Ajuda urgente-algas pretas


Carlos Esteves

Recommended Posts

Tenho um aquario de 100l ha 2anos, mediamente plantado, com injecção caseira de co2, substarto - terra mineral (bioplast), algum excesso de populacão (cresceram de mais :oops: ), um flitro fluval ext 304 e um interno (daqueles colados lateralmente), duas lampadas de 30W uma aqua-glow(c 4meses) e uma flora-glow (c14 meses) ligadas 10h e uma freshwater arcadia de 25w (18meses) ligada 12h. Temperatura controlada electronicamente entre os 26.6 e os 26.8. Ph 7.0 Kh 3. Mudas de 20l (agua de poço) de 15 em 15 dias. Fertilização (quinzenal) c Florena Sera.

Até há trés meses atrás nada de especial, dai para cá começaram a aparecer algas pretas cabeludas agarradas a tudo :evil: , vidro aquecedor, filtro tronco e claro plantas, algumas anubias nanas estão de tal maneira que so se ve algas. fui tentando retira-las á mão sem sucesso cabecadura , mudas de agua mais frequentes. Inseri no filtro um removedor de fosfatos da JBL (não me lembro do nome).

 

Estou DESESPERADO :(:( o aspecto é como o da foto ou pior, pois esta assim em tudo.

fb2455c4.jpg

(Foto retirada de http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...wtopic.php?t=99 )

 

Fico :(:( á espera de ajuda help

 

Obrigado desde já

e um abraço para todos os amigos dos peixinhos cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Estou neste momento a ver se o problema com essas algas fica resolvido no meu aquário.

 

No livro:"Plantas de Aquário" da Ines Scheurmann

Diz o seguinte:

Algas vermelhas(nas quais se encontram as algas pretas)

"São trazidas por plantas importadas do sudeste asiático(especialmente a cryptocoryne); água dura, rica em nitratos, ph superior a 7(falta de CO2!) Normalmente, só atacam plantas raquiticas."

Soluções:

"As algas vermelhas agarram-se muito, portanto cortar as folhas. Não é possível aspirá-las nem retirá-las com a mão sem causar danos às folhas. Adubação com ferro ou CO2 fá-las normalmente desaparecer. Também é possível fazer filtragem com turfa(pelo menos durante dois meses) para baixar a dureza da água e o valor de PH. Trocar lâmpadas velhas. Introduzir animais que comam algas."

 

No meu caso tinha apenas 60 W(as lâmpadas já tinham 6 meses) para 225 litros de água, agora (desde quarta feira, tenho 156 Watts!) Estou para ver se elas desaparecem.

 

Eu já há um ano atrás que não tinha destas algas e quando tive, há um ano eu utilizava as flora-glo(com 2 meses), eu acabei por substituir por uma power-glo e uma aqua-glo e deixei de as ter.

 

As tuas lâmpadas de 14 e 18 meses podem estar a criar estas algas, experimenta meter umas novas!!

 

A tua adubação também não parece correcta, eu geralmente adubo duas vezes por semana.

 

Penso que o filtro de fosfatos não está a fazer nada, acho que o podes tirar.

 

Espero que tenha ajudado.

Boa Sorte.

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substitui as lampadas... se conseguires coloca mais uma lampada das boas. Mudas frequentes e não te esqueças de controlar os parametros da agua. Introduz peixes que comam algas: eu tinha dessas algas nas anubias nana e com otocinclus, barbo kaloptero e um caracol ampularie australium consegui retirar tudo das folhas. é claro que é necessário também introduzir plantas de crecimento rápido e fornecer boa adubação. As anubias já não se safam... ficarão sem algas mas as folhas ficam muito danificadas!!! mas vão rebentar novas.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Carlos,

Sempre que li qualquer coisa sobre a flora-glo era a dizer mal, que é uma lampada muito boa mas é para as algas, por isso recomendo que tires logo essa lampada.

As lampadas florescente devem ser substituidas a partir dos 6 a 9 meses.

A adubação liquida quanto mais frequente melhor para as plantas, aconselho-te a reduzir a dose, mas aumentar a frequencia.

Quanto ao removedor de fosfatos, convem analisares primeiro a agua do aquario para ver se realmente isso é um problema, e aproveita para testares a agua do poço!!

Boa sorte!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelos conselhos, hoje retirei a flora -glow e coloquei uma life-glo á experiencia (não tinham power-glo).

Aspirei o areão, podei as plantas, mais do que o normal, pois retirei a maioria das folhas que tinham algas. Limpei o filtro interno e raspei os vidros. Inseri uma garrafa nova de co2.

Os parametros da agua ficaram em:

PH - 6,5

KH - 4º

Nitrito NO2- 0,025mg/l

Amonia NH4- 0,5mg/l

Fosfatos PO4- 5mg/l.

 

Vou passar a adubar mais frequentemente (não sei se o adubo que uso é o melhor, mas é o que arranjo aqui em Braga).

Em relação a peixes comedores de algas, tenho á 3 meses 3 raposas voadoras que comprei porque me disseram que comiam estas algas, mas até agora nada. Caracois não posso ter os botias não deixam :oops: , tenho 1 octocintos e dois plecos (c/ 20cm e 25cm cabecadura ).

Tenho várias plantas de crescimento rápido que tenho que podar frequentemente para não me cobrirem a superficie.

 

Espero que isto melhor, senão vou tomar uma atitude radical e começar o aqua de novo :evil: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos. Realmente o surto de algas filamentosas que tives-te é das piores pragas que se podem ter nos nossos aquarios. Já tive um conhecido que teve de desmontar o aquario por causa delas mas espero que o mesmo não te aconteça cabecadura

 

Só queria dar uma achega: Tu adubas o areão muito frequentemente ? Olha que isso desequilibra as coisas a favor das algas pois comigo sempre que deito fertelizante liquido no aquario no dia seguinte tenho uns "spots" de algas nos vidros. Os fertelizantes devem ser usados com muita conta e medida se não é BOOM !!!

 

abraços !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema pode ser muitas coisas...

 

Essas algas não aparecem em aquários estabilizados e com boa iluminação (prox de 1 Watt/litro) desde que se tenha bastantes plantas...

 

há outras algas mais competitivas que essas nessas situações.

 

lampadas para mim têm de ter bom CRI, e se essas Flora-glo tiverem bom CRI são boas!

 

Agora com o envelhecimento da lampada esta perde luminosidade...talvez com uma lampada nova (seja lá de que modelo for), possas ter melhores resultados.

mas deves preferir sempre temperaturas de 4500-6500 e CRI altos (acima de 80 pelo menos)

 

outra hipótese é teres um grande desequilibrio nos nutrientes:

 

muitos fosfatos e poucos nitratos ou o contrário...ou ainda falta de traces...etc...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adubação que faço é com líquido da Sera, estava a usar a dosagem recomendada na embalagem.

Agora estava a pensar fazer como me foi sugerido, menos quantidades e mais frequentes.

Em relação aos parametros foi a 1ª vez que fiz tais medições, normalmente só controlo PH e KH e tudo ia bem.

Não sei se os parametros que postei no meu post anterior se são bons ou não :D , há um problema por mim conhecido no meu aquario - excesso de população :? , devido a erros de principiante e a um filho de 4 anos que adora peixes, o que levou a que vários familiares lhe oferecessem peixes, não adequados ao meu aquario e que entretanto cresceram demasiado.

 

Em relação ás lampadas como já disse, troquei uma (pra já), não conheço os seus valores de cri, só sei o que diz na embalagem

a Aqua-glo LUX 90 e 18000 Kelvin, a LIFE LUX 370 e 6700Kelvin, mas neste momento tenho 85W no meu aquario de 120L brutos, o que já é mais do que me tinham aconselhado 0,5w/l.

Deveria retirar a de 25w e colocar duas de 30W, ou seja ficar com 120W de luz? Ou antes uma HQI de 70w?Já há algum tempo que ando a pensar em colocar uma HQI, pois tenho acesso a preços de revenda de material electrico.

Neste momento estou um pouco confuso e desesperado, doi-me a alma quando olho para o meu aquario :multi: , já pensei em tirar tudo o que tivesse algas agarradas e comprar plantas novas, mas receio que não seja a solução, pois já tenho raspado o tronco e pedras e ao fim de algum tempo voltam a ficar infestadas.

Obrigado pelas ajudas

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens carradas de fosfatos! e DE OUTROS NUTRIENTES!

 

geralmente quando faço medições no meu aquário (cada vez menos frequentes, já o conheço), detecto niveis ridiculos de nutrientes, fosfatos,amónia,nitritos a zero e nitratos prox de zero...

 

No entanto alguns destes nutrientes não aconselho estarem a zero...

Não é porque não existem esses elementos em boas quantidades no meu aquário, é mais porque as plantas não perdem mas é tempo a tirar esses da água!

 

O teu principal problema ?

elementos nocivos detectáveis (amónia e nitritos) e FOSFATOS a niveis altissimos!

 

outro problema não menos importante?

Baixo nivel de CO2 presente na água!

 

com a luz que tens convém aumentares ou o CO2 produzido ou a eficiência na dissolução deste CO2.

se não o puderes fazer talvez seja boa ideia reduzires a luz...

 

A causa destes valores altos destes elementos pode estar relacionada ao teu regime de fertilização (pode ser deficitário), e que agora ainda reduzistes mais...podendo estares a favorecer indevidamente as algas.

(mais uma vez, outra suposição...)

 

ambos problemas podem estar interligados, baixo nivel de CO2 provoca deficiência na absorção de outros elementos na água e assim podes estar a colocar fertilizante para nada (os tais traces), e assim estares a contribuir para melhorar ligeiramente o teu aquário ao reduzires os tais traces ...

(interessante suposições contrárias, mas ambas possiveis)

 

(... os teus problemas podem ter origem em diversos factores, para cada um teremos de fornecer respostas diferentes...)

 

A arte nisto tudo está em descobrir o problema chave que no teu caso não é mais do que a poluição de macro-nutrientes fosfatos/nitratos/amónia etc...)

Procurando depois detectar a causa para fazer o respectivo tratamento de cura.

 

As plantas adquirem a amónia com uma de extrema facilidade, se esta é detectável, "cheira-me" a carências de ordem nutricional (traces ou CO2), de macro-nutrientes não é concerteza, tens estes com fartura.

 

Mas claro, a tua água do poço pode ser o foco de todos os teus problemas, imagina que esta tem altas doses de fosfatos, existem plantas que não toleram grandes doses de fosfatos ou nitratos (como os peixes), se ficam debilitadas estas não conseguem competir com as algas e perdem a guerra...

 

também podem ser uma combinação destes dois problemas...

ou outros...(carradas de pesticidas na água do poço)

 

sugiro que faças o seguinte testa a água do teu poço (e não do aquário) para determinar o nivel de fosfatos...

 

se for baixo aumenta a dose dos traces, aumenta o volume de massa vegetal (com plantas de fácil crescimento), e o CO2 (teres um pH de 6.6-6.8 já será bom com esse KH).

 

se for alto, tenta usar outra fonte de água, ou aumenta a quantidade de massa vegetal, com respectivo aumento do nivel de fertilização de traces. (nada de fertilizantes com nitratos ou fosfatos), claor com o aumento de CO2 (sempre benéfico com o teu nivel de luz)

 

se isto não puder ser efectuado podes sempre arranjar aqueles absorvedores de fosfatos como ultima táctica disponivel.

 

A mudança de qualquer das variáveis no aquário pode ter apenas efeitos a longo prazo, quando mudarem alguma coisa no aquário esperem pelos efeitos (benéficos e/ou prejudiciais), pode demorar semanas...

vejam um aquário como um petroleiro, este demora a virar, mesmo depois de virar o leme para boa direcção...

 

Abraços e espero ter ajudado...

Psso ter criado mais incertezas, mas é com as incertezas que aprendemos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

demasiado complexo/confuso foi a minha resposta anterior...

 

Esta vai ser bem simples:

 

 

Tratamento eficaz!

MUDAS DE ÁGUA!

Quanto mais melhor!

 

(se a água do poço for mais limpa que a do aquário...claro está...)

nunca se sabe...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela ajuda.

 

Em relação aos fosfatos, na agua do poço com o meu teste não é detectável. O ph da agua do poço é 5,5 e kh 0. Adiciono bicarbonato á agua quando faço as trocas, para a manter no valor desejado.

 

E além disso tenho no filtro externo (fluval304) um eleminador de fosfatos da JBL e no filtro interno uma embalagem de BIONITRATEX (removedor de nitratos). Estas massa filtrantes têm 7 meses.

 

O CO2 faço troca de garrafa (sistema caseiro garrafa de 2l) de 15 em 15 dias, as bolhas saem para uma concavidade debaixo do tronco, onde permanece constantemente uma bolha grande.

 

Já supos que a fonte de fosfatos fosse os dois kilos de terra mineral da bioplast que tenho no fundo, mas já lá estão há dois anos e só agora é que tenho este problema.

 

A origem do problema penso que tera vindo da loja onde comprei as últimas plantas, vidros dos cubos onde estavam tinham algas iguais a estas. E conjuntamente com isso o meu excesso de peixes :D e completamente inadequados para um comunitário, peixes esses com dois anos no meu aqua, e já bastante grandes. Apesar de me ter convencido que não me iam causar problemas (a super lotação) por ter dois filtros,o interno e o ext fluval304. Pois pensei que com esta filtragem num aqua de 100x30x40 não teria problemas. Excesso de peixes pode ser a causa destes fosfatos?

 

Estou a pensar tirar o tronco, que é grande e nesse espaço encher de plantas.

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há pois... muitos peixes=muito fosfato

"ele" é introduzido na alimentação que tens de lhes dar...

 

eu não acho que o problema seja da loja, algas existem até no ar...

 

diminui a alimentação dos peixes (reduzindo o numero de peixes, troca estes por plantas na loja), procura aumentar a quantidade de plantas rápidas, estas comem fosfatos mais rápido...

 

talvez seja conviniente aumentares os traces com o aumento da quantidade das plantas...

 

se só tens anubias, estas não te servem de nada... crescem muito lentamente logo não consomem fosfatos...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Vim dar só mais uma ajudinha pois tenho um livro da Rena que explica todos os tipos de algas que aparecem e como combatê-las... Passo então a descrever:

 

Algas Pretas (plumosas)

 

Aspecto Estas algas formam pequenos tufos verdes escuros quase pretos de 5mm de espessura atacando a decoração,os vidros do aquario e os equipamentos (filtro,resistência térmica,etc)

 

Causas? Elas são provocadas por um teor de fosfatos muito elevados. A partir de 1mg de fosfatos por litro na àgua do aquario estas algas aparecem.

 

Como Evita-las? Podemos encontrar fosfatos elevados na àgua da torneira. Nesses casos convem utilisar uma resina anti-fosfatos para os eliminar. Os fosfatos tb provêm da decomposição da matéria organica (ex: folhas de plantas em decomposição, excesso de comida...). Mudanças parciais da agua do aquario (1/4 de 15 em 15 dias) ajuda a previnir o aparecimento destas algas. Por fim não sobrealimentar os peixes.

 

 

Como se livrar delas? Um limpeza a fundo é imperativo para começar: Cortar e limpar o caule e folhas das plantas afectadas e ainda sinfonar o areão. Colocar uma resina anti fosfatos no filtro assegura a eliminação do excesso de fosfatos. Ainda pode ser associado o uso de um algicida ( com bom senso!!! ) que permite a extinção completa destas algas.

 

 

Ok é tudo espero ter ajudado a esclarecer as duvidas :wink:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oranda - Obrigado desde já pela ajuda,

 

Em relação á água que uso é de poço e já verifiquei, não tem fosfatos,

 

e já tenho desde que as algas me apareceram (cerca de 4 meses) um saco com resinas removedoras de fosfatos da JBL no meu filtro externo e continuo com valores altos de fosfatos.

 

Excesso de comida :D , talves mas também tenho demasiados peixes e grandes, dou-lhes de comer 2 vezes por dia e não costuma ficar comida no fundo, normalmente devoram :lol: tudo rapidamente.

 

Algicida queria evitar ao maximo utilizar, e limpar as plantas algumas delas, principalmente as anubias nanas, se lhes corto todas as folhas com algas, desaparecem, já os equinodoros tem sofrido bastante pois tenho lhes cortado muitas folhas.

 

Conhecem algum anti fosfatos eficaz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva estou com esse problema no meu aquário plantado, e o que fiz foi retirar tudo só deixei o areão e os peixes, estou a usar as tais resinas, e vou trocando a água de 2 em 2 dias e limpando o areão, realmente a causa destas algas no meu aqua era um tronco, em que uma parte que estava enterrada estava a apodrecer, fazendo com que os fosfatos estivessem um pouco altos, as plantas estão neste momento num balde e as folhas estão emersas, verifiquei que esta algas quando seca sai da folha com muita facilidade, não sei se será o suficiente, se a alga se irá desenvolver depois de submersa, pois os esporos desta alga fica cravada na planta. Seja como for acho que deverias retirar o tronco e ver se está em condições. No meu caso mudava cerca de 50L todas as semanas, deixei de abubar, e nada. A plantas não mirraram mas tb não se conseguiram ver livres das algas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Olá amigos

:cry: Se as algas forem como umas que tenho nos meus aquarios, vai ser dificil te veres livres delas.

Já retirei das plantas todas as folhas com grande quantidade de algas, coloquei-as num balde grande com o dobro da quantidade de algicida recomendado, até me morreram algumas plantas :roll: , voltei a coloca-las no aquario, e já estão cheias de algas, tambem lavei o aquario.

Actualmente, não tenho fosfatos (coloquei resinas nos filtros),não tenho nitratos e não tenho nitritos elevados, e as algas lá estão :!:

Como existem plantas em que as algas têm mais dificuldade em se "agarrarem" do que outras, decidi comprar só determinados tipos de plantas . :oops:

Para limpar os materiais, como, resistencias, troncos, rochas, etc, é facil: retira-los da àgua, esperas 3 a 4 dias para que as algas sequem, e depois colocal-os no aquario que os plecos limpam-os ( isto se tiveres plecos ou outros peixes deste tipo).

De qual quer forma depois diz qual foi a medida tomada e quais os resultados.

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, infelizmente mesmo depois de secas apesar de diminuir não é suficiente, principarmente nas anúbias que crescem mais lentemente.

Acho que a resposta eficaz é mesmo cortar a folha infectada, e colocar mais plantas de crescimento rápido, no caso das anúbias é complicado pois como crescem lentamente o corte da folha conpromete a planta toda.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana, decidi tirar tudo o que tivesse algas, cortei todas as folhas afectadas, retirei as anubias nanas que tinham mais algas que 'planta', tirei o meu tronco :oops: , mas também já tinha mais cabelo do que eu :wink: . Raspei os vidros, comprei plantas novas algumas de crecsimento rápido, limpei o filtro interno (o externo fica para a semana).

Como fiquei sem tronco, que era onde eu tinha a saida de co2 (ficava uma bolha permanente debaixo), decidi até encontrar outra solução injectar o co2 directamente no filtro ext.

Aspirei o areão, espero não ter exagerado, pois não sei se não espirei algum substrato. E tenho inserido 5ml de florena em dias alternados e troca parcial de agua 10l. Os fosfatos baixaram ligeiramente mas ainda estão altos.

Os peixes não gostram muito desta alteração, pois o tronco era grande e servia de refugio para muitos deles.

Para já tem aperecido alguns pontos de algas, que eu tenho retirado.

Á medida que tenha novidades irei colocando aqui.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, o meu caso deve ter sido muito semelhante ao teu, eu retirei tudo de dentro de aqua, (menos os peixes) de dois em dois dias fazia trocas de cerca 50% da água, tb coloquei uma resina para os fosfatos, e vou continuar nesta rotina de dois em dois dias mudo água mas em menos quantidade. coloco duas gotas de flourish em cada muda.

O tronco que lah tinha era lindo mas infelismente uma parte estava a ficar podre, um botia ficou sem o quarto hehe. Tb estou jah a injectar CO2 mas por uma serpentina da nutrafin, como é esse metodo de injectar CO2 pelo filtro? As bolhas de CO2 fazem o motor do filtro trabalha em seco e pode avariar.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente a água que usamos nos nossos aquários tem carência de potássio, portanto se querem usar fertilizantes, procurem aqueles com bons niveis de potássio, as plantas precisam deste nutriente, e nenhuma comida para peixe tráz este em quantidade razoáveis...

 

o problema das algas pretas pode estar associado a um déficit em potássio, claro também pode não estar...

:wink:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais