Agassizi Fire Red doente ??


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho notado que desde ontem o meu macho "Agassizi Fire Red" está sem comer e fica sempre a um canto do aquario , atrás do tronco escondido (tal como foto em baixo).

Como sou novo na questão dos apistogrammas , não sei se ele está doente ou o que fazer , no corpo ele parece estar bem , não tem manchas , as barbatanas não estão ratadas , parece estar tudo OK.

Alguem sabe o que poderá ser ?

Tenho tido dificuldades em baixar o PH , e ainda ontem medi e estava nos 7.2 e a temperatura nos 27º , ontem fiz uma TPA e hoje adicionei mais turfa no filtro para vêr se o PH desce , mas não sei se será esse o problema , pois tenho mais 2 fêmeas Agassizi Fire Red e um casal de Caucatoides e eles parecem todos Ok.

O resto da fauna são 5 Escalares , 8 Neons , 6 Corys , 1 Ancistrus e 2 Neritinas e estão todos OK.

Peço desculpa pelas fotos mas não as consigo reduzir nem a pontapé.....

Opiniões...?

dscf1490w.jpg

dscf1484.jpg

dscf1483c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ele de facto está mais encolhido do que o normal. Antes de colocares mais turfa passas-te bem por água? Não terá havido uma quebra acentuada no PH?

Ele não come à quanto tempo? Também podem ser parasitas internos. Com que frequência das comida congelada?

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ele de facto está mais encolhido do que o normal. Antes de colocares mais turfa passas-te bem por água? Não terá havido uma quebra acentuada no PH?

Ele não come à quanto tempo? Também podem ser parasitas internos. Com que frequência das comida congelada?

 

Um abraço.

Boas Fabio

A turfa só a meti hoje e passei-a bem por agua antes da meter no filtro , a agua da torneira sai com PH a 7.8 e o melhor que consegui até agora foi 7.2 , isto desde que montei o aqua á uns 2 meses , por isso quéda brusca de PH acho que podemos descartar. AHAHAH

Em relação á comida congelada dou todos os dias uma refeição de comida congelada de manhã e uma de granulado para ciclideos á noite. Mas todos eles comem (especialmente os Escalares que são uns trogloditas) e mais nenhum se queixou. Ele nunca foi um grande comilão mas agora não o vejo a comer desde ontem.Ele até estava a ficar com a côr mais garrida / viva (amarelo torrado) , mas agora desde ontem que está mais esbranquiçado.

 

Abraço

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele aparentemente está bem apesar de estar mais encolhido.

 

Notas que ele tem a barriga inchada ?

 

Podem ser parasitas internos (Nematodas), eles perdem o apetite e ficam mais fracos.

 

A semana passada aconteceu-me o mesmo com um macho catatuoides dei-lhe nematol da Sera e passado 3 ou 4 horas parecia outro.

 

Passado 1 dia estava cheio de apetite com com umas cores super vivas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ele agora saiu do sitio onde estava e veio para o canto da frente do aqua e mantem-se ali parado e começa a inclinar-se , parece morto e de repente dá uma abanadela e fica direito outra vez mas passado um pouco vai descaindo , descaindo até ficar quase deitado.

A nivel da barriga não parece nada inchado , parece normal (ele é magrinho)

Estive a medir os parametros da agua e tirando o PH , estão bons.

PH - 7.2

Amonia - 0

Nitroitos - 0

Nitratos - 0

dscf1495p.th.jpg

dscf1494o.th.jpg

dscf1493oq.th.jpg

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me a mim que ele tem pelo menos a barbatana caudal muito encolhida.

Não está fora de hipótese ser parasitas externos também.

Devias aplicar Esha2000, abrange um largo espectro e não te vai afectar os outros habitantes do aquário. Podes até meter um pouco mais do que a dose recomendada. Nas próprias indicações vem a referir que se a situação for grave pode-se aplicar sob-dosagem. Não sei se tens isso disponível contigo mas a ultima vez que arranjei foi no modelo/continente.

Se dizes que ele está meio de lado convém agires rápido.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Hoje de manhã quando fui vêr o aqua , deparei-me com uma fêmea de Agassizi também encolhida e um pouco de lado e o macho Caucatoides sem coordenação nenhuma , estava também de lado , parado e de repende desatou a nadar , mas como só tivesse barbatana caudal , todo torto , ás cambalhotas e piruetas e a ser levado pela corrente , até chegar ao outro lado do aqua e ficar parado junto a umas plantas.

De salientar que tanto o macho Caucatoides como a fêmea Agassizi , ontem , estavam desaparecidos (pensava que estavam escandidos dentro das cascas de coco) e como tal não sei se já apresentavam sintomas ou não.

De qualquer maneira vou seguir o conselho do Fabio e fazer um tratamento com Esha2000 assim que conseguir regressar a casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois com esse sintoma tens sem duvida algum problema no aquário.

Introduzis-te alguma coisa nova no aquário, seja a nivel de vivos ou não? Quando?

Provavelmente esse macho cacatuoides já não o vais safar se só vais fazer o tratamento logo.

De qualquer das formas quando fizeres o tratamento, tenta oxigenar um pouco a água com uma pedra difusora e aumenta a temperatura pelo menos para os 28º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diversos problemas. Diferentes espécies de Apistogrammas só são possiveis em aquários com mais de 1m de comprimento. Tratando-se de apuramentos, tanto uns como os outros, dar comida congelada 1x ao dia é morte certa por via de problemas nutritivos / digestivos e contaminações. PH a 7.2 não é adequado a ciclideos sul americanos. Os factores de stress tal como a errada adequação da água e alimentar só podem trazer um resultado obvio.

 

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diversos problemas. Diferentes espécies de Apistogrammas só são possiveis em aquários com mais de 1m de comprimento. Tratando-se de apuramentos, tanto uns como os outros, dar comida congelada 1x ao dia é morte certa por via de problemas nutritivos / digestivos e contaminações. PH a 7.2 não é adequado a ciclideos sul americanos. Os factores de stress tal como a errada adequação da água e alimentar só podem trazer um resultado obvio.

 

Cumptrs

José.Dias

Boas

O Aqua tem 1.20 mt , apesar de territoriais eles tem os territorios definidos (meio aquario para cada especie) e raramente há stress entre eles , até na hora de comer , comem todos juntos como uma familia feliz. Em relação ao PH estou ao tempo a tentar baixar , tenho troncos , co2 e turfa no filtro , mas tem custado a baixar e não quero usar quimicos no aqua. Em relação á comida realmente foi por ignorancia minha , pois disseram-me que como os ciclideos eram carnivoros , presisavam de uma refeição de congelado por dia.

E hoje pela 1ª vez reparei que o macho tem um ponto vermelho na guelra como que inflamado.

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento muito a perda de um peixe tão bonito.

 

A minha pouca experiencia, leva-me a acreditar que o excesso de comida congelada, pode explicar o problema.

Em especial, porque referes que de toda a população do aqua, apenas os apistos apresentam sintomas, o que vai de encontro á sensibilidade deles com alimentação congelada (em particular blood worms).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimento rico em Proteinas é essencial para o desenvolvimento destes peixes nos primeiros 12 meses de vida. Mas quantidade necessaria diminui consoante o porte atinge o tamanho adulto.

 

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais