Um novo ano...Um novo começo...Um novo aquário...


Marco Pinto

Recommended Posts

Bem eu neste meu tópico gostava de mostrar a toda a gente o que se pode fazer com algum conhecimento, empenho e muita dedicação na iniciação do mundo que e a aquariofilia, podemos conseguir bons resultados. Quero agradecer as pessoas que me deram umas dicas pela positiva, uma e de fora e outras conheci neste forum ;). Mas ainda estou a aprender, porque cada dia que passa surgem coisas novas, e vamos aprendendo e melhorando com o que construímos.

 

 

25122011867.jpg

 

 

Bem aqui fica a imagem do meu primeiro aquário de 20L, cujos habitantes eram:

  • 1 Betta Splendens (Peixe Combatente)
  • 1 Colisa (Colisa Lalia)
  • 1 Corydora Albina
  • 3 Tetra Néon
  • 1 Nariz-de-Bêbado

Em relação a flora tinha:

  • Elodea
  • Echinodorus

Estava tudo bem, os peixes dava-se uns com os outros, até ao dia em que cometi um grande erro de lavar o filtro com água da torneira em vez de o ter lavado com a os 20% de água retirada do aquário (volume total a retirar).

O que por sua vez degradou o equilibrio das bactérias benéficas existentes na esponja do filtro e causou o aparecimento das doenças nos peixes que lhes causou a morte...O Nariz-de-bêbado com uma infecção de pontos brancos (Íctio), a Colisa com pontos brancos e doença de veludo (oodiniose) e o Betta com doença de veludo que o deixou com as barbatanas esfarrapadas e com uma especie de algodão**

(**Tenho um post no tópico, com a imagem do Betta.. http://www.aquariofi...ic=184421&st=25)

Passaram umas semanas e os sobreviventes estavam bem e pensei em arranjar um novo aquário e começar tudo da estaca 0, com calma para que tudo fose feito de maneira a que o resultado final ficase 5* 8).

 

 

40154849.jpg

 

 

Comprei um kit aquário de 68L, já com filtro bio power 260 com adaptador pra o aquecedor termóstato, o areão a raiz pra dar um efeito mais real ao aquário e aqui esta a 1º foto, depois foi so introduzir as plantas e consecutivamente os peixes, mas sempre a respeitar o ciclo.

 

70138466.jpg

 

 

Agora os habitantes são:

  • 3 Tetra Néon
  • 2 Corydoras (Albina e Bronze)
  • 1 Platydoras costatus
  • 1 Caracol Neritina

E em relação a flora:

  • Elodea
  • Echinodorus
  • Cryptocoryne

Aqui ficam algumas imagens dos habitantes do aquário... :animal_fish:

 

 

 

46983467.jpg

 

 

 

96361399.jpg

 

89775326.jpg

 

 

62842185.jpg

 

40345995.jpg

 

 

Espero que gostem, agradeço comentários e críticas que queiram fazer. :character0050:

Com os melhores cumprimentos :animal_fish:

 

Marco Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde estou não consigo ver fotos mas posso dizer o seguinte:

 

- A Colisa é um peixe que se deve manter o casal e não apenas um

- Os tetras devem ser mantidos num grupo mínimo de 6 ou 7

- As Corys também são peixe de cardume. Em vez de teres duas de espécies diferentes deverias arranjar 4 ou 4 da mesma espécie

- As Platydoras costatus são peixes engraçados, mas estás consciente que chegam a atingir 20 cm não estás?

 

Para já foi a parte má, logo quando conseguir ver as fotos digo as partes boas (ou não) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida alguma que melhoraste imenso. Parabéns. Estou plenamente de acordo com o que o Jorge disse, podes e deves ter mais neons e corydoras juntos (as corydoras devem ser da mesma espécie).

 

Podes também colocar musgo de java agarrado as pedras e ao tronco para os ir cobrindo e dar um efeito mais natural ao mesmo tempo que acrescenta verde ao aqua =D

 

Mas os progressos foram realmente grandes, força nisso e vai colocando fotos

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

 

Agradeço a informação e critica mesmo não vendo as imagens, mas como disse atrás a Colisa que tinha morreu e não fazia sentido comprar a fêmea sem o macho.

Quanto aos Tetras vou comprar os restantes pra fazer o cardume.

As corydoras pelo que me informaram desde que estejam 2 no minimo não a problema.

Quanto a platydora não á problema se crescer, pois arranjo comprador ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Manik48, sem dúvida que melhorei e tal como disse, vou aprendendo cada dia que passa...

Vou ter de formar o cardume dos Tetra Néon e arranjar o musgo de java para dar um ar ainda mais natural.

 

E claro vou manter o tópico actualizado com fotos pra que possam ver a minha evolução ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que é preciso. A malta quer é fotos :D hehehe abraço e quando tiveres novidades avisa

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que vejo as fotos....Tcharammmmmmmmm,

 

Grande evolução!!! Parabéns!!!!

Sabe bem ver que não andámos a falar para o "boneco".

Em relação às Corys, eu acho que devem ser da mesma espécie. Tenta trocar a albina, perde beleza nesse fundo branco.

 

 

Próximo passo

 

Comprar um Eheim 2211 e retirar o filtro interno, isto é se a "troika" aí de casa deixar :)

 

De resto parece-me bem

 

Isso é que era. O filtro interno além de te dar mais trabalho a limpar, faz-te perder um litro de água no aquário. O externo, além de mais fácil manutenção, não perdes um litro e ainda ganhas os litros do balde.

 

Estéticamente, mudava esse termómetro para uma lateral do aquário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabéns amigo... já sabes a minha opinião, mais um de muitos casos de sucesso ;)

 

é bom ver pessoas assim a evoluir, dar um melhor bem estar aos habitantes, sei que nem toda a gente pode mas devemos pensar e pesquisar antes de ter um, o gesto também é bom em agradecer ao pessoal com este post ;)

 

Concordo com tudo que foi dito em cima, em relação aos peixes aumenta mesmo os cardumes atenção a não ires comprar tudo de uma vez só...

 

Em relação ao filtro também sou da opinião do externo, mas já sei que a troika não deixa mas com o tempo vais juntado umas massas e ta feito ;)

 

abraços e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Minha opinião:

 

- colocava no vidro traseiro um fundo preto, ou então azul (podes fazer isso com cartolina, plastificas e tá andar)

- quando esse tronco que está com a pedra por cima, afundar de verdade, testava várias posições, tiravas melhor proveito da beleza dele, numa outra forma/posição.

- como diz o Manik48, mais verde para dar mais cor/vida (anubias, fetos de java....)

- quanto aos peixes, tenta respeitar a regra dos peixes de cardume,...vais ver que terás um comportamento mais natural.

- relativamente as pedras, tenta enterrar no areão (ar mais natural), não pouses simplesmente no areão.

 

e força nisso. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São membros como tu que dão gosto ao pessoal que vai acompanhando;)

Soubeste ouvir, raciocinar e evoluir por ti mesmo, parabéns.

 

Não me vou alongar em criticas pois penso que a questão do filtro e das especies já estão realçadas pelos colegas, faço te apenas a sugestão de obteres um pouco mais de flora para melhorares o layout.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as dicas, mas isto agora esta complicado, houve um contratempo a nivel profissional e por muito que custe a que ter calma nesta altura, melhores dias virão.. Mas assim que houverem novidades eu posto as fotos ;)

 

Cumprimentos

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tal como prometido amigo Marco

 

esse betta era lindíssimo, foi pena o que aconteceu... mas estás a fazer um bom trabalho. são casos destes que fazem crescer os forúns, onde as pessoas colocam dúvidas, e sabem ouvir as sugestões, e principalmente as críticas. :offtopic: há aqui 4 membros que sabem ao que me estou a referir....

continuando,

 

Agora os habitantes são:

  • 3 Tetra Néon - colocava mais 7 = total 10
  • 2 Corydoras (Albina e Bronze) - colocava mais uma de cada, ou arranjava novo dono para uma delas e comprava 3 da que que ficava

E em relação a flora:

  • Elodea
  • Echinodorus
  • Cryptocoryne
  • acrescentava musgo de java nas rochas

qual é a potencia da luz que tens no aqua. se tiveres testes faz um teste à agua e coloca os resultados para a malta avaliar.

 

mais uma vez parabéns, estás no bom caminho

 

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente contigo Rogerio e acredita que foi das afirmações onde mais me revi com o que eu penso.

Membros assim, que expõem a suas dúvidas, são pacientes, educados, esforçam se, e tentam seguir aquilo que lhes dizemos, dão gosto de acompanhar.

O Marco Pinto é um exemplo nesse sentido.

Já houve muitos debates neste fórum sobre estes assuntos, infelizmente já perdemos membros bem válidos e com grande conhecimento devido a membros que aqui chegavam e ainda chegam e que apesar de pedirem dicas, sabem tudo e mais alguma coisa o que leva inevitavelmente a confusões.

Eu pessoalmente o que mais me aborrece são situações do estilo:

 

"Oix, tenho quato guppies, pexixo de os engravidari cumo façu?" - Isto é português?

 

Ou,

 

"Tenho dois escalares doentes, têm as barbatanas esfiapadas, como os trato?" - E o Bom dia? E o obrigado? Somos criados de alguém?

temos ainda aqueles que escrevem,

"URGENTE, PRECISO DE AJUDA PORQUE TENHO UMA FOLHA AMARELA NA MINHA ANUBIA" - E eu fico a pensar, mas isto são as urgências?

 

Depois temos os meus preferidos, que são aqueles que vêm com dúvidas mas passado duas ou três respostas, afinal até já sabem mais do que nós e quase sempre tornam se arrogantes e teimosos, mas esses não têm totalmente culpa, porque existe sempre quem os defenda infelizmente.

 

Estas situações, existem, sempre existiram, e infelizmente vão sempre continuar a existir.Ainda por cima na sua maioria, são elementos que em NADA contribuem para o fórum, só vieram aqui pedir ajuda e nunca mais cá metem os pés.

 

 

Off Tópic

Penso que sei quem são 3 dos membros, pelo menos a nível de criticarem estou bem a ver o trio odemira, "conflituosos", "arrogantes", "fanfarrões" e com a mania, se estou a pensar bem, orgulho me em ser um deles.

 

 

Só um pequeno reparo a nível fauna, na minha opnião penso que seria preferivel meter 4 corydoras da mesma especia, tenho a certeza que a loja onde os comprou, troca uma das especies, pela outra especie existente;)

 

 

 

 

Grande abraço Rógerio, gosto de seguir os teus posts:)

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo Rogério

É muito bom receber dicas e comentários ao trabalho que tenho feito, tem sido a pouco e pouco mas e como tem de ser..Ainda por mais que isto está mau de €, mas vai melhorar, a que ter pensamento positivo e até la manter o meu aquário e os respectivos residentes :)

 

Mas sim ja pensei em aumentar o cardume dos Tetra Néon e colocar mais verde ao aquário, mas agora a que ser paciente...Quanto a potência da minha luz e de 15W, quanto aos testes aguardo ter alguns € pra comprar o kit completo dos testes e depois colocar os resultados aqui ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Off Tópic

Penso que sei quem são 3 dos membros, pelo menos a nível de criticarem estou bem a ver o trio odemira, "conflituosos", "arrogantes", "fanfarrões" e com a mania, se estou a pensar bem, orgulho me em ser um deles.

 

 

Só um pequeno reparo a nível fauna, na minha opnião penso que seria preferivel meter 4 corydoras da mesma especia, tenho a certeza que a loja onde os comprou, troca uma das especies, pela outra especie existente;)

 

 

 

 

Grande abraço Rógerio, gosto de seguir os teus posts:)

 

desculpa marco mas + um pouco de off-topic:

amigo julius, obrigado pela simpatia, ainda para mais estou cá a pouco tempo, mas graças a ti a a mais uns poucos, parece que já cá ando a muito... lool

 

agora "in-topic"

 

também pensei em sugerir para ele "trocar" a cory na loja onde comprou por outras da especia que ficou, mas depois esqueci-me... bem lembrado

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo Rogério

É muito bom receber dicas e comentários ao trabalho que tenho feito, tem sido a pouco e pouco mas e como tem de ser..Ainda por mais que isto está mau de €, mas vai melhorar, a que ter pensamento positivo e até la manter o meu aquário e os respectivos residentes :)

 

Mas sim ja pensei em aumentar o cardume dos Tetra Néon e colocar mais verde ao aquário, mas agora a que ser paciente...Quanto a potência da minha luz e de 15W, quanto aos testes aguardo ter alguns € pra comprar o kit completo dos testes e depois colocar os resultados aqui ;)

 

Cumps

 

em relação aos teste vê isto: http://www.aquaristi...t-set-Test-box/

PS: esqueci-me dos créditos desta dica (by Jorge Ferreira in outro tópico..loooll ;) )

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim queremos fotos:)

 

Rogério, tudo que tu aprendes e evoluies, é por ti mesmo, as pessoas podem te dar umas luzes, mas és tu que as acendes e as manténs, acredita nisso porque o potencial é teu.

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem as únicas alterações e o crescimento das plantas, mas a pedido de algum pessoal vou por umas fotos ehehe ;)

 

 

25012012968.jpg

 

 

Os moradores apresentam boa saúde e estão muito contentes com o reino deles, vasto e com buracos pra explorar e esconder...

 

25012012972.jpg

 

 

Espero que gostem e continuem a deixar comentários, porque e assim que nos ajudamos e aprendemos uns com os outros com dicas, de resto e fazer os TPA's nós mesmos e depois expor o resultado do trabalho e dedicação....

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tuas elodeas não estão enterradas pois não? E as anubias também não certo?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.