Ajuda Fertilização vs algas


ocirebla

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aqua de 1m de cerca de 170/180l

Com anubias nanas, flame moss, java moss, valisnerias, cuba e outra que não sei o nome, mas sei que é exigente

 

Fotoperiodo: 12h ás 22h

Substrato fértil: 5l JBL Aquabasis Plus

Co2 de botija

Luz: 4*39W T5

 

Ora os valores estão assim:

temp -> 25

PH -> 6,8

KH -> 4

GH -> 5

NO3 -> 1/2

PO4 -> 1,5

 

ás 19:40

 

O que me está a causa confusão é que o NO3 não mexe praticamente.. anda sempre nisto, e o PO4 por alguma razão não desaparece nem mesmo com mudas de água.

 

Custumo fertilizar com Sachem Flourish 1/2 vezes por semana com (2/3ml)

 

Qual a razão para o PO4 estar tão alto?

 

Quanto ao NO3 está bom assim? não será necessário fertilizar?

 

Outra questão, o co2 por alguma razão parece que não está lá muito a ser absorvido pela água.. alguma sugestão?

 

onde noto mais o pearling é nas anubias.. nas outras nem por isso.. e as anubias estão mais ao menos a meio da altura do áquario..

 

Sugestões?

 

Cumprimentos.

 

PS: tenho o aquário destapado.. influência? e a flauta da saida do filtro mais abaixo do nivel da água para não mexer muito a superficie..

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas

 

Vou tentar ajudar, mas devo-te dizer que tens neste forum praticamente tudo o que necessitas, tens é de procurar :multi:

 

1. Qual a razão para o PO4 estar tão alto? R: porque não tens NO3 para o consumir, embora faças TPA's estás a adicionar na comida e no Flourish

 

2. Quanto ao NO3 está bom assim? não será necessário fertilizar? R: O NO3 não mexe porque praticamente não existe, sobe-o para 5-10 ppm

 

3. "Costumo fertilizar com Seachem Flourish 1/2 vezes por semana com (2/3ml)" (atenção que o Flourish praticamente só tem micro-nutrientes, arranja macros em separado)

 

4. O co2 por alguma razão parece que não está lá muito a ser absorvido pela água.. alguma sugestão? R: Que difusor tens? Por outro lado, pelo que dizes já tens cerca de 20 ppm de co2, o que já é um valor razoável. Não penso que esteja aí o problema. Parece-me mais que existe desequilíbrio de macro nutrientes (carência de NO3 e eventualmente K), que necessitas de o corrigir para aumentar o metabolismo das plantas.

 

5. Tenho o aquário destapado.. influência? R: Em relação ao CO2, não! Mas a evaporação de água é superior e se tiveres peixes “saltadores” podes ter surpresas desagradáveis.

 

Abraço e boa sorte

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para complementar um pouco a resposta do J_Rosado:

 

Tens algas no aquário?

Notas carências de algum tipo em qualquer planta?

 

Se a resposta a estas perguntas for não, então limita-te a manter o teu plano actual de fertilizações/trocas de água.

Em aquariofilia, especialmente nos plantados a única "ciência" totalmente correcta é o empirismo :) E há que seguir a velha máxima: "Em equipa vencedora não se mexe..."

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Peço desculpa só responder agora, mas andei em exames e nunca mais tive tempo de vir ao forum.

Obrigado pelas respostas.

 

Apesar do excesso de PO4, me ter provocado bastante algas, estas estão a começar a desaparecer :)

O aquário já está a ficar estável.

Parei durante um tempo de fertilizar e fui fazendo várias trocas de água de forma a reduzir os valores do PO4, pelo que ao fim de umas quantas, consegui reduzir, e então comecei a tratar de verificar o que as plantas consumiam.

Assim fui comprar KNO3 para fazer a respectiva fertilização.

 

De qualquer forma os valores de hoje:

PO4 -> 0,25

NO3 -> 5mg/L

Co2 a 2/3 bolhas/segundo

Fotoperiodo: 12:30 ás 22h(9h30m diários)

 

Alimentação é feita 2x ao dia.

 

Desde que comecei a fertilizar com o NO3 não tenho tido nenhum problema de excesso de PO4, andando este sempre à volta deste valor.

A questão do CO2: afinal está sim a ser absorvido. Durante o fotoperiodo noto em praticamente todas as plantas o pearling. De referir que as minhas anúbias são teimosas e estão constantemente a dar flor :D

Já se nota um crescimento notório na cuba(em termos de rebentos, pois após o ataque de algas a coitada foi abaixo).

 

A nivel de algas ainda activas:

praticamente só greenspots, e estão a reduzir bastante.

 

Obrigado novemente pelas respostas.

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, novidades..

Estou com o seguinte plano de fertilização:

Todos os dias 5ml da solução que fiz de NO3(até agora mantém o NO3 sempre nos 5mg/L com esta regra)

Todas as Sextas TPA de cerca de 45/50litros

Domingo 2ml de Flourish

 

Co2 2/3 bolhas/segundo

Fotoperiodo igual.

As plantas fazem perling que se farta. No entanto talvez por ao inicio fertilizar demais noto que tenho algumas algas filamentosas castanhas pequenas, cerca de 3/4mm de comprimento.

E os green spots mantêm-se.

 

No entanto a cuba não vejo grande desenvolvimento nela.. alguns pedaços ainda estão com as algas anteriores.. mas não as vejo a fazer pearling :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes feitos agora, só para ver como estava:

PH->6.5

NO3-> á volta de 7/8

PO4->0.5

 

Mas as fuzz algae continuam :S e o meu musgo parece também não estar grande coisa :S

 

Reduzi a luz para:

14h ás 22h (8 horas diárias..)

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem malta, estou mesmo a precisar de ajuda que não sei que se passa :/

 

Testes:

PH-> 7(o co2 ainda não tinha sido aberto, normal 6.5)

GH-> 6

KH-> 2

NO3-> 5mg/L

NO2-> 0mg/L

PO4-> 0,25mg/L

 

 

Fotoperiodo neste momento é das 14h ás 22h(8 horas diárias).

 

Plano de fertilizações:

Todos os dias 5ml de NO3

Todos os domingos 2ml de Flourish

Todas as sextas TPA de 30-40%

 

Alimentação 1 a 2 vezes ao dia.

 

O que se passa é que tenho umas algas meias castanhas a desenvolver muito, tipo cabelos finos.. penso que seja a Hair, Thread, Fuzz algae??

E tenho greenspots também.

 

Não vejo grande crescimento nas plantas.. noto carência de algo nelas.. ao inicio desenvolvem bem, mas depois lá vão abaixo..

 

A cuba até tem estado a desenvolver.. lentamente mas desenvolve..

 

Uma pergunta.. a calha que tenho ainda está com as lampadas de origem..(comprada em Março) são 4*39W T5HO(Degenbao? AquaWhite, penso que sejam 10000k)

Terá algo a haver com o facto de estar tudo com o mesmo espectro? ou elas já estarem a "morrer"?

 

Cumps.

 

É verdade..

Material no filtro:

Anti amónia da Fluval

Turfa granulada(para baixar o ph para os 6.5 teve de ser..)

NO3/NO2/PO4 removal da fluval tb(isto é em pouca quantidade.. é só mesmo para retirar algum excesso..) pois os valores de NO3 e PO4 são constantemente os mesmos..

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sinceramente... não consigo perceber poque razão utilizas turfa no filtro... e ainda menos consigo perceber, porque razão utilizas a resina para remover... o que as tuas plantas podem consumir.

 

Repara nos resultados dos teus testes.

 

Testes:

PH-> 7(o co2 ainda não tinha sido aberto, normal 6.5)

GH-> 6

KH-> 2

NO3-> 5mg/L

NO2-> 0mg/L

PO4-> 0,25mg/L

 

Então... fertilizas e depois colocas resinas ?????

Não estarás a retirar da coluna de agua... aquilo que as tuas plantas precisam ???

A turfa... injectas co2... tens um ph de 6.5... kh2... para que serve a turfa ????

 

Greenspots... se tens 4x39w para 170/180 litros... tens de subir os valores de po4, acompanhar com co2.. e claro... os restantes nutrientes. Mais luz... mais fertilizações.

 

As algas castanhas... gostaria que colocasses uma foto.

É que sem fotos... e à distancia... é difícil ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sinceramente... não consigo perceber poque razão utilizas turfa no filtro... e ainda menos consigo perceber, porque razão utilizas a resina para remover... o que as tuas plantas podem consumir.

 

Repara nos resultados dos teus testes.

 

Testes:

PH-> 7(o co2 ainda não tinha sido aberto, normal 6.5)

GH-> 6

KH-> 2

NO3-> 5mg/L

NO2-> 0mg/L

PO4-> 0,25mg/L

 

Então... fertilizas e depois colocas resinas ?????

Não estarás a retirar da coluna de agua... aquilo que as tuas plantas precisam ???

A turfa... injectas co2... tens um ph de 6.5... kh2... para que serve a turfa ????

 

Greenspots... se tens 4x39w para 170/180 litros... tens de subir os valores de po4, acompanhar com co2.. e claro... os restantes nutrientes. Mais luz... mais fertilizações.

 

As algas castanhas... gostaria que colocasses uma foto.

É que sem fotos... e à distancia... é difícil ajudar...

 

A turfa foi precisamente para baixar o ph.. mesmo com o co2, provavelmente devido ás pedras que tenho nele, o PH não baixava dos 7.5.. era muito complicado..Foi por isso que decidi por a turfa, para baixar o ph para aquele valor.. Mas a turfa faz mal num plantado? eu andei a ler e até diziam que era bom :S

 

A questão das resinas é muito pouca quantidade que têm, é mesmo para retirar excessos apenas.. aliás eu ao inicio fazia os testes todos os dias e estava tudo sempre dentro desses valores.. mas também posso experimentar retirar..

 

amanha vou ver se tiro umas fotos e meto aqui..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 esta a ser bem dissolvido?

É que com um Kh de 2º isso devia descer com facilidade !

 

Resinas ? Para que ?

Trufa ? So se gostares da agua castanha tipo cha !

 

Tens poucos nitratos e fosfatos, 5 mg/L pode ser mais perto do 0 do que do 5 !

O mesmo para os fosfatos, tens poucos fosfatos.

Colocas micros, e os macros ?

Onde tens a fonte de potassio ?

Se falhar um deles as plantas param.

 

Algas castanhas ? De certeza ? É que tens boa luz, devias ter algas verdes.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 esta a ser bem dissolvido?

É que com um Kh de 2º isso devia descer com facilidade !

 

Resinas ? Para que ?

Trufa ? So se gostares da agua castanha tipo cha !

 

Tens poucos nitratos e fosfatos, 5 mg/L pode ser mais perto do 0 do que do 5 !

O mesmo para os fosfatos, tens poucos fosfatos.

Colocas micros, e os macros ?

Onde tens a fonte de potassio ?

Se falhar um deles as plantas param.

 

Algas castanhas ? De certeza ? É que tens boa luz, devias ter algas verdes.

 

Boa sorte

 

Sim está, pois nota-se bem as bolinhas nas anubias principalmente. Aliás as anúbias fartam-se de dar flor..

As resinas tirei agora.. amanha vou fazer testes a ver o que altera..

A turfa já expliquei em cima, foi para baixar o PH, pois o PH no aquário não saia dos 7.5 só ás vezes é que ia aos 7..

Que é necessário então para ter a fertilização direita? Tenho o Flourish + KNO3 para fertilizar.. que preciso mais?

Já agora para o filtro também o que é melhor mesmo?

Neste momento, depois de ter retirado aqueles, está com Cerâmicas, turfa, e um bocado daquela tipo "lã de vidro"

 

Sim, são mesmo mais para as castanhas.. verdes só tenho mesmo os greenspots..

E o KH ficou a 2 depois de introduzir a turfa.. antes estava a 3.

 

obrigado pela ajuda desde já..

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flourish é basicamente micros, tens de ter uma fonte de potássio e fosfatos.

Como ja te disseram green spots é deficiência de fosfatos.

Visto que ja tens o KNO3 compravas também KH2PO4 e aproveitas e porque é barato compras também KCl para colocares uma dose extra de potássio alem da que ja vem no KNO3 e KH2PO4.

O reator do CO2 esta a funcionar bem ?

Onde tens a saída do CO2 ?

 

Relativamente a iluminação:

 

Que lampadas tens?

Qual a altura do aquario ?

 

Uma foto das algas castanhas não se arranja ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flourish é basicamente micros, tens de ter uma fonte de potássio e fosfatos.

Como ja te disseram green spots é deficiência de fosfatos.

Visto que ja tens o KNO3 compravas também KH2PO4 e aproveitas e porque é barato compras também KCl para colocares uma dose extra de potássio alem da que ja vem no KNO3 e KH2PO4.

O reator do CO2 esta a funcionar bem ?

Onde tens a saída do CO2 ?

 

Relativamente a iluminação:

 

Que lampadas tens?

Qual a altura do aquario ?

 

Uma foto das algas castanhas não se arranja ?

 

Pelo menos parece-me que sim.. que está a funcionar bem.. Tenho um extintor de CO2 de 2KG, com bubble couter+check valve.. e o difusor é igual a este

 

A entrada/saída de água está do lado esquerdo, e o difusor+aquecimento do lado direito.

 

A iluminação, Jebo 4*39W T5HO (Degenbao? AquaWhite, penso que sejam 10000k, são as de origem que a calha trazia, comprada em Março).

 

O aquário é um AQUATLANTIS AMBIANCE 101, com as medidas: 101x41x50 cm(atenção que a água não chega aos 50cm.. deve-se ficar pelos 40/40 e poucos..)

A calha está colocada logo após esses 50cm.

 

Fotos:

Para terem ideia da alga que é, reparem aqui na maternidade, a parede dela..

img0108x.th.jpgimg0107em.th.jpg

 

Outras fotos gerais:

img0106za.th.jpgimg0105h.th.jpgimg0104evx.th.jpgimg0103ef.th.jpgimg0102bom.th.jpgimg0101tn.th.jpg

 

Video:

 

A luz só a liguei mesmo para tirar as fotos agora, logo as plantas ainda não estão a fazer fotossintese..

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tens luz e se são T5HO isso é um exagero de luz a meu ver.

Eu ficava-me só por duas ligadas, mais luz implica mais CO2 e fertilizantes.

 

No entanto o aquario está bonito, os meus parabéns, só não sei onde estão as algas castanhas !

 

Se for um pó castanho que tens em cima das folhas pode-se dever a falta de circulação.

Por isso colocava a flauta de saída do lado direito o que te vai aumentar a circulação e ao mesmo tempo vai melhorar a distribuição do CO2.

 

Aguarda mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tens luz e se são T5HO isso é um exagero de luz a meu ver.

Eu ficava-me só por duas ligadas, mais luz implica mais CO2 e fertilizantes.

 

No entanto o aquario está bonito, os meus parabéns, só não sei onde estão as algas castanhas !

 

Se for um pó castanho que tens em cima das folhas pode-se dever a falta de circulação.

Por isso colocava a flauta de saída do lado direito o que te vai aumentar a circulação e ao mesmo tempo vai melhorar a distribuição do CO2.

 

Aguarda mais opiniões.

 

As algas castanhas não são bem castanhas.. quando estavam presas á saida do filtro é que me pareciam castanhas, hoje tive a ver melhor e são meias esbranquiçadas.. são uns filamentos +ou- brancos com cerca de 5mm ou menos de comprimento.. Na 2ª primeiras fotos vê-se bem... são aqueles pontinhos brancos atrás.

 

Obrigado.. custou a pensá-lo mas chegou-se ao fim e ficou bonito.. no entanto não era para ter aquilo tudo de plantas.. era apenas as anubias onde estão, o musgo no tronco, e a cuba no fundo com o tapete feito..

 

Não tenho pó castanho nenhum nas folhas.. Por acaso isso tenho no aquário pequeno, que é precisamente culpa do filtro.. mal puxa já.. no entanto está tudo saudável :)

 

No entanto pelo que vi hoje, o principal problema estava mesmo nas resinas.. pois hoje vi pearling que foi uma coisa doida... muito mais do que o habitual.. Vou deixar assim uns dias a ver o andamento, e secalhar se vir que é mesmo necessário vou comprar os fertilizantes de fosfatos e kcl..

 

Obrigado pela ajuda.

 

Se por acaso alguem souber que raio de alga é aquela diga.. é que aquilo são muitas mesmo.. e também se agarram ás folhas das plantas.. apesar de não causar nenhum estrago aparente..

 

O pearling, não se nota muito mas se olharem com atenção dá para ver as bolhinhas..

hpim1864.th.jpg

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O aquário está agradável... está tudo um pouco verde... mas não existem algas... e as que existem... significam falta de manutenção, limpeza ou filtragem.

 

POr ex... podes e deves promover uma melhor circulação do co2 que sai do teu difusor, colocar as micro-bolhas a "passear" por todo o aquário... podes dar uma limpeza nesses vidros, podes raspar, limpar essas poucas algas que tens... podes promover uma saudável rotina de trocas de agua(uma semanal de 30-40%)... podes cortar e podar as folhas velhas ou mortas.

 

Na pratica... aumentar a manutenção do teu tanque... um dos maiores "segredos"... para manter um aquário plantado... saudável.

 

Vejo tambem muitos peixes nesse aquário... portanto... dificilmente... terás falta de nitratos os fosfatos. Os peixes sujam... a comida não consumida, as folhas velhas... tudo isso significa... nitratos e fosfatos.

 

As resinas... se as vais tirar... é provavel que agora... os niveis de fertilização tenham que ser adaptados à nova realidade. Provavelmente, os niveis de fosfatos e nitratos vão subir... portanto... esperar para ver e observar o impacto da retirada das resinas... fazer alguns testes... e depois então... adaptar a "nova" fertilização.

 

Para mim... isto era luz, co2 e trocas de agua.

O co2 e a luz para estimular o crescimento das plantas... as trocas de agua... para repor e retirar nutrientes... e as fertilizações para manter o aquário equilibrado. Depois... o resto... é limpeza, filtragem... e manutenção.

 

As resinas e a turfa... enfim... isso ficará sempre ao teu critério.

 

Tens excelentes recursos neste aquário(luz quanto baste e co2 pressurizado) que podiam ser mais bem aproveitados... ou se preferires... melhor optimizados.

 

Depois existem flora variada... um layout interessante com uma agradável composição de pedras e troncos.

 

Mas algas... não existem... existem sim... algumas carências nas tuas plantas... mas que podem ser facilmente resolvidas por ti. Conforme já disse... tens recursos para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, não consigo ver nada na foto.

Mas se for uma alga que se vai dividindo como os ramos de uma arvore então é a staghorn e provavelmente é devido a falta de co2 para essa luz toda.

 

Mas se sem as resinas esta a ir ao sitio remove as algas manualmente e espera umas semanas para as plantas se adaptarem.

 

PS: So agora vi a resposta do Canito, segue o que ele diz que por norma ele acerta sempre.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se for uma alga que se vai dividindo como os ramos de uma arvore então é a staghorn e provavelmente é devido a falta de co2 para essa luz toda.

 

É um facto. Pouco co2 para a quantidade de luz que está a ser fornecida.

É por isso que eu digo... que os recursos existem... mas apenas precisam ser optimizados.

 

E depois... é como tu próprio já disses-te... mais luz, mais co2, mais ferts...

... e depois... mais tpa`s... mais manutenção... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai uma actualização.

Depois de feita TPA 40%, limpeza do filtro, limpeza de vidros, reduzir o comprimento da flauta do filtro, uma valente poda(ainda precisa de mais..), e ter retirado 1 saquinho de turfa, só deixei um bocado mesmo.. eis o resultado:

 

ás tais "algas" que tinha na maternidade.. já estão a desaparecer:

img0109tf.th.jpg

 

 

 

Video actual:

 

 

Os green spot's não sei se é impressão minha ou não, mas parece-me que estão a reduzir também..

 

Quanto ás fertilizações ainda tenho que ver bem, ir fazendo os testes..

 

Hoje de manha vi NO3 que estava a 0 se não me engano :/ e PO4 a 0.25...

 

Vamos lá ver o andamento agora :)

 

Obrigado pela ajuda.

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Muito bem... excelente evolução. Bom Trabalho... ;)

O aquário está agora mais limpo, mais saudável... e isso, nota-se no ultimo video.

 

Agora... é manter... atravez de uma tpa semanal... onde deverás sempre perder um pouco de tempo a limpar,podar e/ou "raspar" os vidros. Manter habitos de limpeza... que como já te disse, são fundamentais na manutenção de um aquário plantado.

 

Depois... procurar atravez das fertilizações... manter as plantas saudáveis... e criar condições próprias para o seu crescimento. Estimular o seu desenvolvimento, com co2 e luz quanto baste.

 

De vez em quando, fazer alguns testes... e procurar manter sempre presentes os principais macro nutrientes(potassio,nitratos e fosfatos). Sem eles... as plantas morrem... é uma questão de tempo... e depois as algas atacam.

 

Se os testes que vais fazendo... te indicarem a falta de no3 e po4... então tens de começar a utilizar um fertilizante mais completo... que contenha estes dois nutrientes.

 

Os testes servem para isso mesmo... para tu determinares quais os excessos ou carências das tuas plantas... e no teu caso e segundo os valores que colocas... no3 a zero e po4 a 0,25... existem carências... que terás de corrigar através das fertilizações.

 

Depois... com o passar dos tempos... de algumas semanas... vais começar a obter resultados. Vais começar a colocar os testes de parte... e tu próprio vais estabelecer uma rotina... que manterá o teu aquário equilibrado e saudável.

 

... e a manutenção do aquário... será cada vem mais fácil... e menor. ;)

 

Vai actualizando... para podermos ir registando a evolução. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado por tudo.

 

Já mandei vir kcl e kh2po4 para fertilizar, amanha já devem estar cá :)

 

Quanto a valores o ideal é manter uma relação de 10:1, ou seja 10ppm de NO3 e 1ppm de Fosfatos certo?

E kcl? que quantidade fertilizo?

 

Já agora do flourish mantenho a 2ml por semana, ou aumento a dose?

 

E será melhor ter todos os componentes separados certo? ou justifica ter uma solução NPK?

 

Cumprimentos.

 

esqueci-me de dizer das plantitas xD

 

Já estão melhor. Os greenspots mantêm-se mas com muita pouca evolução até agora. Cada vez reduzem mais.

E já se nota melhoria nas plantas. O musgo já está a rebentar mais, e a cuba também me parece estar a desenvolver mais depressa já.

 

E o NO3 mantêm-se nos 10 ppm, estou a adicionar aprox. 5ppm diários.

 

 

-edit-

 

Pus:

NO3-> 5ppm

PO4 -> 0.9ppm(estavam a 0.25)

K -> 10ppm

 

 

Cumps.

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora bem só para actualizar aqui.

 

 

Fotoperiodo de 9h (12h ás 22h).

Co2 a cerca de 2/3 bolhas/segundo...

 

Valores do dia 20-08-2011 ás 12h:

PH 7 ppm

NO3 1 ppm(Tinha feito TPA ontem ou anteotem.. agora não me lembro lol)

PO4 0.5 ppm

 

Fertilizado de seguida com:

NO3 9.1 ppm

PO4 0.5 ppm

K 18.6 ppm

Flourish 1 ml

 

Limpeza do filtro e consequente TPA feita por volta das 18:30 de 15/20l.

 

Valores do Dia 21-08-2011 ás 00:01

PH 7 ppm

NO3 5 ppm

PO4 0.75 ppm

 

Consumos verificados:

NO3 5.1 ppm

PO4 0.25 ppm

 

Assim vou fertilizar deste modo:

NO3-> 6ppm diários

K-> 5ppm de 3 em 3 dias(será pouco?)

Flourish -> 1ml de 3 em 3 dias

PO4-> consoante a necessidade..

 

Que dizem deste plano?

Objectivo é ter o racio de 5ppm de NO3 para 0.5 ppm de PO4.

 

Amanha em principio ponho aqui um video de como o aquário está.

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, ola

 

Admira-me esses peixes nao darem o nitrato suficiente ao aqua, tenta por o aqua mais natural, tens muitas fertilizaçoes, diminuim a luz e o co2(caso necessario).

Alem disso, muitas algas atacam por causa da Amónia, tenta arranjar o teste quando te aparecerem mais algas.

E lembra-te de uma coisa, as algas nao sao más de todo, pois avisam-te sobre carências ou exessos de certos nutrientes, luz ou co2. Quando elas aparecerem tenta ver causa e depois poem cascudos, ottos ou caracois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem me admiro nao dar nitrato suficiente... mas tambem os guppys ja nao tenho nem metade, que alguns ja os despachei.

o co2 vou reduzir para 1bolha/s.

Ja agora, tenho aqui 3escalares noutro aquario. 1deles(da especie diferente) é agressivo mas os outros nao. será que esses dois se os meter no aquario principal nao me vao atacar os outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais