CO2 Primeira Experiência ( COM FOTOS )


PaNcRoNi

Recommended Posts

Bem venho partilhar a minha experiência com CO2 e queria esclarecer umas dúvidas. Se alguém poder ajudar agradecia. . .

 

Vista Geral:

 

CO2Conjunto.jpg

 

Aproximando:

 

saidaCO22.jpg

CO2.jpg

 

Os pormenores e as dúvidas:

 

CO2pormenor.jpg

CO2pormenor2.jpg

saidaCO2.jpg

 

Toda a receita foi preparada tá e qual o artigo que se encontra no link abaixo:

 

http://www.aquariomania.com.br/phpBB2/cms_...8e6ccf4a9e542eb

 

Após seguir todas a instruções, deixa como diz no final: "Quando a produção de CO2 estiver forte, o que deve levar no mínimo 1h., coloque a tampa que você preparou, conecte uma ponta do tubo plástico ao pedaço de tubo que sai da garrafa e a outra a pedra porosa. Introduza a pedra no aquário."

 

Apesar e estar igualzinho no que toca a preparação, passado uma hora a minha garrafa ficou como viram nas imagens acima e na verdade deveria ficar assim:

 

DSC02333.JPG

 

Este é o primeiro problema que enfrentei e não vejo nenhuma solução, apenas posso voltr a mecher a água mas estou com medo de estragar a mistura que fiz.

 

Quanto à parte: "Se tudo correr bem, essa solução deverá produzir CO2 a uma taxa relativamente constante por no mínimo 10 dias, após as quais terá que ser substituída por uma nova."

 

A minha pedra não está a fazer bolhas e a minha mangueira começou a sugar água que posso fazer para resolver estes problemas??

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!! não desesperes pois quando eu fiz o meu CO2 pela primeira vez as coisas ta,bém não correram bem.

 

1- A tua mistura simplesmente não está bem misturada. Quando adicionas a água ao acúçar, às leveduras e ao bicabornato de sódio, tens que mistura tudo muito bem. Agita a garrafa!! Para te ajudar na dissolução dos ingredientes deves usar água morna e depois agitas. No final vais ter uma mistura tal como estava na figura por onde te estavas a seguir. Por isso faz uma nova mistura mas com água morna!!!

 

2 - No início é normal que suba um pouco de água pelo tubo. A razão disso é simplesmente um equilibrio de pressões por isso não te assustes, porque quando o CO2 se começar a formar, essa água é expulsa do tubo.

 

3 - Depois da mistura feita (vai depender das quantidades de ingredinetes que usaste) em média demora 1 hora a ser produzido o CO2. Por isso não fiques à espera que se façam bollhas logo no início. Acontece que se depois de uma hora mais ou menos essa água que estava no tubo não desaparecer então deves colocar a hipótese da garrafa não estar bem fechada. É que não basta selares a saída do tubo na tampa, tens que selar também a tampa e para mim, essa é a parte mais dificil. Eu neste momento estou a usar um fraco tipo...fraco de compota (eu sei que é muito pequeno) porque tem na tampa uma coisa que ajuda a selar, mas quando usava uma garrafa igual à tua, para selar a tampa, usava uma fita, tipo fita cola, mas mais forte e mais maleável. Hà quem use silicone, mas isso implica usares uma nova garrafa cada vez que a anterior se acabar.

 

4- Quando à posição da garrafa está tudo bem!! Eu acho apenas que ela deveria estar no escuro por uso usa papel de alumino :).

 

5- Quando à posição da pedra difusora, também me parece bem. Deves apenas controlar o pH pois este tende a cair rapidamente. Assim, vais baixando ou subindo a pedra consoante o pH que querias. Quanto mais no fundo estiver a pedra mais CO2 se vai difundir na água e como tal maior será a "queda" do pH.

 

Boa sorte e vai dando notícias :D

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pedra não está a fazer bolhas e a minha mangueira começou a sugar água que posso fazer para resolver estes problemas??

Nelson Ferreira

 

Olá,

não sou nenhum expert neste campo(comecei esta semana :D ), mas vamos lá ver, se a tua mangueira começou a sugar àgua é porque a garrafa da mistura está abaixo do nivel de àgua do aquário, para isso tens de colocar no tubo uma válvula anti-retorno para que a àgua não retorne. A tua pedra não está a fazer bolhas... fizeste algo mal :) , diz exactamente o que utilizas-te para fazer a mistura, é que isso não tem ciência nenhuma e nunca falha nas proporções correctas.

Dá uma vista de olhos neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0394&highlight=

 

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens que conseguir que isso fique mais bem misturado. Pronto isso, e se não tiveres fugas (não deves ter grandes fugas senão a água não subia pelo tubo) então a coisa começa a bombar.

Para melhorar a capacidade de dissolução podes preparar um tacho de àgua quente (não a ferver) e ir colocando a garrafa em banho-maria e mexendo sucessivamente até que esteja tudo bem dissolvido.

BTW: O que é que usaste como fermento biológico?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já agradeço por terem respondido.

 

Hoje fui tratar de comprar o,

 

9710.jpg

 

Agora vou misturar um pouco melhor a solução e colocar amanhã de manhã a funcionar.

 

A recrita que segui:

 

"Dissolva 2 copos (de 200ml) e meio de açúcar em 1 litro de água sem cloro (se você amornar um pouco a água a dissolução é mais rápida). Dissolva 1 colher de sopa bem cheia de fermento biológico (ou um tablete de 15g), do tipo usado para massa de pão, em um copo de água sem cloro. Misture as duas soluções e acrescente meia colher de chá de bicarbonato de sódio."

 

Esta parte:

 

"Encha a garrafa com a solução final e se necessário acrescente água sem cloro até o nível alcançar no máximo 10cm abaixo da tampa "

 

Eu acho ke estragou um pouco a solução final, tanto que no exemplo deles tem menos em relação à minha mistura final.

 

Se amanhã não conseguir grandes resultados, vou volcar a fazer a receita pois hoje já comprei mais fermento biológico, pelo link que mencionaram.

 

Obrigado mais uma vez,

 

Amanhã dou noticias,

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, tenta primeiro sem a válvula e só depois com ela. As válvulas necessitam de uma determinada pressão para serem vencidas, mesmo no sentido da passagem. Garante primeiro que a mistura funciona e depois então coloca-a.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu e o CO2, o CO2 e eu. . .

 

Não nos estamos a dar bem :wink:

 

Hoje preparei a receita que se encontra no link:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0394&highlight=

 

Não sei porque, já está há 1 hora e tal e bolhas, nem velas.

 

Bem para uma melhor análise vou colocar aqui o fermento que utilizei, sendo este o único "ingrediente" que pode estar mal.

 

fermento.jpg

 

Este fermento adquiri numa loja de produtos naturais no colombo.

 

Quanto à mistura, correu tudo muito bem, encontra-se tudo disolvido e as medidas são exactamente as que estão no link mencionado antes.

 

A garrafa de CO2 (agora):

 

garrafaCO2.jpg

 

Existem certas partes da mangueira que contêm água, não sei se será um problema, mas segundo sei o gáz emporaria essa dita água.

 

Aqui vai também a foto do aquário (pouco relevante, mas quem sabe o problema venha daí):

 

aquario30-01-05.jpg

 

Estou mesmo a entrar em paranóia com a injecção de CO2. Não vejo qualquer anómalia.

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter fugas na ligação da garrafa ao tubo, é o problema de quase toda a malta. Não conheço esse fermento, nem entendo alemão ou seja qual for a lingua em que está escrito, mas as palavras chave "Levedura natural" e "BIO" fazem-me crer que deveria funcionar. Eu uso Fermipan e funciona às mil maravilhas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter fugas na ligação da garrafa ao tubo, é o problema de quase toda a malta. Não conheço esse fermento, nem entendo alemão ou seja qual for a lingua em que está escrito, mas as palavras chave "Levedura natural" e "BIO" fazem-me crer que deveria funcionar. Eu uso Fermipan e funciona às mil maravilhas.

 

Abraço,

Pedro

 

Não me parece, pois quando aperto a garrafa ela liberta bolhas e o nci retorno é de água. Não sei mesmo que solução tenho :S , visto que já voltei a fazer a mistura pouco mais posso fazer. . .

 

Cumps,

 

NF

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson.

 

É como diz o Pedro.

 

:roll: Para eliminar as dúvidas arranja Fermipan. É o que a malta toda usa e todos dão-se bem com ele.

 

:roll: Quase de certeza tens prolemas de fuga. É o mais díficil de resolver ao início quando montamos o " sistema Hi-Tech" do CO2 caseiro. Por tentativas e erros, cheguei à conclusão que para evitar fugas na junção tubo-tampa da garrafa o melhor é usar um adaptador tipo isto: http://fish.orbust.net/carbondioxide.html ( foi deste site que o Governa tirou a sua receita maravilha de CO2 caseiro). Senão conseguires arranjar uma coisa destas, arranja algo que tenha uma finalidade parecida com essa ( eu uso aquelas junções verdes que se vendem no Contiente juntamente com as pedras difusoras e tubos, que dão para ligar vários tubos). Isto porque o tubo só por si só ligado à tampa causa quase sempre fuga senão for muito bem isolado com cola quente ou silicone, pois o tubo é maleável e mais tarde ou mais cedo, com os movimentos, a cola vai-se descolar do tubo e provocar fugas. Isto senão for logo no início...

 

:wink: Para teres certeza que a cola faz o seu trabalho, faz as colagens e isolamentos num dia e deixa a secar para o outro dia para que esta fique bem rija e faça a sua função.

 

:wink: Por última tenta sempre que os solutos se dissolvem bem na água para não ficares com açúcar ou fermento no fundo da garrafa. Shake shake shake!

 

:? com o frio que anda aí, é natural que a fermentação demore mais a ocorrer, mas se tudo estiver bem isolado e com as proporções mais ou menos certas, terás CO2 a sair pela pedra em algumas horas.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela participação FazTeAoMar.

 

Pelo que vejo quando aperto a minha garrafa nada transparece que tenha alguma fuga, pois tenho plasticina de um lado e cola isoladora do lado de dentro.

 

Quanto ao fermento "Fermipan", onde o posso adquirir?

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

venho finalizar este post, com esta foto, que descreve tudo o que puderia ser dito:

 

CO2pedra.jpg

 

Com o Ferminpan funcionou como voces disseram.

 

Claro que sem a vossa ajuda não seria tal coisa possivel.

 

Por isso agradeço aos user's:

 

Wooddy Weaver

Alexandre Rodrigues

Pedro Borges

FazTeAoMar

Dick Dastardly

 

Mais uma vez OBRIGADO...

 

Os melhores cumprimentos,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Dois sacos??????? Milus nem um inteiro é necessário, para a receita tradicional de garrafa com 1,5 litros basta uma pequena quantidade equivalente á tampa dessa mesma garrafa. Lembra-te que quanto mais levedura utilizares mais depressa se esgotará a reserva de açucar, claro que terás uma maior produção de co2 mas durar-te-á menos tempo.

 

Cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco só estava a perguntar, porque estou prestes a exprimentar o CO2 caseiro e queria saber as dosagens. Uma tampa da garrafa com fermento chega para uma colher de chá de bicarbonato e meio copo de açucar é isso?

 

Abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi. sim é isso para essa capacidade 1.5 L. Eu por acaso não tenho necessidade de usar o bicarbonato e ainda assim dura-me para aí 3 a 4 semanas. Agora tenho feito num garrafão de 5 Litros para a mesma duração faço 2 tampas de garrafa de fermento, e 2 copos de 20 cl de açucar. impecável.

 

Cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a referir que apenas com fermento Fermipan consegui obter a fermentação para o CO2.

 

Pois apenas o fermento de pão, e não de bolos como tinha antes experimentadom faz a fermentação ideal para o CO2.

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, comecei há pouco tempo a fazer injecção de CO2 no meu aquário (porque tenho a água alcalina e o CO2 ajuda-me a manter o Ph neutro) mas reparei que junto da pedra difusora surge uma espécie de "teia de aranha gelatinosa". Não sei o que é e tenho medo que possa ser perigosa para os peixes (só tenho neons e ottocinclus). Alguém sabe do que se trata?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Olá, comecei há pouco tempo a fazer injecção de CO2 no meu aquário (porque tenho a água alcalina e o CO2 ajuda-me a manter o Ph neutro) mas reparei que junto da pedra difusora surge uma espécie de "teia de aranha gelatinosa". Não sei o que é e tenho medo que possa ser perigosa para os peixes (só tenho neons e ottocinclus). Alguém sabe do que se trata?

 

Isso são os fungos estabelecendo em novos "ares".

Não é perigoso para os peixes, alguns até gostam disso porque é nutritivo(Limpa vidros, camarões, Pomaceas são exemplos de seres vivos que gostam disso). Para eliminares basta passares a pedra difusora por água corrente banana rock

 

Abraços!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais