Guppys descolorados e ventre magro!


El Patron

Recommended Posts

Boas pessoal, mantenho um aquário de 84 litros há mais de 2 anos e tenho cerca de 50 guppys(contando com alevins e tudo)neste espaço de tempo só introduzi alguns guppys novos uma vez e foi há cerca de um ano por questões de consaguinidade!

Estão a 27graus, ph 7,5, tpas de 8 em 8 dias de cerca de 25-30% da água! A alimentação deles consiste em flocos da TetraMin, e uma vez por semana ou larvas vermelhas ou artémia ambas congeladas!

O que acontece é que durante estes 2 anoas alguns guppys vão morrendo o que é normal acho eu, o que não acho normal é que quando morrem apresentam a barriga muito magra, com a cabeça sobreposta ao corpo e alguma descoloração não total, apenas mais claros!

Apenas os machos ficam ligeiramente mais claros e com algumas barbatanas ligeiramente roídas, mas sem sinais de fungos ou bactérias, algumas voltam a crescer, em outros casos debilitam o peixe de tal forma que morre nas mesmas circunstâncias aqui já apresentadas,nada disto acontece com as fêmeas, apenas a algumas muito jovens!

A maior parte dos peixes diga-se todas as fêmeas adultas, a maior parte dos alevinos, e alguns machos encontram-se em muito bom estado de saúde, isto tem aacontecido desde o início da criação destes guupys, alguém pode dizer-me o que estará errado, quais podem ser as causas?? Será normal?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo tirar-lhes fotos, estão sempre mexendo-se, e fica difícil de apanhá-los parados! Não tenho testes de nitritos, amónia ou nitratos nas lojas da especialidade são muito caros, cerca de 20 euros cada, por isso certifico-me de fazer as tpas de semana a semana com cerca de 30% de troca de água!

Tenho caracóis que se reproduzem quando há elevados níveis de dejectos e porcaria, mas tenho muito poucos o que significa que a água está sempre fresca! Só à aumento de população quando a água está suja e isso nunca acontece!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um áqua de 84 litros, penso que não devias fazer TPA's semanais. cada vez que fazes, por pouco que seja, vais variar os patrametros da água e criar uma grande alteração de PH.

Penso que com essa capacidade, basta-te fazer TPA?s de 3 em 3 semanas ou até mesmo mensais. A água que lhes forneces pode ter mudado e assim criar efeitos que ainda não tinham acontecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, realmente faz sentido, ando a mudar muito a água, parece-me ser a única causa possível!!! Achava que como na natureza os peixes recebem água fresca a toda a hora também deveria-lhes fornecer água fresca no minimo de semana a semana!! Parece que estava era a alterar a harmonia do aquário! :shock:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que a natureza dá, não é a mesma que nós fornecemos. basta ver que são caudais de água e nós temos que os inventar com filtros, bombas e afins ;)

Se alterares o TPA, depois diz os resultados.

E atenção, não estou a dizer que estou certo.

 

Eu tenho um de 10 litros e faço TPA de 15 em 15 dias :D

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desculpem mas não concordo com a opinião de Jorge Ferreira, é uma opinião e como tal deve ser respeitada, no entanto eu mantinha os TPA's semanais de 20 a 30%, mantém a água mais "fresca" como referes, pelo menos com melhores condições para os peixes (dependendo da água que utilizas para os TPA's).

Que filtragem tens?

Existem Kit's de testes mais baratos, faz um pouco de pesquisa, nas lojas online p.ex.

Coloca todo o setup que tens e convinha mesmo fazer uns testes.

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

Em primeiro lugar, neste caso, optaria por baixar gradualmente a temperatura da água para os 25º, os gupis, apesar de conseguirem viver com temperaturas até aos 30º, preferem uma temperatura mais amena. A alcalinidade está óptima, é nesses valores que eles adoram respirar,

As TPA's semanais de 20% só fazem bem, mas atenção à água, se for de torneira deverá repousar, pelo menos 24 horas, num recipiente aberto e com a maior superfície em contacto com o ar, portanto, nunca encher o recipiente até ao gargalo.

Isso da «barriga magra» pode ser um problema com vermes internos, lombrigas...

Esse "fenómeno" também acontece-me no meu aquário dos gupis, às vezes adiciono um pouco de metronidazol (flagyl) na comida (larvas vermelhas ou artémia, já descongelada) e a coisa estaciona-se,,, mas como, nos gupis e na vida, uns nascem e outros morrem... se não já tinha um aquário super habitado

... :D

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Obrigado a todos pela ajuda!

A água que utilizo é água da torneira mas deixo 3 dias ao ar livre, o filtro é de cascata EHEIM LIBERTY 2042 com uma filtragem de 320-760 L/h , ponho no máximo para que haja oxigenação na água, vou manter as Tpa's, também acho que de 3 em 3 semanas é demasiado tempo, pois em apenas 2 semanas a água começa a amarelar!! É melhor manter a água sempre fresca, evita problemas maiores. Vou também baixar a temperatura de forma gradual! Acho que pode ser parasitas, parece-me o mais provável!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada disto mas, se em 2 semanas a água começa a amarelar, ou tens um mau sistema de filtragem ou peixes a mais.

Eu deixo o meu mini-aqua de 10lts (que tem o exagero de 17 peixes lá dentro) se for preciso 1 mês sem fazer TPA's e a agua não fica amarela.

Ou então... introduziste algo de novo no aqua, nem que seja um efeito decorativo????? Poderá estar aí a resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Estou com mesmo problema o meu guppy macho estava saudável já á 2 meses ontem adicionei uma femea e ficou assim também exatamente os mesmos sintomas e acrescento ainda que o meu fecha a barbatana traseira ficando quase uma faixa não fica bicuda mas á uns meses tive um peixe também guppy que aconteceu o mesmo mas a cauda ficou mesmo bicuda e nesse caso o guppy morreu mas é raro isto acontecer e a mim também nunca aconteceu a femeas alguem sabe o que poderá ser?

Estou com mesmo problema o meu guppy macho estava saudável já á 2 meses ontem adicionei uma femea e ficou assim também exatamente os mesmos sintomas e acrescento ainda que o meu fecha a barbatana traseira ficando quase uma faixa não fica bicuda mas á uns meses tive um peixe também guppy que aconteceu o mesmo mas a cauda ficou mesmo bicuda e nesse caso o guppy morreu mas é raro isto acontecer e a mim também nunca aconteceu a femeas alguem sabe o que poderá ser?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais