Olha outro!!!


AnCar

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Antes de tudo chamo-me António e sou de Aveiro.

O inicio neste meu novo passatempo foi por imposição, a minha filha, de 3 anos já andava há uns meses largos a chatear porque queria uns peixitos. Certo dia, depois de um passeio, lá chegamos a casa, e para seu gaudio, lá tinha a mãe presenteado-a com um aquario e dois peixitos, vermelhos. Bem, desculpem a estória mas é necessária só para explicar, que para alem de ter sido impingido, passei, sem voto na matéria, a ser o reponsavel e responsabilizado, pelo seu cuidado, desenvolvimento e mais que tudo pela tentativa, infortuita, de levar os peixitos à vida adulta...

Pois, que grande falhanço...

Pus-me a pesquizar e aqui estou. Pela pesquisa, maioritária aqui neste forum (ao qual felicito e tambem aos seus intervenientes), descobri:

1º o aquário de 8L não é o indicado para quem começa

2º colocar os peixes logo no 1º dia é sentença de morte para os coitados.

De qualquer das formas, e embora sem os ditos peixitos vermelhos, o aquario aqui continua, e a desistencia não é opção, se bem que a curiosidade pela aquariofilia sempre esteve aqui.

Passados 15 dias do inicio da jornada, montar aquario, desmontar aquario, comprar uma coisa ali e outra acolá, consegui um layout que achei satisfatório, para mim, as criticas deixo para voces.

 

img1525q.jpg

 

Neste momento estou a fazer o ciclo de azoto, iniciado há uma semena, há cerca de 5 dias a água ficou turva!!!???

Os testes à água dão-me os seguites resultados:

NO3 e NO2: -

GH: 6º

KH: 3º

pH: 6.8-7.2

(Os testes são de fita da SERA)

 

As minhas questões começam aqui... Não é do peixito a colocar, porque, e embora seja o responsavel, nisto não tenho voto na matéria, vai ter que ser um beta.

Gostaria é de saber se posso meter outros seres vivos, como p.e. caracois (pelo menos um), ou camarões....

Outra coisa que gostaria de saber é se, com este tamanho de aquario, posso meter mais verde, até que ia gostar dumas ervitas para os camarões...

 

Bem, para não me alongar mais

 

Cumprimentos,

 

António

Editado por AnCar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O inicio neste meu novo passatempo foi por imposição, a minha filha, de 3 anos já andava há uns meses largos a chatear porque queria uns peixitos. Certo dia, depois de um passeio, lá chegamos a casa, e para seu gaudio, lá tinha a mãe presenteado-a com um aquario e dois peixitos, vermelhos. Bem, desculpem a estória mas é necessária só para explicar, que para alem de ter sido impingido, passei, sem voto na matéria, a ser o reponsavel e responsabilizado, pelo seu cuidado, desenvolvimento e mais que tudo pela tentativa, infortuita, de levar os peixitos à vida adulta...

Pois, que grande falhanço...

Pus-me a pesquizar e aqui estou. Pela pesquisa, maioritária aqui neste forum (ao qual felicito e tambem aos seus intervenientes), descobri:

1º o aquário de 8L não é o indicado para quem começa

2º colocar os peixes logo no 1º dia é sentença de morte para os coitados.

Um caso triste igual a tantos outros infelizmente e que persistem em continuar a acontecer, mesmo estando nós na Era da Informação.

 

De qualquer das formas, e embora sem os ditos peixitos vermelhos, o aquario aqui continua, e a desistencia não é opção, se bem que a curiosidade pela aquariofilia sempre esteve aqui.

Passados 15 dias do inicio da jornada, montar aquario, desmontar aquario, comprar uma coisa ali e outra acolá, consegui um layout que achei satisfatório, para mim, as criticas deixo para voces.

Penso que fazes bem em não desistir, é algo fascinante quando começas a ver o que realmente a aquariofilia é. Neste momento, ainda estás totalmente verde, como se ve pelo aquário, vai explorando o forum para veres o que são aquários de verdade.

 

 

Neste momento estou a fazer o ciclo de azoto, iniciado há uma semena, há cerca de 5 dias a água ficou turva!!!???

Os testes à água dão-me os seguites resultados:

NO3 e NO2: -

GH: 6º

KH: 3º

pH: 6.8-7.2

(Os testes são de fita da SERA)

Não tens experiencia suficiente para equilibrar um aquario desse tamanho, além de que mesmo com experiencia os resultados serão insatisfatorios com diversa fauna. A água está turva por vários motivos, um dos quais deve-se ao ciclo. Esse aquario na minha opiniao é pequeno demais para investir nele, não vale a pena, é perda de dinheiro. Mas se queres continuar, penso que fizeste bem em optar por bettas, camarões e gastropodes (o termo caracol nao deve ser aplicado leviana e incorrectamente como muitas vezes se faz), usa o termo molusco, gastrópode, ou o nome arcaico univalve é mais correcto e sem falhas. Continuo, um aquário de 8L não é apto à maioria dos camarões nem a boa parte dos moluscos.

 

As minhas questões começam aqui... Não é do peixito a colocar, porque, e embora seja o responsavel, nisto não tenho voto na matéria, vai ter que ser um beta.

Gostaria é de saber se posso meter outros seres vivos, como p.e. caracois (pelo menos um), ou camarões....

não é boa ideia misturar betas com camarões...

 

Outra coisa que gostaria de saber é se, com este tamanho de aquario, posso meter mais verde, até que ia gostar dumas ervitas para os camarões...

para teres plantas, precisas de dar atenção à iluminação primeiro e depois ou fazes TPAs ou fertilização. O resto do que necessitas de saber, virá depois.

 

 

a minha recomendação para quem é totalmente iniciado é: comprar um aquário maior, usar filtro de cascata ou externo, esquecer coisas plasticas (barcos, etc), comprar plantas verdadeiras, comprar um areão que seja monocromático. misturar peixes com moluscos e evitar misturas de crustáceos com peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Desde já agradeço os comentários, e após ponderar sobre o assunto vou ficar por enquanto apenas com verde, a ver se me aguento... que isto sem duvida demora tempo, mas estou a gostar.

Hoje comprei testes de gotas para ver como ia o ciclo, e tambem pela coriosidade de ver como ele se desenvolve,

 

NH3:5mg/l

NO2:0

NO3:25mg/l (pela 1ª vez deu >0)

 

bem pelo menos já sei que alguma coisa está a acontecer. E está a acontecer o esperado? ou nem por isso?

Já agora, o nitrato é consumido pelo plantado?

 

 

Em relação ao plantado, idealizei um layout:

 

layout1aqua.jpg

 

Gostaria de saber a vossa opinião.

As plantas que lá estão são anubias, Anubias barteri var. angustifolia.

 

Cumprimentos,

 

António

Editado por AnCar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixe-me só apontar uma coisa, essa bomba de 200 litros hora não será forte de mais para um aquário de 8L? É que por hora, a água circula 25x, não será demasiada corrente para os próprios peixes.

 

 

De resto, o aquário já está comprado e acho bem que não desista, invista e pode ser que mais tarde queira passar a um projecto maior, mais rentável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com os restantes intervenientes.

Esquece esse aquário.

Por menos do que gastaste com os testes da água, arranjas um aquário de 60 litros aqui nos classificados no fórum, que é o mínimo para dar algumas condições aos peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixe-me só apontar uma coisa, essa bomba de 200 litros hora não será forte de mais para um aquário de 8L? É que por hora, a água circula 25x, não será demasiada corrente para os próprios peixes.

 

Não confundir capacidade de filtragem e litros por hora com corrente.

 

Nos podemos ajustar a corrente recorrendo a diversos artifícios e a litragem não fica afectada.

 

Por exemplo, tenho um eheim pro 130 que faz 500l/h e, no inicio, deslocava-me a areia de um lado para outro num aquário de 60L tal era a força da corrente. Meti um chuveiro e a corrente diminiu mas mesmo assim, num espaço de uma semana, conseguia deslocar 1cm de altura do substracto para o outro lado do aquário. Aumentei a furação de 2.3mm por furo para 3.5mm por furo e acrescentei mais uma fileira de 5 furos (chuveiro duplo) pronto... acabou-se a corrente de tal forma que os peixes andavam todos perto do chuveiro e não pelo aquário porque gostavam de alguma corrente... a filtragem estava na mesma nos 500L/h mas não havia corrente nenhuma. Depois acabei por tirar a seguinda fileira do chuveiro e ficou perfeito... não desloca a areia mas mexe suficientemente a água para fazer as trocas gasosas e os peixes adoram.... mais uma vez, litragem nos 500l/hora. Como vêem podemos fazer muita coisa com a corrente sem afectar a litragem.

 

É apenas um reparo pois eu próprio confundia uma coisa com outra no início.

 

Abraços

 

Tony

 

Ps: obviamente que 25x por hora é um exagero e talvez não haja artificios que resolvam o problema mas estamos aqui a falar de um filtro interno certo? a capacidade de litragem não deve andar perto do anunciado uma vez que esteja a trabalhar dentro do aquário.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A bomba tem caudal regulável.

A minha filha já escolheu o peixe, um beta azul, e sim, sempre quiz só um.

É aquario de água fria, a divisão onde está é banstante aconchegante, em termos de temperatura, pelo que não vejo necessidade de termostáto.

 

Relativamente a tudo o resto, cá me hei-de arranjar.

 

Cumprimentos a todos

 

António

Editado por AnCar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto não me cheira... só se tiveres ar condicionado em casa, pois de outra forma não estou a ver como o peixe vai passar o inverno português, por sorte as temperaturas estão boas agora...

 

Este hobby não é propriamente o mais barato, não tendo algum dinheiro para gastar nele, mas vale virar-se para outra coisa... é possível manter os custos baixos, mas custo quase zero, não dá.

 

deves ter o mínimo de respeito pelos animais que manténs...

 

já te aconteceu uma infelicidade pelos mesmos motivos, e com peixes mega-resistentes como os peixes vermelhos, e para ter corrido tão mal, é porque as condições eram muito más.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Segue com isso para a frente, um aquário desses para um beta chega perfeitamente, tira é a bomba que não faz falta e se quiseres poes uma pedra difusora para fazer alguma movimentação da água.

Trocas uma garrafa de 1,5 litros por semana que chega perfeitamente.

Quanto ás plantas se tiveres alguma iluminação tb podes colocar sem problemas.

 

Cumps,

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tira é a bomba que não faz falta e se quiseres poes uma pedra difusora para fazer alguma movimentação da água.

 

a bomba faz parte do filtro, pelo que vou mante-la, e a agitação da água é feita por cascata que vem do filtro.

 

Ao menos coloca uma resistência para aquecer a agua que o beta agradece !

 

sim, está previsto, quando falei anteriormente da temperatura já estava prevista a chegada da Primavera/verão, onde tenho tido uma temperatura média da água do aquario de 24º.

 

Quanto ás plantas se tiveres alguma iluminação tb podes colocar sem problemas.

 

É nesta questão que vem o proposito deste post.

Tenho algumas plantas no aquario, qual o melhor procedimento para promover o crescimento de raizes? Principalmente nas plantas de caule que tem sido a minha maior dor de cabeça...

 

Cumprimentos,

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá também sou novata , mas de uma coisa tenho a certeza...

há muitas lojas que vendem betas como sendo peixes de agua fria, sendo eles peixes de agua quente e chegando ao inverno acabam por morrer.Se quer mesmo um beta o melhor é pensar em arranjar um termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.