1 das 1001 maneiras de plantar riccia


MiguelSCosta

Recommended Posts

queria ver se cobria o areao do meu aqua com riccia, mas não me tá a apetecer encher o fundo de pedras, nem tenho assim tantas para o fazer... como acham que posso prender uma rede tipo saco de batatas ao areao de modo a que a riccia seja plantada por baixo da rede, e a cubra depois? eu uso areao de rio minuscula(areia de praia), só para ajudar a darem dicas de como hei de prender a rede.

 

abraços

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Eu fiz um 'tapete' de riccia com xisto.

Parti o xisto (ou ardósia) em várias lascas fininhas, depois foi só prender a riccia com uma linha às placas e colocar no fundo várias todas encostadas :wink:

 

Nota: O xisto não altera o ph

 

Espero ter ajudado.

Pedro Feliciano

44b4bf0a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa parte eu já sabia, mas quando tempo partir o xisto às lascas ele parte-se em bocados minusculos, e sendo assim ía ter de plantar aquelo tudo aos bocadinhos... e não tenho assim tanto xisto parta lascas(embora isso se arranje.)

Diz-me só como é que separaste as lascas!

 

abraços e obrigado.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha dado esta sugestão num post que está por aí do Nuno Carvalho

 

ao entrar numa "loja dos chineses" -apercebi-me duma coisa que poderia servir muito bem para fixar riccia a qualquer coisa, em subtituição/alternativa a sacas ou "redes"...aqui fica a sugestão: "saca para engomadora ....tradução: saco para meter roupa-meias e outros- na máquina de lavar, material tipo nylon, tamanho 40*25 "adaptável", fecho incluído ...preço 85 cêntimos".....caso não resulte dá para 1 kg de roupa -aquariofilista com meias lavadinhas é outra coisa :wink:

 

Com uns clips prendes ao fundo e nas podas e na riccia que se soltar, só tens de abrir o fecho e enfiar novamente no saco....

 

(o saco também dá para apanhar gambuzinos !!!:):))

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá, o aquario tem 80*35, esse saco não tem assim as medidas que se quer, não estou bem a ver como é o saco, mas imagino um saco de rede :wink: é capaz de até ser uma boa ideia, tenho aqui o chines ao lado(pelo que percebi o tal saquinho vende-se lá, certo?) hei de lá ir ver isso!

 

obrigado e abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se perguntares à tua mãe ela diz-te logo o que é :). O saco que vi tinha as dimensões que disse , mas como é uma "rede " flexível é só a questão de dobrar e costurar :wink:...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

será que dá com o musgo de java?  

 

Até funciona, só que demora muito mais tempo. O musgo de java (Vesicularia dubyana) comparando a velocidade de crescimento com a Riccia fluitans não tem nada a haver. A primeira é muito mais lenta do que a segunda, daí poderá demorar mais tempo com este processo.

 

Um pormenor a analisar, é que utiliza-se este processo com Riccia fluitans porque trata-se de uma planta flutuante que teima em não ficar no areão, então utiliza-se este método para a prender no fundo ou então agarrada a pedras pelo fio de algodão. No entanto a Vesicularia dubyana já é uma planta mais fácil de se prender no areão. O método que eu utilizava na altura era colocar uma dose fina em cima do areão de modo a cobrir quase totalmente a área, em cima da planta colocava algumas pedras não muito grandes e de semana a semana ía trocando a disposição das mesmas. Passado 2 meses, já tinha tirado as pedras há umas semanas anteriores, e quando fui tirar a planta veio uma data de areão agarrado. Por isso é uma planta de fixação muito melhor.

 

miguelinho, esse tapete de Riccia fluitans está a crescer muito saudável, vai actualizando este tópico com a evolução do mesmo. :wink:

 

Inté.

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, em relação ao crescimento de cada uma ja tinha lido que são relativamente diferentes... mas eu coloquei essa pergunta, porque eu quero arranjar uma maneira para "proteger" a planta dos ataques que os peixes fazem... porque há 3 semanas que a coloquei no meu aqua e... bom, já ficou em 1000 pedaços. mas vou tentar este método, e se conseguir alguns resultados ei de os colocar no fórum. mas obrigado! mas em relação à riccia está um tapete realmente muito bonito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Just_me, na outra rede que coloquei ao lado, pus as pedras dentro da rede a fazer peso, nesta não me lembrei disso, e embora ainda não o tenha feito, ainda vou a tempo... cheers (não tenho fio de nylon à mão)

 

Pedro Saúde, a tua experiência também tá muito fixe :?: tiraste a foto com flash e as cores ficam um bocado artificiais, mas a ideia tá lá...

 

Dsousa, os peixes de fundo são um problema para qualquer tipo de planta, eu felizmente o mais proximo de cory que tenho são ottos que não causam estragos a esse nível... :roll:

 

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Belo topico este e ainda para mais deu-me ideias...

 

Ja estava a pensar em plantar ricia ha algum tempo mas não sabia como.

 

Se bem percebi:

- poe-se a ricia dentro do saco

- fecha-se o saco com a ricia dentro

- prende-se com pedras (ou semelhante)

- espera-se que cresça

 

E depois?

A rede não fica agarrada a ricia?

Como utilisar?

 

Obrigado e desculpem se as perguntas são demasiado "basicas"

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Miguelinho - pois, foi com flash, mas assim que eu possa eu ponho novas fotos e já com mais tapetes. Vou iniciar agora mais um, o quarto mas desta vez maior e com desnivelamentos efectuado com pedras.

 

Ramirez - está tudo correcto o que pensas e a rede fica lá para sempre ela acaba por ser toda coberta pela riccia e não se vai notar. Experimenta.

 

Em relação aos peixes, os meus (otos e corydoras) também andam por cima mas não afectam em nada, não estragam.

 

Um conselho ou talvez não, mas deixo aqui para debate:

Em vez de enterrar as pontas dos sacos como eu fiz, colocar lascas/placas de xisto dentro do saco poderá ser uma boa ideia para os sacos pequenos, pois assim poderíamos desloca-los, uni-los e dispormos consoante a necessidade na altura. Espero ter me feito entender.

Que acham?

 

abraço

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi mesmo isso das lascas dentro do saco que fiz no meu segundo tapete... :shock: a parte superior do saco fica um pouco levantada ao inicio, mas já reparei que à medida que a riccia vai crescendo e cobrindo a rede, a parte superior do saco vai baixando.

 

hugs.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então mas mete-se a rede, a riccia cresce e tapa a rede, mas depois volta-se soltar aos poucos a medida que vai crescendo certo? Se não andamos sempre em cima dela a podar, ta-sse spre soltar a que cresce, não é?

 

:shock:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais