Aquario antigo... a estrear! Ajuda


Bruno Vilhena

Recommended Posts

Ola pessoal!

 

Antes de mais, peço desculpa por nao poder por acentos, mas tenho aquele bug que mo impede de fazer. Espero fazer-me entender na mesma.

 

Ora bem, desvendando o titulo do topico, a verdade e que tenho aqui em casa um aquario ha cerca de 3 anos, novo e a estrear, mas tenho vindo a adiar a sua estreia. Sou iniciado nesta area, ja li umas coisas aqui e ali mas acho que so a experiencia me pode dar algumas respostas. Dai que tenha vindo aqui contar com a vossa ajuda.

 

O aquario em questao consiste em:

 

- 88x37x32 (aprox.)

- Tem uma bomba de agua (filtro?) Hydor 400 II

- Tem um termostato Hydor THEO 100 w

- 2 Lampadas F25w/30/133 - T5

- No interior do aquario, tem um "reservatorio" de plastico com 3 compartimentos. O do meio contem uma esponja comprida.

 

De salientar que o "reservatorio" que falo (nao sei se e assim que se chama) encontra-se colado ao aquario. Contudo, uma das junçoes esta solta do aquario. Nao sei se e motivo de preocupaçao ou nao.

 

No fundo, o que gostaria e de um aquario simples, dominado por plantas e com alguns peixes, de tamanho pequeno.

 

Gostaria, em primeiro lugar de saber se o material que tenho e suficiente para começar (disseram-me que sim numa loja de animais) e quais os primeiros passos.

Penso que tenha de começar pelo substracto e que tenho de ter humus por causa das plantas, certo?

 

Nao quero complicar muito nem gastar muito dinheiro. Quero fazer os possiveis com o que tenho e nao andar a investir em mais material.

 

Posso por fotos, caso ajude e seja possivel.

 

Para finalizar, dizer que tenho MUITA paciencia e quero fazer as coisas com calma.

 

Desde ja, o meu obrigado a todos. Conto com a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 158
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Antes de mais bem vindo a este mundo ;)

Pelo que percebi o aquário tem uma caixa "colada", essa caixa deve ser uma biobox, e o que é uma biobox? uma biobox é um filtro, a água entrará por uma ranhura, passa pelas matérias filtrantes(podendo passar depois pelo termostato também) e depois é devolvida para o aquário através da bomba que apresentas como a hydor 400l..

Talvez este esquema ajude:

60417d1314298433-vendo-cambio-filtro-biobox-2-biobox_2.jpg

Mas dizes que ela está descolada... ela para fazer uma filtragem perfeita tem que estar completamente colada ao aquário...

Conselho, esquece a biobox, e aposta num filtro externo...

Quanto à questão do substrato, tens muitas opções de substratos no mercado, férteis ou não. Tudo depende do tipo de aquário que pretendes, se só com algumas plantas de pouca exigência, ou um plantado com muitas plantas em que estas vão necessitar de mais "tecnologia", e se assim for, terás que optar por uma iluminação mais potente, substrato fértil, sistema de CO2, etc...

Espero ter ajudado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais bem vindo a este mundo ;)

Pelo que percebi o aquário tem uma caixa "colada", essa caixa deve ser uma biobox, e o que é uma biobox? uma biobox é um filtro, a água entrará por uma ranhura, passa pelas matérias filtrantes(podendo passar depois pelo termostato também) e depois é devolvida para o aquário através da bomba que apresentas como a hydor 400l..

Talvez este esquema ajude:

60417d1314298433-vendo-cambio-filtro-biobox-2-biobox_2.jpg

Mas dizes que ela está descolada... ela para fazer uma filtragem perfeita tem que estar completamente colada ao aquário...

Conselho, esquece a biobox, e aposta num filtro externo...

Quanto à questão do substrato, tens muitas opções de substratos no mercado, férteis ou não. Tudo depende do tipo de aquário que pretendes, se só com algumas plantas de pouca exigência, ou um plantado com muitas plantas em que estas vão necessitar de mais "tecnologia", e se assim for, terás que optar por uma iluminação mais potente, substrato fértil, sistema de CO2, etc...

Espero ter ajudado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Bem, aí vai a imagem do que falo, para se confirmar que é uma biobox (parece que é mesmo).

 

imagem0091a.jpg

Ela parece estar um pouco rachada, mas é só um pouco, em cima (cerca de 3 cm). De resto, parece estar óptima. Espero que sirva, pois neste momento não estou "autorizado" a fazer grandes investimentos no aquário.

 

Quanto ao tipo de aquário, julgo que o que pretendo fica entre um plantado e um aquário com plantas. Ou seja, não o pretendo carregado de plantas como alguns plantados mas gostaria que tivesse bastantes.

 

Outra coisa: ouvi dizer que se deve colocar esferovite entre o aquário e o móvel sobre o qual está assente. É verdade?

 

Em relação ao substracto, estava a pensar utilizar o húmus de minhoca, com todos os procedimentos que isso obriga. Quanto ao substracto adicional, estou sem ideia nenhuma. Moro perto da praia, se esse tipo de areão for possível e adequado é fácil recolher algum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Se não tens hipótese de ir para outro filtro, então tenta reparar esse, arranja silicone de aquários e cola a parte descolada da biobox, bem como a parte rachada ;)

Caso queiras manter essa iluminação, opta por plantas de baixa manutenção...

Dá uma olhadela aqui: http://www.tropica.c...culty/easy.aspx (plantas de fácil manutenção). Quanto ao húmus de minhoca, nunca utilizei, mas já vi aquários espectaculares com húmus...

O areão da praia vai te fazer disparar o ph para valores não muito simpáticos e não é um bom areão para as plantas enraizarem, pois fica muito compactado, tornando-se quase impermeável..

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nenhuma parte descolada, da biobox. Apenas uma rachadela que só se vê se olharmos com atenção. Mas vou procurar essa silicone. Deve haver à venda em qualquer loja de animais, certo?

 

Agradeço o link relativamente às plantas ;)

 

Quanto ao húmus, acho que vou fazer isso mesmo. Sei que dará trabalho, mas se fosse fácil... andavam cá outros!

 

E em relação ao substracto? Que alternativas, baratas, tenho?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinhas dito que uma das junções estava solta do aquário depreendi que tinha sido a biobox que se tinha descolado...

Esse silicone encontra-se facilmente nas lojas de animais sim ;)

Substratos baratos, sem ser fértil, tens várias opções... Mas tens o Jbl manado, ou outros semelhantes que são baratos, e têm uma granulometria adequada para as plantas enraizarem..

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo!

 

Só mais uma coisa antes de me por ao volante: esse Jbl "marado" encontra-se onde? E põe-se por cima da camada de húmus, certo?

 

Já agora, estou a pensar pôr as duas camadas com 2 cm cada uma. Será preciso mais?

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O jbl "marado" deve se encontrar em qualquer loja que venda JBL, metes por cima do húmus sim.. mas eu ponha mais que 2 cm, cerca de 4, para fazeres uma boa camada por cima do húmus, não havendo assim risco de o húmus vir para a coluna de água...

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto está a avançar. Fui já comprar coisas para não voltar atrás com este projecto.

 

Já tenho o húmus, o Jbl manado e já coloquei silicone na "racha", passe a expressão. Daqui a nada vou começar a lavagem do húmus e, de seguida, colocá-lo no fundo do aquário, ainda húmido (corrijam-me se estiver a fazer algo mal). Depois, colocarei o Jbl.

 

Mas, antes disto tudo e de começar a ficar pesado, digam-me: tenho de colocar esferovite entre o aquário e o móvel?? Se sim, podem ser vários pedaços de esferovite ou convém que seja uma peça única?

 

Obrigado

 

Edit: Ahhhh!!! E se calhar 2 cm de húmus é muito, não??

Editado por Bruno Vilhena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá, pessoal... tenho o húmus já cozinhado e a apurar... daqui a nada estou a levar um grito, pois está tudo na cozinha :girlhitboy:

 

Surgiu-me outra dúvida urgente: onde coloco a bomba de água?? No manual tem lá um esquema em que assenta no fundo do aquário. Mas, assim, ficaria submersa pelo húmus e pelo substrato. Será que posso colocá-la num dos vidros laterais?

 

A bomba em questão é uma Hydor 400 II

 

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esferovite deverá ser só uma peça para distribuir bem as tensões senão é melhor não teres nada!

 

no Leroy ou qq outra loja do género encontras placas com 2cm de espessura bem baratas

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok!

 

Então que assim seja!

 

E em relação à bomba?

 

Esta noite acabo de pôr o húmus e o substrato, gostava de colocar já água e pôr o termostato e a bomba a trabalhar. Mas sem saber, acho que vou deixar só o fundo :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não te esqueças do ciclo do azoto,que pode durar quatro semanas,e melhor lêres

aqui no Fórum tens muito para ler,fazer o ciclo do azoto bem,e meio caminho para

as coisas correrem bem,e como dizes que tens muita calma,hotimo,pois vais precisar

de muita calma,porque asim não perdes t€mpo,boa sorte,há bem vindo ao Mundo

da aquáriofilia.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação à bomba, ela deve ficar dentro da biobox, com o objectivo de fazer circular a agua dentro da mesma, deve ter a saída da agua numa ranhura da biobox (buraco talvez) por onde a água é devolvida ao aquário ... Não sei se m tou a fazer entender. Mas basicamente a bomba tira a agua da biobox para o aquário, ao fazer isto a água é obrigada a passar por todos as divisões da biobox, passando consequentemente pelas matérias filtrantes...

Como foi dito e bem, deves fazer as coisas com calma, e depois de todo o equipamento técnico montado e o aquário cheio, deveras respeitar o ciclo do azoto de modo ao aquário ficar biologicamento activo a receber os peixes em condições perfeitas.

 

Abraços, vais postando fotos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou ter em conta o ciclo do azoto. Não tenho mesmo pressa nenhuma. A mim já me agrada ter o aquário só com a água, portanto...

 

Quanto à bomba, acho que estou a perceber. Amanhã tiro fotos e faço um esquema, só para não cometer erros. Não tinha ideia que fosse assim, sinceramente.

 

Para já, foi colocado o húmus, uma camada de 1 cm ou até um pouco menos. Penso que deve chegar. Não deu tanto trabalho como pensei.

 

Amanhã vou comprar a placa de esferovite e, quem sabe, alguma planta para começar a dar vida ao meu aquário. Depois de colocado o esferovite, vou pôr o Jbl "marado" e começo a pôr a água. Também começo a pensar em colocar uma terceira camada de substrato, de um dos lados, mais clara para dar o efeito de praia, talvez até com uma reentrância tipo rio. O que acham?

 

E pronto, hora de ir dormir que o dia de hoje foi atarefado. Mais uma vez, obrigado a todos. Sem a vossa ajuda, tinha ficado quieto e o aquário tinha ido para a arrecadação. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se reparares no esquema e coloquei em cima da biobox, tem lá uma divisão só com a bomba, onde se consegue ver também uma mangueirinha que sai da bomba até à saída da biobox...

Quanto à colocação de substratos diferentes, eu não colocaria, passado uns tempos tens os substratos todos misturados... pessoalmente não gosto... mas como os gostos são relativos ;)

Podes é começar a pensar na decoração, será bom arrancar o aquário já com o hardscape (pedras, troncos...) e com plantas...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Este é o esquema da biobox

 

biobox2.jpg

 

Da para perceber ? Tens o termostato numa coluna, as caixas para matéria filtrante (ou matéria sem caixa) na do meio e depois tens a bomba com a tal mangueirinha para a saida de água da biobox.

 

Quanto ao substracto, o humus pode ter 2 cm e por cima dele o JBL manado aconselho pelo menos os 4 cm. mas 5 ou 6 não será demais. Concordo com o Captain que o mais certo é misturar-se tudo se puseres outro a fazer a tal reentrância. Se gostas do efeito de ter areia mais clara faz uma parte mais larga como dizias, tipo praia. Eu pessoalmente não gosto muito.

 

Agora o que aconselho mesmo é o que o Captain também já resalvou.... não enchas o aquário sem teres pelo menos a maior parte das plantas e decoração pronta. Claro que pode faltar uma ou outra planta que não encontres logo e queiras acrescentar mais tarde mas plantar todo o aquário depois de cheio é muito complicado. Quanto a troncos se os quiseres pôr tambem levam um tempinho a "tratar" para te assegurares que estão em condições de ir para o aquário.

 

Boa continuação e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já começa a fazer sentido. Só ainda não compreendi nem consegui visualizar a tal mangueirinha... será aquele objecto que faz lembrar uma lâmpada? Mas já consegui entender as funções de cada compartimento da biobox. A bomba fica assente no fundo do seu compartimento da biobox???

 

Outra coisa: já percebi que terei de adiantar o layout do aquário desde já. Já andei a ver umas plantas e fiquei bastante agradado com o que vi. Mas e em relação às pedras? Compram-se ou posso arranjar na rua e depois ver se são compatíveis com o ecossistema que vou criar? Que me aconselham?

 

Penso que o fundamental seja colocar desde já as plantas. Pedras e troncos deve ser mais fácil, pelo menos a nível da colocação, certo?

 

Obrigado a todos. Mais logo posto umas fotos da evolução ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Matos por o esquema, não sei porque mas não tou a conseguir colocar imagens no fórum...

No esquema podes ver a bomba (no nº 7) e na imagem do lado com a seta em azul, a saída da água par o aquário...

abraços

ps: não te esqueças das fotos;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem é tarde nem é cedo! Aí vai a primeira, com o húmus colocado:

 

p1020446.jpg

 

Expliquem-me lá melhor a história da "mangueirinha". Será só a "boca" de saída da bomba, um tubinho com uns 2 cm?

 

E acham que vale a pena pôr mais húmus? Ainda tenho um saco cheio, mas alertaram-me para o excesso de húmus e o aparecimento de algas relacionado.

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.