Filtro


Recommended Posts

Olá. Já postei aqui antes, mas entretanto perdi os dados do meu pc no que toca a usernames e passwords e registei-me de novo.

Tenho um aquapor spacepro 600, de 58x34x43 com um filtro interno rena filstar iv3, com um débito de 500l/h.

 

Os meus peixes são uns "cagões" (e a minha mãe dá-lhes comida quando eu não estou por perto :() e por mais que eu limpe o aqua, a água está constantemente esverdeada e com detritos.

 

Solução: além de proibir terminantemente a minha mãe de sobre-alimentar o peixarame e aspirar o aqua com maior frequência, deverei:

:? Introduzir um segundo filtro tetratec que aqui tenho, novinho em folha, que debita 400l/h

:lol: Comprar um filtro externo em condições, com mais matéria filtrante, que me limpe o habitat decentemente (e qual??)

Ps: ter em conta que o aqua está no meu quarto e que eu pretendo dormir, pelo que o filtro externo não deverá fazer barulhos industriais.

 

Outra coisinha. Há algo neste aquário que me irrita profundamente: o topo não ajuda em nada na manutenção e fica constantemente sujo.

Posso tirar a estrutura de plástico do topo, colocar uma nova calha para a iluminação e "refazer" a tampa de uma forma que me dê mais jeito?

Como? Já alguém fez isto?

Fica muito caro, ou nem por isso?

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar um filtro externo em condições, com mais matéria filtrante, que me limpe o habitat decentemente (e qual??)

Ps: ter em conta que o aqua está no meu quarto e que eu pretendo dormir, pelo que o filtro externo não deverá fazer barulhos industriais.

Um filtro externo é sempre uma boa aquisição embora para um aquário de 60L seja um pouco potente demais.

Um bom filtro, talvez sobre-dimensionado para 60L é o fluval 104.

Alternativa num aquário desses poderá ser um filtro de cascata ou um eheim dos pequenos.

 

Fluval e eheim são muito silenciosos, vais é ouvir sempre a água na superficie, a não ser que metas a mangueira de retorno totalmente submersa.

 

Outra coisinha. Há algo neste aquário que me irrita profundamente: o topo não ajuda em nada na manutenção e fica constantemente sujo.

Posso tirar a estrutura de plástico do topo, colocar uma nova calha para a iluminação e "refazer" a tampa de uma forma que me dê mais jeito?

Como? Já alguém fez isto?

Fica muito caro, ou nem por isso?

Topo? Falas daquela tampa em plástico preto onde fica a iluminação?

Se é essa, e desde que arranjes uma luminária que te assente nas laterais do aquário, podes tirar fora... ficas com o aquário aberto, o que só é critico se tiveres peixes com tendencias de aviador.

Só não te aconselho a tirares a moldura de plástico preta pois não vais gostar nada dos acabamentos do vidro por baixo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficas com o aquário aberto, o que só é critico se tiveres peixes com tendencias de aviador.  

Só não te aconselho a tirares a moldura de plástico preta pois não vais gostar nada dos acabamentos do vidro por baixo.

Não esquecer que o aquário estando aberto "arrefece" mais. A resistência tem de trabalhar mais etc, etc.

 

Eu acho que devias meter também o outro filtro interno. Se tiveres possibilidade compra um externo (que considero a melhor opção).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como opção para filtro externo tens o eheim 2213.

 

Qto à calha que rodeia o aquário. o melhor é deixares ficar. Em tempos fiz um teste a um aquário da aquapor sem calha e não gostei dos resultados. É meio caminho andado para haver uma inundação.

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu andei a ver uns sites de fabricantes e gostei tanto dos fluval como dos eheim..

 

Tinha apontado aqui o eheim 2222, que em relação ao 2213 só difere no output: 500l/h (embora com uma velocidade de circulação menor) e tem um volume ligeiramente inferior. E tem ar de ser mais caro :wink:

Quanto aos fluval, realmente o indicado para o meu aqua era o 104, que acaba por ir dar ao mesmo..

Tenho de ir pesquisar e saber preços nas lojas aqui por perto..(aproveito e investigo a questão dos peixes "pintados"...)

 

Uma pergunta de iniciante: o filtro terá de ficar colocado numa posição superior relativamente ao aquário? pode ficar em baixo do aquário?

 

Entretanto instalei há bocadinho o outro filtro interno, mas diminuí o caudal de saída de ambos os filtros, porque se não daqui a bocado tinha um remoínho no aqua :wink:

 

No que concerne à parte superior do aqua, vou postar daqui a bocado umas fotos que tirei ontem, só para verem o incómodo que é.. (não comprava aquilo hoje... foi caro e dá pouco jeito).

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta de iniciante: o filtro terá de ficar colocado numa posição superior relativamente ao aquário? pode ficar em baixo do aquário?

O filtro externo fica abaixo do aquário, pois a água vai para o filtro por efeito de sifão.

Se ficar acima do aquário não funciona bem e corres o risco de queimar a cabeça do motor no caso de faltar a luz, a água descer para o aquário e depois a luz voltar e o filtro ficar a trabalhar em seco.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ver uns preços (enquanto comprava umas plantinhas para o aqua - já 'tá mais bonito!!) e arrepiaram-se-me um bocado os bolsos...:roll:

 

Vi o eheim 2213 a custar 79,80€ e vi um rena Xp1 a rondar os 100€. Mas acho que o rena é muito potente para o aqua, vou deixá-lo de parte.

 

Vou dar mais umas voltinhas, assim que puder (do hospital pra faculdade, da faculdade pro hospital.. mas não me deixam ter vida própria!!)

Depois vou dando notícias.

 

-Scully-

Nunca pensei que plantar num aquário fosse tão difícil.. irra!

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.