CO2, dúvida


A. Ferreira

Recommended Posts

Viva,

 

Olá a todos, solicitava uma opinião ao pessoal mais batido sobre se estarei a proceder bem ou nem por isso :shocked028:

 

O meu objectivo é ter um aquário com as plantas o mais saudáveis possíveis.

 

O áqua é de 90 litros brutos, portanto cerca de 75/80 reais, tem iluminação t5 3 x 24 W (6500K + 8000K + 10000K), injecção de CO2 caseiro (não go$$$to do de botija :Fade-color ) tem substrato fértil à base de humus de minhoca e comecei a fertilizar com o tropica PN+, mais um pouco de potássio da Seachem (li algures por aqui que o fertilizante da tropica tinha pouco potássio) e estou a adicionar também um pouco de Flourish Excel (cerca de metade da dose recomendada) para ajudar o CO2 caseiro.

 

As plantas aparentemente estão a reagir bem, excepto a Staurogyne, tenho também ainda algumas algas.

 

Estou a proceder bem?

 

Foto geral do áqua:

 

img1895wt.jpg

 

Obrigado antecipadamente pela V. preciosa ajuda,

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, para podermos ajudar melhor era necessário os parâmetros da agua do seu aquário se possível. É estranho a Staurogyne não se estar a dar bem pois é uma planta resistente que necessita de luz moderada e pode ser mantida sem injecção de co2 , como tem uma boa iluminação e faz injecção de co2 o problema será outro poderá ter a ver com a fertilização mas sem valores de no3 e po4 é difícil pensar numa causa, essa planta vem de aguas acidas se estiver o ph muito alto pode ser uma das razões. O aquário está muito bom só modificava a parte central que lhe dá um aspecto pouco natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ora aqui vão os valores:

 

kh = 7

gh = 10

no2= 0

po4= 0.25

ph = 7.25

 

no3, não tenho teste :sleepiness2:

 

Aquela zona central é uma zona a rever depois de efectuar uma poda, pois nada da montagem correu como eu pretendia :confused4:

 

Aqui vai uma foto de hoje.

 

img2022mh.jpg

 

A staurogyne parece-me pior... :shocked028:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece estar tudo ok, em principio não terá o no3 muito alto mas aconselho a adquirir o teste. Alguma coisa está a forçar o aparecimento de algas, o aquário apanha alguma luz solar directa? Poderá também ser derivado a falta de co2 apesar de que pela tabela de ph kh tem uma concentração de co2 de 21 que esta nos parâmetros ideais mas a tabela nem sempre é para levar a letra.

quantas horas de iluminação tem por dia?

Pelas fotos não dá para ver que tipo de algas está a criar cada uma tem a sua razão de aparecer mas parece que está tudo de boa saúde, as plantas até estão bem parecidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Alguma coisa está a forçar o aparecimento de algas, o aquário apanha alguma luz solar directa? Poderá também ser derivado a falta de co2 apesar de que pela tabela de ph kh tem uma concentração de co2 de 21 que esta nos parâmetros ideais mas a tabela nem sempre é para levar a letra.

quantas horas de iluminação tem por dia?

Pelas fotos não dá para ver que tipo de algas está a criar cada uma tem a sua razão de aparecer mas parece que está tudo de boa saúde, as plantas até estão bem parecidas.

Viva,

 

Respondendo às suas questões:

 

1 - O áqua não apanha luz solar directa;

2 - Algas: tenho 2 tipos de algas, as "green spot" com essas não estou muito preocupado, pois como o áqua apenas tem 45 dias acho que são "normais", certo? a outra alga ´vinha numas plantas que adquiri e que já retirei, permanecendo apenas nas anubias petit e nas folhas mais antigas das sagitárias, também estão nos furos da flauta do filtro, coloco uma foto mais abaixo a ver se é possível identificar a dita, do que tenho lido não sei se serão filamentosas ou as BBA's;

3 - O fotoperíodo era de 6 horas, passou desde Domingo passado para 7 horas e passei também desde essa altura a adicionar diáriamente 1,5 ml de flourish excel, julgo estar a proceder correctamente.

 

A foto da "bicha":

 

img2020m.jpg

 

Obrigado pela sua ajuda.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário como só tem pouco mais de 1 mês é normal que as algas apareçam o meu tem 2 meses e ainda tenho algumas, mas com o tempo se tudo se manter assim devem desaparecer, a iluminação de apenas 6 horas pode ser uma das razões para ter acontecido isso 8 horas acho que seria o ideal,. As algas são filaminosas e infelizmente o único peixe que as elimina são os sae ou cae, que não são muito convenientes pois atingem um tamanho considerável e tendem a tornar-se agressivos. Tente fazer uma maior movimentação da agua á superfície como eu fiz para aumentar o o2 comigo resultou pois em fim de 3 dias metade desapareceram. Também ouvi dizer que se pode colocar agua oxigenada para combater as algas mas não sei a dosagem nem como se aplica. Se o problema se manter ou agravar poderá fazer um apagão de 3 dias podendo colocar um saco de lixo preto no aquário para não apanhar o mínimo de luz possível, as plantas não irão se recentir nesse tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já aqui foi dito, é normal que nos primeiros tempos apareçam algumas algas e com maturação do aquário em princípio isso deverá estabilizar. No entanto penso que o CO2 é sempre bem vindo desde que também forneças nutrientes e luz necessárias para que tu se complemente. Assim darás vantagens às plantas na competição com as algas :)

 

Quanto à utilização de água oxigenada, podes ver aqui - http://faao.blogspot.com/p/artigos.html - como fazer.

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pela dica.

 

Por acaso já tinha lido esse artigo, e muitos outros que o Filipe lá tem, mas acho que essa é uma intervenção de, quase, último recurso e mais para o pessoal mais pró, que quer mostrar o áqua "impec" após meses de trabalho nos layout's, etc...

 

Acho que não são o tipo de intervenções para meros aprendizes, como eu ... :shock4:

 

LOL

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pela dica.

 

Por acaso já tinha lido esse artigo, e muitos outros que o Filipe lá tem, mas acho que essa é uma intervenção de, quase, último recurso e mais para o pessoal mais pró, que quer mostrar o áqua "impec" após meses de trabalho nos layout's, etc...

 

Acho que não são o tipo de intervenções para meros aprendizes, como eu ... :shock4:

 

LOL

 

Abraço,

 

Sim, claro que ele dá amis uso no aquascaping :P

No entanto, acho que já é uma boa ajuda para perceberes o que deves fazer. Mas já existe muita informação sobre essa técnica, basta procurar! Se tu vires bem aquilo acho que é o suficiente para perceberes bem o que fazer, pelo menos parece-me xPPP

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui pesquisar para verificar o tema da agua oxigenada, o que verifiquei foi que não é um bicho de 7 cabeças apesar de ter em atenção que mal doseada mata tudo (bactéria, algas, peixes, flora, basicamente tudo o que é vivo), nos vários artigos e tópicos que vi aconselhavam na maioria o seguinte:

 

1- Utilizar agua oxigenada de 10 volume

2- utilizar dosagem de 10ml para 100 litros

3- desligar o filtro e bombas para evitar perder as colónias de bactérias nitrificantes

4- aplicar com uma seringa directamente nas algas

5- após 20 a 30 min. retirar as algas que se soltam com ajuda de uma mangueira de ar ou co2 ( cuidado para não comer algas) lol, os chineses ate que apreciam.

6- fazer uma tpa de 10 a 20% quando terminar

7- voltar a ligar o filtro e bombas

8- fazer este procedimento apenas de 3 em 3 dias até ter tudo controlado

 

Parece ser simples eu vou experimentar já amanha, e feito desta maneira parece não haver risco para os peixes, poderá perder algumas folhas mas as algas também acabarias por as matar ou então toda a planta. Quando aplicar vai ver uma espuma nas algas mas é normal pois ela faz o mesmo numa ferida.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive SAE (diferente de CAE) e não eram agressivos. Controlavam bem esse tipo de algas, mas também já li relatos de experiências menos boas.

 

Parece-me que tens aí peixes que também podem comer esse tipo de algas (sem certezas). Se for o caso, talvez dando menos comida eles não tenham outro remédio...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que é frequentemente vendido um peixe como SAE e na verdade são raposas voadoras! Estes sim têm tendência a ser agressivos quando crescem ;) Tenho 5 SAE grandes no meu aqua e agressivos é coisa que eles não são xD

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois desculpem que juntei tudo no mesmo saco, os cae conhecidos por comedor de algas chinês é que são agressivos e territoriais principalmente entre os da mesma espécies além do mais costuma retirar a mucosa aos peixes maiores o que pode vir a mata-los, experiência própria. Os sae acho que não há problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois desculpem que juntei tudo no mesmo saco, os cae conhecidos por comedor de algas chinês é que são agressivos e territoriais principalmente entre os da mesma espécies além do mais costuma retirar a mucosa aos peixes maiores o que pode vir a mata-los, experiência própria. Os sae acho que não há problema.

 

;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A fauna do meu áqua limita-se a: cerca de 8 gupies, 4 platis, 3 espadas, 1 molli e 10 neons;

 

Brigada da limpeza: 3 corys aeneus + 1 cory gigante aeneus (veio de um vizinho) + 2 corys albinas + 2 ottos;

 

Invertebrados: 3/4 Red's + caracóis (aqui no fórum identificaram-nos como Planorbis Corneus, mas não sei... estou um bocado desconfiado... :confused4:

 

Amigo "Geada", depois diga como correu a sua "limpeza", se possível com uma foto do "antes" e outra do "depois" eu não me atrevo ainda a enveredar por essas aventuras :Fade-color

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já experimentei a agua oxigenada numas Algas Petecas que tinha num tronco, verifiquei uma dificuldade a agua que podemos aplicar de 1 vez é pouco só consegui tratar um espaço muito reduzido e tive de aplicar 2 vezes para as remover totalmente. Na minha opinião é uma boa solução para aquários reduzidos no meu de 375 litros não dá grandes resultados, vou atacar o problema pela raiz que pelo que vejo será do po4 que está a zero. Por isso amigo Ferreira se quiser experimentar o procedimento é seguro mas vai levar uns belos dias a retirar as algas todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado por partilhar a sua experiência.

 

Eu, tal como disse atrás, ainda não me atrevo a tentar essa "aventuras"...

 

De qualquer forma, este FDS foi dia de poda, e embora algumas algas persistam, estou a adorar o visual, que também foi um pouco alterado.

 

Tomara eu, que estes sejam os meus maiores problemas :yahoo:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei hoje a fertilizar com potassio em po Kcl e po4 KH2PO4 que adquiri na farmácia, uma pechincha. Vamos ver se é desta que as algas vão á vida, se resultar digo-lhe pode ser que assim tambem resolva o seu problema. Pra semana vou ver se arranjo também mais umas plantas de crescimento rápido para ver se competem com as algas, eu não me importo das algas nos troncos e rochas até gosto mas a atacarem a minha glosso é que não estão a dar-me cabo do tapete :(.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei hoje a fertilizar com potassio em po Kcl e po4 KH2PO4 que adquiri na farmácia, uma pechincha...

Viva,

 

Gostei da expressão a negrito...

 

Estou a ver que tenho de fazer um desvio quando for visitar a Capital... :mrgreen:

 

Defina "pechincha" SFF, :mrgreen:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Peço desculpa em vir intrometer, apenas quero dar a minha ajuda.

 

Em relação à água oxigenada acho muito arriscado se correr mal, apenas traz mais malefícios

que benefícios.

 

Eu no meu plantado tive um problema de algas, eram filamentosas, petecas, cladophora, e outras... tudo ao mesmo tempo.

Comecei a desesperar já se entranhavam nas moitas das plantas e destruíram o meu tapete de cuba.

 

Foi então que encontrei aqui um tópico de um aqua em que se usou overdose de excel (5 x dose normal) durante 3 dias.

Achei curioso e no tópico viu-se uma estrondosa melhoria, por isso resolvi tentar, comprei excel e fiz a overdose,

primeiro desliguei o filtro e com uma seringa aplicava directamente sobre as algas, deixava uns 5 min. e ligava o filtro.

 

No dia seguinte as petecas ficaram vermelhas, as outras esbranquiçaram, isto tudo em apenas um dia, ao fim de 3 dias já não se propagavam e depois iam desaparecendo. Depois desses 3 dias de overdose é só continuar a dar a dose normal para precaver o reaparecimento.

 

Vou deixar o link do outro tópico onde vi esta técnica, para dares uma vista de olhos, vale a pena.

overdose excel

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Overdose de excel? será o Flourish Excel com certeza, da mesma maneira que a agua oxigenada é perigoso as altas concetrações de co2 são venenosas para os peixes, se já temos injecção de co2 no aquario e colocamos uma dose 5 vezes superior ao aconcelhado de fertilizante de carbono orgânico acho que os niveis vão ficar extremamente altos, e alem do mais o ph vai descer a pique. A palavra de overdose para mim de bom não tem nada, seja fertilização comida ou medicamentos. Não estou a dizer que não resulta, mas que é tão perigoso como colocar agua oxigenada lá isso é. Duplicar a dose de excel ainda se compreende, a melhor maneira de combater algas é controlar os parametros da agua.

No meu caso comecei a cerca de uma semana a fertilizar com fosforo, potássio e no3 o que está a resultar, mas no meu caso tinha carência de todos eles.

 

Amigo ferreira, pechicha são 2.30€ por 100g de ncl (cloreto de potassio) que dá para cerca de 500 ml de solução e rende bem, cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água banana rock.

 

Veja este topico para esclarecer mais duvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=91192

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Overdose de excel? será o Flourish Excel com certeza, da mesma maneira que a agua oxigenada é perigoso as altas concetrações de co2 são venenosas para os peixes, se já temos injecção de co2 no aquario e colocamos uma dose 5 vezes superior ao aconcelhado de fertilizante de carbono orgânico acho que os niveis vão ficar extremamente altos, e alem do mais o ph vai descer a pique. A palavra de overdose para mim de bom não tem nada, seja fertilização comida ou medicamentos. Não estou a dizer que não resulta, mas que é tão perigoso como colocar agua oxigenada lá isso é. Duplicar a dose de excel ainda se compreende, a melhor maneira de combater algas é controlar os parametros da agua.

No meu caso comecei a cerca de uma semana a fertilizar com fosforo, potássio e no3 o que está a resultar, mas no meu caso tinha carência de todos eles.

 

Há aqui alguma confusão! Excel não é CO2 é carbono. O Excel não tem qualquer efeito sobre PH.

A chamada "overdose" de excel é bem conhecida e até só por exagero se chama "overdose" pq se virem os valores que a Seachem dá de referencia para a utilização do produto (que é diária) no primeiro dia a quantidade é significativamente maior que nos outros dias.

 

É de facto normal fazer-se essa overdose por 3 dias seguidos (ou qq coisa do género) em cerca de 2x ou 3x o normal, tendo o cuidado de não colocar directamente sobre vivos.

O problema disto é que se resolve o problema na altura mas a curto/médio prazo tudo voltará ao normal se não forem ajustadas fertilizações/co2/luz.

 

Outra coisa: cuidado com os pós e a teoria do não serem precisos testes. As coisas tendem a correr mal com pessoas com pouca prática em fertelização por "overdose" de alguns nutrientes.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão, o excel adiciona carbono e não co2 apesar do co2 ser injectado para dar uma fonte de carbono as plantas.Mas afinal o que é prejudiciais aos peixes o dióxido ou o carbono em excesso?

Toda a fertilização que faço é controlada e nas doses recomendáveis, claro que se tem de ter cuidado com po4 e no3 em excesso mas faço testes periódicos dai saber que tenho carências, claro que ninguém deve fertilizar com estes compostos sem ter testes para fazer controlo. O único teste que não tenho é o de potássio pois além de ser caro é extremamente raro de se encontrar em portugal, mas também se desconhece que potássio em excesso seja prejudicial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Srº Ferreira

 

A meu ver tem varios problemas:

 

Muita Luz, Mais luz mais nutrientes são requeridos, Macros micros e co2

 

CO2 caseiro, é possivel usar num aquario de 90 L mas é complicado, o co2 tem flutuações que gera mais problemas com algas e alem disso aposto que é pouco co2 para a luz que tem.

 

Excel, num aquario com co2 so se for para matar algas, se a intenção e ter um suplemenye extra de carbono aconselho a mudar para uma botija e deixar de fazer essa mistela :music_singguitar:

 

Os macros e os micros, não a volta a dar, tem de fertilizar, isso é um aquario com co2 e que tem boa luz.

 

As plantas funcionam como numa linha de montagem, qualquer elemento que falte para a linha de produção.

 

Em ultimo caso aconselho a falar com o expert daqui, o Canito e acima de tudo tem de ter calma, algas não desapaecem numa semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais