Limpa vidros vs Colisa


Recommended Posts

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Estive agora a ler um manual da Tetra, claro que eles querem vender e eu entendo isso e filtro a situação, mas, surgiu-me que Tetra EasyBalance poderia ser uma boa aposta para manter os níveis estáveis... que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não recomendo, não pelo produto ser bom ou mau, mas porque químicos tornam aquários instáveis, especialmente quando não se tem muita experiência... E é uma solução muito cara a longo prazo (um frasco pode não parecer caro, mas esgota-se num instante e depois tens que usar sempre isso, porque se não o aquário vai-se alterar todo e o resultado final adivinha-se não é?). É preferível fazer as coisas pelo natural (quer a nível do ciclo, quer a nível de limpeza, quer a nível de pH) e depois, consoante os resultados finais (que devem ser obtidos antes de se introduzir peixes), ajustar os peixes consoante o aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura nos Classificados do fórum. És capaz de encontrar preços bastante mais convidativos e até quem sabe alguma alma caridosa que queira oferecer ;) (ler as regras antes de usar esta parte do fórum)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está a compra feita e instalada no aquário :)

 

Lima84, também hás-de organizar o teu projecto... o meu vai indo devagar mas nisto já se sabe como é.

 

Acabei por comprar:

 

- 1 vazinho de pés de Hydrilla Verticilata (eram 13 ou 14 pés, espalhei pela parte de trás do aquário);

- 2 Limnophila Sessiliflora;

- 1 Anubia Barteri

 

Gostei muito do atendimento pois a senhora era muito conhecedora do meio da aquariofilia. Disse-me que uns peixes (que eu estava a ver por curiosidade já depois de ter pago e de andar a vaguear pela loja) não serviam para estas plantas porque eles não são muito fãs disto lol.

 

A minha pergunta é... vocês que já estam mais à vontade no tema, os Guppys... servem?

 

Fica aqui a foto, já só me falta o tronco, que também ja arranjei e fervi mas... esqueci-me em casa da minha mãe quando a visitei XD

A foto é de telemóvel como as outras... e pode-se ver que a água está turva. Propício de inicio de ciclo.

 

A minha segunda pergunta é se as plantas estarem chegadas ao canto direito, lá atrás, perto do filtro é prejudicial ao filtro ou à planta, ou se não há problema...

 

foto0067b.jpg

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys servem lindamente e são óptimos peixes para se iniciar na aquariofilia...Reproduzem-se que é uma maravilha...lol. Não esquecer é de ter uma proporção de pelo menos 2 fêmeas para cada macho.

 

Não há problema, desde que a planta não esteja a tapar a entrada da água nem esta esteja a ser sugada pelo filtro. Mas também podes afasta-la mais...

 

Já agora, porque não encheste mais o aquário?

 

Quanto à Anubia que compraste, é muito bonita. No aquário da minha namorada também tem uma e é bastante resistente, precisa de pouca luz e adaptou-se lindamente. Tem uma cor muito bonita. Pela foto não dá para perceber, mas as raízes não estão enterradas pois não? No caso das anubias, não devem estar enterrada para não apodrecerem.

 

Esses búzios são naturais? Atenção que podem subir o pH (tal como as conchas e pedras calcárias).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas crush,

 

Quanto à anúbia ela não está completamente enterrada, está o suficiente para se segurar e não flutuar.

 

Vou testar os búzios porque coloquei agora para a experimentar se aumenta ou não.

 

Quanto ás plantas e ao filtro, elas não tapam o filtro nem estão a ser sugadas, por isso, calculo estar tudo ok.

 

O Aquário não foi mais cheio porque falta vir o tronco, o tal que me esqueci e quando o colocar vai subir o nível da água um pouco e a calha da iluminação pede 1,5cm de distancia da água por isso... não subi ao máximo para já.

 

Já agora, os guppys, aconselhas o primeiro macho ou fêmea? Já que vai estar cerca de 1 semanita sozinho à experiência no aquário, não faço ideia se há recomendações nesse sentido.

 

Assim, para acabar que testes recomendas que compre? pH, NO2, NO3, NH3 era o que tinha pensado.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje acordei, vim aqui à sala e reparei que a água já não está tão turva, mas esta a ficar verde clara.

 

Poderia ser algas, até porque tenho muita luz natural na sala, mas o aquário tem quase 3 dias de funcionamento não é cedo para isso?

Poderá ser uma reacção aos búzios colocados ontem?

 

Como posso resolver? Já procurei e a única solução que arranjei para uma situação parecida à minha foi introdução de carvão... será?

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde? Como assim? É a água mesmo ou serão os vidros esverdeados? Se forem os vidros = algas. Se for a água, não faço ideia...Dos búzios não acredito, a menos que tenham tinta verde lol. Pode ser um efeito da luz nas plantas. A minha namorada um dia ligou-me preocupada porque achava que a água estava esverdeada e quando lá cheguei, foi só afastar as plantas flutuantes que ela tinha que tapavam um pouco a luz e dava um espectro esverdeado looool. Mas não me parece o caso, pois não tens assim tantas plantas...

 

Quanto aos guppys, é indiferente meteres primeiro macho ou fêmea, mas mete fêmea, porque é mais barata e se algo acontecer, é menos dinheiro que desperdiças :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que cena... Cheguei ao aquário retirei um copo de água, e estava apenas baça, depois tentei os vidros e estavam transparentes, sem algas.

 

Será apenas o reflexo das plantas? É que realmente só aconteceu na manhã seguinte à noite em que coloquei as plantas por isso pode ser... XD

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é reflexo das plantas então...Não te posso ajudar então...Não estou a ver o que possa ser...Em princípio não será nada de mais e com o tempo deve passar...

 

Só uma coisa que só agora reparei, não metas o termostato no vidro da frente, fica mal...Idealmente, se der, mete ao pé da saída do filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que esse esverdeado tem origem no reflexo das plantas. O teu aquário ainda é muito recente para ter algas!

Olha bem para o aquário de diferentes ângulos. Vais reparar que em alguns ângulos a água está esverdeada, noutros não.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive a ler e segundo alguns membros dizem que passaram pelo mesmo e que com o tempo vai passando. Vou dar tempo ao tempo então...

Porque agora, antes de vir ao fórum tirei umas fotos com e sem flash, fica aqui os resultados, está esverdeada a mim parece-me...:

 

Foto 1

Foto 2

Foto 3

 

Li também que poderá ser nutrientes espalhados na agua sem que nada os consuma...

 

Quanto ao termostato, vai ser alterado lá para trás sim, não foi já, por preguiça.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos de hoje:

 

p3110265.jpg

p3110264.jpg

 

Desculpem lá os reflexos da fotos mas não sou lá grande fotografo...

Novidades...

 

O termostato já está ao pé do filtro lá atrás.

A água já não está turva, tem cor esverdeada mas está limpinha limpinha limpinha. Começo a crer que seja assim, devido às plantas...

A minha Anubia Barteri tem estado a dar-se bem, prova disso é a folhita nova que está a começar a desenrolar, ainda ontem estava tipo canudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ir bem então ;)

 

Só uma coisa, não sei se consegues, mas tenta arrastar o aquário mais para o centro do móvel possível, para equilibrar o peso...Em princípio assim não há grande crise, mas só para minimizar os riscos...

 

Reparei que tiraste a decoração do fundo...Fazes bem, não é muito natural...Mas podes optar por colocar uma cartolina preta. Tapa os fios que passam por trás e dá maior contraste aos peixes e plantas e ainda disfarça um pouco o filtro :)

 

Uma pergunta, essa pedra grandalhona que colocaste não é calcária? (Nota, não percebo naaaaaada de pedras, apenas quero-me assegurar). Se não souberes, tira a pedra, seca-a muito bem e depois de seca coloca umas gotas de vinagre. Se fizer efervescência, é calcária. Se for calcária, sobe o pH, o que não é bom e sendo ela tão grande e o aquário tão pequeno, é capaz de mexer bem no pH...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer o teste à pedra mas julgo não ser calcária. Mas estou como tu, não percebo nada de pedras. Esta veio do Poço do Inferno da Serra da Estrela. Faço o teste e depois digo-te qualquer coisa aqui no tópico. Já podia ter tido esse cuidado mas a minha preguiça de quem está de férias mesmo mesmo nos últimos dias, está a fazer com que salte esse pormenor :)

 

Sim, já tirei o fundo, desde que meti água e plantas deixei logo de parte, é giro enquanto está vazio dá uma ideia de como pode ficar, depois tira o ar natural. A dica da cartolina vou seguir.

 

Diz-me uma coisa, tens acompanhado aqui o tópico (eu agradeço, tenho aprendido muito), estava para fazer negócio com umas ampularias bidgesi, podem entrar mais cedo que os peixes, terá de ser na mesma altura, já, depois... o que achas? E já agora, quando devo fazer a primeira TPA?

 

EDIT: O teste já está feito, não é calcária :)

Tronco de oliveira introduzido :smile2:

 

Abraço

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ampulárias podem ser dos primeiros seres vivos a entrarem, mas novamente, não convém colocar enquanto o ciclo não estiver pronto...

 

A primeira TPA deverás fazer apenas quando o ciclo acabar (quanto tiveres um pico de nitratos) e no dia anterior a comprares o primeiro habitante...A partir daí, aconselhava a fazer pequenas TPAs antes de introduzires novos peixes...

 

Quanto ao tronco, é normal ele flutuar, é madeira lol. Mas passado um tempo ele vai deixar de flutuar. O que podes fazer é: prendes o tronco a uma pedra com fio de nylon ou assim até que ele deixe de flutuar ou então metes num recipiente à parte até ele afundar...Claro que às vezes isso leva ao engano...No aquário da minha namorada, deixámos numa panela e afundou, fomos a meter no aquário e flutuou durante mais umas semanas...Mas agora está bem lá no fundo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vou optar por rocha... vamos ver, para já vou por o tronco mergulhado.

 

Alguém sabe onde posso achar aquele tipo de planta (musgo?) que parece relva nos aquários? Penso ser Utricularia graminifolia , mas estou farto de procurar nas lojas e/ou net e não vejo quem tenha para venda.. queria desenhar um pequeno jardim no meu aquário com esta "relva"...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva bruno,

hehe estás em contagem decrescente para o 1º peixinho quando fui eu andava em pulgas. #food

pah quanto ao tronco, eu li que há foristas que os metem no depósito da sanita (tendo tamanho para tal):D

caso ainda não tenhas visto dá uma vista de olhos por aqui http://www.aquariofi...83 bigsmile

 

olha quanto ao musgo nas lojas onde fui arranjava mas era uma verdadeira roubalheira. como o crush sugeri o melhor é ires aos classificado do forum. é o que vou fazer.

 

saudações aquariofilicas :D

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o musgo já estou nos classificados mas até agora nada...

 

Bem, novidades de hoje.

 

Acordei, vim à sala e vi algo a subir no aquário, como estava longe pensei que fosse algum bocado do tronco que ontem tentei colocar... pois bem, cheguei-me perto e vi que afinal não era, lol era um tipo de caracol aí com 1mm ou 2 no máximo, com uma casca tipo búzio, meto fotos depois.

 

Como se não bastasse, tenho uma bolita branca colada num dos cantos em cima do silicone pouco mais que a meio. Será um ovo? Sei que as ampulárias metem fora de água mas isto é outra espécie qualquer... XD

 

EDIT: Última HORA: São dois! Deviam vir nas plantas XD

p3120265.jpg

(a camera é fraca não foca mais ... )

 

Pelo que consegui apurar são Physas Acura.

 

EDIT2: Afinal são 4!!!! Isto assim nunca mais pára, tenho de por termo lol até ontem ninguém os via, hoje aparece-me tantos! XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novidade de hoje... a minha Anúbia já tem outra folha a caminho, sinal que não se está a dar mal e já desenrolou o canudo que tinha por abrir.

Agora gostava era de controlar os caracóis porque tenho algumas folhas das minhas egeria densa ratadas nas pontas só... seria que a planta tinha as pontas a morrer ou eles atacam mesmo a planta? Já li que não mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.