Scully

Membro
  • #Conteúdo

    10
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Formas de Contacto

  • MSN
    scully@sapo.pt
  • Website URL
    http://coisoblog.blogspot.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Maia/Porto

Scully's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Obrigada a todos pelas sugestões. Ontem consegui apanhá-lo (com a ajuda da minha mãe) e roçar uma cotonete com betadine na ferida. Foi mesmo só por descargo de consciência, porque me parece que está a cicatrizar muito bem. As feridas diminuiram de tamanho , já cresceram algumas das escamas e não há sinais de fungos ou parasitas. É o que dá ter um peixarão destes assim curioso. Por falar nisso, como é que eu vejo se é peixe ou peixa? É que eu tenho dois e há algum tempo, um deles pôs ovos numa folha da anúbia. Nunca cheguei a descobrir qual foi (até porque o pleco tratou de comer os ovos nessa mesma noite) e desconfio até que sejam as duas fêmeas.. Mas esta é muito maior que a outra e persegue-a constantemente, trinca-lhe as barbatanas, esfarripa-a toda... Mais uma vez obrigada.
  2. Tenho um escalar já grandito (aliás, acho que é uma fêmea) que é extremamente curioso e gosta de ir "cheirar" tudo o que acha engraçado. Ontem achou que era giro ir ver o que se passa atrás do filtro. Escusado será dizer, ficou preso e pregou-me um susto enorme, quando o vi imóvel e pensei que estivesse morto. Ficou assustadíssimo, mas já voltou ao comportamento normal: come normalmente, debica plantas e companheiros, enfia o nariz no meio das folhas, etc... O que ficou foi com umas feridas na parte superior do corpo e não sei até que ponto será seguro deixá-lo "sarar" sozinho ou se é preciso fazer algum tipo de curativo. Aqui estão algumas fotografias que consegui tirar (peço desculpa pela qualidade, mas foram tiradas com o telemóvel e o peixe não pára quieto. As feridas são como que pedaços de escama que saíram (provavelmente devido às tentativas de se desprender) e extendem-se também a um bocadinho do início da escama dorsal, naqueles pedaços de "cabelo espetado".. Nesta imagem, parece que ele tem um buraco na cabeça, mas posso dizer-vos que é ilusão de óptica. A coloração avermelhada das feridas é que me preocupa mais. Não vejo sinais de parasitas e o peixe já teve uma ferida de lado, devido a uma escaramuça, que sarou bem, ficando só com um arranhão que quase nem se vê. O que me dizem? Posso ficar descansada? É que não sei como fazer um curativo a um peixe.. muito menos a este, que me trinca os dedos antes de eu conseguir sequer segurar-lhe na barbatana!
  3. Os escalares comem praticamente tudo! As minhas 2 fêmeas comem as barbatanas uma da outra (o que não é lá muito agradável), tincam-me os dedos quando têm oportunidade, roem as plantas, engolem pedaços monumentais de tubifex que depois cospem ou lhes sai aos bocadinhos pelas guelras , matam-se por ervilhas e não descansam enquanto não desfazem as pastilhas de fundo dos corys (que ficam a olhar...). E sim, estão sempre na esperança que a próxima pessoa que apareça lhes dê comida. Se estiver deitada na cama de manhã, elas podem andar distraidíssimas, até eu levantar o braço ou fazer qualquer outro tipo de movimento: aí, é vê-las a correr para a frente do aquário a dizer "PAPA! PAPA!"
  4. Andei a ver uns preços (enquanto comprava umas plantinhas para o aqua - já 'tá mais bonito!!) e arrepiaram-se-me um bocado os bolsos... Vi o eheim 2213 a custar 79,80€ e vi um rena Xp1 a rondar os 100€. Mas acho que o rena é muito potente para o aqua, vou deixá-lo de parte. Vou dar mais umas voltinhas, assim que puder (do hospital pra faculdade, da faculdade pro hospital.. mas não me deixam ter vida própria!!) Depois vou dando notícias. -Scully- Nunca pensei que plantar num aquário fosse tão difícil.. irra!
  5. Eu andei a ver uns sites de fabricantes e gostei tanto dos fluval como dos eheim.. Tinha apontado aqui o eheim 2222, que em relação ao 2213 só difere no output: 500l/h (embora com uma velocidade de circulação menor) e tem um volume ligeiramente inferior. E tem ar de ser mais caro Quanto aos fluval, realmente o indicado para o meu aqua era o 104, que acaba por ir dar ao mesmo.. Tenho de ir pesquisar e saber preços nas lojas aqui por perto..(aproveito e investigo a questão dos peixes "pintados"...) Uma pergunta de iniciante: o filtro terá de ficar colocado numa posição superior relativamente ao aquário? pode ficar em baixo do aquário? Entretanto instalei há bocadinho o outro filtro interno, mas diminuí o caudal de saída de ambos os filtros, porque se não daqui a bocado tinha um remoínho no aqua No que concerne à parte superior do aqua, vou postar daqui a bocado umas fotos que tirei ontem, só para verem o incómodo que é.. (não comprava aquilo hoje... foi caro e dá pouco jeito).
  6. Eu própria já me "redireccionei" para o outro tópico.. vamos a eles!
  7. Moro na região do Porto e, como já disse a alguns users, vi pela 1ª vez peixes injectados numa loja de animais do Carrefour. Tb na Ornimundo do Norteshopping já me deparei com esse problema uma ou duas vezes, falei com os funcionários (que na maior parte são fantásticos) e eles sabem o que vendem, mas não lhes cabe a eles, mas sim aos donos reportar a situação aos clientes (acho que se os funcionários o fizessem podiam até perder os empregos, o que hoje em dia não é mto bom). Estou disposta a colaborar nesta campanha, no que me for possível, com as minhas limitações de tempo. Tenho uma dúvida.. li algures que os labeos albinos são coloridos artificialmente, para ficarem com as barbatanas vermelhas. True? É que eu já tive um e era o meu peixe favorito... Quanto à Jardiland.. é mesmo mto perto de minha casa, vou lá investigar.. Não sei até que ponto é "ilegal" tirar fotografias com o telemóvel aos peixes que encontrarmos nas lojas e que sejam pintados.. podemos usar essas fotos (as que ficarem melhor) na publicidade anti-dyeing, desde que não identifiquemos a loja pela foto.. (às vezes mereciam..)
  8. Olá. Já postei aqui antes, mas entretanto perdi os dados do meu pc no que toca a usernames e passwords e registei-me de novo. Tenho um aquapor spacepro 600, de 58x34x43 com um filtro interno rena filstar iv3, com um débito de 500l/h. Os meus peixes são uns "cagões" (e a minha mãe dá-lhes comida quando eu não estou por perto ) e por mais que eu limpe o aqua, a água está constantemente esverdeada e com detritos. Solução: além de proibir terminantemente a minha mãe de sobre-alimentar o peixarame e aspirar o aqua com maior frequência, deverei: Introduzir um segundo filtro tetratec que aqui tenho, novinho em folha, que debita 400l/h Comprar um filtro externo em condições, com mais matéria filtrante, que me limpe o habitat decentemente (e qual??) Ps: ter em conta que o aqua está no meu quarto e que eu pretendo dormir, pelo que o filtro externo não deverá fazer barulhos industriais. Outra coisinha. Há algo neste aquário que me irrita profundamente: o topo não ajuda em nada na manutenção e fica constantemente sujo. Posso tirar a estrutura de plástico do topo, colocar uma nova calha para a iluminação e "refazer" a tampa de uma forma que me dê mais jeito? Como? Já alguém fez isto? Fica muito caro, ou nem por isso?
  9. Apesar de só ter aquário há pouco tempo (1 ano e picos), há muito que gosto de peixes e (embaraçosamente) sempre fui daquele tipo de pessoas que vai para as lojas de animais e se põe a admirar os peixitos, as suas cores, etc.. Uma vez, ouvi falar que "injectavam tinta" nos peixes para as pessoas os comprarem. "HÃ???" Decidi escolher uma loja e apontar os nomes dos peixes (de água doce) com cores mais estranhas que lá vi, juntamente com uma descrição da cor. Fiz uma pesquisa em vários sites da internet e identifiquei uma espécie que era potencialmente injectada, porque não encontrava correspondência de cores entre os "originais" e os que tinha visto. Eram corys semi-transparentes (era mais fosco... estranho.. !!!) num tom azulado, com uns "esses" em azul forte ao longo das barbatanas. Dirigi-me à loja e perguntei à menina que lá estava (que não percebia patavina de peixes) se alguma das espécies que vendiam "tinha algum tipo de tratamento para ficar com cor diferente". Ela disse-me que não, que os peixes eram todos importados nas melhores condições e respeitavam as leis todas (conversa que lhe devia ter sido "injectada" pelo dono da loja, visto que ela não respondeu ao que lhe perguntei, e demonstrou grande desconhecimento em relação ao assunto). Eu perguntei-lhe se era dona da loja e disse-lhe o porquê de estar a fazer aquela pergunta. Ela respondeu-me que era só empregada e que o dono estaria lá de tarde, altura em que podia falar com ele. Ok, lá fui eu de tarde... Para não entrar em detalhes, nem aumentar demasiado o tamanho da mensagem, posso descrever-vos a conversa como "uma monumental discussão", que começou com a "conversa-marketing" de negação e com descrições acerca da forma ideal como mantinham os peixes (o homem pensava que eu era da IGAE!!!)... Falei-lhe do que tinha lido e comparado, das conclusões a que tinha chegado, e finalmente ele admitiu que aqueles corys eram submetidos a mutações através de substâncias químicas e que não durariam mais de dois, três meses. Mostrou-me tb mais 2 espécies, de água salgada, que eram geneticamente e quimicamente modificadas pelos distribuidores e exportadores. Ele tinha conhecimento do facto, mas dizia que as pessoas procuravam mesmo os peixes mais estranhos e coloridos, e que eram mesmo aqueles que lhe davam mais lucro. Ou seja, há oferta pq há procura, ou há procura pq há oferta?? As pessoas compram porque vêem e gostam, ou os "fabricantes" (porque acabam por o ser) oferecem o que os seus estudos de mercado dizem ser mais apreciado? É uma questão a discutir, até porque nem todos os que têm aquários se peocupam (ou têm conhecimentos para se preocuparem) em escolher de acordo com princípios éticos. A maior parte das pessoas não sabe que compra peixes mutados... nem vem a saber! Sabe que são bonitos e coloridos.. e "ooops, morreu... vou comprar um novo, devo ter dado comida a mais!" Para concluir este post, até porque em termos éticos há muito mais a falar do que só sobre a coloração dos peixes, quero dizer que cabe a "nós", a quem tem mais (ou alguns) conhecimentos sobre a matéria, alertar os amigos, conhecidos, os lojistas e até as entidades competentes, acerca de uma crueldade cada vez mais frequente nas lojas de aquariofilia. A pergunta que mais faço fica no ar: queremos os animais para olharmos pra eles ou para os ajudarmos a crescer e a viver com a qualidade que para nós desejamos? É amor por nós ou por eles? Cumps.
  10. Pois, aquela ali em cima sou eu.. como o pc deu o berro fiquei sem os meus dados e já não sei que nome uso em que fórum.. muito menos quais os fóruns em que participo! Mas pronto, cá estou eu, é só para dizer que sou a mesma alma. E bom, depois de ter feito o tratamento recomendado ao meu frodo (isolado num aqua hospital), ele recuperou em 4 ou 5 dias, durante os quais "expulsou" analmente alguns parasitas que me fizeram lembrar as ténias que se alojam nos seres humanos. Passados esses dias, recomeçou a comer e a controlar os movimentos, já nadava bem e conseguia vir à superfície. A respiração voltou ao normal e as cores também. No entanto, uma coisa nunca desapareceu: o inchaço no lado direito da "barriga", logo acima do ânus. Na semana seguinte, sem surgirem mais sinais de doença em nenhum dos meus peixes, reintroduzi o amiguinho no aqua principal e tudo voltou à normalidade (excepto o inchaço), com ele a perseguir o meu escalar e a comer-lhe tresloucadamente as barbatanas (coitado do bicho, está todo "depenado"). Até ontem. Acordei por volta das 10h (a luz acendeu às 8.30), olhei para o aquário, que está perto da cama, e o bicho estava no fundo do aqua, encostado a um canto, deitado, morto. Nenhum dos outros lhe tocou, na noite anterior eu tinha estado a "brincar" com eles e estavam todos fantásticos.. Coisa mais estranha.. Um amigo disse-me ontem que o peixe podia ter um tumor. O que me dizem?? Podia justificar o inchaço e a morte.. mas o que é certo é que não me lembro de nenhum inchaço antes da doença dele, perto do Natal. Comentários?