Oh No ! Not another iwagumi


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas. Já há algum tempo sem cá vir gostava que me ajudassem neste meu novo projecto. É verdade, mais um iwagumi, direis vós pfff ! Mas é o meu primeiro iwagumi e pronto. Procuro simplicidade e estética agradável para olhar da minha secretária de trabalho...Fácil de manter, claro. É possível ?

 

Como muitos já sabem estes projectos demoram sempre mais tempo que o previsto pois falta sempre alguma coisa. Fui juntando o material ao longo dos últimos meses mas agora estou quase quase a arrancar....Vou fazer aqui uma lista dos materais que já disponho e as dúvidas que subsitem:

 

1) Aquário 79 x 39 x 40 cm ( C X L X A) em vidro extra claro + Móvel Natural Aquário à medida

 

2) 5-6 pedras Dragon: são de tamanho uniforme; precisava de umas mais pequenas e outras maiores - vamos ver o que consigo; aquilo dá para partir ?

 

3) Filtro Eheim 2075: com biomech pro, substrato pro lâ mineral mechpro - concordam com esta combinação ?

 

4) Calha de iluminação 3 x 39 w com 6500 K com 1 m !( sei que é grande para o comprimento mas para já vou arrancar com esta e depois talvez compre a Arcadia OT2 4 x 24 w de 80 cm)

 

5) Substrato fértil: 5 L de Elos Bottom Mineral + Humus (Prodac)- too much or too little ?

 

6) Substrato "inerte": aqui ainda estou em falta ...tenho apenas 8 L de Akadam Pro que não é suficiente. Preciso ai de uns 16 L...tenho pensado em comprar ADA ou Elos. Não sei se vale a pena comprar o "small ". O Elos Terra fica mais caro ( 6 €/L) que o ADA (3,6 €/L). Nos ADA fica a dúvida entre o Amazónia e o Malaya: acho que o segundo garante um pH mais baixo e àgua mais macia durante mais tempo. Qual escolher ? Querendo fazer um iwagumi simples decidi não colcar um segundo tipo de substrato como areia à frente.

 

7) Co2 pressurizado com valvula solenoide e difusor Elos AT-20 ( talvez um pouco grande para este aqua...)..tenho o tubo transparente mas preciso de ventosas transparentes ( as da Elos são muito caras). - onde arranjar ?

 

8 ) Aquecedor/termostáto externo Hydor 200 w

 

9) Lily pipes 17 mm PM inflow /outflow ( já tenho) + mangueiras transparentes de material de boa qualidade não muito rígidas para ser fácil removê-las dos lily pipes (sempre um momento crítico!) - onde arranjar ?

 

10) Pelicula electrostática para "colar" no vidro traseiro do aquário..dar um aspecto semitransparente/translúcido ( a parede atrás é branca)

 

11) Plantas: E.parvula ( tapete), Blyxa e Staurogyne....tenho ainda Pogostemon Helferi para talvez uns apontamentos. Será demais ? tenho ainda muita Riccia fluitans e musgo Vesicularia dubyana mas receio usá-los...já vi muitos layouts com eles mas questiono a sua sustentabilidade e manutenção. Opiniões ?

 

12) Fauna.... ?

Vou ter de passar para este aquário os seguintes: 2 Iriantherina werneri, 6 Celestichthys Margaritatus (Microrasbora galaxy), um otocinclus e um SAE pequenino muitos Red cherries e talvez 3 Trichopsis pumili...talvez os venda depois

O que gostaria mesmo era de um pequeno cardume: 10-12 Hemigrammus rodwayi ou Cardinais pequenos

Arranjar muitos Caridina multidentata

Mais otos ? Aspidora pauciradiatus ?

 

13) O que me falta então:

1º mais tempo

2º mais dinheiro...trocar a calha..

3º alguma inspiração para não cair num cliché....

O vosso feedback / opiniões

 

Vou tentar colocar fotos do material e um estudo das pedras para ser mais fácil visualizar o projecto...

 

Desde já agradeço a vossa paciência para ler isto tudo e gostava mesmo de ler os vosso conselhos.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1) Aquário 79 x 39 x 40 cm ( C X L X A) em vidro extra claro + Móvel Natural Aquário à medida

 

Bom investimento ;)

 

2) 5-6 pedras Dragon: são de tamanho uniforme; precisava de umas mais pequenas e outras maiores - vamos ver o que consigo; aquilo dá para partir ?

 

Dá...lasca-se com facilidade... mas cuidado... nem sempre consegues partir pelo ângulo que pretendes.

 

3) Filtro Eheim 2075: com biomech pro, substrato pro lâ mineral mechpro - concordam com esta combinação ?

 

São bons materiais de filtração. Numa fase inicial alguma resina ou carvão podem ser úteis, especialmente num aquário com pouca matéria vegetal para consumir nutrientes.

 

4) Calha de iluminação 3 x 39 w com 6500 K com 1 m !( sei que é grande para o comprimento mas para já vou arrancar com esta e depois talvez compre a Arcadia OT2 4 x 24 w de 80 cm)

 

4*24W sem duvida. Até podes optar por uma de 60 cm e suspende-la.

 

5) Substrato fértil: 5 L de Elos Bottom Mineral + Humus (Prodac)- too much or too little ?

 

E porque não apenas materiais Elos? Ou ADA? Eu gostei também do Tropica.

 

6) Substrato "inerte": aqui ainda estou em falta ...tenho apenas 8 L de Akadam Pro que não é suficiente. Preciso ai de uns 16 L...tenho pensado em comprar ADA ou Elos. Não sei se vale a pena comprar o "small ". O Elos Terra fica mais caro ( 6 €/L) que o ADA (3,6 €/L). Nos ADA fica a dúvida entre o Amazónia e o Malaya: acho que o segundo garante um pH mais baixo e àgua mais macia durante mais tempo. Qual escolher ? Querendo fazer um iwagumi simples decidi não colcar um segundo tipo de substrato como areia à frente.

 

ADA Amazonia II. Melhor relação qualidade/preço/durabilidade.

 

7) Co2 pressurizado com valvula solenoide e difusor Elos AT-20 ( talvez um pouco grande para este aqua...)..tenho o tubo transparente mas preciso de ventosas transparentes ( as da Elos são muito caras). - onde arranjar ?

 

Ebay.

 

8 ) Aquecedor/termostáto externo Hydor 200 w

 

:thumbup3:

 

9) Lily pipes 17 mm PM inflow /outflow ( já tenho) + mangueiras transparentes de material de boa qualidade não muito rígidas para ser fácil removê-las dos lily pipes (sempre um momento crítico!) - onde arranjar ?

 

Compras numa loja de rega, ou no AKI. Pede tubo tipo "crisal". Ou então a ADA tem mangueiras apropriadas.

 

10) Pelicula electrostática para "colar" no vidro traseiro do aquário..dar um aspecto semitransparente/translúcido ( a parede atrás é branca)

 

Ideia interessante ;)

 

11) Plantas: E.parvula ( tapete), Blyxa e Staurogyne....tenho ainda Pogostemon Helferi para talvez uns apontamentos. Será demais ? tenho ainda muita Riccia fluitans e musgo Vesicularia dubyana mas receio usá-los...já vi muitos layouts com eles mas questiono a sua sustentabilidade e manutenção. Opiniões ?

 

Não gosto de P.helferi nem Staurogune em iwagumis. Além disso a eleocharis iria acabar por as tapar. Eu optava apenas por plantas tipo "erva". A riccia é um pau de dois bicos. É bonita mas começa a crescer entre a erva e asfixia as restantes plantas.

 

12) Fauna.... ?

Vou ter de passar para este aquário os seguintes: 2 Iriantherina werneri, 6 Celestichthys Margaritatus (Microrasbora galaxy), um otocinclus e um SAE pequenino muitos Red cherries e talvez 3 Trichopsis pumili...talvez os venda depois

O que gostaria mesmo era de um pequeno cardume: 10-12 Hemigrammus rodwayi ou Cardinais pequenos

Arranjar muitos Caridina multidentata

Mais otos ? Aspidora pauciradiatus ?

 

Apenas uma ou duas espécies. Misturada fica sempre feio nas fotos :grouphug:

 

13) O que me falta então:

1º mais tempo

2º mais dinheiro...trocar a calha..

3º alguma inspiração para não cair num cliché....

O vosso feedback / opiniões

 

Falta a parte mais divertida. O hardscape!

Consulta aqui para tirar ideias ;)

 

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado ao Diogo pelas dicas.

 

Em relação ao substarto na verdade como fui arranjando tudo aos poucos já cá tinha o Bottom mineral e queria agora comprar o inerte mas o Elos Terra fica ao dobro do preço do ADA e não sei se justifica. Entretanto como queria ver se arrancava com a montagem neste fim de semana quando vi a tua resposta já tinha encomendado o Aqua Soil Malaya ( 9 l normal + 9 L powder). Fi-lo porque vi alguns comparativos em que mostrava manter o pH mais baixo e não liberta NH4 o que poderá ser um problema na fase inicial do Amazónia. A ADA aconselha-o em particular para Eleocharis e Blyxas. Uma vantagem do Amazónia seria a sua coloração mais escura que contrasta com as pedras. Mas sei que poderá haver outras vantagens e que a escolha é discutível.

 

Em substrato fértil tenho os 5 L de Elos Bottom Mineral mas também estava a pensar juntar uma emabalagem de Humus (Prodac).Será necessário / desaconselhável ?

 

Em relação á calha vou arrancar mesmo com 3 x 39 w com 6500 K com 1 m !. Mais tarde se o FMI deixar compro a Arcadia OT2 4 x 24 w de 80 cm que é muito baixa e esteticamente atraente. No sítio onde fica o aquário não consigo por uma calha suspensa como uma HQI que seria outra alternativa.

 

Em relação às ventosas transparentes podes indicar-me algum link de confiança no ebay ?

 

Quanto às mangueiras sei que arranjo tubo cristal no Aki mas parece-me muito mais grosso e menos maleável que as mangueiras originais da Eheim pelo que procurava algo transparente com as mesmas propriedades. Não conheço as da ADA ( mas o preço !)

 

Em relação às plantas é uma tentação até porque já tenho estas plantas todas da minha montagem de 54 L que vou desmantelar...

(Blyxas, P.helferi, Staurogyne, Ludwigia arcuata, Prosepinaca palustris "cuba", Rotala rotundifolia, musgo Vesicularia dubyana e Riccia). Sei que as plantas de caule estão fora de questão ...vamos ver se consigo resistir às outras.

 

Com a fauna tenho um problema parecido . Numa fase inicial vou ter uma salgalhada de espécies e depois vou pensar em arranjar-lhe dono. No fim vou tentar arranjar um pequeno cardume ou no máximo duas espécies.

 

Por fim em relação à parte mais divertida ( hardscape!)mais uma vez obrigado pelo link. Já tinha visto algo semelhante no blog xylema que é a tradução destes tópicos para "brasileiro". Ainda não decidi quais vão ser as minha Oyaishi, Fukuishi ou Soeishi's mas como disse não disponho de grande variedade eacho melhor não me por lascar as pedras.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

A minha modesta opinião...

Parece-me que isso vai ter boas pernas para correr! Estas a pensar tudo com calma e isso é meio caminho andando para o sucesso.

- Relativamente a misturares o humus com o elos. Acho que cada vez mais andamos piquinhas com as coisas. Isso na sua essencia é "a mesma coisa". Não falo literalmente, mas falando em "plantês" são nutrientes disponiveis para serem assimilados. Não vejo onde possas ter problemas.

- Opinião e experiencia pessoal...vai com calma com essa luz toda. Inicia só com 2*39W deixa a coisa correr, estabilizar e progredir e dp se quiseres aumentas aos poucos.

 

De resto pareceme tudo bem...partilho da opinião do Diogo queres montar um igwami limita o nr de espécies de fauna e flora....e especificamente em relação à fauna dá preferencia a especies que tenham tendencia a andar sempre em cardume.

 

Abraço e vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às ventosas transparentes podes indicar-me algum link de confiança no ebay ?

 

Desde que tenha mais de 98% de feedback positivo, será à partida de confiança. A aquaticmagic é um bom vendedor, embora seja ligeiramente mais caro que os restantes.

 

Depois posta coisas ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tendo já avançado mais um pouco neste projecto vou postar aqui as primeiras experiências.

 

Estas são fotos iniciais do hardscape em que se procurou trabalhar as pedras eu tinha. Tive o privilégio de poder contar com a ajuda do amigo Manu33 que todos conhecem ( Aquarella project) que foi incansável e a quem queria aqui publicamente agradecer.

 

Aqui colocou-se uma embalagem de Humus.

2011_05070004.jpg

 

Em seguida o Elos Bottom Mineral.

2011_05070006.jpg

 

Depois criaram-se uns "chouriços" para elevar o substrato para fazer a colina.

2011_05070008.jpg

 

2011_05070009.jpg

 

Aqui introduziram-se as Dragon stone:

2011_05070010.jpg

 

2011_05070011.jpg

 

Depois foi a vez do substrato inerte:

2011_05070012.jpg

 

2011_05070013.jpg

 

2011_05070014.jpg

 

Fase final já com a cobertura com Aqua Soil Powder:

2011_05070015.jpg

 

2011_05070016.jpg

 

A fase seguinte será a plantação da E. parvula e pelo menos Blyxa no meio da pedras principais.

 

Comentários e sugestões ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Trabalho.

Obrigado por partilhares a tua montagem e fotos.

 

As pedras... não consigo perceber bem essa pedra "diferente" de todas as outras. Estou a falar da pedra mais encostada ao vidro da frente. Ao seu lado, encontra-se uma pedra "demasiado" pequena.

 

Aguardo mais actualizações... falta o trabalho de "jardineiro"... :P

 

Os iwagumis mais bonitos... são sempre os mais simples... :P

 

Força !!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

 

Obrigado canito pelo reforço positivo. De facto ao que me falta são mais pedras para trabalhar a parte direita.

 

Ainda com muitas dúvidas em relação ao plantio resolvi fazer um esquema de como imaginei o cenário.

 

iwaproject1.jpg

 

Eleocharis parvula ao fundo , Blyxas japonicas no meio das pedras e...glosso ? HC ? na vertente frontal ?

 

Que acham ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Acabei por plantar com aquilo que tinha: Eleocharis parvula,Blyxa japonica e Staurogyne sp. Mais uma vez pude contar com a preciosa ajuda e conselhos do Manu33, que foi incansável como habitualmente cheers .

 

Aqui ficam umas imagens do 1º dia de existência :

 

2011_05150003_1.jpg

 

2011_05150002_1.jpg

 

2011_05150005_1.jpg

 

Não vejo a hora de por os camarões a pastar na pradaria...

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom! tem tudo para sair dai um igwami espetacular.

 

Apenas um conselho, camarões coloca apenas qd o tapete fechar, senão vai perder os desniveis do layout...é certinho!

 

Abraço e continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

Que promete lá isso promete, muito bonito o Layout.

E que tal uma actualizaçao com umas fotos para a malta ver como esta a evoluçao desse menino!

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário promete e a tua dedicação a postares tudo aqui no forum é optima.

Acho que talvez até possas mesmo em usar o musgo que tens e meter em algumas pedras mas eu metia pouco e não muito.

Para fauna apostava sem duvida em camarões mas como o pajo disse só depois de o tapete crescer. Depois talvez uns nariz de bebados e uns neons. Podes também por plecos talvez uns dois L187 que até podes aranjar na fixexotic e aconselho e já os vi são muito loucos. Camarões só uma ou duas especies como disseram acima talvez uns Red Cherry e uns CRs.

Gostava que alguem fizesse uma explicação para os membros e para mim (até porque eu não percebo muito bem) do que é um aquário Iwagumi?

Eu gostava de fazer uma pergunta a qualquer membro talvez o canito me possa ajudar nesta hehe

Que planta é que eu posso usar para fazer um tapete baixo e raso. Eu gosto muito da parvula mas fica muito grande e alta para o que eu pertendo, talvez algum musgo? o que pretendia era mesmo uma planta.

 

Abraço e Cumprimentos

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto novamente.

Fauna que escolheria : rodwayi em grande numero(20 talvez), Dicrossus filamentosus e 2 SAE / caridina japonica .

Continua

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos pelas sugestões e incentivos

 

...

Gostava que alguem fizesse uma explicação para os membros e para mim (até porque eu não percebo muito bem) do que é um aquário Iwagumi?

 

Que planta é que eu posso usar para fazer um tapete baixo e raso. Eu gosto muito da parvula mas fica muito grande e alta para o que eu pertendo, talvez algum musgo? o que pretendia era mesmo uma planta.

...

 

"O Iwagumi, grosso modo, é um conjunto de pedras organizados segundo alguns princípios estéticos, este conjunto tem por fim criar uma atmosfera equilibrada, as vezes dramática, que acrescente valor a composição do layout. Como vários outros aspectos do Nature Aquarium, o Iwagumi é baseado na observação da natureza, onde cada elemento respeita as leis naturais que compõem qualquer paisagem em qualquer lugar do mundo. "

 

Retirado de um exclente tópico no blog Xylema que recomendo a todos os que gostam de aquapaisagismo.

 

Em relação a plantas de tapete raso há muitos bons resultados com a riccia e a Hemianthus calitrichoides "cuba", desde que tenha iluminação para isso e a tesoura afiada. Há outras opções como a Glossostigma elatinoides.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz um iwagumi com uma colina mas o aquário estava partido :(

 

 

Pois eu tinha me esquecido da HC Cuba talvez funcione faça para o que eu quero.

 

Um abraço e boa sorte

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá :)

 

Tapete quase a fechar. Hoje mudei para lá a fauna...finalmente?

 

Aqui fica uma foto para recordar

 

iwa03072011_2_small.jpg

(podem clicar na foto para ver maior)

 

Acho que vou optar por manter um cardume de Iritherina werneri, devido à sua graciosidade e tolerância de gamas de pH (5.5-7.5) e talvez também um grupo de Microrasboras galaxy ( embora para estes o pH não seja o mais indicado). Como este aquário é dedicado a peixe Asiáticos ( o outro que tenho de 300 L é um amazónico)...estava a pensar chamar a este aquário Myanmar, em homenagem ao local onde foram descoberto os galaxy, que só foram introduzidos na aquariofilia bem recentemente ( 2006, acho).

 

Que acham da ideia ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

Tapete quase a fechar. Hoje mudei para lá a fauna...finalmente?

 

Aqui fica uma foto para recordar

 

iwa03072011_2_small.jpg

(podem clicar na foto para ver maior)

 

Acho que vou optar por manter um cardume de Iritherina werneri, devido à sua graciosidade e tolerância de gamas de pH (5.5-7.5) e talvez também um grupo de Microrasboras galaxy ( embora para estes o pH não seja o mais indicado). Como este aquário é dedicado a peixe Asiáticos ( o outro que tenho de 300 L é um amazónico)...estava a pensar chamar a este aquário Myanmar, em homenagem ao local onde foram descoberto os galaxy, que só foram introduzidos na aquariofilia bem recentemente ( 2006, acho).

 

Que acham da ideia ?

 

 

Está brutal o aquário! Esse tapete de parvula está muito bom mesmo. É por isso que eu tanto adoro esta planta... fácil e eficaz!

Sinceramente acho que te ficavam a matar aí os Iritherina werneri :P Mas isto sou eu que adoro aquela espécie xD

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.