ali ou coisa parecida… enfim, uma pessoa começa logo a fazer grande filmes na cabeça. Agora passado duas semanas já nem me preocupo muito…

IMG_8944.jpg

 

 

Também já devem ter reparado que tenho o aquário muito colorido… pois é no passado dia 14 de fevereiro, dias dos namorados cheguei a casa e nem queria acreditar no que os meus olhos viam… a minha alma gémea viu-me tão empolgado com o novo projecto que me encheu o aquário de peixes.

 

Neste momento de todos os peixes que tenho apenas comprei 5 peixe lápis, e 6 iriatherina werneri.

 

Acontece que ela para além de não perceber nada de peixes também não sabia quais as espécies que eu queria colocar neste aquário então basicamente foi à loja e “comprou um de cada”. Comprou Mollys pretas, mollys balão, platys, e danios de todas as qualidades e feitios incluindo danios choprae …

 

Apesar de não pretender meter este tipo de peixes no aquário, obviamente que fiquei super feliz... afinal o que conta é a intenção… e lá nisso apanhei uma grande grande surpresa hehe… ainda por cima acho que os peixes foram comprados numa dessas lojas de centro comercial por isso devem ter sido pagos a peso de ouro.

 

E como vocês sabem como são os vivíparos passado uma semana e meia já tenho o aquário cheio de peixinhos… e quando digo cheio é mesmo atulhado de peixinhos minúsculos a nadarem por todos os lados… são dezenas deles… :shock: :shock: aposto que se isto fosse um aquário de criação e eu quisesse ter montes de alevins não o consegui mas enfim lol.

 

alevim2.jpg

 

alevim1.jpg

 

 

Deixo-vos mais algumas fotos:

red3.jpg

 

red2.jpg

 

red.jpg

 

finalmente o tronco já começa a ter o aspecto que eu idealizei:

pontedemusgo.jpg

 

a marsilea tem tido um crescimento muito bom

marsilea.jpg

 

e este jovem que por cá anda... se algume souber qual a sua espécie que me diga... penso que seja um planorbis mas com aquelas pintas pretas nunca tinha visto

caracol.jpg

 

 

Um abraço :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jaime, já há uns tempos que não via o teu tópico, só agora percebi que colocaste a crypto e logo à frente, cuidado que se isso pega fica maior que os teus troncos, daí ter aconselhado implorado que a pusesses num cantinho :mrgreen: .

Ainda bem que a marsilea está a desenvolver rápido, qualquer dia ainda me forneces alguma ;) .

O musgo nos troncos está brutal, a ponte ficou linda bigsmile

Em relação à fauna não sou fã dos vivíparos, eu montava um aquário à namorada e depois colocava lá os bichinhos.

Grande azar com os vidros, eu há dias parti um conta-bolhas igualzinho ao teu e ainda me cortei depois a limpar a porcaria. :bad-words:

Ah e poda rentinho essa cuba, acho que é a única maneira de ela se ir aguentando na horizontal.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Gosto! Acho que melhorou bastante o layout e tornaste mais eficaz a circulação de água e a distribuição do CO2.

 

Assustei-me quando vi a 1.ª foto com aquela mancha verde por cima da flauta, não são algas, pois não?

 

O caracol parece idêntico aos que tenho no comunitário, Gyraulus sp. Se não houver excesso de comida não se multiplicam muito e ajudam bastante na limpeza.

 

Abraço,

 

Edit: O meu áqua também levou um toque e ficou com uma lasca como o teu, usei araldit em vez do silicone, apliquei com uma espátula e ficou impecável!

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!

 

Epá com essa história dos vivíparos já deu para me rir um bocado! :mrgreen: hehe

Para a próxima faz como eu, para prevenir esses "percalços", vai instruindo a tua namorada com informação como quem não quer a coisa! A minha já percebe por exemplo que pelo menos ciclídeos africanos não me pode comprar porque não tenho pH para eles! lolol

 

Em relação ao aquário.. essa da racha.. ui.. no meu do azar até tiveste sorte ser num canto e ter dado para remediar.. fica atento ainda assim!

 

Espero que essas plantas peguem de uma vez por todas, que de resto epá.. 5*! Esse tronco a atravessar de um lado ao outro com o musgo está impecável! Tenho de aprender contigo a prender musgo que o meu não pega! :)

 

Continua! bigsmile

 

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo nos troncos está brutal, a ponte ficou linda bigsmile

Em relação à fauna não sou fã dos vivíparos, eu montava um aquário à namorada e depois colocava lá os bichinhos.

Grande azar com os vidros, eu há dias parti um conta-bolhas igualzinho ao teu e ainda me cortei depois a limpar a porcaria. :bad-words:

Ah e poda rentinho essa cuba, acho que é a única maneira de ela se ir aguentando na horizontal.

Abraço.

 

Boas brancaman,

quando meti o musgo flame nos troncos a ideia era mesmo esta... e ainda bem que está a resultar, está mesmo a ficar como eu quero, e ainda bem, depois de ter gasto um dinehirão em musgo no ebay hehe. Mas também acho que é a única coisa que se aproveita no meu aquário... a cuba não pega, as plantas estão fracas...

 

Essa de montar um aquário à namorada era uma boa hipótese mas de momento não me posso aventurar com mais gastos... os outros que eu tenho ando eu a vender por falta de tempo, espaço e dinheiro... não me posso meter com mais aventuras... e além disso até é fixe porque o aquário acaba sempre por a cativar um pouco... os aquários eram-lhe completamente indiferentes e agora das primeiras coisas que faz quando chega do trabalho é ir "ver se os bebés já cresceram", assim diz ela lol :)

 

grande azar com o conta bolhas... ainda por cima isso valia uma boa nota :(

 

quanto à cuba já me convenci que não há volta a dar... a unica maneira de a ter em condições é muito CO2 e muita luz... não é com os 72w que vou lá ;)

 

Obrigado pelos comentários

 

 

Vivas,

 

Gosto! Acho que melhorou bastante o layout e tornaste mais eficaz a circulação de água e a distribuição do CO2.

 

Assustei-me quando vi a 1.ª foto com aquela mancha verde por cima da flauta, não são algas, pois não?

 

O caracol parece idêntico aos que tenho no comunitário, Gyraulus sp. Se não houver excesso de comida não se multiplicam muito e ajudam bastante na limpeza.

 

Abraço,

 

Edit: O meu áqua também levou um toque e ficou com uma lasca como o teu, usei araldit em vez do silicone, apliquei com uma espátula e ficou impecável!

 

obrigado pelos comentários hehe.

 

essa mancha verde acho que é um reflexo do verde das plantas projectado no topo da água... tenho algumas algas BBA e filamentosas verdes mas felizmente nada de especial nem com que me tenho preocupado, e localizam-se unicamente nos troncos e no musgo christmas...

 

araldit.. não conheço esse produto... isso é tipo pasta ou algum silicone especial? é transparente?

 

Um abraço e obrigado pela dica:)

 

 

Boas amigo!

 

Epá com essa história dos vivíparos já deu para me rir um bocado! :mrgreen: hehe

Para a próxima faz como eu, para prevenir esses "percalços", vai instruindo a tua namorada com informação como quem não quer a coisa! A minha já percebe por exemplo que pelo menos ciclídeos africanos não me pode comprar porque não tenho pH para eles! lolol

 

Em relação ao aquário.. essa da racha.. ui.. no meu do azar até tiveste sorte ser num canto e ter dado para remediar.. fica atento ainda assim!

 

Espero que essas plantas peguem de uma vez por todas, que de resto epá.. 5*! Esse tronco a atravessar de um lado ao outro com o musgo está impecável! Tenho de aprender contigo a prender musgo que o meu não pega! :)

 

Continua! bigsmile

 

Abraço,

Daniel

 

Daniel,

 

hehehe não me fales em ciclideos... à uns anos atrás quando começei com os ciclideos (malawi mbunas) andava também todo empolgado com o novo projecto hehe.. e ela foi à loja e disse que queria comprar ciclideos... o sacana do gajo da loja vendeu-lhe um oscar :shock: ... ela como não percebe nada de peixes e até gostou dele trouxe-o... o problema é que dessa vez que não consegui ficar calado e ainda por cima discutimos por causa do raio do peixe lol

enfim o oscar aguentou-se bem mas começou a crescer, a crescer, a crescer até que o tive que vender...

 

comigo acho que não vais aprender muito em relação a prender o musgo nos troncos... o unico conselho que te posso dar para já é que não utilizes esta linha de costura preta pois ela deteoriza-se com uma velocidade impressionante... passado umas duas semanas já houve sítios onde saíu o musgo. da proxima vez vou tentar com fio de pesca, um bem fininho...

 

um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas whiteweasel,

 

foi a 1ª vez que vi o teu post de uma ponta a outra e deixa-me dizer que está muito bom. Criaste um layout espectacular.

 

Já vi que temos forte candidato a participar no IAPLC 2012, este layout merece.

 

Assim que essas plantas arrebitarem com certeza que vai ficar muito bom.

 

Reparei que alteraste uma pequena raiz, na minha opinião ficou bem melhor.

 

Vou seguir atentamente o teu projecto e não te esqueças de ir actualizando que a malta agradece.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas whiteweasel,

 

foi a 1ª vez que vi o teu post de uma ponta a outra e deixa-me dizer que está muito bom. Criaste um layout espectacular.

 

Já vi que temos forte candidato a participar no IAPLC 2012, este layout merece.

 

Assim que essas plantas arrebitarem com certeza que vai ficar muito bom.

 

Reparei que alteraste uma pequena raiz, na minha opinião ficou bem melhor.

 

Vou seguir atentamente o teu projecto e não te esqueças de ir actualizando que a malta agradece.

 

 

 

Abraço

 

Viva Hugo,

 

bem isso é que foi grande elogio :P ... confesso que nunca me tinha passado pela cabeça participar no IAPLC 2012 ou em qualquer outro concurso até ver aqui no forum um aquário montado para esse fim... mas depois olho para os outros aquário e olho para o meu ainda todo "despido" de plantas e perco um bocado a coragem...

 

vai depender muito do desenvolvimento das plantas, e tendo em conta que o prazo final de inscrições é já daqui a um mês é complicado... ou então arranco a cuba toda e meto areia de silica branca e vai mesmo sem tapete lolol...

 

Obrigado pelo teu comentário Hugo ;)

 

 

Aproveito para deixar aqui mais uma foto dum pormenor que pode parecer insignificante mas que já me deixou hoje com um pequeno sorriso depois de ter chegado a casa:

 

 

IMG_8994.jpg

 

A minha primeira red cherry ovada neste aquário hehe...sei que a foto está pessima porque eu por natureza já sou mau fotografo, quanto mais a fazer zoom's e mecher em macros lol...

 

Um abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem isso é que foi grande elogio :P ... confesso que nunca me tinha passado pela cabeça participar no IAPLC 2012 ou em qualquer outro concurso até ver aqui no forum um aquário montado para esse fim... mas depois olho para os outros aquário e olho para o meu ainda todo "despido" de plantas e perco um bocado a coragem...

Não é uma questão de coragem, tens é de te motivar... e razões para isso já as tens...para além do excelente layout que tens para apaparicar, parece que já temos uma red cherry ovada :naughty: . É bom sinal...

 

 

 

 

 

vai depender muito do desenvolvimento das plantas, e tendo em conta que o prazo final de inscrições é já daqui a um mês é complicado... ou então arranco a cuba toda e meto areia de silica branca e vai mesmo sem tapete lolol...

Desenvolve-me isso...LOL... tens 3 MESES, as inscrições ao que parece acabam no final de Maio.

Dá aqui uma vista de olhos se quiseres.

http://en.iaplc.com/

 

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desenvolve-me isso...LOL... tens 3 MESES, as inscrições ao que parece acabam no final de Maio.

Dá aqui uma vista de olhos se quiseres.

http://en.iaplc.com/

 

 

Abraço

 

heh tinha metido na cabeça que era no final de Março lol... afinal é maio.

 

Obrigado pelo link Hugo ;) os gajos até fazem a countdown ..."92 days to go until closing" lolol

 

e obrigado mais uma vez pelos elogios :)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal deixo-vos uma actualização, desta vez já com as tão esperadas cryptocorynes...

 

DSCF6901.jpg

 

sei que a qualidade da foto não deve ajudar muito mas acho que até dá para ver que coloquei cryptocorynes wendtii tropica e wendtii green, e estas acho que são as ultimas plantas que meto no aquário... a partir de agora espero bem que seja só podar e tirar :) e avaliar pelo tamanho das rotalas e do musgo deve ser para breve.

 

e qualquer dia tenho de "cravar" uma máquina fotografica decente ou então arranjar algum fotógrafo que venha tirar umas fotos como deve ser ao aquário :)...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez melhor amigo!

Continuo a dizer que os troncos a passarem de um lado para o outro estão brutais, e quanto a mim unem todo o layout!

 

3 coisas:

Não estás a pensar acrescentar uma planta de tom mais avermelhado para contrastar? ( não encontro a arcuata!)

E quanto a esse lado direito a ideia é mesmo deixá-lo mais despido ou vais acrescentar alguma coisa?

E a racha não verte??

 

e estas acho que são as ultimas plantas que meto no aquário...

 

E as erectus onde entram? :mrgreen: hehe

 

Vai postando mais fotos que o aquário merece! :naughty:

 

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...araldit.. não conheço esse produto... isso é tipo pasta ou algum silicone especial? é transparente?...

Vivas,

 

Araldit é cola:

 

araldit.jpg

 

Um dos tubos tem a resina e o outro o endurecedor, dá para lixar e tudo.

 

Esse áqua está a ficar um espectáculo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 coisas:

Não estás a pensar acrescentar uma planta de tom mais avermelhado para contrastar? ( não encontro a arcuata!)

E quanto a esse lado direito a ideia é mesmo deixá-lo mais despido ou vais acrescentar alguma coisa?

E a racha não verte??

 

 

 

E as erectus onde entram? :mrgreen: hehe

 

 

Já foram 4 coisas :mrgreen: :mrgreen: ...

 

 

estas foram especialmente tiradas para ti :P

DSCF6919.jpg

 

DSCF6915.jpg

 

 

 

A arcuata está ao lado das rotalas... tem tido um desenvolvimento muito fraco, talvez devido à falta de luz e ao GH da água...

 

As plantas em geral também demonstarm uma carência de Ferro... penso que se deve ao facto de ter o GH a 13 e o Fe ser um dos primeiros nutrientes a que as plantas não conseguem aceder em águas duras...

 

Já tentei resinas e ferver a água mas o problema é que a água da torneira já vem com GH de 13 e por mais que tente o GH da água do aquário volta sempre a subir com as TPA´s... enfim... qualquer dia passo-me da cabeça e meto aqui ciclideos lol...

 

Entretanto á pouco esqueci-me de falar dessa plantinha que aparece aí atrás nas fotos... chama-se Potamogeton gayi e estava no meu aquário de ciclideos africanos... entretanto como vou desmontar o outro aquário meti-a aqui e está a ter um desenvolvimento brutal... se calhar até mais do que eu estava à espera :roll:

 

 

O lado direito está despido porque estou constantemente a podar os micranthemoides a ver se eles formam uma moita mais densa... até agora está a resultar mas está a ser um processo demorado... o ideial era depois deixa-los crescer aí uns 5cm mais do que o tronco que lá está... também lá tenho tennellos mas não desenvolve mais do que aquilo... talvez o troque no futuro por uma planta semelhante mas que cresça um pouco mais, mas ainda não estudei isso... para já vou deixar estar como está.

 

hehe não é racha :)... está apenas lascado.

 

as erectus já estão contabilizadas... estou a rezar para que elas me tragam mais densidade ao lado direito do aquário :)

 

também já estão acontabilizados uns pezinhos de glosso que estou a pensar meter só por experiencia.. se der melhor que a cuba nem penso duas vezes antes de a arrancar lol...

 

Um abraço ;)

 

Vivas,

 

Araldit é cola:

 

araldit.jpg

 

Um dos tubos tem a resina e o outro o endurecedor, dá para lixar e tudo.

 

Esse áqua está a ficar um espectáculo.

 

Abraço,

 

mais ua vez obrigado pela dica A. Ferreira ;)

 

tenho de ver se compro isso então.... para já está remediado com o silicone... não está muito estético mas eu até me esqueço que o vidro está lascado...

 

Um abraço;)

 

 

 

 

deixo só aqui mais uma foto do pintas que por cá anda e que agora também é equilibrista :)

 

DSCF6939.jpg

Editado por whiteweasel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.