A minha aventura na aquariofilia!


InCoGniTuS

Recommended Posts

É fácil de explicar... Provavelmente retiraste água, fizeste as alterações de que falas e voltaste a encher certo?

 

Ora o que aconteceu foi que libertaste amónia ao mexeres no substrato. Sempre que se mexe no substrato deve-se fazer uma TPA, mas é a seguir a mexer e não antes ou durante. Caso contrário já não diluis o que libertaste.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 184
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quem não sabe é como quem não vê...

 

Obrigado Gmmartins...

Foi isso mesmo que fiz....

 

Que aconselhas que faça? Nova TPA? Ou deixo o filtro fazer o que lhe compete?

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Sim aconselho-te a fazer mais uma TPA e depois vai controlando. Se houver necessidade fazes mais uma TPA.

 

Como o aqua já está maduro é provável que a amónia desapareça rápido mas convém eliminá-la o mais depressa possível.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova TPA feita ontem...

 

Hoje vou voltar a testar os parâmetros da água.

 

Uma coisa é certa: a água está muito mais cristalina do que tem estado, pelo que penso que será bom sinal.

 

Logo coloco novas fotos e parâmetros medidos.

 

Abraço e obrigado a todos quanto comentam e acompanham este tópico!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,como prometido (e aproveitando serve de prenda no dia de hoje) aqui vai uma foto tirada por mim, já que hoje tive o previlégio de ver este "bixo" ao vivo e de lhe aumentar a equipa de limpeza.

 

Menos conversa e mais fotos:

 

aquamano.jpg:

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora boas tardes!

 

Despois de quase 2 meses sem actualizar isto cá estou de novo!

 

Depois uma praga de algas decidi "atacar" com Excel, apesar dos avisos do Gmmartins de que poderia ter efeitos negativos nas minhas valisnérias.

Como o aspecto que elas estavam a dar não era bem o que eu tinha em mente decidi arriscar.

 

Como previsível acabei com praticamente todas as valisnérias pois ficaram queimadas.

 

Assim pus "mãos à obra" e decidi encomendar novas plantas para um pequeno update de layout.

 

Do que já tinha é com grande alegria que digo que todas as plantas, incluindo as blyxa que estavam "em baixo", se encontram em grande forma! :)

 

Como uma imagem vale por mil palavras cá estão elas!

 

Frontal

 

frentep.jpg

 

Lateral Direita (Hygrophila Difformis)

 

lateral1o.jpg

 

Lateral Esquerdo (Ludwigia reapens red rubin e Rotala Indica - as novas "adições" ao layout)

 

lateral2i.jpg

 

lateral4.jpg

 

Perspectiva

 

lateral3f.jpg

 

 

Espero que gostem!

 

Como sempre críticas e comentários são sempre bem vindos!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,como prometido (e aproveitando serve de prenda no dia de hoje) aqui vai uma foto tirada por mim, já que hoje tive o previlégio de ver este "bixo" ao vivo e de lhe aumentar a equipa de limpeza.

 

Menos conversa e mais fotos:

 

aquamano.jpg:

 

Isto sim! hehe

Boa sorte com isso nove então.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá estou novamente com mais novidades... :)

 

As plantas estão a crescer a muito bom ritmo e aproximar-se muito do aspecto que eu pretendia desde o início!

 

Tenho "investido" algum tempo e os inevitáveis € na tão desejada melhoria do sistema de CO2! Parte do upgrade já chegou e o restante está a caminho!

 

A famosa garrafa de refrigerante vai finalmente ser substituida!

 

Aqui fica uma foto dela e da sua substituta! (ao pé do "menino" que me garante a água limpinha!) ;)

 

photo080212151145.jpg

 

Outra coisa que foi alvo de "intervenção" foi o difusor!

Em primeiro quis retirar o difusor tipo "Nutrafin" porque era um pouco inestético...

 

Então arranjei este, considerado grande numa loja de aquariofilia da zona, com 2,5cm de diâmetro, que creio ser o mais comum...

 

photo070212144130hdr.jpg

 

Como o achei um pouco pequeno para o tamanho do meu aqua decidi arranjar este:

 

photo070212144602hdr.jpg

 

Este tem 5cm de diâmetro o que quer dizer que quer dizer qualquer coisa como 4x maior área de difusão... ;)

 

Para terem noção do que estou a falar aqui fica uma foto do "pequeno" na minha palma da mão...

 

photo070212121042.jpg

 

Ficam apenas a faltar mais 2 componentes para o sistema ficar completo, que espero cheguem até final da próxima semana...

 

Quanto a fauna, continuo a aumentar a colónia de Red Cherrys numa maternidade de rede antes de os soltar todos no aquário porque com o filtro que tenho metade dos alevins ia parar lá dentro... :) Conto libertar tudo dentro de 2 / 3 semanas...

 

O meu CAE vai finalmente ter nova casa! Está demasiadamente bem tratado e como tal ficou grande (cerca de 9 cm) e bastante corpulento para a restante fauna. Não que lhes faça mal, mas é muito agitado e assusta o resto do pessoal todo! :)

 

Para não ficar só com as corys e com os Red Cherry decidi apostar nuns otocinclus. Só ainda não me decidi se vou optar pelos affinis ou pelos orinoco... Mas à partida uns ou outros devo colocar um cardume de 15 a 20...

 

Espero que gostem!

 

Assim que tiver o novo sistema todo montado tiro fotos, bem como do geral do aquário para vos mostrar!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem começou com um aqua de 40l.. Vai lá vai, está a ficar aí um belo high tech. Quando chegar o regulador de CO2 essas plantas vão dar um boom e depois sim, isso vai ficar à maneira.

 

Já pensaste em arranjar uns troncos redmoor hood grandes e substituir por esse? com essas anubias e essa blixa ficavas com uma ilha central á maneira.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem começou com um aqua de 40l.. Vai lá vai, está a ficar aí um belo high tech.

 

O inicial era de 25l... :)

 

Chamem-me maluco mas a grande piada deste aquário é precisamente este tronco! :)

 

Eu gosto muito do aspecto que está a tomar! Finalmente está a ficar como sempre pretendi!

 

Dá-lhe mais 2 mesinhos e depois falamos! :)

 

Abraço!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O inicial era de 25l... :)

 

Chamem-me maluco mas a grande piada deste aquário é precisamente este tronco! :)

 

Eu gosto muito do aspecto que está a tomar! Finalmente está a ficar como sempre pretendi!

 

Dá-lhe mais 2 mesinhos e depois falamos! :)

 

Abraço!

 

Por estas frases... queres ver que o tronco está a crescer? :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por estas frases... queres ver que o tronco está a crescer? :naughty:

:roflroll2:

 

Ola incognitus,

gosto do teu aquario, mas por detrás desse tronco ficaria bem umas rotalas formando moitas, não gosto do efeito que essa planta dá...

Tira-me uma duvida: esse filtro qual é? o 1500 ? estás satisfeito com ele?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roflroll2:

 

Ola incognitus,

gosto do teu aquario, mas por detrás desse tronco ficaria bem umas rotalas formando moitas, não gosto do efeito que essa planta dá...

Tira-me uma duvida: esse filtro qual é? o 1500 ? estás satisfeito com ele?

 

Boas!

 

Ainda não se vê mas elas estão lá! Rotala Indica! Tem é de crescer... Mas já lá tem 70 pés... Como já disse dá-lhe 2 mesinhos...

 

Quanto ao filtro é o E1501 GL e sim estou muito satisfeito!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei de ver o projecto ta td impec sem nada a apontar

 

Obrigado! Era bom que fosse assim! :)

 

Há sempre algo a apontar! :P Pelo menos para mim! LOL

 

Mas está a começar a ficar como eu o pensei...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia meus amigos...

 

Vamos a um pequeno update...

 

Continuo (desesperadamente quase...) à espera do redutor para a minha botija de CO2.

 

Entretanto este fim de semana troquei o meu indicador visual de CO2 por um novo em vidro. O que tinha era o do kit da SERA em plástico e bastante feio...

 

Adicionei também 20 otocinclus affinis para substituir o CAE que cá andava desde o início e que na altura em que fui o comprei (ainda só tinha o aqua de 25l e não fazia parte deste fórum...) ninguém na loja me disse que crescia até quase 30cm...

 

As plantas vão bastante bem, à excepção da Red Rubin como sabem, mas já reforcei a fertilização. Agora é esperar para ver como ela responde....

 

Espero amanhã conseguir tirar novas fotos e actualizar!

 

Entretanto peço a vossa opinião para uma "introdução" que ando a pensar fazer...

Como gosto bastante de ver um aquário colorido em termos de fauna e o contraste que fazem com a flora, estava a pensar adicionar umas mollys. Que me dizem??

 

Abraço e espero esses comentários!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Entretanto peço a vossa opinião para uma "introdução" que ando a pensar fazer...

Como gosto bastante de ver um aquário colorido em termos de fauna e o contraste que fazem com a flora, estava a pensar adicionar umas mollys. Que me dizem??

 

Abraço e espero esses comentários!

 

Como sabes já tive bastantes mollys, as normais, pessoalmente não lhes acho piada, ficam maiores e não são muito bonitas, as balão como sabes foram "feitas" e como tal é uma espécie muito sensível, como soubeste tive um ligeiro problema no aqua, e morreram todas, 11 molly's á vida, enquanto que os outros peixes não morreu nem um. Segundo defeito, tinha molly's pretas, brancas, amarelas e laranjas, e depois de se reproduzirem ficam misturadas, até aqui tudo bem, mas quando começa a reproduzir, o branco é predominante, ou seja ficam quase todas brancas com manchas de algumas cores, na minha opinião ficam feias.

 

Já pensaste num cardume de nariz bebado? este peixe anda sempre em cardume, não é como os neons que dispersam, e dava-te cor ao aqua e o efeito para mim é nice.

 

 

Só na loucura, com um aqua desses e como queres cor, eu tirava era os guppies e metia uns destes :drool3:

Cynotilapia sp. Hara "Galireya Reef"

Labidochromis caeruleus

 

Metriaclima sp. "zebra chilumba"

 

eheheheheheheh

 

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São de facto bastante bonitos...

 

Nada que já não tivesse pensado!

 

Mas como ciclídeos africanos que são tem 2 problemas para o aqua que tenho:

 

1 - O Ph quer-se básico (7,5 para cima) e não ligeiramente ácido com o tenho.

2 - Plantados esquece porque vai tudo à frente... E eu gosto de aquários plantados...

 

Quanto às mollys é simples... Não colocar brancas! lol

 

Fora de brincadeiras era um pouco essa a ideia... Apostar mais em amarelas e laranjas. Mas ainda é uma ideia a maturar! Caso avance para isso certamente iria para as balão...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi só para picar, porque ciclideos deixam-me sempre a pensar :D

 

Quanto ás molly's, se queres cor, então força nisso, devem dar-se bem com os guppies, e em termos de reprodução é parecido, ou seja sempre a dar ninhadas, e realmente davam-te outra cor, até porque são um bocado maior do que os guppies e nesse aqua via-se mais peixes.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Incognitus

 

Não sei para quê tanta conversa. Isto vai tudo parar nos discus :)

 

LOL!

 

Sim, de facto esse é o objectivo a longo prazo... :P

 

Mas para já enquanto sou um novato nestas coisas de aquariofilia prefiro ficar-me pelos vivíparos...

 

Deixa aprender um pouco mais e quem sabe para o Verão (se a Troika assim o permitir...) não teremos novidades... ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Incognitus

 

Não sei para quê tanta conversa. Isto vai tudo parar nos discus :)

 

Eheheheh não quis ser tão directo, mas com comentários destes, mais palavras para que? eheheheheh

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas vão bastante bem, à excepção da Red Rubin como sabem, mas já reforcei a fertilização. Agora é esperar para ver como ela responde....

 

Quando metes o pressurizado vais ver que ela dá um salto. É o melhor investimento que podemos fazer para quem tem um plantado... e é um descanso!!!

 

De resto, estás de parabéns. És mais um belo exemplo de que é possível ter um belo aquário plantado com pouca luz (< 0.5W/l) :) É só dar tempo para as plantas encherem e isso vai ficar brutal...

 

Abraço

 

GM

 

PS: não gosto muito de vivíparos em geral, nem mollys em particular. Se tivesse que escolher, metia endlers... De resto, tens dezenas de espécies de tetras e rasboras que ficam lindos num plantado...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.