Aquario antigo... a estrear! Ajuda


Bruno Vilhena

Recommended Posts

  • Replies 158
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Penso que sim, agora a esse tubo ligas uma mangueirinha até à abertura da biobox na parte superior... tal como está no esquema postado atrás...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, CaptainStuck!

 

Afinal isto hoje não avançou muito. Acabei por não ter tempo de ir às plantas. Entretanto, fiquei indeciso se ponho mais uma camada de húmus ou não... o que tenho agora deve andar à volta de 1 cm, talvez um pouco menos.

 

Digam de vossa justiça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo pela foto não da para entender muito mas eu no teu caso fazia tipo um rampa mais humus atrás menos a frente..mas não muito mais depois com o substrato fazes igual é uma opinião ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bruno, eu não conheço muito bem as biobox, mas....

 

Vê tu na tua biobox... tens 3 compartimentos correcto ? a entrada de água há-de ficar num dos lados da "caixa", no compartimento do meio ficam as matérias filtrantes e depois do compartimento do meio para o terceiro a "passagem" é por baixo certo? é junto dessa passagem que fica a bomba. depois a biobox há-de ter uma saida ( algo parecido com um tubo) no lado oposto á entrada de água (uma espécie de ranhuras/aberturas). terás de arranjar maneira da água ir da bomba para essa saida. Vê estas imagens...

 

bioboxsw.jpg

3042008.jpg

 

Receio é que te possam faltar peças na tua biobox, como a tal "mangueirinha" ou até o tubo de saida de água. Não sei.

 

Quanto ao húmus... este vai ficar por baixo da camada de substracto inerte, no teu caso o JBL manado. A Função desse é exactamente impedir que o humus entre em contacto com a coluna de água provocando as tais algas. Porque o humus é que contem os nutrientes necessários quer as plantas quer as algas. Daí ter-te aconselhado uma camada de pelo menos 4 cm de Manado. Assim, as raizes das plantas enterradas vão ao humus buscar os nutrientes que necessitam mas como o humus não chega á água não provoca algas. Ou seja, podes sem problema acrescentar mais humus se quiseres, tens é de ter o cuidado de colocar inerte por cima suficiente para cobrir bem o humus.

 

Quanto ao panorama geral..... Como disseste que tens tempo e paciência.... o meu conselho continua a ser o de esperares até teres a maior parte do material para o aquário pronto. Repara... Vais comprar as plantas 1º e vais começar a plantar o teu aquário sem noção do tamanho das pedras e troncos que vais la colocar, ou o que for... depois arranjas um tronco maior do que pensavas. Secalhar vai-te obrigar a tirares plantas que já estavam plantadas, muda-las de sitio etc...não é o meis aconselhado. Mas isto apenas na minha opinião, claro.

 

As pedras podes arranjar " por aí" convem apenas teres atenção para que não sejam calcárias para não afectar a salinidade da água e o pH. Normalmente o pessoal vê isso raspando as pedras e colocando vinagre. se houver alguma efervescência a pedra é calcária. Mas isto não é um teste com muita precisão. Depois é lavar bem as pedras e fervê-las.

 

Já tens ideia dos peixes e plantas que vais colocar?

 

Boa continuação e desculpa o testamento. Espero ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não minha opinião ta bom depois com o substrato fazes melhor a rampa isso também serve para depois por as plantas que crescem mais e rapidamente a traz assim elas terão mais suporte de fixação e mais nutrientes mais nutrientes não quer dizer algas mas sim falta de algum, mas como o nosso amigo MatosP disse meta uma camada boa de substrato para não haver riscos de passagem para a clona de agua...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi MatosP! Não tinha visto o teu post.

 

Em relação ao substrato, estou a pensar deixar cerca de 2 cm de húmus (distribuídos como o LuisBarroso disse) e depois uns 5 ou 6 cm de Jbl.

 

Quanto à disposição, estou a pensar colocar as plantas mais na parte de trás e de lado. Assim, liberto espaço na zona mais central para, eventualmente, colocar pedras ou troncos no futuro (se estiver a pensar mal digam-me).

 

Quanto à biobox, ainda me falta algum vocabulário para vos compreender bem. Penso que já percebi a disposição das coisas e vai de acordo com o que explicaste.

O que parece faltar é o tal tubo e a mangueira que vai desde a bomba até ao "buraco" no topo do compartimento e o objecto N.º 5 (na tua imagem, não sei o que é).

 

Já agora: o que designas por mangueira é aquela parte transparente e o tubo de saída de água o plástico em formato "L" que, numa das pontas, se liga à mangueira e, na outra, ao buraco de saída da biobox?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Então, é para avançar?

 

Decidi "cozinhar" mais um pouco de húmus. Entretanto, estive a ler que um dos problemas do húmus é ficar demasiado compacto e apodrecer. Seria conveniente misturar um pouco do Jbl no húmus que fica no fundo (para ficar mais "solto") e depois colocar a camada de 5 ou 6 cm como planeado. Estarei a pensar bem?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o humus chega um saco de 10 litros, poderás colocar mais meio saco no máximo.

prensa bem o humus e depois de bem direito e aglomerado coloca a areia por cima, cerca de 3 a 5 cm.

a água fica sempre amarela ao inicio, mas depois com as mudas de água vai ficando mais clara.

quando tiveres algas, tens de mudar pelo menos 50% de água.

pensa se vais por plantas na frente do aquário, para retirar ou não o humus da frente de modo a ficares com menos altura de subtrato à frente.

o humus liberta sempre bolhas de metano, por isso quanto melhor o aglomerares, menos espaços para a areia desaparecer e aparecerem bocados de humus, melhor.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Robintiago.

 

Já coloquei o húmus, um pouco mais de 10 L, sim.

 

Agora a questão é que, pelo que percebi por aí, estar prensado não convém, pois é o primeiro passo para apodrecer (corrijam-me se for parvoíce). daí ter pensado em misturar algum do Jbl com o húmus, por forma a ficar menos condensado e a "respirar" melhor. Estou a pensar mal?

 

Já tenho cá as plantas e algumas pedras, daí que tenha alguma urgência em fazer tudo bem.

 

Obrigado, pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu prensei bem e nunca tive problemas, já montei 4 aquários pelo menos.

se ficar com o jbl tambem fica bem, mas acho desnecessário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Robintiago

 

Acho que vou pôr um punhado ou 2, de qualquer forma.

 

Entretanto, hoje fui recolher algumas pedras no ria aqui perto. Fiz o teste do vinagre e retirei as que reagiram. A seguir vou fervê-las. Preciso de mais algum cuidado?

 

De reter que, pelo menos para já, apenas vou ter plantas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então como está isso a correr?

 

Já agora: o que designas por mangueira é aquela parte transparente e o tubo de saída de água o plástico em formato "L" que, numa das pontas, se liga à mangueira e, na outra, ao buraco de saída da biobox?

 

É isso mesmo.

 

o objecto N.º 5 (na tua imagem, não sei o que é).

 

Eu também não sei bem. Não tenho biobox. Mas provavelmente esse modelo de biobox é mais recente que o teu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks, LuisBarroso!

 

Bem, isto vai aos altos e baixos. Já fervi as pedras 2 vezes, para não correr riscos. Mas quando fui pôr o Jbl, parece que ficou curto. Tenho aqui algumas imagens:

 

p1020458j.jpg

 

Aqui com um telemóvel para se perceberem melhor as dimensões:

 

p1020459c.jpg

 

Aqui a bomba com uma mangueira improvisada:

 

p1020460p.jpg

 

p1020461v.jpg

 

Para finalizar, a única coisa que tenho no compartimentos dos filtros (acho que é assim) é esta esponja. Para já chega (só plantas)?

 

p1020462x.jpg

 

 

O mais urgente é perceber se o Jbl que está é suficiente ou se tenho de adquirir mais. Digam de vossa justiça ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo perceber bem... atrás parecem uns 4 cm, mas não tenho a certeza. O pior é que já tenho umas plantas nuns sacos. Se tiver de pôr mais, têm de ficar lá umas boas horas :s

Editado por Bruno Vilhena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá ideia que atrás tem 5 ou 6 cm. Acho que vou arriscar. Numa loja disseram-me para pôr primeiro a água e só depois as plantas. Faz algum sentido?

 

E disseram-me para pôr o termostato regulado para 28º. Até indicação em contrário vou fazer assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim na minha opinião deves meter um pouco de agua não é encher o aquario não e que não possas encher mas depois penso que te da menos jeito para plantar...

 

sobro o aquecedor podes meter a 28 e depois vais vendo no termómetro onde estabiliza a temperatura...

 

cump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convem umedeceres o substrato para facilitar o plantar, só depois é que enches completamente e depois de todo cheio se o despejares e voltares a encher vais retirar nutrientes da coluna de água por causa das algas e vais ter agua cristalina mais depressa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Sem a vossa ajuda nunca me teria metido nisto.

 

Mas tomei uma decisão: vou esperar até amanhã, comprar mais Jbl e depois sim, vou montar o aquário como deve de ser. Só tenho pena que tenham de esperar um pouco mais pelas fotos. Têm sido tão porreiros que queria retribuir desta forma.

Editado por Bruno Vilhena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.