Ajuda - Primeiro Aquario 60 lts


Ricardo Pedro

Recommended Posts

de quantos litros +/- ?

 

Utilizo SERA porque onde andei a ver, não havia muito mais por onde escolher.

 

Acreditem que me sinto mal pelo incidente estúpido que cometi.

Serviu de lição pro futuro....é com os erros que se apreende....infelizmente neste existem seres vivos em condições indesejáveis!

 

 

Tive que ir reler conversas mais antigas deste tópico para saber quantos litros tem o teu aqua...60L, bem mas sendo de 60L 80 ou 90 acho que deves fazer TPA's diárias de 10 a 15% do volume.

 

 

Mas faz assim, TPA inicial de 50% ou 60% que espero que já tenhas feito, certo? Após essa TPA , depois de passarem 30min (para os detritos poisarem, e os parâmetros serem os mais próximos da realidade) mede os Nitritos, se não estiverem a baixo de 1, espera mais 1h ou 2h (para a temperatura estabilizar, pH, os peixes ficarem calmos). Após essa hora faz nova TPA de 50%, esperas mais 30 min, volta a medir os valores de Nitritos, agora têm de estar a baixo de 1.

 

Quando conseguires ficar com Nitritos com valor inferior a 1, passas a fazer TPA's diárias de 10 a 15% do volume da água. Para verificares que é suficiente esse valor (cerca de 6L a 9 L) após a TPA de 10% a 15% mede os valores dos Nitritos passado 30 min da TPA, se estiverem a baixo de 1 está ok, se não estiverem, nova TPA. No outro dia já sabes que TPA de 10% ou 15% não é suficiente, aumenta para 20% ou 30%, até chegares ao valor de litros que te permite baixar o valor para baixo de 1.

 

Após cada uma das TPA's que fizeres coloca sempre SERA bio nitrivec, não precisa de ser a mesma quantidade que eles dizem, talvez uma tampa seja o suficiente. Tens de medir os valores de Nitritos constantemente.

 

Após 1 semana de tratamento de choque, experimenta esperar 3 dias sem fazer TPA's, ao fim desses 3 dias mede os valores de Nitritos (durante esses 3 dias vigia bem o comportamento dos peixes!!) Se ao fim de 3 dias os valores de Nitritos estiverem inferiores a 1 passas a fazer TPA's de 3 em 3 dias, se não estiverem, passa de 2 em 2, até atingires o equilibro do aqua.

 

Convém teres testes de Nitratos para identificar quando o ciclo começou novamente, pq no final a Amónia e os Nitritos, transformam-se em Nitratos

 

Dúvidas?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 294
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Depois do que o JPOSPR disse, penso que está tudo esclarecido sobre o que deves fazer.

Gostava apenas de salientar que não tens nada que pedir desculpa a ninguem, erraste sim, mas isso pode acontecer a todos, e ao admitires isso e tentares recuperares o prejuizo evoluindo só tens que erguer a cabeça e continuar.

Nada de pedir desculpas, tocas mas é a olhar para a frente e continuares a evoluir.

Não te quero ver mais assim desanimado;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem fiz uma tpa de 20 lts e coloquei SERA TOXIVEC, hoje já fiz outra 20 lts e introduzi o Sera BIO nitrivec. Pelo que percebi agora espero entre 30 min a 2h, vejo os parametros e volto a realizar uma tpa mas um pouco maior pois 20 lts podem não ser suficientes! Após isto vejo os parametros e se tiverem a baixo de 1 passo a realizar tpa diarias entre 6 a 9 lts, depois se continuar tudo ok passado uma semana, deixo 3 dias sem tpa e vejo se ta tudo ok e ai realizo de 3 em 3 dias, baixando gradualmente...........

 

3questoes

 

1-Apos colocar o sera bio nitrivec a agua fica leitosa, o que segundo o fabricante pode passar depois de 4 a 24h, ora se eu vou fazer uma tpa antes disso não vou perder parte das bacterias que coloquei na agua ?

2- Posso colocar agua da torneira inserindo-lhe AquaSafe de forma a que esta apresente parametros positivos para os peixes ?

3-Neste momento tenho aqueles testes de fitas, que não acho muito fiaveis, estava a pensar comprar daqueles da Hagen liquidos, quais devo comprar? Nitratos? Nitritos ? Amonia ? todos?????

 

Obrigado pelo apoio :)

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem fiz uma tpa de 20 lts e coloquei SERA TOXIVEC, hoje já fiz outra 20 lts e introduzi o Sera BIO nitrivec.

Boa isso mesmo, agora depois dessas TPA's precisas saber valores de Nitritos, se ainda estiverem superiores a 1 volta a fazer uma TPA de 20L

Pelo que percebi agora espero entre 30 min a 2h

Não, após cada TPA podes medir os valores passado 30min

vejo os parametros e volto a realizar uma tpa mas um pouco maior pois 20 lts podem não ser suficientes!

Vês os parâmetros e só fazes TPA se os valores forem a cima dos normais (superiores a 1)

Após isto vejo os parametros e se tiverem a baixo de 1 passo a realizar tpa diarias entre 6 a 9 lts, depois se continuar tudo ok passado uma semana, deixo 3 dias sem tpa e vejo se ta tudo ok e ai realizo de 3 em 3 dias, baixando gradualmente...........

Certo!

1-Apos colocar o sera bio nitrivec a agua fica leitosa, o que segundo o fabricante pode passar depois de 4 a 24h, ora se eu vou fazer uma tpa antes disso não vou perder parte das bacterias que coloquei na agua ?

Vais fazer TPA's de 24 em 24h exactamente no limite de tempo que o fabricante diz que a água deixa de estar leitosa, sim vais perder algumas bactérias Nitrificantes que estão na água, mas por isso é que a seguir à TPA voltas a introduzir Nitrivec, para repor o que perdeste com a TPA

2- Posso colocar agua da torneira inserindo-lhe AquaSafe de forma a que esta apresente parametros positivos para os peixes ?

Podes e deves! Se poderes e tiveres como é preferivel que coloques a água num recipiente, coloques o AquaSafe, mistures e então coloques a água no aquário, assim evitas qualquer possível contacto com água não tratada com as bactérias Nitrificantes

3-Neste momento tenho aqueles testes de fitas, que não acho muito fiaveis, estava a pensar comprar daqueles da Hagen liquidos, quais devo comprar? Nitratos? Nitritos ? Amonia ? todos?????

Testes fundamentais

Amónia

Nitritos

Nitratos

Fosfatos

pH

KG/GH (este é ligeiramente menos importante)

Obrigado pelo apoio :)

 

Não tens de agradecer, abraço!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, obrigado pelo esclarecimento adicional.

Medi novamente os valores mas estes encontravam-se na mesma superiores a 1 ( li algures http://forum.practicalfishkeeping.co.uk/showthread.php?t=15429 ) que o Sera Toxivec adicionado ontem faz com que nos testes apareçam resultados falsos, isto se o teste for com base no método de Nessler, de qualquer forma efectuei uma nova tpa de 20 e poucos litros

 

dai eu querer adquirir novos testes para ter 100% do que se passa no aqua

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectuei mais uma tpa e ai sim a cor ficou um pouco mais clara do que a marca de 1, sera bio nitrivec sempre adicionado. Amanha nova tpa de 10 lts se tudo tiver ok.

Os peixes parecem me estar minimamente bem, uma questao tenho 2 tipos de comida, uma de flocos e outra do genero de pastilhas para os peixes do fundo, no entanto tenho reparado que os guppys e os danios comem as 2, algum problema ? devo dar so de 1 ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta, se eu colocar um bocado de siporax dentro de uma rede a um canto do aqua não irá aumentar a colónia de bacterias nitrificantes ? Será uma boa ideia ?

 

Em termos práticos não sei se não irá contaminar a água :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após adquiri este kit e consequente medição depois de realizar a tpa, eis os valores:

 

Amonia - 0 mg/l

Nitratos - 20 ~50 mg /l

Nitritos - Superiores a 0.8 mg /l

 

Que acham dos resultados ?

Em que fase irei do ciclo ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.