duvidas... ajuda p.f. :-)


Dante

Recommended Posts

boas.

recentemente comprei um daqueles kits completos do jumbo... aquario de 50 litros (60cm), aquecimento e filtro interno.

 

um mes depois de instalado, comprei uma série de peixes: 15 neons,

muito pequenos... morreram todos com o "ich" (a dos pontos brancos) :lol: :D. vou comprar mais assim que tiver a certeza que o aquário está "curado". comprei 2 mollies (1 macho e um femea) e comprei 6 guppys - 2 machos e 4 femeas uma das femeas tb morreu do

parasita

 

as minhas duvidas:

 

- para tratar o ich, tinha já o liquido.. coloquei a quantidade

adequada (um pouco mais pela urgencia) e um pouco de sal de cozinha

(já me tinham falado desta tecnica mas não tenho a certeza se fiz

bem.. ) e aumentei a temperatura 3 graus.

 

já passaram 2 dias e mais nenhum morreu.. acham que fiz bem?

posso/devo começar a fazer uma troca parcial de água (40%)? proximos

passos?

 

- a quantidade inicial de peixes era a adequada? devo / posso por

mais? estava a pensar comprar uns limpa fundos e uns limpa vidros... e

talves mais uns mollies

 

- grande dúvida: o kit veio com um filtro que acho demasiado forte...

até 100 litros dizem eles... mas aquilo faz uma corrente desgraçada

para os peixes. tendo em conta as especies que referi, devo deixar o

filtro sempre ligado (sem problemas?), devo ligar durante o dia

(controlando em simultaneo com a iluminação?)??

 

agradeço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dante,

 

Em primeiro lugar bem vindo ao fórum.

 

Eu nunca utilizei sal para tratamento de doenças nos peixes... Uso apenas os medicamento que se encontram à venda. Não sei se alguém aqui no fórum usa essas técnicas... Espera para ver...

 

Para o Íctio é bom o aumento de temperatura. Não deves é aumentar muito. 1/2 graus parece ser o sufuciente. Isso associado ao medicamento dá, de certeza, conta da doença.

 

coloquei a quantidade adequada (um pouco mais pela urgencia)
Muito importante: Cuidado com as doses de medicamento que deitas na água. Se for dose a mais podes intoxicar os peixes.

 

já passaram 2 dias e mais nenhum morreu.. acham que fiz bem?

Ora bem, se não morreu mais nenhum é porque em princípio a doença está controlada. :lol:

 

posso/devo começar a fazer uma troca parcial de água (40%)? proximos passos
Faz o que diz na folha que vem junto com o medicamento. Deves cumprir sempre os tratamentos até ao fim, independetemente dos peixes parecerem ou não curados.

 

- a quantidade inicial de peixes era a adequada? devo / posso por  

mais?

Deves, antes de colocar mais peixes, curar esses que tens ai. Será que a quantidade de peixes era a adequada?? Depende do tamanho dos peixes que tinhas.

Normalmente costuma-se usar a regra 1cm de peixe para cada litro de água.

 

 

grande dúvida: o kit veio com um filtro que acho demasiado forte...  

até 100 litros dizem eles... mas aquilo faz uma corrente desgraçada  

para os peixes. tendo em conta as especies que referi, devo deixar o  

filtro sempre ligado (sem problemas?), devo ligar durante o dia  

(controlando em simultaneo com a iluminação?)??

 

O filtro não é forte. Deve estar sempre ligado caso contrário não vais conseguir ter água em condições para os peixes.

Podes desligar o filtro na hora de alimentar os peixes. Assim evitas que o mesmo puxe comida e fique sujo. Depois dos peixes terem comido volta a ligar. A iluminação podes desligar/ligar sem problemas....

 

 

O Íctio aparece, normalmente, quando há mudanças bruscas de temperatura. Tens de ter cuidado quando baixares a temperatura do aquário. Deves fazer tipo 1º por semana senão a doença vai aparecer outra vez.

 

 

Qualquer dúvida já sabes...

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

já tratei ictio varias vezes e a receita foi sempre a mesma, aumentar a temperatura até aos 30ºC durante 2 semanas, tens é de saber se os teus peixes aguentam essa temperatura, senão tens de recorrer a antibioticos ou sal.

O filtro deve ter uma capacidade de 3 a 5x o volume do aquario, no teu caso de 150 a 250 L/h, e é para estar ligado 24h!!!

Cuidado com a escolha de peixes!! Neons são de aguas acidas e guppys de alcalinas.... Primeiro mede o ph do teu aquario e depois escolhe os peixes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o desparasitante que tenho é o sera costapur

infelizmente, numa "andaça" qq devo ter deitado fora as instruções.

 

o que eu usava no aquario anterior era uma gota por cada litro de água... usei a mesma tática neste.

 

há algum site onde me possa consultar o manual deste produto? já tentei o sera.de mas está em alemão e nao consigo por em ingles (na homepage, canto inferior esquerdo).

 

reparei entretanto ontem há noite que alguns dos guppys ainda tinham uns pontinhos brancos (especialmente na cauda) e tb a cauda de alguns deles estava "danificada" (mais pequena que o normal, como se tivesse sido mordiscada pelos outros peixes).

 

quanto ao PH, eu tenho procurado sempre o ph neutro (acham correcto???)

 

obrigado!

 

 

PS: pelos vistos isto é quase tudo de Gaia!!!! :lol:

 

onde costumam fazer as vossas compras de equipamento / comidas, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dante ! (Quem é amigo e te recomendou este forum ... quem é ... quem é ... :lol: )

 

Sé é assim é porque a bactéria continua activa. Porque não tentas um medicamento específico para o íctio (há um com uma coloração azul, não me lembro do nome, que normalmente resolve o problema). Não te esqueças primeiro de elevar a temperatura até aos 30º e de desligar durante duas horas o filtro se tiver carvão activo (atenção que durante este tempo deves aumentar a intensidade da bomba de ar). Depois, passados dois dias, é que vais baixando gradualmente a temperatura e ir renovando a água (o meu aquário também é de 50 L e eu, mais ou menos de quinze em quinze dias, mudo 5 litos de água. Mais água pode provocar alterações bruscas de temperatura e lá volta a bactéria)

 

Comigo resultou desta forma. Há meses que não voltei a ter esse problema.

 

Um abraço

 

[interino]

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Dante,

fui ao site da sera, e lá só diz que o sera costapur é para combater o ictio, não diz nada sobre a dosagem... vai a uma loja a dá uma vista de olhos na embalagem :lol:

Em Gaia só conheço as pet shop do arrabida, carrefour e gaia shopping, e também "o canto das aves" que tem muitos produtos da sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óptimo!!! já sei que me vou tornar cliente! :)

 

pessoalmente gosto do "canto das aves", mas infelizmente o horário de trabalho nao me deixa chegar lá em tempo útil... apesar de morar relativamente perto (na zona da serra do pilar)

 

ontem fiz uma troca de água quase total... acho que agora os meus peixinhos já devem estar a 80% :)

 

agora vou ter de repovoar o aquário.. o que aconcelham (o aquário é de 50L)? o ph tem andado sempre a neutro.

 

tenho neste momento 2 mollies (1 m e 1 f), e 5 guppies (2m e 3f)

devo comprar mais mollies? e em que quantidades?

e os guppies? mais femeas?

e os neons? dão se bem com estas espécies? e com ph 7??

 

queria comprar uns limpa fundos... 3 ou 4 serão suficientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dante,

sinseramente n me parece boa ideia estares a juntar neons com guppys, mesmo com ph neutro... acho que embora possam sobreviver não teriam qualidade de vida... tenta medir o ph com mais precisão, é que 7.1 ou 6.9 é bastante diferente de 7.0!!

quanto ao repovoamento, deixa primeiro o aquario se recuperar, e não te esqueças que tens especies que se reproduzem facilmente e em breve vais ter muitos peixinhos!! :)

descobri o canto das aves à pouco tempo, mas fiquei logo cliente, atendimento muito simpatico e preços excelentes, mas as lojas dos shopings tem sempre a grande vantagem do horario :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que vou esperar pelo reequilibrio da agua :)

 

vou aguardar 1 semana pelo menos...

 

o "canto das aves" que eu falo é na rua que vai da camara de gaia até à estação das devesas...

 

 

PS: tanta gente do norte, carago... eu moro em gaia mas trabalho em famalicão, e ainda ontem tive no guimaraensshopping a comprar material para o aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais