MEGA DUVIDA ???


booris

Recommended Posts

Meus caros colegas da aquariofilia deparei com uma duvida dentro de min sera possivel usar sumo de limão diluido para baixar o ph da agua. Esta pergunta até pode ser muito absurda, mas gostava que alguém ma tirasse se é possivel ou não. adeus e boa sorte . 8)

Saber esperar é uma virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder pode... mas será que chega?

 

E o sumo do limão não tem apenas ácido mas também mais alguns constituintes.

Mas pelo menos é natural 8)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei ate que ponto n e mais aconcelhavel tratar a agua com produtos proprios do que andar com mezinhas...

 

qd se fala de produtos a maior aprte do ppl e completamente contra, como se fossem cenas radioactivas. e mtas vezes tentam alternativas menos felizes e da porcaria.

 

tens sempre hipotese de comprar turfa para meter o filtro que resulta mm, ou entao se n fores contra produtos, tens ai uma data deles no mercado que baixam o ph

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não (palavra corrigida) sei ate que ponto n e mais aconcelhavel tratar a agua com produtos proprios do que andar com mezinhas...

O mais aconselhável mesmo é adaptar os peixes à agua que temos e não adaptar a água aos peixes que queremos.

 

Assim evitam-se quimicos, osmoses e variações de pH e os peixes estão sempre felizes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que ambos tenham razão mas nao tirando a razão nem a um nem a outro penso que esta duvida serve mais para substituirmos o dinheiro que têmos nos bolsos por inteligencia(limao,vinagre) mas também sou um grande apologista de que se os nossos cridos animais sobrevivem sem produtos que são vendidos a preços tão BARATOS. O que eu quero dizer e que podemos substituir quimicos por coisas naturais

Saber esperar é uma virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :cry:

 

Epá se queres baixar o ph não mudes a água e dá comida congelada aos teus peixes.

 

Podem depois morrer com um surte de nitratos maluco mas epá não se pode ter tudo :) eheheh

 

Agora a sério, a comida congelada baixa muito o ph. se deres comida congelada de vez em quando ou sempre o ph baixa de certeza. Mas não te esqueças de fazer as TPA's porque o ph baixa mas tudo o resto sobe.

 

Eu gosto mais de manter o ph no nivel que quero, atravez de matérias filtrantes no filtro. Areão de coral se queres que o ph suba e turfa se queres que o ph baixe. Isto tudo convem estar numa meia ou cena parecida para facilitar depois a limpeza.

 

Como eu tenho discus e o que eles comem é só comida congelada, eu até tenho dois saquinhos de coral nos filtros e tenho o meu ph sempre nos 07 :) o que é só do mai lindo weeeeeee :)

 

Agora é contigo.

 

Mas eu tambem não acho piada a meter quimicos no aqua só mesmo quando tem mesmo de ser e essas alturas regra geral é uma doença qualquer, agora fora isso não.

 

Olha lembrei-me agorinha mesmo, mete um tronco no aqua tambem baixa o ph.

 

Porta-te

 

:oops:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Eu sou da opinião que os senhores das grandes marcas de produtos para aquariofilia não são detentores de nenhuma sabedoria suprema e secreta. O que acontece é que têm meios e economias de escala muitas vezes inalcansáveis para a maioria dos mortais. Mas se formos a ver bem, certos produtos com rótulos pomposos (e preços condizentes) mais não são que substâncias, ou combinações de substâncias que se podem encontrar noutros mercados (farmaceutico, químico, alimentar, etc.) com preços muito mais baratos.

Quanto à questão do pH, a experiência que tenho com a água da torneira de minha casa, diz-me que no caso de águas com pH elevados (>7,6) e com durezas e efeitos tampão elevados, a utilização de troncos, turfa e resinas apenas faz cócegas ao pH.

Neste momento encontro-me exactamente a fazer experiências com alguns dos tipos de produtos que referiste (sumo de limão, vinagre) e os resultados parecem ser bons. Devo no entanto salientar que estas experiências não são feitas "à la gardere", mas sim recorrendo a aparelhagem de laboratório (colorímetros, medidores eléctrónicos de pH, condutividade e temperatura).

Resumindo, o meu conselho é: faz experiências à vontade e sem medos, no entanto antes de utilizar a água "tratada" num aquário assegura-te bem que o tratamento que efectuaste à água não teve como resultado de reacção nenhum produto prejudicial à saúde dos animais e plantas.

Ah! E lembra-te que um dos pilares do método científico é a experimentação e a respectiva confirmação de resultados. Por uma experiência dar bem uma vez, não quer dizer que dê sempre bem. Então nestas coisas do pH há sempre muitas variáveis que podem influenciar o resultado. Por vezes basta uma pequena variação da temperatura ambiente, ou a variação da concentração na atmosfera de certos gases, para alterar o resultado final.

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade que os produtos sao caros, nincguem diz o contrario.

tb acredito que os haja a venda noutros mercados como os ja referidos, mas como eu n os conheço prefiro n arriscar.

 

pessoalmente n acredito que os uso dos produtos seja nocivo para os peixes, e se deixam a agua mais parecida como a que os peixes gostam, ainda melhor... eu uso-os desde que tenho aquario e nunca tive problemas por causa deles.

 

para baixar o PH acho a turfa uma hipotese m viavel.. ha turfa mais cara e mais barata, mas no outro dia vi uma caixa de turfa que custava 5 euros, de uma marca conceitoada.. e turfa ainda dura bastante tempo e n precisa de quantidades mt grandes para funcionar ( depende tb do tamanho do aqua ) . e ainad larga taninos na agua, que os peixes sul americanos gostam tanto.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

para baixar o pH podes utilizar

 

vinagre, sumo de limão (apesar de conterem outros produtos ha quem use), folhas secas de amendoeira, eucalipto, turfa, casaca de sobreiro (cortiça) (estas ultimas eixam a água com cor de chá, e ácido fosfórico.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um colega que utiliza exactamente o sumo de limao para poder baixar o PH, e pelos relatos dele parece que é um método fiável, e sem efeitos secundários aparentes. Sempre é melhor do que usar HCl ou outros quimicos.

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :x

 

Epá lembrei-me agora aqui, sobre ésta história de um tipo comprar as cenas mais caras nas lojas e depois aquilo é a mesma treta que um tipo compra muito mais barato num supermercado ou assim.

 

Exemplo disso é o CO2 biológico. Comprar uma recarga da nutrafin que dura coisa de 3 semanas , pouco mais, custa o preço mais baixo que já encontrei são 7€.

 

Ora isto já todos sabemos que se faz com açucar, fermipan e bicarbonato de Sódio. Comprar isto tudo no supermercado fica ai uns 3€ se tanto. E um tipo fica com quantidade sufeciente para fazer co2 para o ano inteiro ou mais ainda.

 

Ninguem diz que os dudes das marcas nos querem lixar, apenas que o que eles metem numa embalagem própria com rotulos mais bonitos, é o mesmo que nós compramos no super por muito menos guito.

 

Mesmo assim para é preferive, se se tem mesmo de meter algo no aqua, meter uma cena natural.

 

Portem-se

 

:lol:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu espremo metade de um limão,só umas gotinhas no balde e o ph baixa logo,não meto muito.

 

para quem tem um aquario de 200l litros como eu, e faz trocas de agua semanais, dá um jeitão,pois a agua da minha torneira tem ph extremamente básico, e os produtos para baixar o ph não são muito baratos, e duram pouco.

 

é a minha opinião, e não tenho tido maus resultados 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pergunto pq e que e melhor meter limao do que um produto proprio para acidificar. pq e natural???????

 

estao a rbincar com a quimica de qq das formas e alem de acidificarem a agua, estao de certeza tb a adicionar coisas que n estao presentes nela no seu habitat natural e que podem ser, ou n nocivas aos peixes...

duvido que nos rios de agua acida haja gente a espremer limoes la para dentro....

 

a minha cena é... ate pode ser que o limao ou outra coisa do genero seja uma boa opçao, mas dizer que e melhor o limao do que um produto so pq e natural n me entra na cabeça.

 

se se arranajr outra explicaçao, uma que seja plausivel ou baseada em factos eu acredito ( alias se alguem tiver essa explicaçao faça o favor de se chegar a frente pq acima de tudo eu estou aqui para aprenedr ) agora senso comum n obrigado. ate la vou continuar a achar produtos mais seguros, mm que sejam mais caro ( isto referindo-me a medicamentos, acidificantes etc etc casos como o apresentado do CO2 e mm flagrante por exemplo. )

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu cá não meto o limão porque é um produto natural,mas sim porque é eficaz e é super barato,nada mais.

 

para as pessoas que têm dinheiro para gastar em produtos de aquariofilia optem por eles.

 

duvido que nos rios de agua acida haja gente a espremer limoes la para dentro....

desculpa lá mas, esta tua citação é um bocado infeliz,ninguem disse que existiam pessoas a espremer limões lá para dentro.

 

e cá acho que não interessa se seja quimico ou natural, o que interessa é que seja bom e dê bons resultados sem afectar a qualidade de vida dos peixes,nada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esgalha, em relação a adicionar outras coisas para além do sumo de limão na água, é possivel, mas agora referires que é melhor usar produtos mais seguros.... tudo o que se possa meter na água pode ter segundos efeitos, mesmo até um simples tronco ou turfa, liberta outras substancias e não são prejudiciais aos animais, e no entanto niguém anda a cortar lenha para a colocar nos rios, e ela encontra-se em muitos rios, ou o CO2. Simplesmente para mim o uso do sumo de limão é muito melhor que os medicamentos e acidificantes usados e abusados

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pipoka. ironia conheces????

e sim o importante e melhorar o nivel de vida dos peixes quer seja quimico ou natural... mas 90 % das pessoas deste forum defende que o uso de substancias naturais ( que n deixam de ser quimicos ) sao melhores que os quimicos comercializados, e o unico argumento usado é pq é natural.

ora isto é estar a falar de cor, pq alguem anteriormente ja tinha dito que usar produtos naturais era melhor pq sim, e pronto a mensagem vai passando....

qd se pergunta, por exemplo, o que e que o ppl prefere, limao ou acidificantes ( tipo turfa po etc etc ) o pessoal diz que prefere limao PQ E NATURAL.

que é que significa isto de ser natural??? pq é que é assim uma coisa tao boa, ja que vai fazer a mm coisa que os outros produtos... mexer na quimica da agua para alterar as suas propriedades.pq a preferencia?

 

santo antonio. mas no habitat natural sempre houve e sempre havera troncos e madeira. sumo de limao nao 8)

 

n digo que os produtos comercializados sejam melhores, apenas que confio mais num produto concebido para determinado fim, ate provas em contrario...

 

e se realmente alguem me cosneguir dar razoes fortes para o sumo de limao ser melhor, entao é obvio que passo a usar sumo de limao ( estou a usar sumo de limao como exemplo... quem fala de sumo de limao, fala de outras substancias naturais usasdas para outro fim )

 

 

por outro lado tb e verdade que n tenho garantia nenhum que os produtos sejam 100% seguros, mas pronto, como disse acima, como sao coisas desenvolvidas para aquele fim inspiram-me mais confiança. no entanto n tenho a presunçao de dizer que sao de certeza melhores e mais seguros, pq tb n sei.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas no habitat natural sempre houve e sempre havera troncos e madeira. sumo de limao não (palavra corrigida)

Mas no ambiente natural dos bichos também não há pH minus e outros do género 8)

 

Quimicos são sempre quimicos, dê por onde der.

Quando colocas um ph minus na água estás na realidade a colocar ácido fosfórico diluido ou outro de género.

Se meteres sumo de limão estarás a meter ácido citrico concentrado e talvez mais alguns constituintes, mas todos eles naturais, ou seja não sintetizados industrialmente.

 

Em relação aos limões nos rios... eu não teria tanta a certeza... não digo limões mas de certeza que em muitos rios caem à água todos os dias frutas ácidas que depois se decompoem... será por isso talvez mais fácil encontrares "limão" na água do que "pH minus", é um meio mais natural ;)

 

De resto... um limão é bem barato e para quem os tem no limoeiro mais baratos são.

Sendo uma alternativa segura e totalmente natural... porque não usar?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e que tipo de acido éque ha nos rios...

aparentemente n é acido fosforico.

 

mas de certeza que tb n é acido citrico...

 

e qual deles sera mais adequado e pq?

 

quer queiram quer n, quer sejam acidos naturais ou artificiais, seram sempre substancias quimicas com que estamos a lidar.

 

e continua a n me convencer a cena do ser natural.

 

 

mas e capaz de ser mais facil encontrar um limao num rio do que esse produto que referiste sim lolol....

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e que tipo de acido éque ha nos rios...

aparentemente n é acido fosforico.

Apontaria para ácido carbónico, proveniente da decomposição de matérias mortas que ocorre nos rios.

 

Por esse motivo a forma mais natural de baixar ph, são os troncos e a turfa pois a baixa resulta de processos naturais que ocorrem em todos os rios e lagos do mundo.

 

Quanto ao ser natural ... bom é com cada um. Se eu tiver produto não fabricado para colocar na água e se ainda por cima este produto for mais barato e fizer o mesmo efeito, eu prefiro.

Mas eu gosto pouco de gastar dinheiro e sou muito céptico em relação a certos produtos "milagrosos".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quer queiram quer n, quer sejam acidos naturais ou artificiais, seram sempre substancias quimicas com que estamos a lidar.

 

e continua a n me convencer a cena do ser natural.

 

Como bem referiste existem os ácidos artificiais e os que não são manipulados pelo ser humano, que se designam por naturais, ora qualquer vegetal ou fruta sendo criado pela obra prima da natureza é algo natural, aí está a cena do ser natural.

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quer queiram quer n, quer sejam acidos naturais ou artificiais, seram sempre substancias quimicas com que estamos a lidar.  

 

e continua a n me convencer a cena do ser natural.  

 

Como bem referiste existem os ácidos artificiais e os que não são manipulados pelo ser humano, que se designam por naturais, ora qualquer vegetal ou fruta sendo criado pela obra prima da natureza é algo natural, aí está a cena do ser natural.

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoalmente uso turfa exactamente por acahr que e o que melhor reproduz a natureza, e sinceramente n sei se sera considerado natural ou artificial..

 

se o acido que existe é o carbonico entao a maneira mais natural de baixar o ph sera com CO2 ja que o acido que liberta é exactamente o carbonico..

 

 

alias o que os testes de CO2 medem e mm a concentraçao de acido carbonico na agua ( penso eu de que )

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais