O mito das variações de PH causadas pelo CO2


Recommended Posts

Boas,

 

As variações de PH, causadas por CO2, são totalmente inofensivas para os peixes.

Concordam?

 

Pelo que tenho lido, um aqua com injeccao de CO2, pode facilmente passar entre o dia e a noite, dos 7.4 para 6.6 de PH, sem qualquer maleficio para os peixes.

 

Isto justifica-se, pois a mudança de PH causada pelo CO2, não afecta a carga mineral da agua, mantendo a pressão osmotica inalterada para os peixes.

 

Faz sentido?

 

 

Para fundamentar, deixo uma citação do grande mestre:

 

I've not found any evidence to date either in research nor in practical tanks, etc that suggest pH can any issues, even with a KH= 0..

 

As long as the rate of CO2 add is the same, the tank /plants/fish are still exposed to the same amount of gas, you just cannot measure the CO2 ppm.

 

You can indirectly by raising the KH up to say 1 degree, then taking the CO2/pH/Kh reading and then doing some water changes to remove the KH again.

 

But even a KH = 1 is fine.

There is no danger.

 

Adding lots of KH suddenly is terrible and will kill fish.

But unlike baking soda, a salt, CO2 is not a salt..........

 

And does not affect fish the same way.

You can add too much CO2 and kill your fish, but that is independent of pH and KH.

 

Regards,

Tom Barr

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do meu aquário, chego a ter um ph de 7.2-7.3, antes do inicio do fornecimento do co2... e no fim do fotoperiodo... com o co2 sempre a funcionar... registo um pH de 6,5-6,6. São as flutuações de pH... que registo em 24 horas.

 

Se é prejudicial para a fauna... não sei. Apenas digo... que os meus peixes vivem e demonstram estar saudáveis.

 

Estas flutuações... são típicas de aquários com boa injecção de co2... e com boa movimentação/corrente de agua.

 

Existe pessoal, que para evitar estas flutuações, optam por "agitar" o menos possível a superfície da agua... ou ainda por manter o co2 ligado... durante 24 horas. Exige alguma experimentação... e acima de tudo... tens de saber muito bem... aquilo que estás a fazer... e qual a quantidade de co2 que tens de dosear para o manter ligado durante 24 horas.

 

Existe ainda... quem tenha o fornecimento de co2... ligado a controladores electrónicos de pH... que calibrados para um determinado pH... ligam e desligam o fornecimento de co2.

 

Mais importante... que tudo... é ter um aquário equilibrado, limpo... e visto que existe fornecimento de co2... ter o aquário bem plantado... e com as plantas saudáveis e a consumir.

 

Enfim… existem vários processos e métodos… sobre a injecção de co2… e claro… também diversas “teorias e mitos”.

 

Mas isto… é um hobby… é mesmo assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

 

Isto justifica-se, pois a mudança de PH causada pelo CO2, não afecta a carga mineral da agua, mantendo a pressão osmotica inalterada para os peixes.

 

Faz sentido?

...

 

Tem alguma lógica mas as variações de pH não são problemáticas apenas pela alteração da pressão osmótica!

Alterações de pH fazem-se sentir na actividade das enzimas dos próprios peixes.

Cada enzima tem um pH óptimo de funcionamente e, quando alterado, podem até impedir a actividade dessas enzimas.

Pensem por exemplo na amilase da saliva, se fosse colocada no estômago (pH muito mais ácido) não funcionaria de todo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do meu aquário, chego a ter um ph de 7.2-7.3, antes do inicio do fornecimento do co2... e no fim do fotoperiodo... com o co2 sempre a funcionar... registo um pH de 6,5-6,6. São as flutuações de pH... que registo em 24 horas.

 

Já agora, qual o KH desse aqua?

 

Existe pessoal, que para evitar estas flutuações, optam por "agitar" o menos possível a superfície da agua... ou ainda por manter o co2 ligado... durante 24 horas. Exige alguma experimentação... e acima de tudo... tens de saber muito bem... aquilo que estás a fazer... e qual a quantidade de co2 que tens de dosear para o manter ligado durante 24 horas.

 

O risco de sobredosagem de CO2 no período nocturno, parece-me muito mais elevado, que um eventual(por provar) malefício causado pelos swings de PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, qual o KH desse aqua?

 

Kh 5... por vezes... kh 6 (grau alemão).

 

O risco de sobredosagem de CO2 no período nocturno, parece-me muito mais elevado, que um eventual(por provar) malefício causado pelos swings de PH.

 

Tem mais a ver com as flutuações e concentrações de co2 na coluna da agua.

Argumenta-se que podem provocar o aparecimento de algumas algas... em especial... as terriveis BBA`s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sé é o tópico que eu penso foi gerado por minha causa, gerou muita confusão mas atenção a uma coisa.

O Tom Barr de uma maneira geral diz que o ph não interessa para os peixes desde que não se leve a extremos.

Pode-se manter peixes de aguas alcalinas em meios muito ácidos como no meu caso que atingi o ph 4 e pode-se fazer o inverso.

Também suportam variações de ph superiores a 2, ou seja, passar de 7.5 para 5.5 sem problemas.

Mas também diz para se ter cuidado com espécimes selvagens, submeter uma espécie selvagem colhida da natureza com o ph a 5 e colocar num aquário com o ph a 7 pode dar muito mau resultado.

 

Basicamente em 90 % dos casos o ph não interessa mas existem excessoes.

 

Já agora, o Tom Barr desaconselha o uso de Bicarbonato de sodio e eu por experiência também, geram-se reacções químicas na agua que provocam o escurecimento da mesma e começa a cheirar mal, porque não sei, mas sei que pior que o ph errado para o peixe em questão e tentar "inventar com o ph da agua"

 

Já agora, um dropchecker verde não significa que tenham co2 suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sé é o tópico que eu penso foi gerado por minha causa, gerou muita confusão mas atenção a uma coisa.

O Tom Barr de uma maneira geral diz que o ph não interessa para os peixes desde que não se leve a extremos.

Pode-se manter peixes de aguas alcalinas em meios muito ácidos como no meu caso que atingi o ph 4 e pode-se fazer o inverso.

Também suportam variações de ph superiores a 2, ou seja, passar de 7.5 para 5.5 sem problemas.

Mas também diz para se ter cuidado com espécimes selvagens, submeter uma espécie selvagem colhida da natureza com o ph a 5 e colocar num aquário com o ph a 7 pode dar muito mau resultado.

 

Basicamente em 90 % dos casos o ph não interessa mas existem excessoes.

 

Já agora, o Tom Barr desaconselha o uso de Bicarbonato de sodio e eu por experiência também, geram-se reacções químicas na agua que provocam o escurecimento da mesma e começa a cheirar mal, porque não sei, mas sei que pior que o ph errado para o peixe em questão e tentar "inventar com o ph da agua"

 

Já agora, um dropchecker verde não significa que tenham co2 suficiente.

 

 

Não é bem assim camarada.

O PH interessa bastante, mas é preciso compreender é porque é que ele varia.

Uma variação no PH de 7.5 para 6, por causa de CO2, é completamente diferente de uma variação no PH, causada por bicabornato de sodio.

 

A ideia do topico, foi demistificar as variações de PH, causadas pelo CO2, que na opinao de muito boa gente, são inoquas para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual deles?

Este tópico ou o tópico no barrreport ?

 

Não é bem assim camarada.

O PH interessa bastante, mas é preciso compreender é porque é que ele varia.

Uma variação no PH de 7.5 para 6, por causa de CO2, é completamente diferente de uma variação no PH, causada por bicabornato de sodio.

 

A ideia do topico, foi demistificar as variações de PH, causadas pelo CO2, que na opinao de muito boa gente, são inoquas para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua 120 litros, ph 7.2, CO2 1 bolha / segundo 24h à 1 ano, carga de plantas 50%, TPA de 20% cada 15 dias (água da torneira entre 7.2 e 7.8, substrato areão. Montado à 2 anos.

 

Nunca medi o ph à noite :music_singguitar: e também só é medido para ai 3 x ano de forma rigorosa e profissional anda sempre nos 7.2 a 7.4

 

Tenho muitas dúvidas em relação aos teste e respectivas medições de ph que na maioria dão resultados pouco rigorosos, fica-me a ideia que isto de variações do dia para a noite é mais um mito urbano ou teste ph velho do que outra coisa.

 

O CO2 presente na água (sem injecção) é zero ao contrário do que acontece com o oxigénio.

 

Injectar co2 de forma moderada 24h dia apenas o torna disponivel para ser consumido em caso de necessidade pelas plantas, passando a existir CO2 e O2 disponiveis sem que por isso ocorra nenhuma mudança significativa nos parametros da água.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Segundo percebi neste topico e dando o meu caso pessoal, tendo eu Ph de 7.6 (s/ injecção de CO2) e 7.1 (c/ injecção de CO2 ligado c/ luz), não tenho que me preocupar no caso de este se encontrar nos 7,6 tendo eu fauna que deveriam se encontrar em agua c/ ph na casa dos 7,1 / 7,0? Nos ultimos 2 dias deixei o CO2 ligado 24h, com 45 bolhas no reactor por minuto (aquario 300 lts) preocupado exactamente com estas oscilações! Podem os entendidos esclarecer o que devo fazer!?

 

Antecipadamente Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Segundo percebi neste topico e dando o meu caso pessoal, tendo eu Ph de 7.6 (s/ injecção de CO2) e 7.1 (c/ injecção de CO2 ligado c/ luz), não tenho que me preocupar no caso de este se encontrar nos 7,6 tendo eu fauna que deveriam se encontrar em agua c/ ph na casa dos 7,1 / 7,0? Nos ultimos 2 dias deixei o CO2 ligado 24h, com 45 bolhas no reactor por minuto (aquario 300 lts) preocupado exactamente com estas oscilações! Podem os entendidos esclarecer o que devo fazer!?

 

Antecipadamente Grato

 

Não sou entendido.

Mas pela minha curta experiencia, nao faz grande sentido deixares o CO2 ligado 24H, com medo que os peixes morram por causa da variação de PH.

Corres mas é ainda mais risco de morrerem por excesso de CO2, no período nocturno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Segundo percebi neste topico e dando o meu caso pessoal, tendo eu Ph de 7.6 (s/ injecção de CO2) e 7.1 (c/ injecção de CO2 ligado c/ luz), não tenho que me preocupar no caso de este se encontrar nos 7,6 tendo eu fauna que deveriam se encontrar em agua c/ ph na casa dos 7,1 / 7,0? Nos ultimos 2 dias deixei o CO2 ligado 24h, com 45 bolhas no reactor por minuto (aquario 300 lts) preocupado exactamente com estas oscilações! Podem os entendidos esclarecer o que devo fazer!?

 

Antecipadamente Grato

 

 

Podem dar umas dicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O CO2 presente na água (sem injecção) é zero ao contrário do que acontece com o oxigénio.

Isso é errado... Quanto muito, podes dizer que à técnica utilizada os valores são desprezáveis.

Os animais e plantas que tens no aquário, todos eles respiram. Logo, libertam CO2. Mas não libertam bolhas, pois não? Então... é porque os gases que eles libertam já se encontram dissolvidos em água.

 

E só para rematar a minha intervenção... é muito pior oscilações de dureza do que de pH.

Calculem a diferença entre o abaixamento de pH na ordem de 1, e da introdução, de por exemplo, sal. Façam as contas e meçam a variação da força iónica. Ou se preferirem, ao invês de sal, passarem o GH de 3 para 4, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.