sistema de TPA


Recommended Posts

Boas, gostava que alguém me ajudasse. Há uns meses comprei um sistema de TPA que me ajuda muito no sentido de poupar tempo e esforço, é uma mangueira com um sistema de sucção que se liga à torneira, e através de uma válvula ela suga a água do aquário e a despeja para fora e invertendo essa válvula passa a injetar água nova para dentro dele. É excelente. O problema é que a água não é tratada...e estamos a falar de um aquário com quase 300L em que retiro normalmente 20% da água. Só depois é que introduzo uma quantidade de acondicionador na água.

O problema é que de vez quando corre muito bem, outras vezes, menos frequente, algo se passa...o peixes parece que ficam sem oxigénio...foi o que aconteceu ontem, até me morreu um discu juvenil...

Alguém com mais experiência me pode dar sugestões?

 

Agradeço e abraço a todos os que como eu adoram a aquariofilia!

Editado por philippe24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a melhor opção seria mesmo arranjar um reservatório/contentor para manter a água da TPA enquanto fica em repouso ou é tratada mas isso também terá a ver com o espaço que tiveres para guardar um barril desse tamanho.

A outra opção será fazer uma TPA faseada, dividida entre a manhã, a tarde e a noite ou metade no Sábado e metade no Domingo (julgo que a maior parte de nós faz as TPA's ao fim-de-semana) e esperar que desta forma o impacto da água nova seja melhor tolerado pelos peixes, mas seria sempre um risco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que podes optar por duas situações, no lugar de uma tpa de 20% fazer duas de 10% separadas por alguns dias, outra será diminuir o fluxo de entrada de água no aquário demora mais tempo mas as alterações que tiverem que acontecer são feitas lentamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu num aquario de 500L faço TPA de 40%.. e é directo da torneira para o aqua, claro que primeiro modero a temperatura para reduzir o choque térmico.. depois conforme a agua vai entrado vou colocando o anti-cloro.. só isso...

 

PS: não é plantado (zero(0) plantas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Philippe24,

Tal como o Hugo Silva disse, podes e deves reduzir o fluxo de entrada de água, para que as alterações sejam feitas lentamente e os proprios termostatos tenham tempo de "apaziguar" as diferenças de temperatura.

Uma solução para o cloro da água que eu arranjei, foi "inventar" um filtro (leia-se um tubo pvc com uma meia com carvão activado la dentro e uma entrada e saida de agua) na ponta da mangueira com carvão activado. Não elimina a 100% o cloro, mas reduz substancialmente. As outras alternativas, são as que ja te deram.

Cumprimentos,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Obrigado pelas respostas rápidas! A água que introduzo no aquário é fria, porque um membro com experiência disse-me que a água quente pode arrastar metais pesados das canalizações e ser por isso prejudicial para os meus peixes... Mas a entrada é lenta, penso eu...cerca de 60l em 10 minutos... Será muito rápido? De qualquer forma vou aceitar as sugestões, reduzir a percentagem de água retirada do aquário e faseá-la, e se calhar aquele filtro de carvão ativado não seria má ideia...Maxxedison, tens alguma foto que possas postar? Vou ver se arranjo um tubo em PVC e encaixo na mangueira... Um reservatório seria o ideal para repousar a água mas não tenho espaço para o ter...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas philippe24,

Por acaso nunca tirei fotos do cano em pvc com o carvão activado.

Tenho um outro sistema que fiz e que ainda tenho por casa, que foi aproveitar um daqueles tubos para sinfonagem do areão, utilizei uma meia de senhora para encher de carvão activado, dei-lhe um nó, introduzi-a dentro do tubo, e com uma rede fechei o bocal largo (que acenta no areão quando faz a sinfonagem), para que a meia com o carvão activado não saia disparado com a água. Geralmente esses tubos de sinfonagem tem as mesmas medidas para encaixar numa mangueira, para poderes fazer as tpa's. Nesta configuração, o sifão que antigamente fazia limpeza do areão passou a introduzir água no aquário, a água passa pela meia que contém o carvão activado e sai para o aquário. Eu faço as tpa's muito devagar, eu devo retirar uns 120 a 150L de água do meu aquário e para o encher, costuma levar +/- 2h00 a 2h30, sei que leva-me a manha toda de sabado, começo ás 09h00 a tirar água, fazer algumas podas necessárias, e a partir +/- das 10h00 fica a encher até as 12h30 +/-. Não sei se é lento, se é rapido, mas desta forma sei que a oscilação da temperatura é muito mais pequena, oscila, uma média de 1 a 1.5ºC. Já cometi o erro de encher os 150L em 30min, e a oscilação de temperatura era muito drastica e chegou-me a causar problemas, jurei para nunca mais.

Em relação á água do esquentador, já ouvi muitas coisas, tambem ja ouvi como tu, que leva mais metais pesados, tambem já ouvi dizer que ajuda a eliminar o cloro, pois aquece a água fazendo o cloro evaporar...mas sinceramente, não sei se alguma das 2 é realmente verdadeira. Há uns anos num aquário mais pequeno de 60L, cheguei a fazer com água do esquentador, nunca tive problemas, mas deixei de o fazer. Neste aquário, mesmo que fosse viavel o uso de agua quente do esquentador, não iria ganhar para o gás! :roflroll2:

Cumprimentos,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Ricardo, acho que já sei então o que vou fazer... A extremidade da mangueira que suga a água velha e injeta água nova tem uma boca larga, se calhar coloco no interior dessa boca (que entra dentro do aquário) uma meia de senhora com o carvão ativado. Que dizes? E vou aumentar substancialmente o tempo de entrada da água nova...porque realmente devo fazer a TPA demasiadamente rápido...

Agradeço a ajuda!

 

Abraço

Philippe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Philippe,

Se realmente for daquelas "mangueiras" com tubo rigido na ponta para fazer de sifão para limpar o areão, é isso mesmo! Para improvisar e não ser muito complicado, podes comprar um par de meias de senhora de "perna curta", são um genero de meia com meia perna, ultilizas uma para por carvão activado e fechas, a outra utilizas para segurar e fazer de rede no tubo.

Só um conselho, quando comprares o carvão activado, passa-o meia duzia de vezes por água corrente, o que eu comprei largou algum pó de carvão moido. É para evitar que esse pó vá parar ao aquário.

O carvão se for utilizado unicamente para esse fim, vai durar imenso tempo. vão-me chamar de maluco, mas o teste que faço para saber se ele ainda está a retirar cloro, é usa-lo para filtrar água para um copo e bebo dessa água, se a água ficar sem sabor nenhum (quase como água engarrafada) ele está ainda a retirar o cloro. Ocasionalmente utilizo para esse fim, a água da minha zona quando se bebe, tem um gosto "tipico" que pessoas não gostam a "água de torneira", mas se for passada pelo carvão activado fica sem sabor nem cheiro, é formidavel! :drool3:

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tenho um aquário de 600 litros em que faço as TPA directamente da torneira, tendo montado um pré-filtro com um cartucho com carvão activado. Regulo a torneira para um caudal mínimo, demorando um pouco mais de tempo para a entrada de água.

 

Para a saída da água criei um sistema de over-flow para que a água saia compensando com a que entra, e as variações de temperatura não insignificantes sendo o caudal de entrada pequeno.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.