DIY-Esquema de movel de madeira...AJUDA


Recommended Posts

Boas,

 

consegui convencer o meu pai a pedir a um amigo que trabalha com madeiras um movel...ele dame as madeiras e eu monto...

Agora e o seguinte:

 

cheers De que espessura tem que ser a madeira para aguentar cerca de 350KG

:) Um esquema que aguente bem 100x50cm (Comp.xLarg.)

:P A altura do movel tem alguma coisa a ver com o peso?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Não te aconselho a fazeres o móvel por ti mesmo cheers

Eu acho que para um aquário desse peso é mais indicado uma estrutura metálica, ou mais maciça do que simples madeira.

Não que te queira desencorajar, mas olha que trabalhar com madeira não é assim tão fácil. Ainda é preciso alguma prática. Construir calhas em madeira não é o mesmo que construir um móvel para aguentar 350 quilos.

E já agora para um aquário desse tamanho, se fosses a usar madeira, não convinha que fosse aglomerado. Convinha que fosse madeira maciça que é muito mais cara. Em termos de espessuras é um bocado difícil de dizer algo em concreto, visto a gente não saber que tipo de móvel tens em mente. Se tem vigas de reforço ou não. Se queres ter uma Sump, etc... só vendo o projecto.

Acho que te fica muito mais fácil mandares fazer o móvel, especificando tu para que é que ele vai servir, o peso que tem de aguentar, etc...

 

Não é para te desmoralizar... mas nestas coisas mais vale jogar pelo seguro. Pelo menos é o que eu penso :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu so vou meter ao lado ou debaixo do movel um filtro externo...mais nada...

não quero portas nem nada...que so memo um DIY...

e não vou contruir o movel sozinho...so se fosse maluco cheers

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! Em primeiro lugar quero dizer que concordo com o ivanpantz... a última coisa que deves querer é acordar com o som do aquario e do móvel a partir-se em mil bocadinhos! :P

mas eu compreendo-te bem porque também tenho o bichinho das construções... eu construi o meu proprio aquario do nada e tive que reforçar o móvel onde ele está porque o tampo estava a rachar com o peso... :?

(o móvel é de pinho massiço e está "apenas" com alguns 150 Kg em cima... estou a contar com o peso de tudo mesmo (água, areão, pedras, aquario, equipamento, embalagens de comida... tudo mesmo... cheers ))

no entanto acabei agora mesmo de fazer um esquema simples no paint...

 

ATENÇÃO: nunca foi testado. não sei se é estavel.

 

de qualquer forma aqui tens... espero que te sirva de alguma ajuda...

 

(conselho: convida 3 ou 4 amigos para subirem para cima do móvel antes de pores o aquario la de cima :) )

 

esquema.jpg

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Boas,

 

consegui convencer o meu pai a pedir a um amigo que trabalha com madeiras um movel...ele dame as madeiras e eu monto...

Agora e o seguinte:

 

cheers De que espessura tem que ser a madeira para aguentar cerca de 350KG

:twisted: Um esquema que aguente bem 100x50cm (Comp.xLarg.)

:) A altura do movel tem alguma coisa a ver com o peso?

 

Respondendo às questões:

 

:) Se fôr madeira maciça: 26mm é suficiente; se não fôr: não te metas nisso!

 

:) Mais importante que o material é o desenho da estrutura. Recomendo duas tábuas com as dimensões do aqua, uma para baixo e a outra para cima. As tábuas verticais são as mais importantes pois são estas que vão suportar o aquário. Tens que ter travamentos transversais e longitudinais, respectivamente: tábuas ao longo da largura que impedem o movimento trás-frente e tábuas ao longo do comprimento que impedem o movimento para os lados. Todas as tábuas devem estar muito bem fixas entre elas.

 

:) Tem tudo a ver: quanto mais alto fôr o móvel menos resistência terá.

 

O esquema do ZANITO é eficaz, mas acho que as tábuas verticais deviam ir até às pontas.

 

O do [_SkAzI_] parece-me resistente mas também tem o (possível) problema do do ZANITO e acho que devia ter uma tábua por baixo que ajudasse a consolidar a estrutura.

 

Boa sorte no TEU projecto e vai dando notícias! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se virem o projecto do zanito, as taboas que tão no meio (as do comprimento) acho que são demasiado pequenas...não achariam melhor prolongalas?O comprimento total do aquario?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já li que queres um móvel simples e sem portas, etc. mas deixo aqui uns endereços que te podem dar umas ideias e ajudar a construir algo mais resistente e seguro.

 

Uma página em espanhol, que descreve a construção de um móvel em aglomerado, com medidas próximas das que pretendes.

http://www.geocities.com/acuariogratis/bri...olaje/mesa.html

 

E o respectivo esquema para aproveitamento da prancha completa:

http://www.geocities.com/acuariogratis/bri...laje/mesa2.html

 

E uma outra página em inglês, com uma descrição e fotos bastante pormenorizada (se bem que eu não concorde com a ideia dos 6 pés de apoio - parecia-me melhor se o móvel ficasse sem eles e apoiasse no chão a todo o comprimento). Lembra-te que as medidas desta página estão em polegadas e que qualquer adaptação deste esquema, passa pela respectiva conversão para centímetros.

 

http://www.piranha-fury.com/information/de...lt.php?id=stand

 

Boa sorte e se fores em frente, quando puderes coloca umas fotos da obra realizada.

 

Cumps,

 

Carlos Silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhava-te um do genero que esta no link em inglês.

de qualquer forma podes procurar neste forum, faz pesquisar por stand

 

 

fichttp://www.cichlid-forum.com/phpBB/viewforum.php?f=3

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

esse link parece estar mal... :D

Mas ainda tenho a tal duvida:

 

se virem o projecto do zanito, as taboas que tão no meio (as do comprimento) acho que são demasiado pequenas...não achariam melhor prolongalas?O comprimento total do aquario?

 

O que acham disto?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se virem o projecto do zanito, as taboas que tão no meio (as do comprimento) acho que são demasiado pequenas...não achariam melhor prolongalas?O comprimento total do aquario?

 

as tábuas do meio so dão estabilidade ao movel, não são elas que suportam o peso, é so para o móvel não andar desengonçado. As laterais essas sim é que convem serem até a ponta, não as fiz até a ponta porque não era preciso no meu caso.

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para teres uma ideia do movel do meu aquario, que tem apenas 5 placas verticais de 20mm cada (em aparite) e consegue suportar:

 

- Aquário com 200x5ox65 com vidro 12mm, = 100kg

- Areão = 70Kg

- 550 litros de agua = 550Kg

- filtros, plantas, galeria, peixes = 20kg

 

Enfim seguramente estão 750Kg aprox. a serem suportados por apenas 5 pranchas verticais. E isto sem contar com o que está nas prateleiras.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]consegui convencer o meu pai a pedir a um amigo que trabalha com madeiras um movel...ele dame as madeiras e eu monto...

Boas

 

Já tens vários conselhos importantes e por isso só te vou dar mais um que acho que ninguem referiu e é fundamental quando falamos de madeira.

 

Tens que ver se a madeira está seca (e não verde) e se está impermeabilizada.

 

A madeira verde, tende a empenar com o peso colocado em cima e se a distribuição de peso não for uniforme podes ter problemas sérios, gerando pontos de pressão no vidro do fundo do aquário.

 

A questão da impermeabilização é importante pois por muito cuidado que tenhas vais ter sempre salpicos de água no móvel.

Se a madeira for impermeável tudo bem, passas um pano e pronto. Mas se não for, ela vai impregenar a água e ao fim de algum tempo pode começar a empenar ou a apodrecer.

Isto leva como é obvio algum tempo, normalmente anos, mas um aquário de 100*50 também não é um aquário que ande a mudar de um lado para o outro constantemente e por isso deves ter alguma atenção a este pormenor.

 

Jogando pelo seguro fazes como eu fiz... crias uma estrutura em metal e forras a madeira :)

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pessoal,

 

Aqui estão as fotos do móvel do meu aquario:

na 1ª foto dá para ver as 5 pranchas verticais

na 2ª foto dá para ver a espessura da madeira prensada de folheada a faia

 

Mas atenção não sei se entederem bem, o móvel não foi feito por mim pertence ao aquário. Eu apenas quis demonstrar que a madeira aguenta mais do que aquilo que nós pensamos. É claro que nós não temos a experiencia dos construtores de aquários e por isso é preferivel aumentarmos a margem de segurança quer dos móvel quer dos aquários.

 

aaDSCF1775.jpg

 

aaDSCF1777.jpg

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://geocities.yahoo.com.br/aquarioland2...vel_aquario.htm

 

Vê este link acho que o movel é mto bom e estetico! é um pouco complicado a construçao acho eu!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mas rui, o meu aquario não vai ser assim tão grande como o teu...

E so uma coisa...devido a não ter um filtro muito potente e não ter dinheiro para comprar outro vou fazer o aquario de 100x45x60cm=270L...Ou seja, o movel tambem vai ser mais estreito...eu gosto muito do movel do zanito, mas tou inseguro porque não sei se o movel aguenta a distribuição de peso do aquario...agora o projecto do rui...tambem gostei...mas não sei se tem alguns incovinientes... :(

Vou por 40 a 60kg de areão e bastante granito e troncos...

O que acham...qual e que devo montar?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ainda tens a minha ideia!

 

Em termos de pesso distribuido acho mto bom!! vê este link!

 

http://geocities.yahoo.com.br/aquarioland2...vel_aquario.htm

 

explica mto bem os passos que deves seguir!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

[stR], de facto o esquema que apresentei é mais complexo do que o dos restantes users, no entanto o do ZANITO pareceu-me bastante fiavel e estavel mas com um senão... Ele usou faia, o que, (na minha humilde e insignificante opinião), significa pouca solidez... se queres um movel bom, faz um igual mas com madeira de pinho, ou algo parecido... desde que seja massiço... :) Eu prefiro não arriscar e saber que posso contar com algo forte e resistente... :D Tambem é verdade que nas lojas se vêm moveis feitos do mesmo material e muito mal concebidos... mas eu não confiaria o meu aquario a nenhuma loja... ;)

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres um movel bom, faz um igual mas com madeira de pinho, ou algo parecido... desde que seja massiço...

Permite-me discordar.

 

A madeira de pinho que se vende por aí é de fraca qualidade e muitas das vezes verde, o que significa problemas de arqueamento no futuro.

Quando aos contraplacados nem todos são frágeis... O contraplacado, não confundir com a madeira prensada ou aglomerado, é muito resistente.

 

Aliás, contraplacado maritimo é das melhores opções para moveis de aquário , pois além de extremamente resistente é próprio para uso em ambientes com água e pode ser molhado à vontade.

O problema é que não é um material barato, mas madeira de qualidade também não é.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me discordar.
Claro! Sempre! :)

 

         A madeira de pinho que se vende por aí é de fraca qualidade e muitas das vezes verde, o que significa problemas de arqueamento no futuro.

 

Pois... concordo... Temos sempre que saber muito bem onde adquirir os materias...

 

        Quando aos contraplacados nem todos são frágeis... O contraplacado, não confundir com a madeira prensada ou aglomerado, é muito resistente.

        Aliás, contraplacado maritimo é das melhores opções para moveis de aquário , pois além de extremamente resistente é próprio para uso em ambientes com água e pode ser molhado à vontade.

O problema é que não é um material barato, mas madeira de qualidade também não é.

 

Deves ter toda a razão do mundo! :D não precebo grande coisa de madeiras... tá visto... ;) é para isso que aqui estamos!

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.