algas castanhas com fotos


Antero Pereira

Recommended Posts

tenho estas algas e algumas green spot

 

IMG_0161.jpg

 

vista geral do aqua

 

IMG_0131.jpg

 

tenho os seguintes parametros de agua

 

temp - 26ºC

no3 - 25

ph - 7

kh - 4

po4 - 1.8 ppm

co2 o drop cheker esta verde 25 - 30 ppm

filtro externo

aqua 80*40*30

fertilizante npk com pos de farmacia 5ml 3x semana

fertilizante micros nutrafin plant gro 3ml 3x semana vou mudar para SERA flourena 6.5ml 3x semana

 

 

o que acham que esta mal?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu na minha calha tenho 3 temporizadores 2*18w + 2*18w +1*25w posso fazer uma sequencia de forma a criar um pico de iluminaçao de uma hora ou duas e depois desligar um de cada vez ate acabar o fotoperiodo. alguem me da uma ideia da dita sequencia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

assim à primeira vista parece-me rhizoclonium.

 

Causa: falta de CO2, má circulação de água, falta de nutrientes, falta de manutenção geral

Remoção: Aumentar CO2 e rever a dose de fertilizantes. Fazer uma boa limpeza no tanque. Sobredosear excel. Os camarões amano comem.

 

Podes ver mais informação aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

 

Uma pergunta pertinente - que água é que usas dentro do drop-checker? Se usas água da torneira podes não ter co2 suficiente mesmo que esteja verde pois não sabes a que é que o verde corresponde. Tem que ser uma solução com um kH4.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu ja fiz foi o reduzir para 8 horas de iluminaçao e para 36w, aumentei a dose de fertilizante npk para 8ml 3x semana (e.i 5ml/50l) e micros 6.6ml sera flourena

ainda vou meter uma micro bomba mais para o fundo do aqua para ajudar a circulaçao acham bem?

 

quanto ao drop-cheker eu fiz e uso uma soluçao kh4 com agua destilada e foi testada com um teste kh. a propria agua do aqua é kh4

eu agora tenho co2 pressorizado e no inicio do fotoperiodo o drop esta verde azulado e para perto do final esta verde-amarelado

 

GM eu estou-me a guiar pelo site que me indicas-te

 

vamos ver como corre

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Penso que a solução da micro bomba poderá ser boa pois ajuda a distribuir o co2.

 

Fizeste bem em optares por co2 pressurizado. Tenta aumentar ligeiramente o co2. Faz um limpeza grande retirando o máximo que conseguires. Corta as partes mais danificadas/infestadas das plantas. A seguir faz uma troca de água generosa 50% ou mais. Logo de seguida mete nutrientes. E vai aguardando. revê as quantidades de nutrientes (fizeste com pós certo) para ver se não te enganaste.

 

Fora isto é uma questão de tempo. As coisas demoram sempre o seu tempo (2-3 semanas) a ter efeito em aquariofilia.

 

abraço e vai postando novidades.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do excel posso adicionar em conjunto com o co2 pressorizado?

eu aumentei o co2 mas ja esta no nivel amarelo no drop portanto nao posso por mais.

 

a micro bomba vai ligar em conjunto com o co2 e ficando por cima do difusor para o espalhar e aumentar a circulaçao

 

vou seguir os conselhos e vou dando noticias

 

obrigado pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento estar a intrometer-me mas será que alguém leu os valores de fosfatos que este senhor postou? Alguém se lembrou de aconselhar o controlo dos fosfatos? ele devia ter 0.5ppm quando muito...Ele vai já nos 1.8...

O que eu faria no teu caso...

Reduzir o fotoperiodo para 4 a 5 horas diárias, TPA's até estabilizar os nutrientes nos sitios certos, CO2 aumentava para um pouco mais do que o "aconselhado" progressivamente, Doseamento de Excel...E se a coisa não for ao sitio, H2O2 a nivel local. Rinse and Repeat... O uso de Amanos é capaz de ajudar, embora, por experiencia própria nem sempre ajuda, depende da fome delas... Bom bom, seria arranjares umas Ameca splendens, elas livravam-te isso em três tempos, o problema depois era livrares-te delas=P

Já tive das castanhas e das rhodofitas que tu aí tens, na altura o que as matou, foi aumentar as plantas de crescimento rápido,(eu sei, não me consigo fartar delas, adoro podar e cortar=P), excel doseado na coluna de água, e aplicação local de Excel em seringa em zonas mais afectadas (desligar o filtro ajuda a manter uma acção mais concentrada). Na altura o meu vizinho tinha Amecas, que ajudaram ainda mais a limpar a coisa, mas nao aconselho a comprar amecas só para controlo de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tentaria 1º as medidas sem químicos, só em último caso os usaria.

Há aqui já vária medidas que podem ser tomadas e a redução de fosfatos é uma das mais importantes para já.

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu concordo com tudo o que o Gervas disse (que não é muito diferente do que eu disse) à excepção do fosfato.

A meu ver, valores de 1.8 ppm não são problemáticos e não são a causa das algas em questão.

 

Por exemplo, de acordo com a EI o valor alvo são 3 ppm de fosfato por semana (ou 1ppm 3x por semana). Os nutrientes têm que ser encarados como alimento para plantas. Como é óbvio, as algas também precisam de nutrientes mas ao contrário das plantas, as necessidades mínimas para algas são irrisórias. É basicamente impossível ter um aqua sem os nutrientes necessários ao crescimento das algas. O truque está em dar as melhores condições às plantas que estas cresçam saudáveis. As algas só crescem sob plantas fracas. Plantas saudáveis não têm algas. Just my two pence.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu também sou da mesma opinião que valores altos de PO4 não são problemáticos.

Excessos de nutrientes raramente causam algas, mas sim carências. Seja um aquário low ou high-maintenance.

 

Tive a sorte de poder falar com o Tom Barr pessoalmente quando ele veio cá a Portugal há uns anos e esse foi um dos assuntos que abordámos.

Ele disse-me que já teve aquários com 50 ppm de PO4 e sem ponta de algas. É tudo uma questão de saber o que se tem dentro do aquário, e não deixar nenhum dos nutrientes ficar a zero. Isso sim é que impede uma correcta assimilação de todos os nutrientes por parte das plantas, dando azo a que as algas consigam proliferar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje fiz uma grande poda cortei a maioria das plantas que tinham algas e dei uma aspiradela nas restantes

 

estive tambem a pesquisar no http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm e deparei-me com isto

 

" If you are dosing a leaner Estimative Index then you may wish to supplement the potassium levels to compensate for the lower amounts being added from the potassium nitrate and Monopotassium phosphate. Adding an extra 10ppm potassium from potassium sulphate weekly should be fine. Use the Dosing Calculator to work out how much you require for your tank size. "

 

pode ser que eu esteja com falta de potacio que acham?

 

abraço

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eles estão a referir-se a quem usa só o KNO3 e KH2PO4 como fonte de K. Não sei se é o teu caso. Se for podes sempre introduzir na receita um pouco de KCl como fonte alternativa de K por exemplo. Mal não faz :)

 

De qualquer forma, não penso que seja por aí. Eu uso só o KNO3 e o KH2PO4 sem problemas.

 

Estive e a ver e dizes que usas 5 ml 3x por semana da solução de macro. Estás a usar a receita desse site? É que se estás penso que terás que aumentar a tua dosagem pois 5 ml são para 50l e tu tens mais. Confirma isso.

 

De resto já aumentaste o CO2 pelo que também tens que dar tempo ao tempo para as coisas se comporem. Vai retirando o máximo de algas que consegues.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eles estão a referir-se a quem usa só o KNO3 e KH2PO4 como fonte de K. Não sei se é o teu caso. Se for podes sempre introduzir na receita um pouco de KCl como fonte alternativa de K por exemplo. Mal não faz :)

 

De qualquer forma, não penso que seja por aí. Eu uso só o KNO3 e o KH2PO4 sem problemas.

 

Estive e a ver e dizes que usas 5 ml 3x por semana da solução de macro. Estás a usar a receita desse site? É que se estás penso que terás que aumentar a tua dosagem pois 5 ml são para 50l e tu tens mais. Confirma isso.

 

De resto já aumentaste o CO2 pelo que também tens que dar tempo ao tempo para as coisas se comporem. Vai retirando o máximo de algas que consegues.

 

Abraço

 

GM

 

sim estou me a orientar por esse site

eu ja aumentei a dose de macros para 8ml 3x semana como tenho 80*40*30 = 96 total o que da +- 80 reais e para micros estou agora a usar sera flourena 6.6ml 3x semana

 

seram estas doses corretas?

 

qual é melhor KCL ou sulfato de k?

assim faço mais uma mistura de 30g de sulfato de k em 250ml agua destilada e adiciono 5 ml(3.3ppm) 3x semana que achas?

 

cumps

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Se puderes fertilizar com Sulfato de Potássio, as tuas plantas agradecem, uma vez que o Sulfato é um nutriente macro secundário mais importante para as plantas do que propriamente o Cloreto.

Não sei quais são os parâmetros químicos da tua água, mas regra geral temos concentrações minimamente aceitáveis de iões Sulfato e Cloreto nas nossas águas canalizadas para não termos que nos preocupar com isso.

Por outro lado, o Cloreto de Potássio é mais barato, acessível e permite-nos fazer soluções mais concentradas em ião Potássio que o Sulfato de Potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

como disse o Luís tanto um como o outro servem.

Eu apenas sugeri o cloreto de potássio porque foi o primeiro que me veio à cabeça e porque também tenho a impressão (não confirmei) de que é mais fácil de dissolver. Deve ser por esta razão que o Luís menciona que dá para fazer soluções mais concentradas.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim estou me a orientar por esse site

eu ja aumentei a dose de macros para 8ml 3x semana como tenho 80*40*30 = 96 total o que da +- 80 reais e para micros estou agora a usar sera flourena 6.6ml 3x semana

 

seram estas doses corretas?

 

 

O melhor que podes fazer... é controlar essas algas atravez de sucessivas tpa`s e remoção manual.

Aumentar a fertilização, à partida será, completamente inutil.

 

As algas são imensas... a maior parte das plantas encontram-se sufocadas pelas algas... se as algas não forem removidas... é quase uma batalha perdida para as plantas.

 

Se no primeiro post que colocas neste tópico, indicas... no3 a 25 e po4 a 1,8 ppm... não encontro justificações para aumentares ainda mais a carga de nutrientes... e tu acabas de dizer... que aumentas-te a dose de macros.

 

Remover tudo o que for possivel, podar as plantas mais afectadas, tpa, tpa e mais tpa... verificar niveis de co2 e iluminação... e depois então sim... rever o esquema de fertilizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas

 

sabado passado fiz a habitual tpa semanal e depois fertilizei, fiz os testes no final do fotoperiodo e tive o seguinte:

 

 

no3-25

po4-1.2

no2-0

gh-4

kh-4

ph-7

cl-0

 

no domingo fiz novos testes e tudo igual, na 2ª antes de fertilizar novamente(macros) fiz os testes novamente e todos os valores se mantinham, so o ph baixou para 6.5

 

porque sera que os valores nao baixaram durante estes dias sem adicionar macros?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Facil...não tens plantas para isso.

 

Regra numero do EI......Tens de colocar muitas plantas nem que seja para retirar mais tarde, sem plantas não te safas.

 

As lâmpadas são T8 ou T5 ? Se tiveres alguma T5 não a ligues e se o resto for T8 liga so duas, esse aquario é muito baixo para T5.

 

A luz fica no maximo 8 horas ligada...no maximo !

 

Agora tens de fazer como o Canito disse, limpa essas algas e de seguida mudas pelo menos 50 % da agua e limpa o filtro.

 

Mantem o CO2 estavél e coloca plantas por favor ou isso não funciona.

 

Ja agora..se estas a usar o EI não faças testes a agua, limita-te a seguir as instruções e a instrução numero um é: Colocar muitas plantas.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais