Macho Agassizi com Barbatana Ratada


tat

Recommended Posts

bem meninos esta aquariófila vai fechar a loja por hoje :)

Obrigado pela discussão salutar João :)

 

Igualmente! Aprende se sempre nos 2 lados em aquariofilia! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que não resisto em deixar isto para leres João, vais gostar se és companheiro das ciências naturais ;)

http://www.scielo.cl/pdf/gayana/v67n1/art10.pdf

 

 

Este esplêndido ciclídeo anão, cujo tamanho pode chegar a até 9 cm em machos adultos, tem como origem a América do Sul, sendo encontrado em ecossistemas lóticos (água corrente) e lênticos (água parada) do Alto Amazonas (Brasil, Peru e Colômbia). É uma espécie onívora, come de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seu apisto saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana - podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, larvas de mosquito, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à base de vegetais/algas visando aumentar a variedade da alimentação e ressaltar a coloração azul (quando for o caso).

 

este veio daqui :) http://www.aquahobby.com/gallery/b_Apistogramma_cacatuoides.php (apesar do brasileirês às vezes irritar :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Isso é que foi praqui uma discussão e tanto eheh :)

 

Amigo Tat, pior que parasitas externos são os internos. Por esse moitivo iniciaria primeiro o tratamento com flagyl e só depois o Esha2000 para os externos.

Normalmente para os parasitas internos é utilizado o flagyl e caso o peixe não coma, não vale a pena misturares na comida. Ou seja, a solução é esmagares completamente um comprimido de Flagyl para cada 40L de água, ou seja, esmagares 3 comprimidos, até pode ser num copo à parte, misturas com um bocado de água e mandas lá para dentro.

Em alternativa ao Flagyl, sem bem que nunca usei, ouvi dizer que o Flagelol também é bom.

 

Atenção: Durante os tratamentos, desliga o UV, aumenta a temperatura para uns 29º pelo menos e se possivel põe uma pedra difusora para oxigenar a água.

 

Nota: Em relação ao Esha2000, não tenhas problemas com a dosagem. Se leres na Bula diz mesmo que podes utilizar o dobro da dose sem problemas em caso de doença avançada. Eu já testei, sem qualquer problema.

 

Quanto aos invertebrados, salva-os como poderes! Não mudes é o Apisto de aquário numa altura destas.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fabio,

 

Já li a tua mensagem tarde demais, já tinha arrancado com o esha2000.

O meu plano é o seguinte:

  • 3ªf: 1º dia ESHA2000
  • 4ªf: 2º dia ESHA2000
  • 5ªf 3º dia ESHA2000
  • 6ªf TPA 30%
  • Sabado: 1º Dia Flagil
  • Domingo: TPA 25% + 2º Dia Flagil
  • 2ªf: TPA 25% + 3º Dia Flagil
  • 3ªf: TPA 25%

Filtro UV desligado e temperatura nos 29ºC

 

 

Acho que estou a fazer as coisas como deve ser, veremos se resulta!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que tenho a disser é Flagyl pela a minha experiençia. Um comprimido em pó por cada 40 Litros e no dia seguinte TPA, depois mais Flagyl. Assim vão se os parasitas internos.

 

Quanto á alimentação tenho os peixes mais carnivoros do mundo monsters e comem uma dieta variada de comida congelada, marisco, ervilhas e granulado. Acho que a alimentação de um animal se pode habituar com o que se dá. Com os humanos é a mesma coisa não estão habituados a comer insectos mas os índios comem e o estômago deles habituou se assim.

 

Um abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Terminei o ESHA2000 na 6ªf, fiz TPA de 35% no sabado, e iniciei flagellol hoje.

 

Como o macho está com bom ar, com apetite, decidi aplicar o flagellol na comida (artemia congelada).

Dissolvi 1ml do medicamento em 4 cubos de artemia, que vou dar durante 1 semana, aproximadamente.

 

Vamos lá ver como corre, mas o rapaz parece-me bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são boas noticias!!

Espero que se safe bem e que corra tudo pelo melhor.

Neste momento também estou a fazer tratamento com flagyl ao macho Inka e à fêmea Abacaxis que me parecem não se estarem a alimentar. Vamos ver como corre.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que fiz o tratamento com o Flagyl com os peixes ainda a comerem, safaram-se sempre.

Quando deixam de comer ...

 

O uso do filtro UV é sempre benéfico visto que melhora a qualidade da agua, e aguas com boa qualidade reduzem o aparecimento de doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje notei que além do apisto, tenho uma corydora doente.

Reparei que estava muito parada, algo descolorida, com respiração ofegante, e barbatanas um pouco ratadas, como documenta a fotografia....

 

Terá alguma coisa a ver com os flagelados que afectam o Apisto? Que vos parece?

 

corydoente.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele come, aliás, nunca deixou de comer.

Nunca notei grande diferença no comportamento dele.

 

No entanto, mantém-se com os flagelados.

 

Como disse, vou durante 7 dias, dar artemia embebida no Flagellol. Hoje é o 3º dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim dá o flagyl e nao te esqueças de repetir o tratamento 3 dias depois.

 

Isso sao sterbais? Estão muito magrinhas e sem barbilhos... Esse substrato não é o melhor para elas.. Devias experimentar mudar o substrato e dar mais alimentação de fundo depois de apagares as luzes.

 

Boa sorte :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim dá o flagyl e nao te esqueças de repetir o tratamento 3 dias depois.

 

Isso sao sterbais? Estão muito magrinhas e sem barbilhos... Esse substrato não é o melhor para elas.. Devias experimentar mudar o substrato e dar mais alimentação de fundo depois de apagares as luzes.

 

Boa sorte :wink:

 

Sim, são sterbais.

Estão de facto pequeninas, e magrinhas. Não têm desenvolvido nada. Tenho dado dia sim, dia não, pastilhas de fundo. Por vezes courgette. Mas se calhar não é suficiente.

 

Mas o que me preocupa agora, é ter tanto a cory, como o apisto, com as barbatanas ratadas.

Bem, vou completar o tratamento com o flagellol, depois verei o que fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, venho dar novidades sobre o caso.

 

Recordando.

 

Os sintomas que tinha: apatia, barbatanas ratadas e fezes brancas compridas e gelatinosas.

 

Fiz:

-> 3 dias com ESHA2000

-> 8 dias com flagellol misturado na comida

 

Os sintomas actuais são: Muito maior apatia. Passa o dia escondido por baixo de uma pedra. Já parece não ter as tais fezes. Mas tem a barbatana quase destruída...

 

tou com receio, que a condição do peixe se deteriore de repente...

 

Alguma ideia?

 

apistodoente2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais