Aquario antigo... a estrear! Ajuda


Bruno Vilhena

Recommended Posts

tem atenção á forma como enches o aquario para não estragares o trabalho, deves tentar aprender antes de o fazer,

usa uma mangueira de diametro reduzido para despejares lentamente a água sobre um prato dentro do aqua,

senão fizeres arriscas a misturar substratos, fazer buracos , arrancar algumas plantas e etc..

em suma arriscas a estragar um trabalho bem planeado,

 

boa sorte e continuação de um bom projecto

 

ps: o item 5 d'um esquema que te mostraram é um escumador de proteinas pois o esquema é de uma biobox de aquario salgado,

quando estiveres "autorizado esquece a biobox e investe num filtro externo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 158
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sabuguense, depois do "chiqueiro" que fiz na cozinha com a história do húmus e da "sopa da pedra", acho que a autorização não estará para breve.

 

Em relação ao enchimento do aquário, vocês ligam essa mangueira directamente ligada à torneira? Estava a pensar usar um garrafão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Podemos saber que plantas adquiriste? Já pensaste no hardscape? Ou vai ser só plantas? Podes apostar nuns troncos e numas pedras...

Quanto a filtração na biobox, acho que devias manter essa esponja, e acrescentar um saco de cerâmicas (Tipo as sera siporax, são bastante boas...), pois quanto mais filtração biológica tiveres melhor..

Abraço e continuação de um bom trabalho nisso ;)

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CaptainStuck, apenas sei que tenho aqui musgo de Java. Depois tenho mais 2 tipos: uma planta que faz lembrar um pinheirinho, em ponto pequeno e outra parecida mas com as folhas maiores. Assim que as tiver montadas tiro foto para verem o que é.

 

Quanto às pedras, já as frevi e sequei. Apanhei-as aqui no rio. Msa são pequenas e estão-me a faltar ideias para a decoração. Para piorar, tenho aqui silicone de aquário, mas só serviu uma vez, pois não consigo fazer sair mais nada. Ia utilizar para juntar várias pedras e fazer tipo uma "anta".

 

Quanto à filtração, para já vai ter de ficar mesmo assim.

 

SusanaPaço, obrigado. Assim sendo, se notarem os vossos peixes tristes ou a falar sozinhos, perguntem a este psicólogo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Será algo deste género?

 

cabomba3.jpg

 

Quanto às pedras apanhas no rio, em geral não há problema, mas pelo sim pelo não, faz o teste do pH para teres a certeza que não te irão alterara o pH no aquário... Podes fazer isso com vinagre/limão e se efervescerem estas perante pedras de natureza alcalina que farão com que o pH suba...

Podes sempre fazer a tal construção como dizes, são ideias e gostos, cada um tem as suas/seus... Pessoalmente gosto mais de aquários com um ar mais natural... como se da natureza se tratasse.

Aconselhava-te a "treinares o layout" fora do aquario e a fazeres tentativas e alterações da disposição das coisas... Ou se tiveres jeito pro desenho, tentares "projectar" em papel o layout...

 

Abraços e dá lhe ai em força ;) hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inconveniente não há... mas se colocares logo no inicio melhor, pois as bactérias nitrificantes têm mais e melhores sítios para se fixarem ajudando a acelerar o ciclo do azoto... ;)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, onde é que já vão os 4 cm...

 

De ter em conta que por baixo tem húmus de minhoca. Aconselharam-me uns 6 cm para garantir que o húmus não vem para cima. Mesmo assim, acho que atrás já terá uns 7 cm...

 

Fiz borrada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) daqui a pouco tens meio aquario de substrato :) deixa ficar la os 7a 6 a traz e 4 a 5 frente penso que não terás problemas...

 

mas como a Susana diz depois atenção a plantares!

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que para o pessoal te ajudar mais devias colocar as fotos das plantas, pois para teres plantas implica CO2, Fertilizantes e Luz tem atenção nisso também... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana depois da ajuda, podiamos ir beber um café :P

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pelo que sei todas necessitam amiga Susana pode é não injectar propositadamente, usam o que esta na agua tanto co2 com nutrientes...

por isso disse imaginamos que o nosso amigo Bruno coloca luz em excesso com plantas de crescimento lento, vai dar em algas ...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso mesmo é que podemos dar uma ajuda a escolher plantas de crescimento moderado a rápido sem necessidade de injecção de CO2 (nem todas necessitam Luís, pois algumas sobrevivem bem e só proliferam bem num aquário sem injecção)

 

vamos por fases, primeiro aprender a controlar um aqua low tech e só depois melhorar as coisas. Aliás um sistema de injecção não costuma ser barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim vamos por fazes :) mas o nosso amigo bruno já tem as plantas :)

Temos o caseiro deixa-nos um bocado aquém mas temos bom resultados :)

 

mais sim o meu concelho também é ir com calma e por fases..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tss tss.....que é isto?

Estava a meter-me contigo. Agora a sério, pelo que tenho visto, tens ajudado bastante o pessoal! A Gerência agradece

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em parte com o Luis Barroso, pois todas as plantas precisam de co2, umas mais outras menos, umas de uma maneira outras de outra... O que pode estar acontecer é o Bruno estar a comprar plantas que sem co2 vão ter um crescimento deficiente... Agora pode é não ser necessário co2 por injecção externa, mas então tem que se ter um aquário capaz produzir seu próprio CO2, através da respiração dos peixes e decomposição de matéria orgânica... Não esquecer que isto obedece sempre um conjunto de vários factores, onde a juntar o co2 entra também a luz...

Era bom que o Bruno nos desse mais informações das plantas que comprou ou que quer colocar no aquario...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.