Um novo ano...Um novo começo...Um novo aquário...


Marco Pinto

Recommended Posts

Ora boas a todos, como neste fim de semana está a decorrer um grande evento na Fil 'PetFestival 2012', passei por lá ontem e como é óbvio dirigi-me a secção da aquariofilia que desde já estava 5*...Quem poder ir não se vai arrepender e ainda pode trazer de lá umas boas lembranças tal como eu fiz ehehe... :laugh2: Agora o meu aqua está mais composto com o musgo que comprei, mas em vez de estar a escrever vou então mostrar o resultado final ;)

 

 

120220121139.jpg

 

120220121134.jpg

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sem duvida que o bicho já pegou :)

 

deita só atenção a "pesca" do filtro para não ficar obstruído pelo musgo, ficava fixe amarrado ao tronco amigo ;)

 

abraços e continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas pessoal, tenho andado com algumas novidades na minha evolução...pois bem hoje tenho mais uma novidade e como e óbvio quero partilhar com vocês...

Tenho novos moradores no aquário, as 'Marias' já prenhas para o meu Guppy e um Platy macho...descansem que vou arranjar uma menina para o solitário ;) Actualizando então a minha fauna...

 

Agora os habitantes são:

  • 6 Tetra Néon
  • 2 Corydoras (Albina e Bronze)
  • 4 Guppys (1macho / 2fêmeas / 1bébé)
  • 2 Caracol Neritina
  • 1 Platy

130220121167.jpg

 

O garanhão anda maluco com as 2 babes ehehe.. :animal_fish:

 

130220121158.jpg

 

O Platy macho, de momento o solitário...

 

130220121165.jpg

 

P.S- Podes crer amigo o macho está bem feliz com as 2 babes ehehe

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou cuidar bem de todos eles, e vou esperar pelos pequenotes, porque depois vai entrar em acção o meu macho eheh...E claro que depois arranjo um bébé da minha criação ;)

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim bebés de platy não me faltam, já tenho 30 e tenho outra fêmea já quase a ter outra vez, a minha safa foi ter feito um aquário "creche" para eles... Eu sou novato nisto e cada vez estou mais entusiasmado com este hobby. Já vou começar a fazer outro aquário, já vou para o terceiro... Qualquer dia a minha maria dá-me um tiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, eu tive de reter o meu Guppy garanhão, andava atrás das fêmeas e já as estava a stressar, agora tenho dentro do aqua de 68L dentro do bettanário que aqui tinha em casa, já que não tenho aqueles suportes que têm ventosas eheh...Agora é esperar que nasçam os bébés em paz LooL...mas estará para breve :) para fazerem companhia a mascote que tenho cá e que anda feliz por entre as plantas e esconderijos do aqua...

 

150220121176.jpg

 

A pequena mascote, um Guppy bébé a desfrutar da bela refeição...

140220121168.jpg

 

Tens razão Kryptoon este hobby é mesmo entusiasmante e dá gosto de fazer, aprender a cuidar e melhorar cada vez mais, proporcionando uma vida feliz aos peixes que temos nos nossos aquas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Kryptoon este hobby é mesmo entusiasmante e dá gosto de fazer, aprender a cuidar e melhorar cada vez mais, proporcionando uma vida feliz aos peixes que temos nos nossos aquas ;)

 

Agora tenho duas guppys quase a ter alevins, a creche vai ficar a pinha... o que vou fazer a tanto peixe... lol Lá vou ter de arranjar outro aquário...

Que alimento é esse que ele está a comer?? Onde arranjo?

Editado por Kryptoon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, antes de mais vou responder aqui ao amigo Kryptoon...Este alimento são umas Tablets bottom da DaJana, basicamente são aquelas pastilhas para os peixes de fundo (Corydoras....) mas todos os meus peixes comem, dou uma vez por outra porque o alimento primário são os famosos flocos ;)

 

 

Agora a minha pequena novidade para vocês, como sabem temos de fazer semanalmente os Tpa's e também os testes da água (os meus coloco logo).. Vou deixar então mais uma foto do que fiz ao aqua, foram pequenas mudanças, mas necessárias (podar as folhas que já estavam velhas, e consegui fazer mais um pé da planta da frente...e espalhar um pouco do musgo)

 

170220121185.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bons dias amigo Rui, e bem vindo ao forum e ao mundo da aquariofilia.

 

Não e necessário nada especifico para a reprodução dos peixes, tens peixes que em 2/3 meses povoam o aquário é o caso dos (Guppys, Platys, Mollys, Espadas) que fazem parte do grupo dos vivíparos (nascem logo alevinos formados) depois tens o grupo dos ovíparos que são os peixes que colocam ovos (Corydoras, Barbos, Néon's)..Tens de ter em atenção que para 1 macho tens de ter 2 ou 3 fêmeas.

 

Em relação ao aquário convém teres um razoável (não sei o tamanho do teu), porque depende do tipo de peixes que queres colocar e a sua quantidade, depois tens de ter um bom filtro e aquecedor termostato para a água. Para a água da torneira um condicionador anti-cloro e suplemento biológico (bactérias benéficas) para depois colocar na água, pois tens de fazer o ciclo do azoto (e o processo biológico em que umas bactérias convertem a amónia em nitritos e outras convertem os nitratos para nitratos), mais tarde vais precisar de um kit de testes para medir estes parâmetros (Ph, Amónia, Nitritos e Nitratos ). Também tens de fazer os TPA's (troca parcial da água do aquário) são cerca de 20% a 30% onde podes depois passar o filtro por ela para retirar o excesso de impurezas.

 

Quanto as plantas que quiseres colocar, tens as naturais e as artificiais, eu optei pelas naturais mesmo para dar um aspecto mais natural para os peixes, também podes colocar pedras, troncos ou raízes já tratadas para criar ambiente e esconderijos..

 

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida podes perguntar ;) e também espero que possas tirar umas ideias deste meu tópico que tenho mantido actualizado para pessoas como tu poderem aprender e evoluir como eu fiz e ainda o faço.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas só uma correcção a produtos de o nosso amigo mencionou que podes "poupar" pois não sabemos a tua carteira :)

 

Condicionador da agua("Anti-Cloro") = a uma solução que é deixar a agua da rede("torneira") a repousar 2 dias, isto quer dizer 2 dias antes de fazeres o tpa pois a agua em garrafões no dia do tpa já não tem cloro nenhum.... é uma solução que muita gente usa...

 

Produtos Bactérias benéficas (Ciclo) = A quem não use também, para isso bastas deitares um pouco de comida de 2 em 2 dias no aquario(pouca), demora mais tempo, mas é uma solução também, se usares algum produto para aceleraras o ciclo é necessário deitar na mesma comida...

 

Quanto aos testes eu não uso, posso dizer que tenho alguns que comprei a tempos e se usei 2 ou 3 vezes foi muito, se deres os devidos tempos e todo for bem feito o que pode ser necessário é o ph e o gh para saber de inicio a tua qualidade de agua.... (mas a lojas que fazem os testes)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Luís e sempre bom contar com as tuas dicas para ajudarmos o pessoal iniciante

 

Tens toda a razão, esses são os procedimentos anti crise lool...e sim também dão resultados, de inicio também os fiz e o aquário teve sempre bem. E também e o método para não gastar muito anti-cloro caso se tenha em casa, a que ser poupado nestes tempos que correm ;)

Quanto aos testes só em ultimo caso, pois houver o cuidado de limpar a sujidade com o camaroeiro e podar as plantas mais envelhecidas não a grandes riscos de aumentar as matérias não desejáveis..

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ora muito boas tardes ao pessoal deste forum...eu sei que tive afastado algum tempo, e talvez pensassem que já tinha desistido desta 'febre' da aquariofilia, mas nada disso tenho estado de tal maneira empenhado que já acrescentei mais um aqua aqui em casa eheh..

Em breve posto umas fotos do meu aqua master que também sofreu umas modificações..Mas para deliciar a vossa curiosidade pelo novo aqua, que é nem mais nem menos que o pequeno grande reino de 4 Escalares e um camarão vidro..

 

Este aqua tem capacidade de 20L, contem um termóstato tropico 25W da wave, um filtro de cascat da boyu e como iluminação candeeiro ajustável ao aqua cosmos 20W também da wave . Esta decorado com areão preto e na decoração tem uma dragon stone rodeada por pequenos seixos de rio..

 

Em relação a flora tenho:

  • Musgo de Java

Em relação a fauna tenho:

  • 2 Escalares Zebra
  • 2 Escalares Koi
  • 1 Camarão Vidro

190320121370.jpg

 

Um dos 1º a conhecer o seu espaço juntamente com o camarão..

 

020520121477.jpg

 

 

110620121662.jpg

 

 

As mais recentes chegadas dos 3 escalares...

 

090620121658.jpg

 

 

 

Espero este pequeno mundo possa ajudar os indecisos na montagem do 1º ou que sabe de um de muitos aqua's pois a simplicidade por vezes também fica bem como tela num aqua ao nosso gosto..

 

Cumprimentos

Marco Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas posso querer vender algum ou não! Logo se vê, ate agora tenho tudo muito bem cuidado e estão bem de saúde...Eu também estou a par de varias coisas até porque não são os únicos peixes que tenho...Aliás o meu tópico tem a minha história......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas pessoal!!! Já sei, andei desaparecido é verdade mas não deixei o bichinho dos peixes e dos aquários...Mas para me redimir vou postar umas imagens da evolução que o master aqua já teve como por exemplo novos condóminos e algumas plantas novas..

 

39886430225201986033822.jpg

 

Nesta foto já não tinha Musgo de Java, que retirei devido ao mesmo se estar a desintegrar e a causar sugidade no fundo do aqua. Actualmente as Elodeas e os Trevos também não constam na paisagem, mas vou mostrar mais umas fotos....

 

52752033611634647390545.jpg

 

Nesta foto aparece mais uma das mudanças, os meus 2 Escalares que cresceram em tempos no meu aqua de 20L juntamente com mais 2 que entretanto vendi, pois já estavam grandes e se fossem para o aqua de 68L destabilizavam o equilibrio existente, ficando com estes 2 belos exemplares:

  • Escalar Zebra
  • Escalar Mármore

 

57690536202959721591319.jpg

 

Actualmente o meu Escalar Zebra numa exibição, mostrando o seu tamanho como que sabendo que estava a ser fotografado.. :cool2:

 

 

54079036202965721590755.jpg

 

Aqui está o quadro original de como tenho o aqua actualmente, as novidades como já mencionei de inicio é o aparecimento de novas plantas como os Fetos de Java, a Anubia Gigante e Anubia Anã.. E os novos moradores são um casal de Espadas e 2 Platys que conseguiram sobreviver no aqua de 20L...

 

58083236203782721509011.jpg

 

Aqui está um dos dois pequenotes na mansão que é o aqua de 68L, onde estão a crescer a seu tempo e em paz apesar de ter os 2 "Gigantes" Escalares que como cresceram em conjunto com os restantes peixes deste aqua não lhes fazem mal nenhum, nem no periodo de alimentação..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco,

 

Antes de mais, deixa-me dizer duas coisas.

Primeiro, não sou grande especialista (como comprovam os meus aquarios), logo não leves muito a sério as minhas opiniões.

Segundo, evoluíste bastante desde o inicio do tópico.

Posto isto, o que eu não gosto muito e mudava:

-> O filtro que aí tens é um mamarracho, se puderes tenta trocar por um filtro externo (ex. eheim 2211)

-> Tens uma misturada de pedras. Eu gosto de layouts com pedras, mas sempre do mesmo tipo. Podias por exemplo deixar apenas as pedras mais escuras, creio ser basalto.

-> Tens uma salganhada de peixes. O espaço é curto, devias-te concentrar talvez apenas nos cardinais nos escalares enquanto cabem, e pouco mais.

 

De um modo geral a montagem não está muito coerente, digamos assim. Os elementos do aquario não estão em harmonia, não combinam.

 

Bem, espero ter ajudado. Abraço e força aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.