2 filtros e tenho de aspirar o fundo constantemente!


Recommended Posts

Boa noite

 

espero que me possam ajudar pois já estou sem ideias...

 

Tenho um aqua montado há cerca de 3 semanas e tenho lá 4 peixitos, 2 corys e 2 betodias geayii. Tenho um fluval 205 que está com um bom caudal, no entanto tenho o fundo do aqua cheio de excrementos destes peixes!! Na zona onde circula mais água está tudo bem, nas zonas onde há pouco caudal acumulam-se excrementos em dois dias que é uma coisa doida!! Na zona da flauta (a parte do filtro que "chupa" a água,não sei se é esse o nome) apesar de já a ter baixado mais, acumulam-se também muitos excrementos, quando coloco lá a mão parece que não está a sugar com a devida força tanto que a 1cm do chão e não tira a porcaria que está mesmo por baixo dela, no entanto, na outra extremidade a água está a entrar com bastante força... Para tentar retirar mais lixo coloquei um interno, um eheim já velhinho que tenho, no entanto a porcaria continua a acumular-se.

Antes deste aqua, com 70 litros, tinha estes mesmos peixes num de 35 litros com o mesmo eheim e não via lixo nenhum no chão...

 

Assim que vejo muitos excrementos faço uma TPA para retirar a maior parte, mas isto implica uma TPA dia sim dia não ou de dois em dois dias. Quando colocar um casal de ciclídeos então nem quero pensar...

 

Será que alguém tem alguma dica? é que estou a achar um pouco esquisito. Já tive no nano de 35litros com o eheim 4 escalares grandes e 2 corys e nunca vi o areão tão sujo como agora!

 

Desde já obrigado

 

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o filtro só vai filtrar matérias em suspensão mesmo que tenhas a entrada junto do areão, para aspirar o fundo sem fazeres tpas á bruta aconselho adquirires um aspirador a pilhas ou bateria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Geada

 

nunca ouvi falar desses aspiradores... Onde posso adquiri-los, supostamente há à venda nas lojas de aquariofilia não é? Mas há noutros sítios onde sejam mais baratos? Sabes qual a margem de preço deles? E os mais baratos será que são tão eficazes como os caros? Desculpa as perguntas!!

 

Obrigado

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é o que eu tenho feito, mas para aspirar a maior parte, já não digo tudo, tiro sempre cerca de 10 litros. Ou seja mais de 10% da água do aqua. Fazer isto de dois em dois dias não é um bocado chato. Para além que a partir de Outubro só o poderei fazer aos fins semana e não sei se essa acumulação de detritos no substrato trará problemas tóxicos aos peixes...??

 

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É importante terem umas corydoras para elas vos vasculharem o fundo e a matéria em suspensão ir para o filtro.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho duas... talvez coloque mais uma, como são peixes de cardume é sempre preferível...

 

Mas realmente com o filtro interno eheim que coloquei já tenho muito menos excrementos pelo aquário, é velhinho mas ainda faz um bom trabalho! Fica um bocado mal esteticamente, mas se é pelo bem dos seres vivos não me importo. (penso que ao ter muitos excrementos no areão vai levar a picos de amónia que são letais, corrijam-me se estou enganada e se os excrementos no areão não irão provocar mais amónia!!)

 

Patrícia

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a interrugação, mas me parece que tens o filtro montado ao contrario, a flauta é a entrada de agua no aquario e a outra a saida da agua do aquario, espero não ter entendido mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho duas... talvez coloque mais uma, como são peixes de cardume é sempre preferível...

 

Mas realmente com o filtro interno eheim que coloquei já tenho muito menos excrementos pelo aquário, é velhinho mas ainda faz um bom trabalho! Fica um bocado mal esteticamente, mas se é pelo bem dos seres vivos não me importo. (penso que ao ter muitos excrementos no areão vai levar a picos de amónia que são letais, corrijam-me se estou enganada e se os excrementos no areão não irão provocar mais amónia!!)

 

Patrícia

Boas,

Penso que não, pois se tiveres uma boa colónia de bactérias elas transformaram a amónia rapidamente em nitritos e consequentemente em nitratos. Os excrementos estarem no areão ou serem "sugadas" para dentro do fitro penso ser indiferente. Convém é ter bastante massa vegetal para que se consumam mais rapidamente o excesso de nitratos que possa haver, caso contrario TPA's são aconselháveis... Quem tem plantados recomenda até nem aspirar o fundo, por causa disso mesmo.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho duas... talvez coloque mais uma, como são peixes de cardume é sempre preferível...

 

Mas realmente com o filtro interno eheim que coloquei já tenho muito menos excrementos pelo aquário, é velhinho mas ainda faz um bom trabalho! Fica um bocado mal esteticamente, mas se é pelo bem dos seres vivos não me importo. (penso que ao ter muitos excrementos no areão vai levar a picos de amónia que são letais, corrijam-me se estou enganada e se os excrementos no areão não irão provocar mais amónia!!)

 

Patrícia

Boas,

Penso que não, pois se tiveres uma boa colónia de bactérias elas transformaram a amónia rapidamente em nitritos e consequentemente em nitratos. Os excrementos estarem no areão ou serem "sugadas" para dentro do fitro penso ser indiferente. Convém é ter bastante massa vegetal para que se consumam mais rapidamente o excesso de nitratos que possa haver, caso contrario TPA's são aconselháveis... Quem tem plantados recomenda até nem aspirar o fundo, por causa disso mesmo.

Abraços

 

 

Ps: Os tais aspiradores a pilhas são estes:

 

0,0,400,19715,919,593,2171e344.jpg

 

Posso te dizer que adquiri um, mas considero dispensável, pois nunca o uso agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Klaudix

peço desculpa eu é que troquei os nomes, pensava que a flauta era a saída da água do aqua.

 

CaptainStuck

como já tive dois aquarios, apesar de não ser eu a tratar deles e nunca vi tanta porcaria pus a questão se se passaria algo de errado pois cheguei a aspirar o fundo e ao final do dia basicamente estar na mesma. Já fiz 3 TPA's desde que montei o aquário,tem cerca de 12 dias, pois quando o montei comecei o tratamento com o stability e disseram-me,( para além de estar escrito na embalagem) que poderia colocar peixes 3 dias depois. Foi o que eu fiz. Não tendo teste de amónia fui a uma loja especializada fazê-lo e estava em 0,5. Disseram- me que não era nada demais, apenas para fazer uma TPA por semana e que dentro de 15 dias tinha o ciclo feito. Estou a referir isto pois falas na colónia de bactérias, pois neste momento parece-me que ainda não existe, ainda não tive nenhum boom de nitratos, tem estado sempre a 0 (é o único teste que tenho), por isso tento fazer uma ou duas TPA's por semana para evitar que a amónia aumente em demasia. Acho que assim o ciclo demora mais a ser feito mas pelo menos não tenho problemas com a toxividade desta para os peixes.

 

Matéria vegetal tenho, não muita mas também não é pouca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Como o CaptainStuck disse os excrementos estarem na areia ou dentro do filtro é a mesma coisa. Vais ter sempre a mesma quantidade de excrementos.

O que se passa no teu áquario é uma questão de aerodinamica de fluidos! A forma como está colocada a areia e a disposição dos diversos elementos fazem existir zonas de menor turbulencia, onde tentem a ir os excrementos, e zonas onde o caudal é o normal.

Obviamente que não vais desmontar o aquário, nem é preciso! É mesmo uma questão de estética.

Espera ter os peixes todos que o reboliço vai ser tal que não há excrementos que escapem :roflroll2:

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

para ser sincera também pensei nisso, tendo os excrementos no aqua ou no filtro onde a água está constantemente a passar deverá dar na mesma coisa!

Claro que agora que tenho o outro filtro ele vai sugar as zonas onde tinha a água mais parada, onde se acumulavam mais detritos...

Não consigo colocar o fluval de maneira a que ele levante a porcaria para depois a filtrar, mas se não há assim problema (em termos de saúde para os peixes que era o que mais me preocupava)também não me vou preocupar excessivamente! Não vou deixar de fazer uma TPA extra quando vir que a coisa está mesmo má, mas estou mais descansada, pois preocupava-me ter mortes no aquario devido a esses excessos!

 

Muito obrigado pela vossa atenção!

 

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Patricia,eu tive uma montagem que apesar do caudal sobredimensionado devido a ter bastantes plantas, pedras e troncos acomulava muita porcaria, tanto dejectos como restos de comida,mas não me aborrecia com isso sifonava de vez em quando e pronto,

 

depois a solução para esse problema veio por acaso quando introduzi um trio de Kuhli negras ou Pangio oblonga ou Kuhli chocolate,

nos primeiros dias era porcaria a "esvoaçar" por todo o lado até que o filtro apanhou tudo e a agua voltou a ficar limpa e nem sinal de porcaria no fundo,

elas não consomem dejectos apenas os levamtam para coluna de agua e melhor que as corys ao ponto de haver uma especie de simbiose entre estas duas especies em que a kuhli vinha a esgravatar o fundo e a cory oportunamente vinha imediatamente a tráz,

 

esta especie pode chegar aos 12cm mas como tem forma de palito a regra do cm/L não se aplica pois a carga biologica destes peixes é minima , aliás até tem um papel activo na manutenção do saude e estabilidade do aquario

 

estes são os especimes de que te falei

 

CIMG1722.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Sabuguense

 

nunca tinha ouvido falar das kuhli, tendo eu como substrato sílica elas provavelmente irão fazer buracos e soltar as raízes das minhas plantas, não?

 

O objectivo do aquário é colocar um casal de Nannacara Anomalas ou de Aulonocara nyassae. Sendo estes ciclídeos são peixes de fundo e não sei se iriam achar piada a esses bichos no território deles!! se calhar eram um petisco! :sunbathing:

 

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

buracos não, elas apenas se enterram superficialmente na areia,

 

a primeira especie é tida como pacifica com uma ligeira agressevidade para proteger a prol, a segunda é agressivo com os da mesma especie e recomendada para aquarios no minimo 200lts e estes sim fazem-te buracos até o vidro do fundo,

 

as kuhlis teem habitos noturnos e só aparecem durante o dia se não se sentirem ameaçadas, se isso acontecer presenteiam nos com complexos bailados e bricadeiras por todo o aquario recomendo no minimo 3 indeviduos menos que 3 não vale a pena pois assim nucas ou raramente os vais ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se fores a esta página vês mais uns aspiradores...

Aspiradores EHEIM

 

Para mim este é o melhor: Eheim a pilhas

 

É totalmente submersivel, funciona quase 100%.... (por vezes há um mau contacto nas pilhas... mas pode ser falta de jeito do dono...)

Em termos de aspiração é fantastico, tem um reservatório enorme e é super fácil de lavar.

Não deve é ser usado com areia fina.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja um bocado de mangueira e resolves o problema sem gastar dinheiro.

Simples e prático.

Olá Hugo, eu: Sónia, pergunto, , arranjo um pouco de mangeira e??? a que a ligo??? Ao filtro???

Tenhos 2 tartarugas recem chegadas a casa, estamos ainda a construir-lhes a sua, e tenho andado a pesquisar , li que se pode aspirar o aquario onde estejam. E eu penso mas como?????

Tenho tantas duvidas!!! Haver se aos poucos vou conseguir construir algo decente ás pequenas...tenho estado a mudar a água várias vezes ao dia..como c..g..m!!!! :chores003:

como ainda não cheguei a consenso com o maridão com o local onde vão ficar, preciso descobrir as necessidades das bichinhas. Têm sido uns dias!!!!! :juggle: Todas as dicas que me possam dar agradeço.Ou links para pesquisar.

Editado por SoniaCristinaVerissimoPoio

Sonia Luciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mangueira serve de sifão. Não a ligas a nada.

 

Só tens de colocar a mangueira com uma extremidade dentro de água. Na outra ponta, que tem de estar de fora do aquário, "chupas" um pouco até começar a correr. Cuidado para não beberes um pouco de água, só para alertar.

 

Depois é só aspirares para dentro de um garrafão.

 

Qualquer duvida dispõe, a malta está aqui para ajudar.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Viva:

Quanto aos detritos orgânicos que se acumulam no fundo do aquário, aconselho vivamente:

1. Usar filtro de fundo sempre que o fundo não for de areia. Os filtros de fundo capturam os detritos orgânicos e incluem-no no areão. O arejamento potencia a actividade bacteriana. Pelo contrário os filtros externos não actuam na matéria orgânica que se deposita no fundo.
2. limpar regularmente o fundo com um camaroeiro de malha fina, levantando a matéria orgânica e recolhendo-a na água. É pelo menos tão eficaz como os aspiradores, e muito mais barato.


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.