A minha aventura na aquariofilia!


InCoGniTuS

Recommended Posts

Em termos de iluminação, como já disse, tenho 85W (2x30w + 1x25w). Creio que o problema passará pela altura de 60cm do aquário...

 

Nestes casos o que fazer para a luz chegar mais ao fundo? Colocar lâmpadas mais fortes?

 

Vou apostar numa bomba de circulação no próximo mês para ver se melhoro a distribuição do CO2 e nutrientes...

Das que coloquei atrás qual delas me aconselham? Estava inclinado para a 1ª, mas tenho medo que seja corrente em demasia...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 184
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ná bomba não te posso ajudar amigo que nunca usei, mas na luz e fores para os 100w 100 e qualquer coisa não ficas mal, para aumentares a potencia so mesmo fazendo um Diy ou comprar um calha nova..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bom dia,

 

Boas notícias! ;)

 

Parece que as blyxa estão a recuperar!

Aumentei um pouco a fertilização, introduzi 4 Anentome Helena ( para dar cabo dos caracois que ainda tenho...) e limpei as esponjas do filtro para aumentar um pouco a circulação.

 

Deixo umas fotos (de fraca qualidade, pois foram tiradas com o telemóvel...), geral e de pormenor à flora que tenho!

 

Foto geral

 

photo081111070240hdr.jpg

 

As Blyxa

 

photo081111070250hdr.jpg

 

Anúbias Nana

 

photo081111070304hdr.jpg

 

Valisnérias Nana

 

photo081111070331.jpg

 

Agora deixo duas fotos para as quais peço que me ajudem a identificar:

 

Esta primeira foi-me vendida numa loja como sendo Valisnéria Nana, no entanto e vendo que não forma runners, mas parece crescer de um bolbo, creio não ser.

 

photo081111070316hdr.jpg

 

Esta segunda "roubei-a" ao aqua do meu pai numa poda que lhe fiz e não faço ideia que planta seja além de que vai ficar bem bonita quando crescer! ;)

 

photo081111070257hdr.jpg

 

 

Fico a aguardar os vossos comentários!

 

Obrigado!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar muito nice. Já se nota bem o crescimento dessas plantas. Essa valisnéria atrás do tronco está tipo praga a crescer não? E não há aí por casa material melhorzito para tirar umas fotos em condições? É que merecia uma panorâmica decente. Mas vá, eu prometo que vou aí finalmente ver isso em loco e levo a minha maquina e lente e faço-te esse trabalho pelo preço do jantar eheheheheh

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eus e fosse a ti, trabalhava em por uns fetos "mini" no tronco tal como uns windelov. De resto estou a gostar bastante. Cumps.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, a poda do teu pai é se não me engano uma higrofila dimorfis. planta de baixa manutenção (sem injecção de nutrientes e co2, além de que iluminação mediana ser suficiente...)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo então como estão essas Blyxa? a recuperar?

 

cumps!

 

Quer parecer que sim...

Vamos dar mais um tempo! :)

 

Agora o que me está a aparecer são as famosas algas que parecem cabelos fino nas valisnérias... Será falta de CO2? Pelo teste da Sera diz que está OK. Não queria cortar na luz por causa das blyxa...

 

Está difícil acertar isto! :)

 

Obrigado pela ajuda!

 

Eus e fosse a ti, trabalhava em por uns fetos "mini" no tronco tal como uns windelov. De resto estou a gostar bastante. Cumps.

 

Tenho estado a olhar para o aqua e a pensar em realterar a disposição da flora derivado da planta que "roubei" ao meu pai.

Assim estava a pensar, e visto ser uma planta alta, em coloca-la no local das anúbias para criar um fundo em condições, e colocar as anúbias em frente e em cima do tronco.

 

O meu único problema é como fixo as anúbias ao tronco. Se fosse um tronco "normal" com ramificações era fácil...

Linha de costura e já está. Como tenho um "bloco maciço" estou com algumas dificuldades... A ideia era coloca-las naquela cavidade que o tronco tem a meio.

 

Obrigado!

 

boas, a poda do teu pai é se não me engano uma higrofila dimorfis. planta de baixa manutenção (sem injecção de nutrientes e co2, além de que iluminação mediana ser suficiente...)

abraço

 

De facto parece... Se não for é bastante parecida!

 

Obrigado!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também estou no combate a essa alga amigo e esta a diminuir estas a fertilizar? com macro e micros?

 

Estou.

 

30ml de TPN+ por semana (para cerca de 250l no aqua...).

 

Já agora... Já vi por aqui várias pessoas a falar que adicionam Excel (um dos quais tu se não estou em erro...). O que é isso? Para mim é um programa de folhas de cálculo... Lol!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou.

 

30ml de TPN+ por semana (para cerca de 250l no aqua...).

 

Já agora... Já vi por aqui várias pessoas a falar que adicionam Excel (um dos quais tu se não estou em erro...). O que é isso? Para mim é um programa de folhas de cálculo... Lol!

 

Abraço!

 

lol o excel é CO2 orgânico, tipo para aquario que pouco precisão de co2 é uma boa ajuda, eu por ex uso o excel mas também uso o co2 caseiro, pois o co2 caseiro e irregular e assim obtenho um melhor resultado, mas há pessoas a usar só o excel...

 

no teu caso tens que ver tudo esta a crescer sem o co2 certo? se usar o excel vai-te melhorar muita coisa para alem de de uma forma indirecta também te ajuda com as algas ;)

 

penso que já da para entenderes de que se trata o excel? :)

 

atenção se aderires não cheirares não deixar cair na pele e não exagerar na dose ele é bastante tóxico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok..

 

Tá percebido...

 

A crescer está mas muito mais lento do que eu esperaria (expecto a valisnénia que está sempre cheia de runners...)

 

Onde se compra disso?

 

Abraço e obrigado mais uma vez!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok..

 

Tá percebido...

 

A crescer está mas muito mais lento do que eu esperaria (expecto a valisnénia que está sempre cheia de runners...)

 

Onde se compra disso?

 

Abraço e obrigado mais uma vez!

 

podes comprar em qualquer loja que venda produtos da Seachem!

 

também podes comprar online por ex aqui

 

http://wate-r-evolut...phosphorus.html

 

http://www.crystalre...r=data&pagina=2

 

http://www.pet4you.n...ish-excell.html

 

Cumps! ;)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez! ;)

 

Vou ter que pensar nisso seriamente....

 

Pelo que tenho lido é uma ajuda importante no combate às algas que temos...

 

Aproveito para matar a curiosidade com uma fotografia tirada "com uma máquina de jeito"!...

 

;)

 

20111112aqurio001.jpg

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<p>Eu talvez não fazia isso, mas pronto. Podes sempre furar o tronco, o que era preciso tirar ele para fora, assim com o tempo as anubias cresciam e agarravam se ao tronco.</p>

<p>Cumps.</p>

<div id="myEventWatcherDiv" style="display:none;"> </div>

 

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já à algum tempo que não actualizava isto, pelo que fica um resumo do que se tem passado:

  • Algas
  • Peixes a morrer

 

Com alguma leitura extra e tempo parece que consegui resolver / estabilizar as duas situações.

 

Os guppys morreram-me devido a uma infecção bacteriana aliado a um pequeno aumento de Nh3/Nh4 que foi imediatamente resolvido com Sera Toxivec. A infecção bacteriana estou a acabar o tratamento com Sera Bactopur e no fim de semana vou fazer uma TPA de perto de cerca de 40% e colocar Nitrivec no filtro para ajudar à recuperação.

 

As algas creio terem aumentado bastante por causa do Nh3/Nh4. Esperemos que agora comecem a diminuir... Vou reforçar a brigada de Red Cherry para ajudar!

Como as plantas mais afectadas eram as valisnerias, em especial nas extermidades, para tirar parte das algas, aproveitei para fazer uma poda às mesmas.

 

Só para "abrir o apetite", fica uma foto da "casa das máquinas" (vai ser alvo do próximo investimento com um sistema de CO2 em condições...)

 

photo191111221849.jpg

 

No fim de semana depois da intervenção planeada ponho novas fotos...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

o Excel é sem dúvia uma boa "arma" para ter em causa. No entanto, algumas espécies de plantas não se dão bem com ele. Uma dessas são as Vals que muita gente diz serem negativamente afectadas pelo Excel. A relação causa-efeito não está estudada pelo que terás que experimentar e ver o que lhes acontece.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pelo alerta...

 

Ainda não comprei o Excel, por isso vou pensar bem se o compro então...

Como tenho CO2 caseiro tenho "apertado" as trocas de garrafa para que não falhe CO2.

Mas como é um sistema pouco consistente estou a preparar para colocar de garrafa. Já arranjei um extintor e ando a ver os redutores / manómetro / solenoides, etc.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O prometido é devido!

 

A TPA está feita e aproveitei para reformular um pouco o layout (sim outra vez.... ;)...) para incorporar melhor a higrofila dimorfis.

 

Como tinha planeado acrescentei SERA NITRIVEC para ajudar a reforçar a capacidade biológica do filtro.

 

Como era esperado a água ficou um pouco turva pela adição do NITRIVEC, pelo que amanhã conto adicionar as fotos...

 

Posso adiantar-vos já que gostei bastante do resultado final apesar de ainda estar turvo...

 

Amanhã vou fazer a bateria de testes para fazer um update ao setup todo e juntar às fotos!...

 

Até amanhã! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a desesperar...

 

Já não percebo nada disto!...

 

Depois do problema que tive de me aparecerem peixes com problemas nas barbatanas fui fazer uns testes e verifiquei que teriam uma infecção bacteriana por fraca qualidade da água.

De facto tinha o valor da amónia um pouco alto.

 

Actuei de imediato e adicionei SERA TOXIVEC.

Passado 2 dias em novo teste verifiquei que a amónia estava a 0, como seria de esperar... Isto na quarta-feira passada.

 

Ontem como já contei fiz uma TPA de cerca de 40%.

Por precaução analisei a água antes de introduzir. Tudo OK. Ph 7,2 e Amónia e Nitritos a 0.

 

Hoje ao fazer os testes ao aqua novamente deparei-me com os seguintes valores:

 

Ph - 6,5 (até aqui tudo OK, já que tenho CO2 a bombar...)

gH - 7º dgH

kH - 4º dkH

No2 - 0,1 mg/l

No3 - 25 mg/l

Nh4 - 5 mg/l

Nh3 - 0,03 mg/l (valor pode não estar correcto pois a tabela de conversão da SERA só começa com ph 7,0... Considerei com este valor.)

Co2 - Ok

 

Tendo em conta que este aquário está montado desde Agosto, tem apenas 3 pedras de Xisto, uma raíz de Oliveira e areão, alguém me consegue explicar este fenómeno? A fauna e a flora aparentam estar óptimas! Os peixes estão super activos e as plantas estão com cores bonitas.

 

Fica o Setup actualizado:

 

Aquário

JEBO R210 - 1,05 x 0,40 x 0,60 (Largura x Profundidade x Altura)

280l Brutos - 250l Úteis

 

Filtragem

JBL Crystalprofi 1501

Volume Filtragem 16l

Caudal 1400 l/h Brutos (deve estar com cerca de 1000 a 1200 l/h úteis)

 

Aquecedor / Termóstato

EHEIM Jager Aquecedor de Precisão 250W

 

Decoração

Areão Preto 1/3mm

Raiz Oliveira

Xistos

 

Flora

Valisneria Nana

Ozelot Green

Anúbia Nana

Blyxa Japonica

Higrofila Diformis

 

Fauna

Guppy

Neons

CAE

Plecostumo

Corydora (2 albinas e 1 normal)

Red Cherry

Anentome Helena

 

Fertilização

CO2 Caseiro

TPN+ - 35ml por semana

 

 

Ficam umas fotos...

 

20111127aqurio008.jpg

 

20111127aqurio010.jpg

 

20111127aqurio009.jpg

 

Espero que gostem e que me consigam explicar este fenómeno que não consigo perceber...

 

Obrigado.

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Hoje ao fazer os testes ao aqua novamente deparei-me com os seguintes valores:

 

Ph - 6,5 (até aqui tudo OK, já que tenho CO2 a bombar...)

gH - 7º dgH

kH - 4º dkH

No2 - 0,1 mg/l

No3 - 25 mg/l

Nh4 - 5 mg/l

Nh3 - 0,03 mg/l (valor pode não estar correcto pois a tabela de conversão da SERA só começa com ph 7,0... Considerei com este valor.)

Co2 - Ok

...

 

 

 

Boas,

As tabelas só começam com ph superior a 7 porque a amónia em ph inferior a 7 não é nociva...

 

O aquário tá bastante agradável... parabéns

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As tabelas só começam com ph superior a 7 porque a amónia em ph inferior a 7 não é nociva...

 

O aquário tá bastante agradável... parabéns

 

Abraços

 

Menos preocupante então...

 

Mas não é estranho a Amónia e os Nitritos estarem com valores diferentes de 0 depois da adição do TOXIVEC e do NITRIVEC?

 

Se a água do aquário tinha esses valores a 0, e a água do TPA também como é que passado um dia esses valores acusam valores maiores?

 

É isso que não consigo perceber...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.