Sem escumador, sem carvão activo, sem aditivos.


Recommended Posts

Já alguns devem saber que ando a verificar se com um filtro de algas, será possivel manter um aquário de SPS.

 

Comecei julgo em março sem escumador, e agora no ultimo mês desliguei o carvão.

 

Só tenho siporax ( 1-2 litros), rocha viva e o tal filtro de algas que já devem ter ouvido falar....ou lido.

 

Tenho acroporas, desde o inicio da experiencia, e sem perdas....

E tenho uma que comprei que ficou maluca...depois de ter tirado o carvão activado.

 

Mudas não tenho aumentado a frequência, 1 por mês, embora tivesse prometido que ia tentar 2 por mês.

 

Os aditivos que meto é apenas o que o meu reactor de cálcio mete, portanto mete sempre alguma coisa.

podem seguir os acontecimento no meu blog...

 

www.waterinspiration.blogspot.com

 

A minha ideia desta experiência é conseguir uma água mais limpa e com mais fauna, neste momento tenho 1 ppm de nitratos, e fosfatos sem conseguir medir (abaixo dos 0.03 ppm). Estou convencido que irei ter algum sucesso, embora também ache que possa ter problemas devido ao aumento das toxinas e sua acumulação na água (ausência de escumador e carvão)...

Mas também acredito que possa aparecer na água bacterias que decomponham rapidamente essas mesmas toxinas e coloquem disponivel como nutrientes por exemplo para corais ou algas.

 

Tive nesta minha experiência, alguns valores que podem ter deturpado os resultados da experiência, tais como valores em swing do cálcio e carbonatos, problemas no reactor de cálcio....no entanto presumo que agora estão mais regularizados...(encravamentos do reactor de cálcio).

Perdas tive, de apenas 2 frags que comprei, vamos ver cenas dos próximos capitulos...

 

A minha convicção é que a natureza é SEMPRE melhor que o homem em tudo, quer na filtração quer em tudo, e básicamente eu tento criar um sistema onde a natureza e a simplicidade é que governam.

 

Sem escumador ganho:

mais plancton, mais trace elements que não saem do sistema

perco:

menos oxigenação, retirada de algumas toxinas, retirada de poluentes.

 

Com algae scrubber ganho:

mais oxigenação, mais plancton, mais esporos de algas (que não será problema se tudo estiver bem controlado), largada e possivelmente absorção de algumas toxinas, retirada de poluentes.

 

com carvão activo ganho:

água mais limpa, retirada de alguns trace elements

 

Sem carvão:

menos custos, mais trace elements...

 

Enfim como tudo existe os prós e contras, julgo que os prós tendem na balança para apenas o algae scrubber.

 

tenho nitratos a valores ridiculos desde o começo, e fosfatos nem consigo medir. dou doses industriais de comer....e acreditem industriais...

 

Depois posto fotos e mais conversa, no entanto podem seguir as peripécias no meu blog!

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que algas tens no filtro? curiosidade de bióloga :P

muitas variedades,,,até cyanos...podes observar no video do meu blog clica para veres

100_2559.JPG

100_2556.JPG

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um projecto muito bom que alerta também para as tecnologias eco-friendly :)

 

E pode ser usado em água doce...

Se bem que poucos têm sump... os leds fui eu que os soldei e colei a um dissipador made in china...poderia ter usado um com ventoinha de pc, e se calhar ficava melhor e mais barato...

 

água e sal não vai muito com corrente eléctrica, e assim estou duplamente protegido estão ali apenas 12 v. cerca de 10 watts nem isso talvez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio Vitor

como sempre partilhando as experiencias , óptimo assim mais membros puderão adquirir mais informação que, nunca é demais.

também penso completar o meu sistema com algae scrubber , mas tenho de voltar aí a casa para tirar as minhas dúvidas.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que tens uns bons resultados. mas as cores nao as consegues ter assim bem garridas correcto ? em alguns sps nota-se ..

outra questão a conta da luz ? lol com essas lampadas devem consumir algo. isso esta sempre ligado ?

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do garrido tem muito que se diga...

depende da luz com que fotografamos, depende do photoshop que possamos meter, depende claro de muita outra coisa...

 

retirei as macro-algas quase todas que tinha na sump, assim quero que evite os tais prblemas da alelópatia que julgo as caulerpas produzem.

mau para as algas e para os corais....ainda para mais sem carvão activado.

por agora fica assim à espera de mais desenvolvimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso dar uma sugestão? uma planta halófita como os Limonium pode ser uma boa adicção à filtragem

tenho alguns mangais (mangroove tree), mas essa planta que falas aguenta com a salinidade dos oceanos?

realmente seria perfeita, já que eu adoro plantas...ainda para mais com flor....

:)

 

Algumas que obtive no meu anterior aquário...

lotus_flower5.jpg

 

lotus_flower6.jpgtotal.jpg

 

Seria muito interessante agora onde arranjar essa planta e como a manter...

:)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Limonium são plantas que sobrevivem desde as zonas de rebentação até às águas salobras da foz dos rios.

http://en.wikipedia.org/wiki/Limonium

Acho-as mesmo bonitas, parecem pequenas lavandas.

Encontras em Portugal em zonas como a Foz do Tejo ou praias como a Foz do Lizandro.

É preciso é calma a escolhe-lãs, algumas plantas deste género são protegidas. O complexo multiflorum por exemplo :)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que tens uns bons resultados. mas as cores nao as consegues ter assim bem garridas correcto ? em alguns sps nota-se ..

outra questão a conta da luz ? lol com essas lampadas devem consumir algo. isso esta sempre ligado ?

 

Conta da luz...é tudo leds...feito por mim.

:D

tenho os leds há mais de 1 ano, mais uma vez tudo concebido por mim.

na sump gasta uns 8W em cada foco.

tipo o mesmo que uma dessas economicas de 8W em cima tenho cerca de 250W leds...

são muitos leds...

mas a conta...como tenho bi-horaria e isto só liga de noite gasto pouco até nem 10 euros por mês...

 

gasto bem mais a aquecer a água...gastamos...porque também aquece fora do periodo economico, e são logo 300W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e as dicas de como a manter são fáceis, Muita luz, pouca mexidela no solo desta e não regar por cima (a água a passar pelas raízes basta)

 

E será que os Limonium aguentam hidroponia? Eu não sei se aguentam... E sei como se cultivam normalmente. Nestas condições não sei... Até porque elas não têm grandes taxas de crescimento, logo não exportam grandes nutrientes, que neste caso é o que se quer... Acho que as algas que o António tem serão muito mais eficientes do que qualquer macroalgas e ainda mais que mangue que pelo que vejo crescem muito lentamente...

 

E não convém não ir apanhar plantas nem ao cabo raso nem a nenhum desses sítios para meter no aquário...Até porque as zonas de falésias são protegidas(habitats prioritários tal como os sapais...) e as espécies em causa também. Pelo menos o complexo multiflorum está no anexo b-II..

Editado por Sérgio Murra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mais espécies do que o complexo multiflorum :). E creio aguentarem mesmo muito bem :) infelizmente a zona da foz do Lisandro especialmente não é protegida. Quanto a filtragem são fortes mesmo pequenas, é o bom das plumbaginaceae :)

 

Se me expliquei mal peço desculpa Sérgio :) uma pergunta, como conheces tão bem os Limonium ?

 

A melhor especie que não acarreta perigos ambientais são os Limonium virgatum. Já os usei como planta de primeira ordem para proteger uma cultura hidropónica de outras halofitas que suportam mal metais pesados e foi 5 estrelas.

 

Sem fazer um grande testamento e esclarecendo melhor os virgatum são bem úteis. E quanto á protecção do complexo multiflorum é sempre bom dares umas utilidade ás irmãs do género :) incentivas a Malta a preservar.

 

Pronto pronto, esquecendo o cabo raso, virgatum junto à foz do Lisandro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mais espécies do que o complexo multiflorum :). E creio aguentarem mesmo muito bem :) infelizmente a zona da foz do Lisandro especialmente não é protegida. Quanto a filtragem são fortes mesmo pequenas, é o bom das plumbaginaceae :)

 

Se me expliquei mal peço desculpa Sérgio :) uma pergunta, como conheces tão bem os Limonium ?

 

A melhor especie que não acarreta perigos ambientais são os Limonium virgatum. Já os usei como planta de primeira ordem para proteger uma cultura hidropónica de outras halofitas que suportam mal metais pesados e foi 5 estrelas.

 

Sem fazer um grande testamento e esclarecendo melhor os virgatum são bem úteis. E quanto á protecção do complexo multiflorum é sempre bom dares umas utilidade ás irmãs do género :) incentivas a Malta a preservar.

 

Pronto pronto, esquecendo o cabo raso, virgatum junto à foz do Lisandro :)

 

lisandro junto á ericeira certo?

vou tentar fazer uma coisa dessas, acho que é deveras interessante...e dava mais colorido á sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mais espécies do que o complexo multiflorum :). E creio aguentarem mesmo muito bem :) infelizmente a zona da foz do Lisandro especialmente não é protegida. Quanto a filtragem são fortes mesmo pequenas, é o bom das plumbaginaceae :)

 

Se me expliquei mal peço desculpa Sérgio :) uma pergunta, como conheces tão bem os Limonium ?

 

A melhor especie que não acarreta perigos ambientais são os Limonium virgatum. Já os usei como planta de primeira ordem para proteger uma cultura hidropónica de outras halofitas que suportam mal metais pesados e foi 5 estrelas.

 

Sem fazer um grande testamento e esclarecendo melhor os virgatum são bem úteis. E quanto á protecção do complexo multiflorum é sempre bom dares umas utilidade ás irmãs do género :) incentivas a Malta a preservar.

 

Pronto pronto, esquecendo o cabo raso, virgatum junto à foz do Lisandro :)

 

Eu apenas estava a salientar esse facto. Que me parece importante e relevante.

 

E continuo a achar que mesmo que resistam e possam tirar nutrientes esses serão muitíssimo poucos comparando com outras técnicas de filtragem. Se fores a ver os seus crescimentos não serão maiores do que o das algas logo em termos de peso seco ou de biomassa produzida será inferior logo os nutrientes removidos também. Mas claro que sempre dá uma beleza diferente à sump, o virgatum até é pequenino e engraçadinho.

 

E remover as plantas da natureza não me parece que sobrevivam muito facilmente. Se o fizeres tenta com plantas jovens e pouco "lenhificadas". Devem sobreviver melhor. Ou então tenta remover sementes. Acho que é o melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lisandro junto á ericeira certo?

vou tentar fazer uma coisa dessas, acho que é deveras interessante...e dava mais colorido á sump.

 

Existem também em Magoito que ainda os vi no outro dia. Mas Magoito é Parque Natural Sintra Cascais. Mas mais acima em S.julião e depois Lizandro, Ericeira e por ai fora também deve haver. É procurá-los...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do magoito nao é boa ideia ou perturbas outras espécies. Se forem retiradas das praias da ericeira é melhor e sempre são mais resistentes.

A melhor altura para retirá-lãs será por agora antes da baixa grande de temperatura ou no inicio da primavera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais