O meu aqua


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas apos semanas de pesquisas,decisoes e esperar material online aqui esta as primeiras fotos do meu aqua.

0422072011firstday.jpg

O aqua no dia que foi entregue.

01hardscapeplanning.jpg

A estudar o Layout

0222082011layoutwiththe.jpg

O aqua ja com akadama

0322082011fillingandpla.jpg

O aqua a encher

1322082011firstday.jpg

O primeiro dia

0625082011the3rdday.jpg

o terceiro dia

0728082011today.jpg

0828082011underwatersce.jpg

1028082011theco2difusor.jpg

today

1121082011co2andfilter.jpg

CO2 e filtro

 

Por agora esta assim.Vou adicionar mais plantas essas foi o que arranjei com o pouco tempo que me sobrou esta semana.

E por agora o aqua esta a ciclar por isso peixes ainda vai levar umas semanas.Em principio sera escalares,neons,corydoras.Mas ainda estou a pesquisar.

 

O setup:

 

Aqua: 120x40x50 cm

Termostato: Fluval mirrored M series 300 watts

Filtro: Fluval 305

Co2: Botija 2kg da aquaristic.net

Luz: 4x54 watts

 

Plantas:

 

Eliocharis parvula

Cabomba

Limnophila aromatica

Diplidis diandra

Blyxa japonica

 

tenho la mais uma que nao sei o nome.De qualquer maneira vou adicionar mais plantas e provavelmente retirar algumas.

 

A adicionar ainda esta semana:

 

Heteranthera zosterifolia

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

egeria densa

 

O hardscape era para levar dois troncos que por acaso ate aparecem em algumas das fotos mas apos semanas e semanas dentro de agua ainda flutuam,continuam submersos num balde mas acabei por gostar do layout so com as rochas por isso sou capaz de ficar so assim.

 

Desculpem a falta dos acentos e dos til e que este PC ta marado e essas duas teclas nao trabalham.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Está giro, tens substrato fértil? Ou é só a akadama?

 

Não desistas dos troncos, embelezam muito, claro que gostos cada qual tem o seu :puppydogeyes:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato e tropica aquacare. E de momento esta a dar-me o primeiro boom de algas. Ja cortei as horas de luz e vou comecar a fazer tpa's diarias para controlar.amanha devo receber mais umas plantas.depois coloco fotos.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha,

 

Uma sugestão, eu apostava nesses 2 troncos entrelaçados, ligeiramente descentrados do centro do áqua, regra dos 2 terços.

 

Para evitar que flutuassem uma pedra que ficasse enterrada presa aos troncos por uma abraçadeira de plástico. Tentavas prender aos troncos por ex: fetos de java var: narrow ou wind love e fazias aí uma ilhota jeitosa, pensa nisso.

 

Tens bom material, isso só pode dar certo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha,

 

Uma sugestão, eu apostava nesses 2 troncos entrelaçados, ligeiramente descentrados do centro do áqua, regra dos 2 terços.

 

Para evitar que flutuassem uma pedra que ficasse enterrada presa aos troncos por uma abraçadeira de plástico. Tentavas prender aos troncos por ex: fetos de java var: narrow ou wind love e fazias aí uma ilhota jeitosa, pensa nisso.

 

Tens bom material, isso só pode dar certo.

 

Abraço,

 

É uma boa sugestão.Eu ainda não desisti dos troncos mas por agora até o aqua estabilizar tenho optado por deixa-los de lado.

Tive um boom de algas por isso cortei as horas de luz e co2,e fiz uma TPA de a volta de 30%.Por agora parece ter estabilizado um pouco.

Ontem adicionei os primeiros peixes,tava preocupado que lhes acontecesse alguma coisa mas a Maria deu-me bronca que andava farto de gastar no aquário e peixes nem vê-los. Até agora andam todos contentes mas vou fazer TPA's extras para manter a qualidade da água para eles porque o aqua ainda precisava mais umas semanas para estabilizar mas vá-se lá discutir com as mulheres.

 

Sendo assim adicionei:

 

4 escalares

6 neons

6 narizes de bebado

 

Eu sei que os escalares podem atacar os neons mas comprei escalares pequenos para eles se habituarem aos neons desde cedo estou confiante que eles não vão ataca-los.No passado ja tive neons e escalares juntos sem problemas.

Hoje chegou as plantas novas mas infelizmente eu não estava em casa para recebe-las por isso so segunda é que posso ir aos correios buscar.Espero que ainda estejam em condições.

 

Agora só para terminar a loja onde eu comprei os meus peixes merece um elogio,é provavelmente a melhor loja onde eu já comprei peixes.

Antes de me venderem os peixes quizeram saber o setup,e parametros da água. Recusaram-se a vender-me peixes de cardume a não ser que comprasse suficientes para fazer um cardume,deram-me muitos conselhos e dicas de como cuidar dos peixes e de como melhorar o meu aqua.

Sai da loja cliente satisfeito,perderam meia hora só comigo fiquei com a ideia que é uma loja que põe os peixes e o seu bem estar em primeiro lugar.

É uma loja 5 estrelas.

 

Chama-se aquatic design.Pena que não posso recomenda-la a ninguém do forum visto que fica em Londres.Mas é sempre de louvar lojas assim.

 

Aqui vai umas fotos peço desculpa pela qualidade mas tirei com o telemovel depois com tempo eu tiro com a maquina e coloco aqui.

20110902111555.jpg

20110902111714.jpg

20110902111732.jpg

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Gostei da escolha da fauna, também já tive escalares junto com néons sem qualquer problema.

 

É preciso é habituá-los logo de pequeninos.

 

Vai postando a evolução.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha,

 

Uma sugestão, eu apostava nesses 2 troncos entrelaçados, ligeiramente descentrados do centro do áqua, regra dos 2 terços.

 

Para evitar que flutuassem uma pedra que ficasse enterrada presa aos troncos por uma abraçadeira de plástico. Tentavas prender aos troncos por ex: fetos de java var: narrow ou wind love e fazias aí uma ilhota jeitosa, pensa nisso.

 

Tens bom material, isso só pode dar certo.

 

Abraço,

 

é isto que quero disser.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom aqui vai um update.

Já vai 2 semanas que postei aqui a ultima vez e muita coisa mudou.Infelizmente não foi para melhor.

Tive um boom de algas que me tem dado dores de cabeça durante este tempo todo.As plantas crescem a olhos vistos mas ficam rapidamente coberta de algas.O mesmo com as rochas,vidros e a akadama.

Para combater:

  • Reduzi as horas de luz de 12 para 8 horas
  • Adicionei mais plantas.
  • Passei a fazer TPA's regulares de 30% (ás vezes 50%) de dois em dois dias.
  • Limpei o maximo que podia regularmente as algas dos vidros,rochas e plantas.

 

Resultados:

-Algas

-Algas

-Mais algas.

 

Durante duas semanas o aquário andou num ciclo vicioso.Eu limpava e dois dias depois estava na mesma.Mas a plantas sempre a crescer e multiplicar.Com excepção do tapete de parvula que simplesmente parou de crescer e definhou lentamente a medida que as algas o cobriam.

Esta semana após 5 horas de limpeza,onde limpei as algas de todas as plantas uma a uma,o crescimento das algas parece ter abrandado e em algumas partes do aqua parece mesmo ter desaparecido.

Mas como não á bela sem senão as algas foram-se, ou melhor não se foram todas,ontem cheguei a casa do trabalho e tinha um cenário amarelo everdeado a minha espera.A água está neste momento após duas TPA´s de 50% em dias consecutivos muito enevoada a um ponto que mal vejo para dentro do aqua.

Como já enfrentei este problema antes e resolvi com tpa's diárias até o aqua estabilizar por agora vou continuar assim.

Reduzi também as luzes de 4x54 watts para 2x 54 watts.

Primeiro porque o meu co2 esgotou-se e eu só vou conseguir e ir recarrega-lo este fim de semana,o raio da loja fica no outro lado de londres cabecadura

Segundo porque também quero experimentar se vir que consigo controlar as algas e manter um bom crescimento só com duas lampadas sou capaz de optar por manter assim.

 

 

Em relação a peixes de todos os que adicionei as duas semanas,perdi um neon.

Não sei bem as causas,visto que sai para trabalhar ele andava todo feliz da vida e quando voltei ele tinha não sei como conseguido atravessar a rede de proteção do tubo do filtro,resultado foi sugado para dentro do tubo e morreu lá entalado.

Os outros andam todos felizes da vida,hoje adicionei dois Ottos para ver se me ajudam com as algas,queria adicionar mais mas a loja não tinha mais hoje.

Outro problema que detectei hoje é o meu PH.

 

Normalmente anda estável nos 6,5.

Mas sai da torneira a 8,0.Mas com a ajuda do CO2,não tinha tido problemas com o PH até agora,mas ando há 3 dias sem co2 e a fazer TPA's todos os dias de pelo menos 30% da água,o teste de hoje já me deu 8,0.

Os peixes parecem andar bem mas tou um pouco preocupado.

Coloquei hoje um dos troncos no aqua amarrado a rochas,primeiro porque quero finalmente tentar usa-los,e segundo porque tenho esperanças que me de uma ajuda a baixar o PH.

Algumas sugestões para baixar o PH sem recorrer a quimicos?

 

Outra pergunta que tenho é para o pessoal que têm co2 de botija,o aqua têm 240 litros,e a botija têm 2kg gastou-se em pouco mais de um mês.É normal?Contava que dura-se mais. Andou a trabalhar 12 horas por dia até há bem pouco tempo.

 

Não coloquei fotos porque simplesmente não á nada para ver.Mas assim que melhorar coloco.

 

Cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para tentarmos resolver o teu problema, devias-nos dar mais algumas informações sobre os parâmetros da água, nomeadamente nitratos, nitritos e fosfatos.

Quanto à garrafa de Co2, isso não é normal.

A minha tem 2Kg e durou cerca de 6 meses com injecção diária de 6 horas.

Tenta meter teflon em todas as ligações que tens no teu sistema de Co2.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse a ti punha planorbis, ampularias(da especie que nao come plantas), ottos, plecos, espadas, molly. Mas antes de os por resolveria o problema que as esta a originar, carencia de algum nutriente ou mesmo exceço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tiveste um bloom de algas porque tinhas muita luz e não tinhas níveis correspondentes de CO2 e nutrientes.

 

Acho que te deves manter só com as duas lâmpadas. Põe o CO2 a bombar o mais depressa possível (usa um drop-checker para saberes quanto precisas). TPA's de 2 em 2 dias. E não te esqueças da fertilização.

 

Quanto ao enchimento de garrafas, no fórum UKAPS tens lá um tópico sobre o assunto. Deduzo que tenham os sítios em Londres onde é possível carregar as garrafas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui vai um update.

 

-Cortei a luz para metade como tinha dito 2x54 watts a 8 horas dia.

-Tpa's de 50% de 2 em 2 dias. (30% no inicio continuava na mesma)

-Coloquei 8 ottos dentro do aqua.

 

Resultados:

 

-As algas foram-se em 2 ou 3 dias.

-A agua verde foi desaparecendo lentamente dia a dia,TPA a TPA.Hoje ja nao tinha agua verde ainda nao esta 100% crystal clear mas ja anda la bem perto.

 

Continuo sem co2,aqui nao me reenchem a garrafa tenho que comprar uma garrafa da loja.Depois trocam por outra sempre que precisar e so pago o gas e entregam em casa. O negocio e excelente o problema e que nao tenho espaco para a garrafa deles de 7 kg por isso ainda ando a procura onde reencher a minha garrafa de 2kg.

 

O maior efeito e que as plantas agora crescem numa semana aquilo que antes cresciam num dia mesmo quando tinham algas.

 

O problema do PH comprei um buffer que fui adicionando a agua das tpa's,assim a minha agua das tpa's ia a 6,5 aos poucos com o passar do tempo a agua do aqua tambem foi baixando.

 

Hoje cheguei ja muito tarde a casa mas amanha ou este fim de semana sem falta coloco fotos de como o aqua esta.

 

A parvula parece nao ter morrido a 100% pois comeca a despontar de debaixo da akadama.

 

Eu sei que este post esta carregado de erros ortograficos mas o meu portatil portuga morreu de vez e o meu novo portatil comprado aqui nos bifes nao tem maior parte da acentuacao usada na lingua portuguesa.

Sim alguns vao referir que e so ir as opcoes e mudar o teclado para portugues mas eu nao tenho memoria de elefante e depois com as teclas todas trocadas de lugar os erros ainda vao ser maiores.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ainda bem que as algas estão a desaparecer.

 

É normal as coisas abrandarem pois diminuíste a luz. Quando meteres o CO2 as plantas voltam a crescer mais depressa. Entretanto podes usar Excel ou EasyCarbo como fonte de carbono alternativo. AJuda as plantas e mata alguns tipos de algas. De qualquer maneira vê lá se consegues arranjar o CO2 o mais depressa que puderes. Não aumentes a luz enquanto não tiveres CO2. E mesmo quando o tiveres, espera umas 3 semanas para ver se precisas/queres crescimentos mais rápidos.

 

Quanto aos teclados ingleses. Sem bem ao que te referes. Também vivi em Inglaterra e era uma chatice para escrever PT.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Neste momento em relacao ao co2 tou a estudar as seguintes opcoes:

 

1- reencher a minha garrafa (ate agora nao achei ninguem que o fizesse por isso e pouco provavel)

2- Uma empresa de bebidas daqui faz-me um arranjo para garrafa de 6,35 kg. Quando precisar eles trazem outra e levam a vazia. (so nao aceitei ainda por falta de espaco para uma garrafa tao grande)

3- extintor de co2,foi-me sugerido por pessoal daqui.quando acabar as lojas de extintores substituem a vazia por uma nova.De qualquer maneira a 20 libras cada garrafa ,se tivesse que comprar uma nova a cada 6 meses nao era nenhum problema. (estou a avaliar esta hipotese como alternativa ha numero um)

 

Tambem tenho neste momento dentro do aqua um tronco.Mas este ainda flutua e como nao tinha balde grande o suficiente para mante-lo submerso optei por amarra-lo a rochas e coloca-lo no aqua com o tempo vai deixar de flutuar.

Nao enterrei as rochas debaixo do areao porque como andava com muitas algas quando o coloquei optei por nao correr o risco de substrato fertil passar para a coluna de agua.

Nao esta muito estetico mas assim que o tronco parar de flutuar tiro as rochas e coloco como deve ser.

Amanha tou em casa o dia todo por isso sem falta coloco fotos.

 

cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Aqui vai as fotos prometidas.

Mas antes um update,

 

Hoje fiz mais uma TPA de 50%. A agua ainda esta um pouco enevoada. Neste momento parece mais para o amarelada e nao para o esverdeado. Por isso tou com duvidas se ainda se deve as algas ou ao tronco que tenho dentro do aqua.

De qualquer maneira ao fazer a TPA apercebi-me que existem muitas particulas a flutuar dentro de agua.

 

- Por isso fui a loja para comprar uma daquelas esponjas da fluval para colocar dentro do filtro que ajudam a apanhar as particulas mais pequenas. Ja sou conhecido na loja por isso o empregado disse-me para nao desperdicar dinheiro a toa e deu-me um metro da espuma que eles usam nos filtros deles.Coloquei no filtro ao fim de umas horas a diferenca era notoria.Embora nao tenha resolvido a agua enevoada quase que nao se ve porcaria em suspensao na agua do aqua.

 

Tirando isso eles tambem aceitaram trocar a minha garrafa por uma cheia.So tenho que passar la nos proximos dias,parece que o problema do CO2 vai ser resolvido.

 

Aproveitei para fazer um pouco de DIY.Precisava de organizar a instalacao electrica do aquario e ao mesmo tempo precisava de arranjar espaco para colocar o meu material sem o deixar a vista dos meus filhos.

 

Tirando isso os peixes estao bem e parecem saudaveis e felizes,os neons e os bebados percorrem o aqua em cardume dando um belo efeito,os escalares e so me verem a frente do aquario e vem logo direito ao vidro a pedir comida.

 

Ainda nao tenho os testes todos compro um cada vez que vou a loja.

 

O meu PH esta nos 7,0,ando a colocar um buffer na agua das TPA's para baixar para os 6,5.

E o KH esta nos 7.

 

Tenho que pesquisar um pouco visto que sei que a dureza da agua pode tornar dificil baixar o PH,mas nunca me debrucei sobre isso.Mas a verdade e que a minha agua da torneira sai a 8.0 e tem custado baixa-lo.

 

Bom aqui vao as fotos:

 

Hoje de manha durante a TPA,da para ver que a agua ainda nao esta no seu melhor.

20110924waterchangingth.jpg

 

Os meus escalares a nadar em grupo,peco desculpa pela qualidade das fotos mas tive que usar o telemovel hoje.Desta maneira a agua parece ainda mais enevoada do que esta.

20110924angelfish2.jpg

20110924angelfish.jpg

 

O aqua esta tarde

20110924somemorecloudyw.jpg

 

A instalacao electrica depois de organizada.E as gavetas para eu colocar o meu material.O movel de plastico nao cabia a 100% por causa da instalacao electrica por isso foi preciso fazer uns cortes aqui e ali no movel.

20110924abitofdiy.jpg

20110924somemorediy.jpg

 

 

Por agora esta assim. O aqua ainda nao esta estavel mas com o tempo vai chegar la,tirando as TPA's nao tenho mexido muito dentro do aqua,os peixes estao saudaveis e isso e o mais importante o resto vai estabilizando sozinho. Esta semana decidi nao adicionar peixes nenhuns.

Notei que algumas das plantas comecam a mostrar deficiencia de nutrientes,as folhas parecem manchadas,ou esburacadas aqui e ali,desta vez nao sao algas. Por isso assim que o CO2 tiver a bombar vou comecar a fertelizacao liquida.

 

Bom o post ja vai longo por isso se chegaram aqui,os meus agradecimentos.

Andei fora disto dos aquas varios anos, quase 5 por isso agora tou com a pica toda e sinto-me desactualizado por isso vou transformar este post numa especie de diario do meu aqua.

Assim posso pedir ajuda com as minhas duvidas,erros e outros podem aprender com os meus erros e sucessos.

 

cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Uma pena :shock4: , o áqua tinha tão bom aspecto quando introduziu os peixinhos...

 

Coragem que isso ainda vai ao lugar :rolleyes:

 

Podia usar CO2 caseiro enquanto a garrafa não volta, eu tenho usado do caseiro e até acho que tem resultado.

 

Veja estas fotos do meu áqua de 90 litros montado a 1 de Junho: Foto 1 e Foto 2

 

Abraço e muita força,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Uma pena :shock4: , o áqua tinha tão bom aspecto quando introduziu os peixinhos...

 

Coragem que isso ainda vai ao lugar :rolleyes:

 

Podia usar CO2 caseiro enquanto a garrafa não volta, eu tenho usado do caseiro e até acho que tem resultado.

 

Veja estas fotos do meu áqua de 90 litros montado a 1 de Junho: Foto 1 e Foto 2

 

Abraço e muita força,

 

Hoje acordei com uma visivel melhoria na agua. Isto com paciencia vai ao lugar. Mas tive uma morte inexplicavel esta madrugada. Ontem quando antes de deitar fui verificar o aqua para ver se estava tudo bem e tinha um nariz de bebado ja morto a flutuar :shock::(. Nao sei de que morreu,horas antes estava bem todo feliz, e todos os outros peixes continuam bem.

Sei que por mais cuidados que tenha alguma vez vai acontecer mas fico sempre triste,e agora ando preocupado com os outros peixes,tenho passado a manha toda a observa-los mas nao detecto nada de especial neles.

Em relacao a agua tenho mesmo que acabar de comprar os testes todos.

 

Vi as fotos do seu aquario esta lindo,com tempo e paciencia eu tambem chego la. Andei muito tempo afastado por isso tava enferrujado.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O amigo tem aí muito bom material, isso ainda vai cinco estrelas, tem é de ter um pouco de paciência e capacidade de aprender com os erros que vamos cometendo para não reincidirmos...

 

As fotos foram apenas para exemplificar que o uso de CO2 caseiro, também produz bons resultados. Eu no seu lugar até a garrafita voltar cheia usava do caseiro pois as plantas adoramCO2.

 

Assim que pud€r também vou para o pressurizado, mas que este até tem "desenrascado", lá isso tem.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei caseiro no meu ultimo aquario ai em portugal.

 

dscn0197tz8.jpg

 

Este aqui.

Era um aquapor 100x30x40 cm

Luz 4x20 watts

filtro fluval 204

Substrato fertil: humus de minhoca

Areao: silica

Co2: caseiro com o kit difusor da nutrafin (nao usava as pastilhas)

 

Sei bem que da bons resultados.Alias para este aqua ainda esteve durante muito tempo no projecto ate que apareceu a hipotese do pressurizado.

Com as dores de cabeca para enxer a minha garrafa aqui ate me pergunto porque nao fiquei pelo caseiro.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso quase parece a minha "receita" :fart004: ..., substracto à base de húmus de minhoca, por cima areão aqui da Praia da D. Ana, garrafa da Nutrafin com mistura caseira e difusor de de vidro.

 

Fertilizo com o Tropica PN+ 2 ml/dia (o dobro da dose recomendada) + Fe 2 ml/dia + K 3ml/dia + P 2 ml/dia + N 2 ml/dia + Excel 2 ml/dia, TPA's semanais de 30/35%.

 

Ainda bem que essa água já está bem melhor 8) , abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20110928muchbetter.jpgo

 

Aqui esta um update.Esta foto foi tirada hoje depois de mais uma TPA. Parece bem melhor e o tronco tambem ja quase nao flutua por isso dei para tirar quase todos os fios e rochas que o mantinham preso.

 

 

Continuo a observar os meus peixes para ver se encontro algum indicio do que matou o meu bebado.

 

 

 

- Resolvi o meu problema do CO2 fiz acordo de aluguer de uma garrafa de 3,15 kg. Cada vez que precisar de uma cheia so tenho que mandar email ou ligar e eles entregam outra e levam a vazia. Deve chegar sexta feira.

Sendo assim este fim de semana que vem tenho que descobrir onde anda a fuga no meu sistema de co2.A minha garrafa de 2kg so durou um mes,nao e normal tenho que ter uma fuga algures.

 

- Com o Co2 tenho que pensar na fertilizacao,nao quero mais algas e as minhas plantas ja comecam a mostrar alguma deficiencia de nutrientes.

 

Nunca usei fertilizacao liquida,o meu aqua anterior tinha humus de minhoca e durante os ano e meio que o aqua teve montado,tive sempre crescimento de plantas. A cada 2 ou 3 dia tinha que cortar plantas por isso nunca foi necessario.

 

Por isso nao tenho experiencia com fertilizacao liquida mas ja ando a pesquisar sobre isso a algum tempo.

 

Para comecar optei por usar o TROPICA NUTRITION +

Mas assim que me sentir mais a vontade com a fertilizacao vou tentar a fertilizacao NPK com os nutrientes em separado.

 

Aceito sugestoes dos mais experientes (ja tenho algumas boas aqui do sr. A.Ferreira),mas aceitam-se mais.

 

Em relacao a peixes nao tenho planos para adicionar nada nos proximos tempos pelo menos ate ter a certeza que o que me matou o bebado,nao e realmente um problema. Mas tenho andado em vista colocar uns RAMIREZIS neste setup.

 

Mas sempre ouvi que nao sao muito faceis de manter, e verdade?

 

 

 

Obrigado a todos os que tem seguido este meu diario.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão muito fáceis de manter, agora pensava melhor no layout do aquário o tronco parece que foi atirado um bocadinho ao calhas..

Mas optimo esforço

parabéns e um abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='aquariomaniaco' timestamp='1317245573' post='1073006'

 

... (ja tenho algumas boas aqui do sr. A.Ferreira),mas aceitam-se mais...

:mad: Toca a "encher" 50 x :mad:

 

Aqui somos todos iguais no "vício" comum :tongue:

 

Desta vez passa..., não repitas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão muito fáceis de manter, agora pensava melhor no layout do aquário o tronco parece que foi atirado um bocadinho ao calhas..

Mas optimo esforço

parabéns e um abraço

 

 

O tronco ainda flutua um pouco. Por isso ainda nao me preocupei em encaixa-lo no layout.so que eu nao tinha um sitio onde mete-lo debaixo de agua.tenho criancas em kasa optei por meter no aqua.alem disso o meu esforco foi todo para o problema das algas.agora que estabizou vou comecar a investir no layout e em pensar no que fazer com o tronco.

Assim que parar de flutuar vou encaixa-lo no layout,colocar uns fetos de java e com o tempo e crescer das plantas ele encaixa bem no layout.

 

 

 

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.