Substrato Inerte e CO2


pmpg98

Recommended Posts

Boa Noite a todos,

 

Decidi abrir um tópico novo para esta questão...

 

Estou a planear um aqua (100x40x50) plantado (plantas de baixa manutenção), filtragem JBL CristalProfi e901 greenline e uma calha de t5 4x39W da aquaeden.

 

Já comprei um substrato fértil JBL Aquabasis plus, em principio colocar 2cm de fértil, e agora tenho andado a estudar o que colocar em cima do fértil.

 

Como ando a pensar nos escalares tenho pensado em projectar o aqua para uma agua mais pro acida, também tenho de pensar que para um aqua deste tamanho leva mais ou menos 28/30kg de inerte, ou estou a fazer mal os cálculos?

 

Substratos pensado:

 

ADA Aquasoil Amazonic, faz baixar o pH para níveis mais ácidos, é um excelente inerte, lendo os comentários deste e doutros foruns. preços cerca de 3,7Euros por Kg o que faz dele uma opção mesmo muito cara.

 

Akadama, também baixa o pH não tão bom como o Aquasoil, tenho lido comentários diversos sobre este substrato que não dura muito tempo que se defaz e fica tipo lama passado pouco tempo, que gera poeiras, preço cerca de 1,3Euros por Kg o que um preço interessante, mas se passado pouco tempo se defaz não é uma boa solução certo?

 

JBL Manado é uma opção não tenho visto preços do mesmo, mas muitos utilizadores aqui do forum paracem usar sem grandes problemas...

 

Areão de rio com uma cor para o escuro, não queria uma coisa muito clara, na aquaplanet vi uns sacos de 15Kg por 25Euros. Mas até deve haver coisas mais baratas.

 

O que eu pretendia era um bom substrato para por no aqua com uma cor para o escuro e que fosse bom para as plantas e se possível baixar o pH melhor.

 

O Akadama parecia-me a solução ideal mas estou cheio de dúvidas lendo os comentários, qual a vossa opinião.

 

A parte do CO2 é a seguinte, acham que devo iniciar-me com CO2? ou só depois de estar montado é que devo pensar nisso? Estava a pensar na solução DIY fermentação caseira, acham que é demasiado para um iniciado?

 

Obrigado por todos os comentários e ajudas.

Obrigado

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro. Como vais?

 

Como sabes eu também andei indeciso no substracto. Acabei por optar pelo JBL manado mas ainda não tenho tempo suficiente para te dizer algo de util tirando a parte estética. Misturei com areão de rio e gosto do efeito. Acho que, como tens o fertil por baixo e as plantas tencionas que sejam de baixa manutenção, tens um leque alargado de escolha no sentido do que é bom para as plantas. Li Bastante quanto ao Aquasoil amazonia da ADA e ha aqui no forum muitos relatos da pouca duração do mesmo, tal como referiste da akadama. Há pessoal que diz que fica lama enquanto outros falam maravilhas.Quanto ao pH... já mediste o que te sai da torneira? vi o teu "plano" do aquário, já tens o(s) tronco(s)?

 

Em relação ao Co2, não creio que te seja necessário mas também... mal não vai fazer. Eu, por agora decidi não meter para não ter mais esse "trabalho". A tal mistura caseira como falaste tem duração limitada e é mais isso que teria para fazer. Já vi tambem uns kits básicos de difusor e umas pastilhas mas é uma coisa a estudar melhor.

 

Espero que haja mais pessoal a ajudar e que isso continue a correr bem.

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Está tudo bem :) ansioso que comecem a chegar coisas, os troncos quero compra-los ao vivo e ainda não encontrei o que queria... Não consigo medir o meu pH porque ainda não recebi os meus testes :)

 

Obrigado

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei até que ponto não seria bom medires o teu pH antes de decidir no substracto. Por outro lado secalhar é "picuinhice" minha.lol

Agora tas na ansiedade.... mas la chegarás.

 

Não sei se és apreciador das águas "cor de chá" mas o meu tronco esteve de molho, entre fervidelas e banhos salgados, mais de um mês. Mas agora no aquário está bem e não notei colorações na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com a quantidade de luz que tens para o teu volume de água vais ter crescimentos de plantas bem rápidos. Acho que CO2 e fertilização vai ser essencial. Se o objectivo é mesmo um low-tech (sem CO2) e com plantas de crescimento lento (i.e. musgo e fetos de java) sugiro-te que uses apenas 2 lâmpadas ligadas. É mais que suficiente.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tambem andava indeciso com o substrato e acabei por comprar akadama mas um pouco de pe' atras..pus no meu aqua pequeno 40x20x20 e plantei cerca de 4 pe's de cabombas e so' te digo espectacular..

n tenho CO2 e so' meto fertilizante liquido quando me lembra. faz muito bem o trabalho dele e ja' o tenho ah coisa de talvez uns 5 meses e não faz nenhum po' nem nenhuma ''lama'' como tinha ouvido dizer..

mas pronto e' so' uma opinião também ha quem diga mal e eu sei pk ja' vi que se derrete.. talvez seija a sorte de apanhares ou nao um saco bom.. boa sorte com isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com a quantidade de luz que tens para o teu volume de água vais ter crescimentos de plantas bem rápidos. Acho que CO2 e fertilização vai ser essencial. Se o objectivo é mesmo um low-tech (sem CO2) e com plantas de crescimento lento (i.e. musgo e fetos de java) sugiro-te que uses apenas 2 lâmpadas ligadas. É mais que suficiente.

 

Abraço

 

GM

 

Muito obrigado GM,

 

A ideia é manter inicialmente só duas lâmpadas ligadas e caso seja necessário ligar as outras duas.

 

Pode ser que inicialmente ponha um sistema caseiro, vou um deste dias analisar um, tenho lido do DIY e fora a parte estética e de estar sempre a debitar CO2 parece-me fácil de fazer.

 

A ideia é ter plantas de manutenção fácil mas não necessáriamente só musgos:

 

Para o fundo as ideias são:

Myriophyllum mattogrossense

Limnophila sessiliflora

Rotala Rotundifolia

 

Também já mais ou menos escolhidas:

 

Ludwigia glandulosa

Limnobium laevigatum

Pogostemon helferi

 

Acho que se clalhar vai haver um tempo de iluminação diferente, tipo 10h com 2 lampadas e 4/5h com 4 mas isso é tudo a estudar.

 

Obrigado pelos conselhos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tambem andava indeciso com o substrato e acabei por comprar akadama mas um pouco de pe' atras..pus no meu aqua pequeno 40x20x20 e plantei cerca de 4 pe's de cabombas e so' te digo espectacular..

n tenho CO2 e so' meto fertilizante liquido quando me lembra. faz muito bem o trabalho dele e ja' o tenho ah coisa de talvez uns 5 meses e não faz nenhum po' nem nenhuma ''lama'' como tinha ouvido dizer..

mas pronto e' so' uma opinião também ha quem diga mal e eu sei pk ja' vi que se derrete.. talvez seija a sorte de apanhares ou nao um saco bom.. boa sorte com isso :)

 

Boa-tarde e obrigado pela mensagem :)

 

Onde compras-te a tua Akadama? pois eu também ouvi dizer que faz pó e lama, não sei bem passado quanto tempo.

 

O Rui Alves (aquaeden) disse-me que possui aquarios montados à mais de três anos com aquasoil da ADA sem qualquer problema, mas claro que não quero comparar um inerte com o outro.

 

Cumprimentos,

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Atenção que o aquasoil não é inerte, no sentido em que está carregado de nutrientes. É de facto um bom substrato e pelo qual todos os outros são avaliados. Quanto ao Akadama não sei de que é feito. Deve ser um tipo de argila não? Deve ser parecido com areão de gato que também é muito usado. O que sei é que tens que ter um bom sistema de fertilização seja ele radicular (através do substrato) ou foliar (através da coluna de água) ou, melhor ainda, os dois.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Atenção que o aquasoil não é inerte, no sentido em que está carregado de nutrientes. É de facto um bom substrato e pelo qual todos os outros são avaliados. Quanto ao Akadama não sei de que é feito. Deve ser um tipo de argila não? Deve ser parecido com areão de gato que também é muito usado. O que sei é que tens que ter um bom sistema de fertilização seja ele radicular (através do substrato) ou foliar (através da coluna de água) ou, melhor ainda, os dois.

 

Abraço,

 

GM

 

Boas GM,

 

Sim eu sei que o Aquasoil bem como o Akadama mexem com o pH essa é uma das razões que eu estou a considerar um desses solos em vez de comum areão do rio, tinha um pouco a ideia de baixar o pH da agua, de forma a albergar algumas espécies amazónicas que gostam de aguas mais acidas.

 

O Akadama parece-me ser um solo que foi desenvolvido para as bonsais, não sei a composição.

 

Essa do areão de gato não sabia :) algum em especial?

 

Eu já vou colocar JBL Aquasoil para ai uns dois centímetros... e depois se necessário faço fertilização liquida, essa parte ainda não li quase nada...

 

Ando a ver esta questão do CO2 e do substracto inerte, para o inerte acho que ainda vou calhar ao Manado a ADA tem um areão que me parece bem giro...

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1575&pageNum_AquarioRS=0&idcat=211&cat=&subcat=&menu=56

 

A ver vamos :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GM,

 

Sim eu sei que o Aquasoil bem como o Akadama mexem com o pH essa é uma das razões que eu estou a considerar um desses solos em vez de comum areão do rio, tinha um pouco a ideia de baixar o pH da agua, de forma a albergar algumas espécies amazónicas que gostam de aguas mais acidas.

 

O Akadama parece-me ser um solo que foi desenvolvido para as bonsais, não sei a composição.

 

Essa do areão de gato não sabia :) algum em especial?

 

Eu já vou colocar JBL Aquasoil para ai uns dois centímetros... e depois se necessário faço fertilização liquida, essa parte ainda não li quase nada...

 

Ando a ver esta questão do CO2 e do substracto inerte, para o inerte acho que ainda vou calhar ao Manado a ADA tem um areão que me parece bem giro...

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1575&pageNum_AquarioRS=0&idcat=211&cat=&subcat=&menu=56

 

A ver vamos :)

 

Pedro Gil

Boas,

Só por curiosidade qual é o PH da sua água da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só por curiosidade qual é o PH da sua água da torneira?

 

Vale,

 

Ainda não recebi o kit de testes, pelo que não sei ao certo, mais ou menos pelos comentários que tenho lido deve andar pelos 7-7.5 mas ao certo não sei dizer... Se alguma alma caridosa por aqui perto de Benfica me emprestar uma tira de analise de agua eu posso fazer esse teste senão só la mais para o fim do mês...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale,

 

Ainda não recebi o kit de testes, pelo que não sei ao certo, mais ou menos pelos comentários que tenho lido deve andar pelos 7-7.5 mas ao certo não sei dizer... Se alguma alma caridosa por aqui perto de Benfica me emprestar uma tira de analise de agua eu posso fazer esse teste senão só la mais para o fim do mês...

 

Pedro Gil

 

Boas,

" Amigo " desculpe lá a sinceridade, mas se não sabe ao menos o Ph, para não falar do GH e KH, para quê tantas questões e suposições.

Vou dar um ex., vivo a uns 600m da casa da minha mãe ;

-na minha casa tenho um Ph de 8, e gh e kh pra e da 20 ou 30, (já desisti de medir);

-na casa da minha mãe tenho:

PH-7

GH- 6/8

KH-4

NO2-0

NO3-0

NH3-0

Percebe o que eu quero dizer :D

Sabe porquê? A origem da água da companhia de minha casa, não é igual á da casa da minha mãe, simples.

Só mais uma coisa, vou cita uma frase de um membro deste fórum ( jpospr ) que para mim faz todo o sentido: :" é a água que tens à tua disposição que te diz que peixes podes ter e não o contrário."

 

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

" Amigo " desculpe lá a sinceridade, mas se não sabe ao menos o Ph, para não falar do GH e KH, para quê tantas questões e suposições.

 

Trata-se daquela coisa a que chamamos conhecimento, sabes? se souberes se te questionares se tentares perceber, vais aprender. Se disseres é assim por que sim, provavelmente nada vais entender...

 

Vale ao contrario do que fizeste, eu tenciono se possível adaptar a agua que tenho aos peixes que posso vir a ter, esse foi um objectivo a que me propus e portanto tenho de perceber se tiver a água a 7 ou 7.5 o que posso fazer para baixar essa para um valor mais baixo, e se isso é possível sem recorrer a químicos de forma duradoura. Ou se pelo contrario mudo de espécies que se ajustem a um pH mais elevado, se não me informar antes de fazer as coisas como é que vou saber isso.

 

Sem dúvida que as aguas de torneira mudam muito de local para local, tubagens e outras coisas podem mudar os seus parâmetros, mas a única coisa que posso fazer até ter os kits de teste são mesmo suposições, mas como estou a fazer suposições em papel, fora o stress que causo nos restantes membros do forum, não estou realmente a stressar nenhum peixe :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata-se daquela coisa a que chamamos conhecimento, sabes? se souberes se te questionares se tentares perceber, vais aprender. Se disseres é assim por que sim, provavelmente nada vais entender...

 

Vale ao contrario do que fizeste, eu tenciono se possível adaptar a agua que tenho aos peixes que posso vir a ter, esse foi um objectivo a que me propus e portanto tenho de perceber se tiver a água a 7 ou 7.5 o que posso fazer para baixar essa para um valor mais baixo, e se isso é possível sem recorrer a químicos de forma duradoura. Ou se pelo contrario mudo de espécies que se ajustem a um pH mais elevado, se não me informar antes de fazer as coisas como é que vou saber isso.

 

Sem dúvida que as aguas de torneira mudam muito de local para local, tubagens e outras coisas podem mudar os seus parâmetros, mas a única coisa que posso fazer até ter os kits de teste são mesmo suposições, mas como estou a fazer suposições em papel, fora o stress que causo nos restantes membros do forum, não estou realmente a stressar nenhum peixe :)

 

Pedro

 

"Trata-se daquela coisa a que chamamos conhecimento, sabes?"

 

Por acaso sei. Não leve a mal o ser direto, é um direito que me apraz.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso, também tenho aquabasis plus e ando à procura de akadama, difícil de encontrar por estes dias, se alguém souber que avise, o aquasoil é que saí um bocado acima das minhas possibilidades :mrgreen:

Quanto à questão do ph, os troncos costumam ser bons para manter ph acido/neutros desde que não se use areões ou pedras alcalinas.

Outra hipótese é usar agua engarrafada, sai bastante mais caro que a da torneira.

 

 

Vale, o que dizes é verdade quando se pretende ter um aquário sem grandes incómodos, mas o proposito da aquariofilia não é termos um habitat com fauna/flora de zonas tropicais tendo para isso que proporcionar condições de água que só existem na natureza a milhares de kms de nós?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o aquasoil que tem fama de se desfazer é o Aquasoil Amazonia II, aparentemente o I não tem problemas...

Também sou a favor de ajustar a água aos peixes que queremos, eu uso água do lidl e ainda turfa no filtro para conseguir os meus 6/6,5pH. Caso contrário,só poderia ter africanos pois pH de cá de casa é 8(no mínimo) e visto não serem uns peixes que me atraiam muito provavelmente iria cair em desleixo pois cada vez que não me apetecesse mudar a água ou limpar o filtro não o faria enquanto que se mantiver um aquário com os peixes que gosto dará muito mais gosto tratar de toda a manutenção.

Acho que escolher os peixes consoante a água que se tenha faz sentido caso não se queira algumas espécies especificas, caso contrário é ter peixes só por ter(a menos, é claro que saibam o que querem e a água se ajuste perfeitamente a essas espécies...Apesar de neste caso já não ser escolher consoante a água mas sim ter a sorte de o pH e os peixes que se querem seres compatíveis).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso, também tenho aquabasis plus e ando à procura de akadama, difícil de encontrar por estes dias, se alguém souber que avise, o aquasoil é que saí um bocado acima das minhas possibilidades :mrgreen:

Quanto à questão do ph, os troncos costumam ser bons para manter ph acido/neutros desde que não se use areões ou pedras alcalinas.

Outra hipótese é usar agua engarrafada, sai bastante mais caro que a da torneira.

 

Eu reparei que existia um utilizador do forum ciclideos.com que vendia, mas era lá para Tomar, vou ver se lhe mando uma msg a ver se ainda vende.

 

Já reparei que somos praticamente vizinhos, se calhar ainda te vou cravar para se precisar de uma ajuda na montagem do aqua, já prometi umas bejecas cá em casa para fazer o trabalho duro :)

 

Depois digo qualquer coisa do Akadama, eu com o aquasoil tenho o mesmo problema $$$ a mais, deve ser bom de certeza mas não é para a minha liga...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso água do lidl e ainda turfa no filtro para conseguir os meus 6/6,5pH.

 

Essa é outra que me acontece agora dou por mim a ler os rótulos dos garrafões de agua para ver os parâmetros dos mesmos, devo estar a dar em bang bang

 

Hoje soube que o aqua já está pronto, só falta o móvel :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

na minha opinião é tudo mais fácil se adaptarmos os nossos à água da rede. Mas há quem goste de ter trabalho em alterar a água e não o posso censurar.

 

Não querendo por achas na fogueira. O pH tem um efeito quase irrelevante na saúde dos peixes. Na natureza o pH tem variações diárias brutais. A própria fotossíntese das plantas pode fazer variar o pH em 2 valores ao longo do dia. O que importa mesmo é o TDS (total dissolved salts) ou seja a quantidade de sais dissolvidos na água. É isto que afecta o balanço iónico entre o corpo dos peixes e o meio externo (a água). É por isso que a injecção de CO2 em plantados e a resultante variação no pH não afecta os peixes. O CO2 não interfere com os sais.

 

Aqui têm um artigo interessante sobre regulação iónica em peixes escrito por um experiente criador de discus. Está em inglês.

 

http://www.tbas1.com/Exchange/The%20New%20England%2011.pdf

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos e colegas aquariofilistas.... acho que tudo isto se resume a uma grande base.... bom senso...

 

Antes de mais, saber que tudo o que aqui se diz são, e serão sempre, opiniões pessoais e o que realmente importa num forum desta natureza é a partilha de experiências e opiniões. Cada um de nós tem de ter sempre a pré-disposição de opinar mas também de ouvir opiniões diferentes sem querer fazer valer a sua própria sobre a de outros.Obviamente é necessário que do outro lado quem está a ler saiba interpretar e criar a sua própria opinião.

Neste caso, eu pessoalmente, acho que todos vocês têm uma parte de razão.

 

"Sermões" a parte, dou também eu a minha opinião e vou aproveitar também para uma perguntinha.

 

Começando por concordar (em parte) com o gmmmartins.. sendo que também acho que não vale a pena pensar num ph "ideal" . Pensando desde logo no facto de que a maior parte dos peixes que adquirimos em lojas não vêm do seu habitat natural. obvio que também não vamos colocar ciclideos africanos em pH 6 ou discos em pH 8. e Se realmente temos um gosto por certas espécies ( concordando com o Filipe e o Pedro) podemos e devemos tentar fazer algo para conseguir adaptar o pH.

(Agora concordando com o vale)Mas Pedro, se ainda não tens o teste e realmente não sabes o pH que tens, estás a " sofrer" por antecipação a procura de algo que te baixe o pH que até pode ser de 7 e não precise de alterações de maior. Enfim... cada um com a sua.... mas todos amigos!

 

Akadama é provavel que encontrem por ex. nas lojas AKI ou Horto Campo Grande. Isto se realmente é a mesma que se utiliza para bonsai. É onde eu costumo comprar pois bonsai é outro dos meus hobbies!

 

Filipe... As tuas trocas são feitas a 100% com água engarrafada ou misturas? não te baixa demasiado o KH e GH ?

 

Cumprimentos a todos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, saber que tudo o que aqui se diz são, e serão sempre, opiniões pessoais...

 

No que toca à parte estética do hobby, estou totalmente de acordo contigo. No que toca à parte técnica, eu não estou de acordo. Não quer dizer que o mesmo não se aplique a outras pessoas. Quando faço um comentário técnico não estou a dar a minha opinião pessoal. Estou a transmitir informação e procuro sempre documentar a mesma, como é o caso. Deste-te ao trabalho de ler o artigo que coloquei? Como este posso-te arranjar outros artigos científicos onde podes ver grandes oscilações de pH ao longo do dia sem qualquer problema para os peixes. Até no mar, que tem uma capacidade tampão enorme, isto acontece.

 

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0272771483900264

 

Quando digo que o pH é praticamente irrelevante para peixes refiro-me a peixes adultos (e não estádios larvares e como consequência na sua reprodução). Uma água ácida vai afectar apenas as estruturas com carbonato de cálcio ou aragonite. Ora nos peixes, estes compostos estão principalmente restritos ao seu esqueleto (espinhas) que não estão em contacto directo com a água do aquário. No caso de camarões e gastrópodes a conversa pode ser outra. Há ainda a história dos ácidos fracos e fortes,...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca à parte estética do hobby, estou totalmente de acordo contigo. No que toca à parte técnica, eu não estou de acordo. Não quer dizer que o mesmo não se aplique a outras pessoas. Quando faço um comentário técnico não estou a dar a minha opinião pessoal. Estou a transmitir informação e procuro sempre documentar a mesma, como é o caso. Deste-te ao trabalho de ler o artigo que coloquei? Como este posso-te arranjar outros artigos científicos onde podes ver grandes oscilações de pH ao longo do dia sem qualquer problema para os peixes. Até no mar, que tem uma capacidade tampão enorme, isto acontece.

 

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0272771483900264

 

Quando digo que o pH é praticamente irrelevante para peixes refiro-me a peixes adultos (e não estádios larvares e como consequência na sua reprodução). Uma água ácida vai afectar apenas as estruturas com carbonato de cálcio ou aragonite. Ora nos peixes, estes compostos estão principalmente restritos ao seu esqueleto (espinhas) que não estão em contacto directo com a água do aquário. No caso de camarões e gastrópodes a conversa pode ser outra. Há ainda a história dos ácidos fracos e fortes,...

 

GM

 

é pena nuca vires ao forum regularmente, parece que sabes muito da materia, és quimico? Fisico? ou é apenas um interesse. Fala-nos mais,

pois neste hobby todos gostam de aprender. Entao quando pomos co2 no aquario nao estamos a interferir no ph de tal modo a fazer mal ao peixes? entao o importante é saber ph da agua sem o co2 e este deve estar correcto, ou seja é estupido mudar o ph de uma agua de 8 para 6 com o uso do co2, ai estamos na mesma coisa, ter ou nao ter faz mal ao peixes!!!!

 

ainda bem que começaste a vir

Editado por pumba
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.