Curar ou deixar curar?


fish

Recommended Posts

Tenho uns neons pretos que parecem estar a ganhar um pouco de ictio, mas não perderam nem o apetite e não se rossam em lado nenhum, será que só oxigenando a água um pouquinho eles «curam-se» sem ter que administrar remédio? Eles já estão assim já há uns 3-4 dias e não mostram sinais nem de melhora nem de piorarem. O que é que me aconselham?

 

Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta aumentar a temperatura da água para cerca de 30º. Ajuda bastante! :?

 

Se não piorarem não deve ser necessário usar medicamentos, o que é sempre preferível, mas pelo sim pelo não aconselho-te a ter um medicamento à mão: está provado "cientificamente" que nestas situações eles pioram aos Domingos à noite, quando não há lojas abertas... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tal como ja foi dito aumenta a temp para 30 ou 31 e aumenta a oxigenaçao da agua que eles deverao ficar bons.o ictio e mt facil de curar sem administrar medicamentos e assim n tens gastos com medicamentos mem com carvao, n poes quimicos na agua e os peixes eventualmente irao ganhar resistencias por si proprios.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma dúvida, isso não vai destabilizar o meu aquário?

Se o aquário estiver bem ciclado (e tiveres uma boa colónia de bactérias) não vais ter problemas. Além disso muitos destes medicamentos não afectam o filtro.

 

Outra coisa, em quanto tempo mais ou menos os peixes vão melhorar?

Depende... Se recorreres a medicamentos demora menos que através do método tradicional (só aumento de temperatura).

Aponta sempre para 15 dias ou mais. Além disso, mesmo depois de desaparecerem os pontos deves manter a temperatura alta mais uns dias.

 

Li que as algas preferem temperaturas altas.

Nunca ouvi tal coisa... :P será?

 

Eu tenho o meu aquário nos 30º e não tenho algas... :?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só digo isto porque tenho vindo a reparar num «surto» de algas filamentosas que tem aparecido no meu aquário. Não sei se "vem de trás" ou se foi de aumentar a temperatura. Cada caso é um caso, cada aquário tem as suas manias, por assim dizer :P , mas o meu teve sempre nos 25, daí a minha dúvida. Já expus um tópico em algas para ver o que que me diziam mas até agora, nada. Já que falamos no assunto, sendo ou não temperatura, será que me podem dizer a que se deve este aparecimento de algas? Obrigado por tudo.

 

Cumprimentos

Fishh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que falamos no assunto, sendo ou não temperatura, será que me podem dizer a que se deve este aparecimento de algas?

Má iluminação, por exemplo. :?

Pode estar na altura de trocar de lâmpadas.

Excesso de fosfatos ou nitratos.

Plantas pouco saudáveis. Se não consomem fosfatos e nitratos mais sobra para as algas.

 

Vê se já não estará na altura de mudares as lâmpadas e faz umas trocas valentes de água que ajuda.

Da última vez que tive algas (filamentosas e pretas (tipo tufos de pelo)) no meu aquário foi por causa das lâmpadas estarem velhas. Depois das algas se instalarem... meu amigo... :P

 

Convém atacar logo no início.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impossível ser das lâmpadas porque o balastro nem um mês têm, se já tivessem «gastas» :D . Maneira que ou é de facto como dizes dos nitratos ou fosfatos. Dos nitratos tb não deve ser porque fiz um teste e deu indetectável logo tem que ser dos fosfatos. Como é que posso então acabar com o excesso de fosfatos? Eu faço mudanças de água todas as semanas de 25%, tenho montes de plantas, não abuso na comida. Devo fazer então mais mudanças de água e indo raspando-as? há algum peixe que dê conta do recado? eu já tenho um raspador de algas siamês mas ele pelos vistos não dá conta do recado.

 

Muito Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impossível ser das lâmpadas porque o balastro nem um mês têm, se já tivessem «gastas»  :)

O que interessa (mais) é quanto tempo têm a lâmpadas. Também têm 1 mês?

 

Como é que posso então acabar com o excesso de fosfatos? Eu faço mudanças de água todas as semanas de 25%, tenho montes de plantas, não abuso na comida. Devo fazer então mais mudanças de água e indo raspando-as? há algum peixe que dê conta do recado?

aqui.

As plantas consomem os fosfatos. Com TPA's também os removes.

Podias trocar mais água. Penso que seria melhor fazer 2 ou3 TPA's durante a semana em quantidades mais pequenas.

 

Dá uma vista de olhos no sub-fórum dos plantados. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais