co2 caseiro


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal cá estou eu outra vez com duvidas, é o seguinte fiz o meu primeiro plantado a 30m a traz a minha questão é se devo já injectar co2 caseiro? ou espero um tempo?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperar por quê? Mete já, as plantas são ser vivos e necessitam do co2.

 

 

já agora onde posso encontrar os ingredientes para fazer o CO2 caseiro?

 

fermento biológico já li que deve ser Fermipan(continente parece que tem)

Bicarbonato de sódio onde comprar?

e açúcar branco cristal penso que em qualquer hip. tem..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fermento pode ser Fermipan ou fermento de padeiro, qualquer hipermercado vende.

O Bicarbonato de sódio costumo comprar na farmácia, mas se calhar também há nos hiper.

 

E se juntasses a essa receita um pacote de gelatina...sempre dura mais tempo a bombar.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fermento pode ser Fermipan ou fermento de padeiro, qualquer hipermercado vende.

O Bicarbonato de sódio costumo comprar na farmácia, mas se calhar também há nos hiper.

 

E se juntasses a essa receita um pacote de gelatina...sempre dura mais tempo a bombar.

 

amigo sabe me dizer se isto serve?

 

Fermento de padeiro : http://imageshack.us/photo/my-images/850/14092011026.jpg/

 

Bicarbonato de sódio : http://imageshack.us/photo/my-images/853/14092011027.jpg/

 

o açúcar pode ser qualquer um branco?

 

Mais uma coisa,o co2 pode ficar ligado a noite?

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fermento e o bicarbonato que indicas, servem, o açúcar pode ser um qualquer, nunca experimentei com o amarelo mas também deve dar.

 

Eu costumo deixar o co2 a bombar 24h por dia, mas o meu aquário é grande, não sei de que tamanho é o teu, mas se for muito pequeno penso que pode dar problemas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fermento e o bicarbonato que indicas, servem, o açúcar pode ser um qualquer, nunca experimentei com o amarelo mas também deve dar.

 

Eu costumo deixar o co2 a bombar 24h por dia, mas o meu aquário é grande, não sei de que tamanho é o teu, mas se for muito pequeno penso que pode dar problemas.

 

O meu aquario é de 60x30x30 54lt brutos, eu ate pensei em subir a pedra porosa mais para cima de noite ai uns 5cm a baixo da agua e de dia mandava mais para baixo, o meu medo e que posso variar muito o ph não?

 

cumps! e obrigado por estar a tirar as minha duvidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não se fica apenas por variar muito o ph, a elevada concentração de co2 na agua também pode ser fatal para os peixes.

A ideia de subir a pedra porosa mais para cima de noite é boa, mas...e se um dia te esqueces?

 

Aguarda que alguém que tenha um aquário idêntico ao teu, relate as suas experiências.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario é de 60x30x30 54lt brutos, eu ate pensei em subir a pedra porosa mais para cima de noite ai uns 5cm a baixo da agua e de dia mandava mais para baixo, o meu medo e que posso variar muito o ph não?

 

cumps! e obrigado por estar a tirar as minha duvidas...

 

fala-nos do teu Kh, se estiver alto nao tenhas medo,eu tenho um aqua igual ao teu e o kh estava nos 3(um pouco baixo) e a maneira que arranjei para nao variar muito o PH foi fazer a mistura com apenas 1g de fermento na garrafada, e o PH mudava lentamente do 7.2 para o 6.8\7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a pouco fiz o co2 cerca de 2horas atrás deitei uma colher se chá de fermento ta sair uma bolha para ai em intervalos 30segundo e por vezes em 1m e normal? e por ainda estar a ganhar pressão a garrafa?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma questão de esperar mais algum tempo, se continuar assim, provavelmente o sistema está com alguma fuga

 

já esta a bombar!

esta mais o menos uma bolha por segundo agora vou deitar fazer 8 a 9 h e vou medir os parâmetros da agua!

 

obrigado

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixas o Co2 24h ligado, durante a noite podes ligar a bomba de ar no aquario, assim evitas andar a subir a pedra porosa do Co2 para cima e para baixo.

 

é um exemplo. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal sei que o co2 com gelatina dura mais tem mais pressão etc, mas ate agora não testei mas hoje tive tempo e foi as compras e lembrei-me da gelatina :)

penso que a gelatina serve qualquer uma certo?

 

Pelo que entendi faço a gelatina em ,0,75L como disse o nosso amigo VitorFranco ainda com a gelatina morna deito o açúcar e agito depois meto ao frigorífico para solidificar certo?

 

depois de solidificada acrescento a agua para fazer 1,50Lt e acrescento o que falta fermento e bicarbonato é isso?

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes o açúcar com a gelatina ainda a ferver, pois assim o açúcar dilui muito melhor.

 

Não se deve meter coisas quentes no frigorífico, por norma eu faço este preparado de um dia para o outro, ou seja, à noite faço a gelatina com 0.75L de agua e misturo logo o açúcar, no dia seguinte acrescento os restantes ingredientes.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes o açúcar com a gelatina ainda a ferver, pois assim o açúcar dilui muito melhor.

 

Não se deve meter coisas quentes no frigorífico, por norma eu faço este preparado de um dia para o outro, ou seja, à noite faço a gelatina com 0.75L de agua e misturo logo o açúcar, no dia seguinte acrescento os restantes ingredientes.

 

Boas

 

mas quando acrescentar o resto dos ingrediente também acrescento mais agua ate fazer 1,5LT?

 

só mais umas questão pois sei que também usa o CO2 caseiro,é que no meu no difusor na parte da cerâmica aparece-me sempre aquela gosma branca dia sim dia não tenho que andar a tirar é que essa tal gosmas faz com que as bolhas depois saiam mais grossas, também lhe parece isso?

 

pensei que ao mudar para o difusor de vidro com cerâmica me ia resolver o problema mas ate agora nada..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acrescentas mais agua.

 

O meu difusor é feito com uma bucha de madeira, também me aparece uma gosma, mas conforme aparece, também desaparece, eu nunca vi mas desconfio que os Loricarídeos limpam aquilo.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sugestão: podes intercalar um conta bolhas assim para o vazio, a tal "gosma" em principio ficará retida no conta bolhas em vez de ir parar ao difusor.

 

Se não tiveres conta-bolhas fazes um facilmente usando uma válvula anti-retorno e uma seringa de 5 ml.

 

DIYcounter3.JPG

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sugestão: podes intercalar um conta bolhas assim para o vazio, a tal "gosma" em principio ficará retida no conta bolhas em vez de ir parar ao difusor.

 

Se não tiveres conta-bolhas fazes um facilmente usando uma válvula anti-retorno e uma seringa de 5 ml.

 

DIYcounter3.JPG

 

Abraço,

 

sim eu tenho um conta gosta comprei para ver se resolvia este mesmo problema mas mesmo assim nada!

vou ter mesmo de limpar todos os dias :(

é que nem é pela estética mas pelas bolhas saírem muito mais grossa e menos bolhas...

no conta bolhas nem aparece nenhuma gosma só se tiver muita agua é que deixei só cerca de 1 cm para a pressão o resto é agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes o açúcar com a gelatina ainda a ferver, pois assim o açúcar dilui muito melhor.

 

Não se deve meter coisas quentes no frigorífico, por norma eu faço este preparado de um dia para o outro, ou seja, à noite faço a gelatina com 0.75L de agua e misturo logo o açúcar, no dia seguinte acrescento os restantes ingredientes.

 

Boas amigo fiz o preparado como você disse ontem e deixei de ontem para hoje, mas uma coisa que reparei é que a gelatina não esta solida como quando é para comer :) esta liquida mas viscosa é normal? ou a ideia é mesmo deixa-la solida?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto mais solida estiver melhor (penso eu) tudo depende da marca da gelatina, mas deve-se ter em atenção para a quantidade de agua para prepara-la, se nas instruções disser que é para fazer com meio litro de agua, é claro que se fizer-mos com 0.75L a coisa não fica da melhor maneira

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete isso no frigorifrico, pode ser que solidifique mais um bocado.

 

já meti vou deixar toda a noite e manha faço o resto da preparação... ;)

 

obrigado caro amigo..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre fiz a receita com a gelatina, ainda tenho que dismistificar se vale mesmo a pena o trabalho adicional que dá.

Estou a pensar em fazer duas mini doses em garrafas de 33cl , uma com gelatina outra sem e meter as duas a bombar a ver qual dura mais tempo.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos estou com uma duvida meia tola mas esta atormentar a minha cabeça :) as bolhas de co2 se estiverem muito tempo em contacto com a agua faz mal a agua ou aos habitantes? e que para uma maiores distribuição do co2 coloquei o difusor por baixo do filtro cascata o que acontece e que as bolhas ao subir batem no filtro e ficam la ate se juntarem e formarem um bolha maior...

 

há problema?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais