Ajuda na Montagem de um aquário.


Shuffle

Recommended Posts

Boas,

 

Olá eu sou o Fábio Sousa sou de Alverca do Ribatejo, e comecei a aventura de fazer um aquário com um metro e meio,pois a minha loucura pelos discus falou mais alto e lá fui eu comprar os vidros de um aquário que já tinha sido montado.

 

Estavam sujos como normal de estarem a algum tempo parados. Como podem ver nas fotos abaixo.

 

cimg0979e.jpg

 

Depois de muita esfrega e muito trabalho ficaram limpinhos:

 

cimg0978.jpg

 

E mãos a obra, passei pela loja comprar o silicone e comecei o meu trabalho.

 

cimg0984.jpg

 

cimg0985t.jpg

 

cimg0986s.jpg

 

Agora encontram-se a secar os vidros e só sexta feira vão ser colocadas as traves francesas.

 

cimg0987l.jpg

 

Agora vem as questões.

 

Depois de tudo montado o aquario deve levar 400L de Água

 

Tenho já algum material.

 

Termostato:

 

cimg0997f.jpg

 

cimg0998j.jpg

 

Iluminação

 

2 x

 

cimg0999.jpg

 

4 Lâmpadas diferentes(depois posso colocar fotos das referencias, tem diversas funcionalidades de acordo com o vendedor).

 

Filtro

 

Tou a pensar em comprar o filtro TETRATEC EX1200 qual é a vossa opinião? O filtro poderá estar num movel por cima do aquário? Ou tem que estar por baixo?

 

Areia

 

Tou a pensar em areia silica Branca, o aki vende?

 

O aquario que tenho de momento é:

 

cimg0993r.jpg

 

De seguida podem-me dizer o que é estes ovos que me aparecem no vidro constantemente?

 

cimg0995.jpg

 

cimg0994a.jpg

 

A única coisa que se vai aproveitar deste aquário é o Tronco e os Caracóis Zebra.

 

E o aquário para fazer as criações de discus quando já perceber mais do modo de vida dos mesmos, todos os outros peixes irão ser dados.

 

Desde já agradeço a disponibilidade.

 

Obrigado,

Fábio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, qual é a espessura que deixaste de silicone? Parece bem encaminhado!

 

Não te esqueças de testar isso num sítio seguro, onde não exista grande problema se houver fugas de água. Põe jornais por baixo, é a melhor maneira de ver se há fugas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais parabéns pelo projecto que parece promissor. Quanto às tuas questões, eu não tenho experiência com os filtros da Tetra (sou aliás um apologista dos produtos Eheim :music_singguitar: ) e portanto não te posso ajudar quanto a esse modelo. Isso do filtro ficar acima do aquário, alguém que me corrija se eu estiver a dizer alguma asneira, mas penso que o único inconveniente será a possibilidade de criar/aspirar bolhas de ar que poderão ficar retidas na cabeça do filtro levando ao seu mau funcionamento ou avaria, mas isso também poderá depender da própria "arquitectura construtiva" de cada modelo de filtro mas como disse, eu não estou familiarizado com esse filtro.

Quanto à areia de sílica, o aki e outras lojas similares costumam vender como areia para filtro de piscina, mas é ligeiramente amarelada ou beje, o que, no fundo, até dá um aspecto mais natural ao aquário.

Por fim, essas pintinhas são garantidamente ovos das neritinas zebra. É o inconveniente destes bicharocos: são bons a limpar o aquário e tudo o mais mas espalham ovos por tudo o que é sítio e que nunca eclodem nas condições de água dos nossos aquários.

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, qual é a espessura que deixaste de silicone? Parece bem encaminhado!

 

Não te esqueças de testar isso num sítio seguro, onde não exista grande problema se houver fugas de água. Põe jornais por baixo, é a melhor maneira de ver se há fugas.

 

Boas, o Aquario vai ser testado na Varanda.

 

Espero que o mesmo não abra, pois se ele abrir são 400L a cair do Terceiro andar. Mas estou a fazer tudo com muito cuidado a ver se corre tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais parabéns pelo projecto que parece promissor. Quanto às tuas questões, eu não tenho experiência com os filtros da Tetra (sou aliás um apologista dos produtos Eheim :music_singguitar: ) e portanto não te posso ajudar quanto a esse modelo. Isso do filtro ficar acima do aquário, alguém que me corrija se eu estiver a dizer alguma asneira, mas penso que o único inconveniente será a possibilidade de criar/aspirar bolhas de ar que poderão ficar retidas na cabeça do filtro levando ao seu mau funcionamento ou avaria, mas isso também poderá depender da própria "arquitectura construtiva" de cada modelo de filtro mas como disse, eu não estou familiarizado com esse filtro.

Quanto à areia de sílica, o aki e outras lojas similares costumam vender como areia para filtro de piscina, mas é ligeiramente amarelada ou beje, o que, no fundo, até dá um aspecto mais natural ao aquário.

Por fim, essas pintinhas são garantidamente ovos das neritinas zebra. É o inconveniente destes bicharocos: são bons a limpar o aquário e tudo o mais mas espalham ovos por tudo o que é sítio e que nunca eclodem nas condições de água dos nossos aquários.

Espero ter ajudado nalguma coisa.

 

Boas,

Obrigado pela Informação, ou seja, tenho 4 Neritinas Zebra, vou ter o aquario sempre cheio de ovos, pensando melhor quando for para o novo aquario, não as devo levar. Algum conselho para substituir as neritinas?

 

Qual ao filtro que aconselhas dentro do valor do Tetra?

 

Já agora que nao tenha problema com o estar em cima do aqua.

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desde ja os meus verdadeiros parabens por estares a entrar na aventura dos discus e tambem por fazeres um aquario para os mesmos!!!!!!!!!!!!

eu pessoalmente nao te aconselho a elevar o filtro pois eles trabalham por gravidade e estando a trabalhar acima do nivel da agua vai ser muito dificil ferrar ou por o filtro a trabalhar mas o pior(para mim)

é que vai estar em constante esforço e o mais certo é teres problemas muito brevemente.

outra coisa que te aconselho é teres nao um mas 2 filtros para que possas ter sempre equilibrio de bacterias no teu aquario por fazeres limpeza alternada aos filtros.

relativo a marcas eu nao te posso ajudar muito pois os que eu tenho sao da sera 400 e da fluval405 e posso te dizer que sao excelentes.

mas tambem conheço muita boa gente que tem da sunsun e tambem nunca tiveram o minimo problema.

 

quanto aos ovos nos vidros nada que uns botias ou umas corys e os nossos amigos ancistros nao resolvam e ate te agradeçam.

espero ter ajudado

joao santos

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desde ja os meus verdadeiros parabens por estares a entrar na aventura dos discus e tambem por fazeres um aquario para os mesmos!!!!!!!!!!!!

eu pessoalmente nao te aconselho a elevar o filtro pois eles trabalham por gravidade e estando a trabalhar acima do nivel da agua vai ser muito dificil ferrar ou por o filtro a trabalhar mas o pior(para mim)

é que vai estar em constante esforço e o mais certo é teres problemas muito brevemente.

outra coisa que te aconselho é teres nao um mas 2 filtros para que possas ter sempre equilibrio de bacterias no teu aquario por fazeres limpeza alternada aos filtros.

relativo a marcas eu nao te posso ajudar muito pois os que eu tenho sao da sera 400 e da fluval405 e posso te dizer que sao excelentes.

mas tambem conheço muita boa gente que tem da sunsun e tambem nunca tiveram o minimo problema.

 

quanto aos ovos nos vidros nada que uns botias ou umas corys e os nossos amigos ancistros nao resolvam e ate te agradeçam.

espero ter ajudado

joao santos

 

Boas,

 

Obrigado pela explicação.

Quanto aos teus filtros sabes-me dizer valores?

 

Quanto a plantas e a Pedras, os nossos amigos Discus têm necessidades de algumas mais requintadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eles gostam de ter um espaço em que estla com troncos e plantas para quando precisam se sentirem refugiados mas regra geral o que eles gostam é de espaço e muita aguinha e comidinha com fartura.

os meus filtros anda na volta dos 200€ mais ou menos cada mas os tais sunsun sao a metade do preço quase.

mas existem muitas marcas só tens de ter atenção a litros/hora e se por algum motivo precisares de assistencia para uma peça ou outra tens.

vai ao forum da pet4you e vais ver que tens uma vasta gama de escolha.

um conselho nunca aches que a filtragem é demais pois estes meninos sao lindos mas precisam de uma boa qualidade de agua, pois apesar de serem dos peixes mais resistentes que eu conheço no que toca a qualidade de agua sao bastante exigentes.

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela Informação, ou seja, tenho 4 Neritinas Zebra, vou ter o aquario sempre cheio de ovos, pensando melhor quando for para o novo aquario, não as devo levar. Algum conselho para substituir as neritinas?

 

Qual ao filtro que aconselhas dentro do valor do Tetra?

 

Já agora que nao tenha problema com o estar em cima do aqua.

 

Obrigado,

 

Em relação aos caracóis, há dois anos que eu tenho uns "primos" desses teus, os clithon corona, que têm sido impecáveis na limpeza dos vidros e nunca lhes vi nenhum ovo.

Quanto aos filtros Eheim, eu gosto muito dos da gama Ecco mas acho que desta gama não há nenhum modelo para essa bagagem de litragem. Os da gama Professionel são qualidade e eficácia garantida, mas têm o seu preço... Teoricamente um Eheim Classic 2217 chegaria mas como já disseram, os discus gostam de água limpa mas não ajudam a que isso aconteça. É portanto daquelas espécies em que capacidade filtrante a mais nunca é demais. Outra opção que já foi aqui falada é a de usar dois filtros (nesse caso eu estaria a pensar em dois Classic 2213), em lados opostos do aquário e até te permitia fazer as limpezas de forma alternada, mantendo sempre um em funcionamento. Mas pronto, isso é só a minha opinião baseada na marca que conheço melhor. procura aqui no fórum por aquários de discus com litragens semelhantes e vê a solução que adoptaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Vou dar seguimento ao mesmo já com algumas novidades e com muitas fotos, já se encontra cheio desde domingo e sem uma única fuga (ainda bem xD).

 

cimg1013b.jpg

 

Aquário pronto e cheio já desde Domingo, no sábado o mesmo vai para o sitio dele.

 

Quanto a água que vou retirar deito fora?

Tenho alguns 10 garrafões vazios. Guardo alguma da água? Encho de novo? Que aconselham?

 

 

Mas ainda tenho algumas dúvidas relativamente ao filtro:

 

2X http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/350-600l/tetratec-ex1200.html

 

ou

 

2X http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/350-600l/eheim-classic-2217-plus.html

 

ou aconselham algum daqui? http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/350-600l.html

 

Não posso dar mais que 150€ por cada um.

 

E durante o ciclo o aqua vai ciclar durante um mês só com um filtro,ou seja antes de meter os peixes.

 

A minha outra e repetida questão é a seguinte:

 

Os filtros poderão estar em cima do aqua?É que queria colocar la os filtros, pois vai haver um móvel para colocar lá os mesmos.

 

Vamos á continuação do capitulo:

 

Restante colagem:

cimg1000l.jpg

 

cimg1001k.jpg[/img]

 

Preparação da trave francesa:

cimg1003h.jpg

 

Móvel para suportar o aquário, já com alguns reforços:

cimg1011f.jpg

 

Quando a iluminação

 

2 x

cimg1015f.jpg

 

Obrigado, por toda a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os filtros funcionam sempre por baixo do nível de agua e os valores variam conforme a capacidade de cada filtro mas todos eles funcionam entre valores maximos e minimos em altura. Eu já vi por aqui fotos em que os filtros trabalham ao lado dos aquários, agora por cima nunca vi, penso não ser possivel

Depois de instalar as mangueiras, verifique se a parte inferior do

Filtro está a 40 - 150 cm do nível da água do aquário para o EX 400,

a 50 - 150 cm para o EX 600, a 60 - 150 cm para o EX 700, a 80 -

150 cm para o EX 1200 e a 100 - 150 cm para o EX 2400

http://www.tetra.de/tetra_cf/tet_internet_import/import_data/Manual_Tetratec_EX_2008_TH50447.pdf

quanto a marcas só conheço a Tetra e o Eheim Classic, e a minha opinião recai sobre os últimos. Se possível compra 2 filtros, permite uma maior área para colocação de matérias filtrantes, menos áreas mortas na circulação de agua, e no caso de alguma avaria tens sempre o outro a bombar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As minhas certezas são:

 

Segunda feira tenho 2 filtros destes http://www.pet4you.n...-2217-plus.html

 

Agora as minhas duvidas.

 

Amanhã vou comprar o que preciso, mas então como é que vai ser em relação ao tronco? Posso tirar do outro aqua e meter logo la dentro do novo? Tenho que lhe fazer algum tratamento especial? Ferver?

 

Posso meter já as plantas?

 

Como os filtros só vem na segunda feira tenho 2 filtros internos, e melhor meter no aqua? Se sim tenho que lhes fazer alguma coisa?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente escolha, não te vais arrepender. Não te esqueças que os filtros só trazem esponjas, tens que adquirir à parte o resto, EHEIM SUBSTRACT PRO,EHEIM EHFI MECH, bioballs, turfa,lá filtrante, etc.

Quanto ao tronco podes mudar de um aquário para o outro sem problemas.

Se já tens plantas e queres aproveitar o fim de semana para plantar, força com isso, e pões os filtros internos a trabalhar, vão fazendo circulação/oxigenação da água. Quando tiveres os filtros externos trocas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente escolha, não te vais arrepender. Não te esqueças que os filtros só trazem esponjas, tens que adquirir à parte o resto, EHEIM SUBSTRACT PRO,EHEIM EHFI MECH, bioballs, turfa,lá filtrante, etc.

Quanto ao tronco podes mudar de um aquário para o outro sem problemas.

Se já tens plantas e queres aproveitar o fim de semana para plantar, força com isso, e pões os filtros internos a trabalhar, vão fazendo circulação/oxigenação da água. Quando tiveres os filtros externos trocas.

 

Boas,

 

Já está feito...

 

Tal como referiste.

 

Daqui a bocado já posto o resto das etapas das montagens.

 

Já agora só uma questão a água está turva, e normal? Qual o kit de testes que deva comprar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma embalagem da Tetra AquaSafe.

 

Devo colocar? Acelera o processo? So amanha é que tenho os meus dois filtros.

 

Vamos aos Steps como prometido no ultimo post:

 

Colocação das Pedras:

 

cimg1017m.jpg

 

Fertelizantes para as plantas:

 

cimg1020.jpg

 

Depois o areão:

 

cimg1021x.jpg

 

cimg1023m.jpg

 

Coloquei as plantas e enchi, o resultado foi o seguinte:

 

cimg1029m.jpg

 

cimg1030ak.jpg

 

cimg1031.jpg

 

Resultado do dia de Hoje (19-06-2011):

 

cimg1032.jpg

 

cimg1033i.jpg

 

cimg1034g.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o aquasafe serve para eliminar os metais pesados e o cloro que vem na agua da companhia, deves usar de cada vez que fizeres uma tpa, não confundir com produtos próprios para acelerar a ciclagem do aquário.

Quanto à agua estar turva é normal, isso desaparece com os dias, os filtros dão uma ajuda importante.

Precisas dos testes de amónia, nitritos e nitratos para controlares o ciclo e ph, gh/kh para medires os parâmetros da água.

Agora um conselho, tem paciência e não tentes queimar etapas, deixa a natureza fazer o seu trabalho (ciclagem) e só adiciones a fauna no fim do ciclo e aos poucos. Pensa bem no que pretendes pôr e se existem incompatibilidades entre peixes.

Pesquisa, pesquisa e pesquisa.

Não vás na cantiga dos empregados das lojas, vão te tentar impingir coisas que não precisas para já, está atento aos classificados aqui do fórum, aparecem excelentes oportunidades.

Agora um reparo - não leves a mal mas o acabamento do silicone ficou feio, pensa em colar umas tiras de autocolante nas esquinas, sempre escondes mais o trabalhinho. :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o aquasafe serve para eliminar os metais pesados e o cloro que vem na agua da companhia, deves usar de cada vez que fizeres uma tpa, não confundir com produtos próprios para acelerar a ciclagem do aquário.

Quanto à agua estar turva é normal, isso desaparece com os dias, os filtros dão uma ajuda importante.

Precisas dos testes de amónia, nitritos e nitratos para controlares o ciclo e ph, gh/kh para medires os parâmetros da água.

Agora um conselho, tem paciência e não tentes queimar etapas, deixa a natureza fazer o seu trabalho (ciclagem) e só adiciones a fauna no fim do ciclo e aos poucos. Pensa bem no que pretendes pôr e se existem incompatibilidades entre peixes.

Pesquisa, pesquisa e pesquisa.

Não vás na cantiga dos empregados das lojas, vão te tentar impingir coisas que não precisas para já, está atento aos classificados aqui do fórum, aparecem excelentes oportunidades.

Agora um reparo - não leves a mal mas o acabamento do silicone ficou feio, pensa em colar umas tiras de autocolante nas esquinas, sempre escondes mais o trabalhinho. :medieval_mace:

 

Boas,

 

Ainda não tive tempo de o acabar... Tudo com muita calma, e o Selicone também tem solução... Foi tudo planeado, preferi colar mais selicone do que faltar, vai ter ali umas calhas. Já as tenho ainda não colei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O estádo do meu aqua já se encontra melhor depois de 24h dos 2 mega filtros xD.

 

cimg1035.jpg

 

cimg1036s.jpg

 

Também comecei a introduzir este acelerador de ciclo.

 

cimg1037t.jpg

 

O tronco está a ganhar um genero de veludo. É normal?

 

Quanto ao 1º habitante estou a pensar em corydoras aeneus que acham?

 

É melhor comecar a fazer testes? Já os tenho mais ainda nao fiz nenhum.

 

Quando é que a agua comeca a ficar mais cristalina? Para o meio do ciclo?

 

Obrigado,

 

Fábio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

calma com a introdução dos peixes

não queiras queimar etapas deixa a natureza trabalhar para nao estares a sacrificares animais em vão.

 

vai pondo as actualizaçãos

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

calma com a introdução dos peixes

não queiras queimar etapas deixa a natureza trabalhar para nao estares a sacrificares animais em vão.

 

vai pondo as actualizaçãos

 

abraço

 

Estou a pensar já para mais tarde. Só faz um mês dia 18 do mês que vem.

 

Mas é uma boa escolha as cory? Se sim quantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras não são o melhor peixe, uma vez que são um peixe de cardume e por isso deve ter companhia...Mas também não deves meter mais do que um peixe logo no início...Mas podes arriscar...Mas toma atenção aos parâmetros da água...

 

Se utilizaste o produto da JBL, o ciclo será mais rápido...Ainda assim, deves aguardar uns tempos para que o aquário esteja estabilizado, a nível de toxicidades e pH. Este tempo será bom para experimentares coisas, ires plantando as plantas que quiseres e claro, pesquisares sobre os peixes que pretendes.

 

Quanto ao aspecto do aquário, está a ir num bom caminho. Na minha opinião, eu meteria uma cartolina preta (ou algo do género) no vidro de trás, para esconder os fios. Isso também dará mais contraste às plantas e aos peixes.

 

Quanto à água cristalina, isso não leva muito tempo...Mas nesta altura é perfeitamente normal, por causa do areão, tronco, pedras, produtos e ciclo...Dentro de poucos dias deverá estar normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras não são o melhor peixe, uma vez que são um peixe de cardume e por isso deve ter companhia...Mas também não deves meter mais do que um peixe logo no início...Mas podes arriscar...Mas toma atenção aos parâmetros da água...

 

Se utilizaste o produto da JBL, o ciclo será mais rápido...Ainda assim, deves aguardar uns tempos para que o aquário esteja estabilizado, a nível de toxicidades e pH. Este tempo será bom para experimentares coisas, ires plantando as plantas que quiseres e claro, pesquisares sobre os peixes que pretendes.

 

Quanto ao aspecto do aquário, está a ir num bom caminho. Na minha opinião, eu meteria uma cartolina preta (ou algo do género) no vidro de trás, para esconder os fios. Isso também dará mais contraste às plantas e aos peixes.

 

Quanto à água cristalina, isso não leva muito tempo...Mas nesta altura é perfeitamente normal, por causa do areão, tronco, pedras, produtos e ciclo...Dentro de poucos dias deverá estar normal.

 

Boas,

 

Quanto ao ciclo não tenho pressa, estou a contar com um mês.

 

O veludo no Tronco é normal?

 

Hoje ao fim do dia vou fazer testes ao aqua e posto aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem o que entendes por veludo :P mas podem ser algas...Por vezes alguns troncos também soltam uma nhanha na fase inicial, mas passa.

 

Boas,

 

Como é que eide explicar, o tronco está a ficar branco, com uma nhanha nas pontas e outras partes tem tipo algas.

 

É normal? É melhor tirar o tronco e lava-lo bem lavado?

 

As plantas estão a ficar "Queimadas nas pontas (amareladas)" é melhor comprar um fertelizante para as plantas?

 

E posso por durante o ciclo?

 

Obrigado,

Fábio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.