Caíram que nem tordos...


Vitor Melo

Recommended Posts

Pois é amigos,

 

 

lá venho eu transmitir mais umas más notícias... Infelizmente a vida, neste caso a morte, tem destas coisas...

 

Ultimamente, por falta de tempo e motivação, tenho-me desleixado um bocado em relação aos aquários... Comida quando podia, TPA's quando me lembrava, limpeza dos vidros quando o rei faz anos, uma enorme vontade de desistir de tudo, etc... Contudo, a saúde dos peixes estava sempre em primeiro lugar e estavam todos impecáveis.

 

Até que um belo dia de manhã se acendem as luzes do aquário principal e, qual não é o meu espanto quando vejo que o maior e melhor Disco que eu tinha conseguido criar estava morto... Fiquei logo piurso (pior que urso)! Dos 5 que mantive que nasceram cá em casa morreram mais 3 e ainda um outro laranjinha que nunca soube a variedade dele. Mas porquê?? Ainda estou por descobrir... Os peixes apresentavam um ponto branco no fim do dia, de manhã estavam mortos com uma enorme mancha. Como que uma ferida! Pensei em Costia, mas os peixes não estavam escuros nem de barbatanas fechadas, logo, deduzi que não fosse. Fiz uma TPA e adicionei sal... Não adiantou de nada. Um senhor amigo veio a minha casa e confirmou que de facto era Costia, mas... Costia aguda...

 

Solução: Sulfato de cobre em dose de CAVALO.

 

Resultado: 5 discus mortos, 4 dos quais nascidos cá em casa! Todos os outros estão bem!

 

Curiosidades: Um suposto casal que tinha separado num aquario e que nunca deu em nada e desovavam e comiam os ovos, fez uma postura no comunitário (com mais 15 discus) e submetidos a tratamento defenderam os ovos com afinco. Entretanto, num outro aquário, um casal desovou (separados à 4 meses só com duas posturas) pela terceira vez e nasceram alevins que resistiram um dia :D :D

 

 

Ao que parece, já não sou o primeiro a queixar-me desta doença.

 

Tenham medo, tenham muito medo...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costia... isso é terrivel.

Mata em horas.

 

A mim nunca morreu nada mas no aquário da minha esposa já foram 2 guppies macho de vela com esse problema.

 

Começa com uma mancha enbranquiçada na zona da cauda. Depois passa a cinzenta e em poucas horas o peixe está morto.

Os peixes têm cor, etc e apenas se nota dificuldade em nadarem.

 

Até agora nunca consegui recuperar nenhum peixe :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor, lamento por essa perda, azares acontecem mas não desanimes.

Vens ao Oceanário?

Gostava de conhecer pessoal dos discus aí do Norte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor !!

 

 

Muito sinceramente lamento a perda dos teus peixes :cry: , sei bem o que é isso e geralmente morrem sempre aqueles que mais gostamos :? . Bom um dia destes dei a minha opinião numa passagem pelo mensager e dei-te a minha opinião sobre o sulfato de cobre mmesmo nas doses recomendadas , como o esgalha diz provoca a infertilidade , isto por experiencia propria . O que não quer dizer que outro tenha uma experiencia diferente com o sulfato de cobre . Que os peixes tenham voltado a criar , comigo NÂO voltaram ! :x

Tenho pena como muitas vezes ja te referi Vitor morarmos tão longe , provavelmente não deixa-va morrer-te esses peixes :o ! Claro milagres tambem não faço , mas exitem varias alternativas ao sulfato quando os nossos Discus têm costia ! A pergunta fica também no ar ...seria costia ? :lol:

 

Um abraço

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

 

Respondendo:

 

 

Nuno Antunes, a costia em Discus não me preocupa e geralmente é tratável apenas como aumento de temperatura, desde que diagnosticada atempadamente. Neste caso, era outro tipo de Costia. Nos Guppys acredito que seja letal, pois estes são peixes mais "frágeis", menos resistentes...

 

Pedro Santos, vou ao Oceanário os dois dias e, se correr bem, estou aí um dia antes. Temos que combinar :D

 

Esgalha, sinceramente não sei, mas já respondo.

 

 

VHQ, realmente é verdade... Morrem sempre os que nos dizem mais... :s

No que toca ao sulfato de cobre, sinceramente não sei, nem sou ninguém para falar disso. No entanto, tenho ali um casal em que o macho foi submetido, há uns 2 anos, a este tratamento e já deu provas por, pelo menos, 4 vezes, uma delas hà uns 2 dias... Mas... isso não quer dizer tudo...

Se era Costia ou não, isso não sei. Sei que alguns dos sintomas eram de Costia: opacidade da pele, alguns peixes escuros (os que morreram), barbatanas encolhidas (os que morreram). Mas foi tudo muito rápido. Literalmente da noite para o dia!!! E ainda estou para saber por que aconteceu... Não coloquei plantas, peixes, troncos... nada!!

 

Enfim...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá a todos,

 

Venho aqui agradecer publicamente ao Vitor pelo apoio que me tem dado nesta fase tão difícil!

 

Os discus deles "caíram"... e os meus támbém! :lol:

 

Vitor, para já parece que parou... a ver vamos... :?

 

Ainda não apliquei sulfato de cobre. Fiz ontem a TPA e é para manter algum tempo sem medicamento.

Os que estavam piores já morreram. Os que restam parece que se estão a aguentar.

Tenho apenas um Turquesa que ainda está "estranho". Vou isolá-lo dos restantes .

 

Estou confiante que vai parar por aqui. :shock:

 

Pah, um grande obrigado pelo apoio (e por tudo o resto!). :lol:

 

Assim que tiver tudo normalizado dou-te uma apitadela. :) Pago-te o café! :)

 

Grande abraço.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

 

não tens nada que agradecer, os amigos são para as fases difíceis! De qualquer forma "agradeço o agradecimento" :)

 

 

Se puderes evitar tratamentos tanto melhor, mas certifica-te que acabas mesmo com o que te está a matar os peixes para não teres dissabores mais tarde!

 

 

Um grande abraço para ti e as melhoras para os teus peixes,

Vitor Melo

 

 

PS: Se conseguires lia o UV, sempre é melhor que nada...

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais