Recommended Posts

Publicado

Tenho uns neons pretos que parecem estar a ganhar um pouco de ictio, mas não perderam nem o apetite e não se rossam em lado nenhum, será que só oxigenando a água um pouquinho eles «curam-se» sem ter que administrar remédio? Eles já estão assim já há uns 3-4 dias e não mostram sinais nem de melhora nem de piorarem. O que é que me aconselham?

Obrigado

Fish

Publicado:

Experimenta aumentar a temperatura da água para cerca de 30º. Ajuda bastante! :?

Se não piorarem não deve ser necessário usar medicamentos, o que é sempre preferível, mas pelo sim pelo não aconselho-te a ter um medicamento à mão: está provado "cientificamente" que nestas situações eles pioram aos Domingos à noite, quando não há lojas abertas... :?

Publicado:

boas

tal como ja foi dito aumenta a temp para 30 ou 31 e aumenta a oxigenaçao da agua que eles deverao ficar bons.o ictio e mt facil de curar sem administrar medicamentos e assim n tens gastos com medicamentos mem com carvao, n poes quimicos na agua e os peixes eventualmente irao ganhar resistencias por si proprios.

abraços

abraços

Publicado:

Só uma dúvida, isso não vai destabilizar o meu aquário? Li que as algas preferem temperaturas altas.

Outra coisa, em quanto tempo mais ou menos os peixes vão melhorar?

Mto obrigado

Fish

Publicado:
Só uma dúvida, isso não vai destabilizar o meu aquário?

Se o aquário estiver bem ciclado (e tiveres uma boa colónia de bactérias) não vais ter problemas. Além disso muitos destes medicamentos não afectam o filtro.

Outra coisa, em quanto tempo mais ou menos os peixes vão melhorar?

Depende... Se recorreres a medicamentos demora menos que através do método tradicional (só aumento de temperatura).

Aponta sempre para 15 dias ou mais. Além disso, mesmo depois de desaparecerem os pontos deves manter a temperatura alta mais uns dias.

Li que as algas preferem temperaturas altas.

Nunca ouvi tal coisa... :P será?

Eu tenho o meu aquário nos 30º e não tenho algas... :?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Eu só digo isto porque tenho vindo a reparar num «surto» de algas filamentosas que tem aparecido no meu aquário. Não sei se "vem de trás" ou se foi de aumentar a temperatura. Cada caso é um caso, cada aquário tem as suas manias, por assim dizer :P , mas o meu teve sempre nos 25, daí a minha dúvida. Já expus um tópico em algas para ver o que que me diziam mas até agora, nada. Já que falamos no assunto, sendo ou não temperatura, será que me podem dizer a que se deve este aparecimento de algas? Obrigado por tudo.

Cumprimentos

Fishh

Publicado:
Já que falamos no assunto, sendo ou não temperatura, será que me podem dizer a que se deve este aparecimento de algas?

Má iluminação, por exemplo. :?

Pode estar na altura de trocar de lâmpadas.

Excesso de fosfatos ou nitratos.

Plantas pouco saudáveis. Se não consomem fosfatos e nitratos mais sobra para as algas.

Vê se já não estará na altura de mudares as lâmpadas e faz umas trocas valentes de água que ajuda.

Da última vez que tive algas (filamentosas e pretas (tipo tufos de pelo)) no meu aquário foi por causa das lâmpadas estarem velhas. Depois das algas se instalarem... meu amigo... :P

Convém atacar logo no início.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

É impossível ser das lâmpadas porque o balastro nem um mês têm, se já tivessem «gastas» :D . Maneira que ou é de facto como dizes dos nitratos ou fosfatos. Dos nitratos tb não deve ser porque fiz um teste e deu indetectável logo tem que ser dos fosfatos. Como é que posso então acabar com o excesso de fosfatos? Eu faço mudanças de água todas as semanas de 25%, tenho montes de plantas, não abuso na comida. Devo fazer então mais mudanças de água e indo raspando-as? há algum peixe que dê conta do recado? eu já tenho um raspador de algas siamês mas ele pelos vistos não dá conta do recado.

Muito Obrigado

Fish

Publicado:
É impossível ser das lâmpadas porque o balastro nem um mês têm, se já tivessem «gastas»  :)

O que interessa (mais) é quanto tempo têm a lâmpadas. Também têm 1 mês?

Como é que posso então acabar com o excesso de fosfatos? Eu faço mudanças de água todas as semanas de 25%, tenho montes de plantas, não abuso na comida. Devo fazer então mais mudanças de água e indo raspando-as? há algum peixe que dê conta do recado?

aqui.

As plantas consomem os fosfatos. Com TPA's também os removes.

Podias trocar mais água. Penso que seria melhor fazer 2 ou3 TPA's durante a semana em quantidades mais pequenas.

Dá uma vista de olhos no sub-fórum dos plantados. :)

Cumprimentos,

Nuno