Ajuda na identificação de alga (com fotografia)


jatirbac

Recommended Posts

Boas Não é só as que estão no vidro, as folhas das plantas também não estou nada famosas...

 

usas fertilização liquida se sim qual?

 

A meu ver a falta de nutrientes ai...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem ser Cianobactérias.

 

Confirmo. Cianobactérias ou também chamadas algas verde-azuis (BGA - blue green algae).

 

Normalmente estão associadas a falta de nitratos. No teu caso, no entanto... não estará o aquário a apanhar luz directa do sol?

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não leva fertilização nenhuma. Nunca usei fertilização e estas algas não existiam, no entanto há relativamente pouco tempo fiz uma limpeza do areão e removi grande parte da matéria orgânica presente no areão. terá sido essa a causa?

Quanto à iluminação, tenho 110w durante 12h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como o GM disse leva luz directa directa do sol?

 

Mas posso adiantar que deves começar a fertilizar com macro e micro nutrientes.

 

abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leva luz directa do sol. Pode apanhar um raio ou outro mas é a luz que entra em casa durante a manhã.

Quanto à fertilização, não pretendo fazer pois as plantas que tenho são de pouca manutenção. Na fotografia aparece uma ou outra em pior estado porque retiradas de outro aquário e estão ali para recuperar.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres acabar com as cianos? Limpa o aquário. Esta alga tem preferencia por tanques onde a limpeza está algo descorada, e em que a água tem compostos organicos em demasia em suspensão. Outra coisa, que deves ter em atenção, e dada a localização é a anaeorbiose do substrato, visto que a maioria das algas parecem estar na zona do substrato.

 

Como acabar com isso?

Se fosse fora do substracto, usava neritinas e ottos, que de experiencia passada costumam ser o suficiente. Podes tentar a remoção manual, mas vai ser em vão, pois elas no espaço de 24h têm tendencia a voltar.

O meu plano de acção seria, limpar o areão, as in, uma bela de uma aspiradela (especialmente por não teres tapete de plantas), umas TPA's, uns herbivoros a dar nisso, e em desespero de causa, dava-lhe com uns blackouts, e eritromicina.

Mesmo assim não me moia muito se eu fosse tu, enquanto as cianos estiverem só no vidro abaixo do areão...

Agora se elas começarem a crescer cabelo para fora do areão, então é atacar em força com o que tiveres á mão, eritromicina, h2o2, Hipoclorito, excel, até Esha. Preferencialmente vais querer prevenir a instalação das cianobacterias, através da limpeza regular do areão caso não haja um tapete. Caso tenhas, não podes aspirar eficientemente, pelo que deixas as plantas trabalharem, e acabar com as zonas de anaerobiose através das suas raizes.

 

Nunca podes é descorar a limpeza do areão em tanques de areão exposto, pois aí vai-se acumular todo o lixo e matéria organica em decomposição, propiciando o aparecimento de amonias, nitritos, e algas

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leva luz directa do sol. Pode apanhar um raio ou outro mas é a luz que entra em casa durante a manhã.

Quanto à fertilização, não pretendo fazer pois as plantas que tenho são de pouca manutenção. Na fotografia aparece uma ou outra em pior estado porque retiradas de outro aquário e estão ali para recuperar.

 

 

 

Abraço

 

 

Boas para já baixa manutenção não quer dizer que não necessita de fertilização liquida bastas dares umas lidas pelos tópicos já colocados e ficas a saber disso.

 

Todas as plantas necessitam de micro e macro nutrientes,co2,luz umas mais que outras por vezes em baixa manutenção com a fauna e os TPA podemos conseguir repor os nutrientes e depende de onde a agua vem...

 

Umas da maneiras de ver que temos em falta nutrientes são o aparecimento de algas...

 

Como o nosso amigo gervas podes "acabar" com elas com uma equipa de limpeza ao ate com uma manutenção mais apertada, mas a meu ver as plantas sem nutrientes não se vão desenvolver e podem mesmo morrer...

 

Agora se me dizes que não fazes ideias de fertilizar nem sei porque aderiste as plantas pois elas são seres vivos não merecem morrer...

 

Se uma pessoa não comer morre o mesmo é com elas, e fico com pena das tuas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gervas,

 

achas que a equipa de limpeza come as BGA? Na minha experiência nem lhe tocam - afinal, eles são herbívoros e as BGA são bactérias. Mas posso estar enganado ;)

 

Como o Luís Barroso disse, qualquer aquário com plantas precisa de nutrientes. Se tiveres muitos peixes bem alimentados até pode ser que te vás safando mas não custa muito dar qualquer coisa semanalmente, mesmo em aquas com plantas de crescimento lento. As plantas agradecem.

 

Como te disse, o aparecimento das BGA está na esmagadora maioria dos casos associada à falta de nitratos.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como te disse, o aparecimento das BGA está na esmagadora maioria dos casos associada à falta de nitratos.

Isso não é tão linear quanto assim... Porquê?

Tu até podes ter nitratos em concentração considerável na coluna de água, mas isso não impede que devido à estrutura e forma do substracto se criem zonas anaeróbias e com baixos níveis de azoto. Daí aparecerem facilmente colónias de ciano-bactérias em substractos com muitos dejectos orgânicos provenientes dos animais existentes no aquário.

Não se esqueçam que os valores químicos que medimos são da coluna de água e não no interior do substracto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís,

 

eu sei que a falta de nitratos nem sempre é a culpa para o aparecimento de BGA (por exemplo no meu caso não foi essa a razão de certeza). Por isso também perguntei se o aqua apanhava sol pois é um factor que normalmente está associado ao seu aparecimento exactamente na lateral do substrato. No entanto, foi-me dito que não apanha sol e que não há qualquer tipo de fertilização. Como é ponto estabelecido que as BGA são commumente resultado da falta de NO3 pareceu-me a hipótese mais sensata.

 

Se reparares o areão é relativamente grosso e as BGA encontram-se mais à superfície. Não me parece que seja um problema de condições anaeróbias.

 

Achas que estou a pensar mal?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins, já tive uns problemas com BGA há coisa de dois anos, mas pelo tanque todo. Na altura meti-lhe neritinas e ottos, e o certo é que o raio das BGA desapareceram, se foi dos Caracois e dos ottos, ou se foi o regime mais ou menos agressivo de TPA's que fiz na altura, não te garanto, mas que há mais gente a relatar coisas semelhantes, em especial com as neritinas, já vi já...

 

Quanto ao areao e a profundidade desta para o desenvolvimento de anaerobiose...

Já tive areão deste em tanques, no inicio quando me iniciei no hobby, ainda tenho uns 40kg deste areão algures no sotão, e devo dizer, que sem placas de fundo, ou aquecedores de fundo, o raio deste areão é mel para a anaerobiose, assim como qualquer outro areão. Chegava a ver bolhas de acido sulfidrico a formar-se junto ao vidro a meros 2 ou 3 centimetros da superficie do areao... Podes identificar o acido pelo cheiro a podre quando revolves a água... Se vires bem na foto, o areão, está nojento, cheio de lodo proveniente dos dejectos dos peixes, e não vês assim grandes plantas para contrariar a coisa, vês Cryptos, pouco mais, e mesmo essas aparentam estar em pobres condições de saude.

Quem usa este tipo de areão, e de experiencia própria tem que aspirar o fundo de quando em vês, as plantas de raiz não se chateiam nada, muito menos as caulescentes, e como neste tipo de areão, é algo dificil de fazer tapetes, mais uma desculpa para se aspirar o fundo XD.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu saliento que neste momento tenho um batalhão de 17 ottos e 3 neritinas.. e continuo a ter o meu areão na parte da frente e laterais minado de ciano bactérias e fertilizo com macros e micros...

 

Já tive montagens anteriores apenas com areia e pela primeira vez tenho as ciano e não as consigo eliminar a não ser limpando todas as semanas os vidros onde está depositada entre o vidro/areão.

 

Que explicação terá para me aparecerem estas bactérias apenas entre o vidro e o areão? Claro que se não limpar, elas acabam por subir para o aquário rente aos cantos ou onde estiver em maior concentração..

 

Devo usar a eritromicina ? ponho em toda a volta do aquário entre a areia e o vidro ? É Liquido ? Onde encontro ? Farmácia ?

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eritromicina é um antibiótico, e como tal está sujeito a receita médica...Dificilmente o arranjas na farmacia sem receita...

 

A areia ainda é pior que o areão de cascalho do poster original para as cianobactérias=P Daí que os pros substituam a areia dos tanques com areia de silica antes de tirar a foto=)

Continuo na minha, uma boa aspiradela 1 vez por mês ajuda a controlar a coisa, TPA's a condizer, e claro, elbow grease para limpar as algas do vidro onde a bichesa não chega.

De tempos a tempos tenho problemas com as filamentosas, mas já não tenho cianos há muito tempo, não sei explicar, mas tenho a certeza que a limpeza do areão nas zonas onde a vegetação permite (digo permite, porque em aquários densos como os que prefiro, aspirar é um luxo a que nem sempre me consigo dar) e uma boa equipa de limpeza ajuda, pois foi isso que fiz, e acabou por ser o suficiente no meu tanque.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gervas, a Farmácia onde costumo ir, conheço o Sr à muitos anos e certamente consigo arranjar mesmo sem receita médica, diga-me só uma coisa.. é em pó,comprimido, liquido ?

 

Acha que seria a melhor solução para o meu problema ? Outra questão.. as cianobactérias por mais que seja limpa e retirada/aspirada... vai sempre voltar??

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim da experiencia que tive com a BGA, e refiro-me a uma infestação acima do areão, e pedras, o que fazia era limpar mecanicamente a coisa, e passadas 24h ela estava de volta. Na altura comprei 6 neritinas e 5 ottos a conselho de um certo fornecedor de peixes aqui da minha terra, que por acaso é patrocinador aqui do forum, e a coisa com as neritinas, ottos, e aspiradores, foi ao sitio.

Eritromicina, é complicado, pois não tenho experiencia de usar, mas sei de um nome grande dos aquariofilos portugueses que advoga o seu uso, talvez devas falar com ele, o FAAO.

Pessoalmente fujo de tanques com Areia de silica como o diabo da cruz por essa razão mesmo, algo que sempre me lembro de ler aqui no forum, nunca usar areia como substracto por pena de este se tornar compacto, causar areas de anaerobiose, e todas as coisas "boas" que isso acarreta. Mas o pessoal teima em usar a areia branca como os dos olhos em bico e porque parece "bonito"... Pouco conhecido é que os "homenzinhos amarelos" trocam regularmente as areias para manter o tanque apresentavel para a fotografia=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A origem das cianos não sei no entanto não é dificil ver-te livres delas.

 

Deixa as crescer bem, não tentes limpar, começa a fertelizar o aquario e não faças mais nada.

Espera 3 semanas.

Elas vão parar de crescer e ai desligas o filtro e arrancas as cianos dos vidros e do fundo, se tiveres troncos podes raspar ou então deixar ficar e as plantas afectadas tem de ser removidas.

 

Depois fazes uma grande tpa e limpas bem o filtro, a partir daqui começa a fertelizar e coloca uma bomba de circulação no fundo do aquario.

 

Não voltam a aparecer, eu livrei-me delas assim e o meu aquario estava bem pior, nem o fundo se via, esta tecnica apreendi com o Tom Barr.

 

Boa sorte

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais