Limpa vidros vs Colisa


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a iniciar-me neste vício e como tal vou precisar muito da vossa ajuda para esclarecer as minhas dúvidas.

Como já disse na minha apresentação, quase sempre tive peixes, desde que moro numa casa minha, sempre tive peixes, mas os tradicionais aquários redondos, com plantas de plástico, areão e búzios... mudanças de água 15 em 15 dias e... peixes a morrer dentro de 1 a 3 meses de vida cá em casa. Pois bem, fartei-me disso!! :)

Agora, quero ser como vocês, como colegas meus (que eu me babava a ver o super aquário de alguns), quero tratar bem dos peixes, quero o hobby, quero criar bons ambientes aquáticos isto tudo porque gosto muito dos peixes agora é só aprender a cuidar bem deles.

 

É assim, eu vou comprar agora um aquário Kit Sirius de 61x31x40cm já trás o filtro e a iluminação incluídas. É boa escolha para começar? Eu vou querer de água quente, vou comprar o termóstato à parte.

 

Digam-me, posso por o aquário a fazer o ciclo e esperar que chegue o termóstato e instalar, ou convém ser tudo na mesma altura?

Agradeço toda a ajuda!

Obrigado.

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem-vindo ao hobby! Espero que leias muito e aprendas muito ( = a um hobbby saudável para os seres vivos e para o dono).

 

Quanto ao aquário, ele deverá ser tão melhor quanto a carteira puder. Mas um de 60 litros já deverá dar para algo bastante engraçado. Se puderes e tiveres t€mpo, investe num maior, com melhor filtro. Digo isto, porque a esmagadora maioria começa com um aquário pequeno e pouco depois quer um maior e assim poupavas dinheiro. Mas se não queres arriscar e queres aprender, esse chega-te ;)

 

Quanto ao ciclo e termostato, o ideal seria mesmo começar com tudo, porque as oscilações de temperatura podem influenciar, mas não é estritamente essencial...Mas o termostato podes comprar de imediato. Onde comprares o aquário, de certeza que tem também o termostato. E dado que não é das coisas mais caras (20 ou menos euros), podes comprar de imediato e fazer as coisas com mais segurança.

 

Já leste o manual de iniciação? Vê na minha assinatura...Uma leitura atenta vai-te evitar bastantes dissabores, como teres que comprar peixes todos os meses...É fácil, é barato...só não dá milhões de euros, mas dá milhões de alegrias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Crush. :)

 

Eu tinha visto um kit de aquário tudo o que este tem e ainda mais o areão e a comida para peixe, só que era de 20litros, este é mais 15€ não tem a comida (mas tenho eu) e o areão mas é de 60litros, nem pensei duas vezes ;) A loja onde o vou comprar não tem os termostatos porque... é o jumbo. Encontrei lá este aquário mais barato ~16/17€.

 

Posso é passar numa loja de animais no mesmo dia.

 

Quanto ao manual já o li, deu para saber de coisas que eu nem imaginava vê lá tu...xD mas tenho de o re-ler para ficar com tudo na cabeça.

 

Estava a pensar colocar posteriormente um daqueles caracóis que limpam o aquário, a comida para eles, é diferente?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles comem "os restos" e algas. Não precisas de comida para eles...

 

No Jumbo também deve haver termostatos. Se não houver, é porque estão com falta de stock, porque normalmente há...

 

Já agora, dá uma vista de olhos noutros tópicos como este para tirares algumas dúvidas. Vai navegando aqui pelo fórum, entrando nos tópicos de utilizadores que também se estão a iniciar e aprenderás muitas mais coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu desconfiei que eles se alimentassem disso.

 

No jumbo pelo menos até ontem não tinham... vou passar lá hoje ainda.

 

É isso, vou continuar com a minha pesquisa aqui no fórum. Que tem servido de muito depois a minha intenção é expor aqui o desenvolvimento do projecto com fotos. Mas neste momento ainda estou em dúvidas se quero plantas verdadeiras ou artificiais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estou eu de volta!

 

Hoje avancei para a compra e já está a fazer o ciclo, como podem ver, ainda não tem decoração nem substrato mas amanhã (hoje, já passa da meia noite) trato disso, sem falta.

 

O aquário é um Aquapor de 61x31x40cm, tem termómetro, decoração traseira, filtro interno Hidom Ap-1000L.

Tudo isto é o meu inicio, deixo a foto inicial desde já.

 

De seguida vou arrancar o areão e um tronco.

 

Penso, pelo que li que convém ferver o tronco, certo?

Quanto ao termostato convém ter dois de potência mais fraca um a cada ponta ou um capaz de gerir todo o aquário?

(às tantas é igual e estou a fazer figuras... :))

 

Abraço

 

Foto - Dia 1

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Desculpa estar a meter-me, mas primeiro não há que ter dúvidas em relação ás plantas, naturais é claro, há algumas de tratamento difícil, mas podes optar por outras que não precisam de grandes cuidados(as de plástico são para quem tem aquários tipo globo de vidro), o aquário é para representar um pequeno bocado da natureza e na natureza não há plantas de plástico(já chega bem a quantidade que nós depositamos nela).

Em relação ao termostato isso aplica-se nos aquas grandes, no teu de 60 não é necessário, a não ser que de inverno tenhas o local onde tens o aquário com temperaturas muito baixas de resto não há necessidade.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Não tens de pedir desculpa eu é que agradeço a opinião.

 

Eu também estou mais inclinado para as plantas naturais, acho mais saudável e penso ser mesmo melhor para o ambiente do aquário pelo que tenho lido.

Quanto ao termóstato também acho que vou optar por um que a pet4you está a vender por 12,90€ -EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 75W é boa escolha? com 75W já dá a vontade e sobra para o meu aquário...

 

As pedras difusoras serão mesmo precisas? Já li que sim, mas a maior parte diz que não, apenas se torna importante em aquários de 100L para cima...

Ao ter plantas naturais é preciso implementar garrafas de co2? (penso que é isso... )

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas naturais sem sombra de dúvidas e não é só pelo lado estético, mas também porque são uma importante ajuda para manter o aquário saudável (ajudam a controlar os nitratos). Por isso nem há dúvidas. Se não pretendes grandes plantados, não precisas praticamente de ter cuidados com elas. É só plantar e deixar a natureza trabalhar. Algumas são mais baratas que as de plástico até...Quanto ao CO2, não te aventures nisso. É ideal para um bom plantado, mas para plantas básicas não precisas. É menos dinheiro que gastas e menos riscos que corres.

Quanto às pedras difusoras, não são precisas se o teu filtro tiver um bom caudal. Este deve conter entre 3 a 5 vezes o volume do aquário. O teu tem 400 l/h (até é um bocado forte demais, por isso não o ligues com a potência toda), por isso não será preciso. Mas se gostares do efeito das bolhinhas, então arranja uma pedra difusora...A pedra com o tubinho também te sai barato (2€).

 

Quanto ao termostato, está óptimo e é de boa qualidade.

 

Estranho muito o Jumbo não ter termostatos...Provavelmente não deve ter muita procura a zona de aquariofilia nesse Jumbo, porque por norma costumam ter...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente não havia nem tinha sítio no linear caso estivesse esgotado... estranho...mas pode ter pouca procura realmente :)

 

É isso vou optar por plantas naturais sem CO2 e sem pedra difusora até porque o meu filtro tem chuveiro o que segundo li potência a criação de oxigénio, estou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não consigo "descodificar" uma questão no que toca ao filtro do meu aquário...

 

O filtro que vinha incluído traz o adaptador do chuveiro o que dá muito jeito para o que falamos antes, mas pelo que li aqui no fórum já por algumas vezes é que ele precisa de ter a parte mecânica, a química e a biológica mas pelo que percebi do meu filtro só tem a questão da mecânica, pois só tem a esponja.

 

Até que ponto isto me pode prejudicar e como é que eu resolvo esta questão?

 

Peço desculpa estar a melgar mas nesta questão estou a bloquear mesmo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Digam-me uma coisa, eu após colocar o aquasafe a água fica azulada, mas (e só para me orientar daqui para a frente), isto vai mudar para transparente passado uns dias ou tem tendência a ficar sempre assim?

Já agora outro aspecto que não entendi é com que frequência preciso de colocar aquasafe~... apenas em TPA's?

 

Foto já com areao.

foto0065m.jpg

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cor em princípio vai desaparecer. Colocaste a quantidade indicada no frasco não foi? Sim, só deves colocar o produto na altura das TPAs e na água que vai entrar para o aquário (não no aquário). Mas isso deve estar explícito na embalagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim a cor vai desaparecer eu uso, o aquasafe serve para para transformar a agua da torneira própria para os peixes ou seja retira os metais pesados e o cloro prejudicial para os peixes, por isso tens de colocar na agua que vais introduzir há quem coloque a água que é para o tpa uns dias antes ao ar para o cloro se evaporar e não utilizam o aquasafe ou então colocam agua engarrafada com o ph próximo do que tem no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

eu, tal como o Bruno sou recém chegado à aquariofilia comecei só "naquela" mas o bichinho está a começar a morder forte :D

a questão que tenho é a seguinte: foi-me oferecido um filtro interno novo um Aleas IFP-1008 mas reparei que tem um output max de 1020L/h e pressão 1.24m, ora eu tendo um aquário de 60L se calhar vai prejudicar mais do que trazer vantagens?

 

cumprimentos e desulpa "roubar" o tópico bruno :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora eu penso que não te vai prejudicar desde que tenha um regulador de intensidade. O meu dá para 400L/h (reais) e o máximo devia ser 300L/h para o meu aquário, mas regulei e agora está a trabalhar a meio da capacidade. Assim já não mexe tanto a água o que poderia, penso eu, causar stress nos peixes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

eu, tal como o Bruno sou recém chegado à aquariofilia comecei só "naquela" mas o bichinho está a começar a morder forte :D

a questão que tenho é a seguinte: foi-me oferecido um filtro interno novo um Aleas IFP-1008 mas reparei que tem um output max de 1020L/h e pressão 1.24m, ora eu tendo um aquário de 60L se calhar vai prejudicar mais do que trazer vantagens?

 

cumprimentos e desulpa "roubar" o tópico bruno :thumbup3:

 

Bem-vindo! Deverias criar um tópico para ti, para que a pessoa que tenha o tópico não se sinta prejudicada :P

 

Mas quanto à dúvida, se funcionar a essa capacidade, vai criar demasiada agitação e correntes na água e pode levar que os peixes se stressem muito. Não é, portanto, aconselhável. Se der para controlar o volume, deve-se reduzir para cerca de um terço...Se não der (e o caudal for mesmo esse), então deve-se equacionar a troca por outro...Mas às vezes eu acho que as potências declaradas não são as reais...Por isso é experimentar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gracias pelo feedback,

aquela treta não dá mesmo para regular o que fiz foi colocar o jacto de água na direcção do vidro. pelo menos os neons parecem gostar da corrente biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Se entretanto vir a peixeirada mt agitada mudo para um de 300l/h que tenho por aqui. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que seria melhor mudares até porque não importa só o jacto estar para o vidro porque o filtro está a sugar água o que cria corrente que nós não nos apercebemos tanto em comparação com a corrente que é expulsa do jacto...

 

Mas se dizes que estão a gostar... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa estratégia.

 

Atenção que quando se muda o filtro, deve-se ter os dois a funcionar em simultâneo durante umas 2 semanas, para que as bactérias passem de um para o outro, ou então meter as matérias filtrantes do filtro antigo no novo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.