Pedro Pinheiro Alves

Membro
  • #Conteúdo

    36
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Pedro Pinheiro Alves

  1. Boas, És capaz de ter razão. Pelas fotos que colocaste agora é capaz de ser um macho e uma fêmea, o tempo o dirá...
  2. O que tens são 2 machos "Steel blue". Quanto a história de serem híbridos, eu não acredito e não concordo. Um híbrido por definição produz descendência estéril, que não é o caso. Eu mantenho estes peixes há vários anos, já vou na 4ª geração. As características são sempre as mesmas e todos os espécimes se reproduzem e produzem espécimes viáveis. A cabeça dos machos "steel blue" é de uma beleza única nos Apistogrammas. Tenta arranjar um fêmea que não te arrependerás.
  3. Boas, Quando puderes põe mais fotos dos apistos. Estou com a sensação que não são Borelli.
  4. Alguém me pode recomendar uma bomba de ar realmente silenciosa. Comprei uma elite 800 mas vibra e faz imenso barulho. Se me puderem recomendar uma bomba silenciosa eu agradeço.
  5. Tira-lhe uma foto de frente. Assim não dá para perceber.
  6. Ele aparentemente está bem apesar de estar mais encolhido. Notas que ele tem a barriga inchada ? Podem ser parasitas internos (Nematodas), eles perdem o apetite e ficam mais fracos. A semana passada aconteceu-me o mesmo com um macho catatuoides dei-lhe nematol da Sera e passado 3 ou 4 horas parecia outro. Passado 1 dia estava cheio de apetite com com umas cores super vivas.
  7. Parabéns pelo sucesso na criação de incas. Só foi pena a fêmea ter morrido. Eu não gosto de juntar a fêmea ao macho, gosto de fazer o contrário. Quando estiverem grandes sou candidato a ficar com um casal.
  8. Boas a todos, Adquiri recentemente um casal (será que são mesmo) de Apisto. Bitaeniata. No entanto continuo com dúvidas quanto à sexagem unicamente por causa do comportamento deles. No caso do macho não tenho dúvidas, tem bastante azul na cara, barbatanas dorsal e caudal pontiagudas e com bastante cor e barbatanas ventrais esbranquiçadas. No outro espécime, tenho dúvidas, a cor predominante é o amarelo, a barbatana caudal é redonda e as barbatanas ventrais apresentam a risca preta, tudo leva a crer que é uma fêmea portanto. No entanto, a dita fêmea é "má como as cobras" domina o macho e persegue-o por todo o aquário, é extremamente territorial. Nunca tive um macho Apisto que se deixa-se dominar desta maneira por uma fêmea... O macho é mais pequeno que a fêmea e coloquei-o 4 ou 5 dias depois da fêmea no aquário. A fêmea pode ter tido tempo de criar território. Estou a pensar fazer o seguinte. Retirar a fêmea do aquário durante umas horas e voltar a introduzi-la mais tarde. O que acham ? Em tudo o que li sobre a espécie, dizem que é pacifica e nunca vi referência a este comportamento.
  9. Gosto do ambiente do teu aquário. Eu também trocava o vaso de barro por uma casca de côco. Nunca tive grandes resultados com vasos de barro. Falta-lhe verde, musgo de Java ou outra planta com pouca exigência de luz. De resto acho que vais ter sucesso com esses "bichos".
  10. Claro que são ovos!!! A cor dos ovos não tem nada a haver com o facto de estarem ou não fecundados. E se está um macho no aquário, de certeza que estão fecundados. A alimentação influência a cor dos ovos.
  11. A tua areia de fundo é o problema. Deve ter muito calcário. Tive um problema parecido com o teu.
  12. Apistogramma "steel blue" e Apistogramma Macmasteri são duas espécies distintas, portanto não se cruzam. É possível que tentem a reprodução, no entanto os ovos mesmo fecundados (se forem) não serão viáveis. Existem 2 espécies que julgo serem passiveis de se reproduzirem e originarem descendência fértil, que são Apistogramma Macmasteri e Apistogramma Viejita, isto porque há variedades criadas pelo Homem com cruzamento de ambas as espécies. Corrijam-me se estiver errado.
  13. O aquário de reprodução é a melhor solução. Julgo que nessa situação vais usufruir na plenitude do comportamento dos "anões". Deixo-te a sugestão de pores mais folhas de carvalho entre as plantas para tapar a areia branca que torna o ambiente muito luminoso. Vais no bom caminho!
  14. Podes manter as duas espécies que escolheste desde que dividas o aquário com uma barreira física como te disse em cima. Senão o casal que começar a criar primeiro vai fazer a vida negra ao outro e pode até mata-los.
  15. O melhor é dividires o aquário em 2 com uma divisória central, pode ser em vidro ou uma rede muito fininha. Assim podes manter 2 espécies.
  16. Boas Tintass, Eu percebo que queiras ter o maior número de espécies possível, eu também quero! No entanto as condições que tens só te permitem ter uma ou no máximo 2 espécies. Os peixes estão sujeitos a elevado stress (stress também é sofrimento)por terem pouco espaço para definirem os seus territórios e tu não usufruis do comportamento normal do casal. Os Apistogrammas são Ciclideos, pequenos de corpo mas grandes de génio, é preciso dar-lhes espaço para se ambientarem nas melhores condições. Para optimizares o espaço que tens, podes dividir o teu aquário em dois e assim passas a poder manter 2 espécies. O teu aquário não te permite manteres tão grande número de espécies. Opta por uma ou duas espécies é o melhor que tens a fazer.
  17. Hoje apareceram-me os 1º ovos fungados. Retirei-os da caixa. O que devo pôr na água para evitar que continue acontecer ?
  18. Boas, Recolhi os 1º ovos do meu casal de FUNDULOPANCHAX NIGERIANUS "MAKURDI". Gostaria que quem tem mais experiência me ajudasse com os procedimentos a seguir. Coloco-os num recipiente com água do áquario ? Tenho de colocar algum fungicida ? Quanto tempo demoram a eclodir ? Procurei na net mas não encontrei muita informação. Se puderem ajudem-me. Obrigado
  19. Boas Soul, Sempre conseguiste criar algum alevim ? Só vi este tópico agora e fiquei muito curioso, vi ontem destes peixes à venda e fiquei com vontade de os ter. Ando com vontade disso à mais de 15 anos...na altura não se arranjavam em Portugal. Tenho um número da Tropical fish Hobbyist com uns 20 anos que na capa tem uns pseudomugil signifer de que nunca me esquecerei. Se puderes conta as tuas últimas experiências.
  20. Gosto bastante dos dois setup´s mas prefiro o 1. Onde vais arranjar essas espécies ?
  21. As espécies que eu mais gostava de ter são : Ap. Elizabethae Ap sp. Papagei Ap. Diplotaenia Ap. Abacaxis São bastante difíceis de arranjar. Pode ser que consiga arranjar os Papagei brevemente...
  22. Durante esses 20 minutos faço manutenção aos aquários, não trato só da alimentação. Quanto aos parasitas não tenho muita experiência no assunto, nunca me preocupei. É preferível que morram da doença e não da cura...e os meus nem da doença têm morrido.
  23. Boas a todos. Tinha muito gosto em pertencer ao grupo. Os apistos são a minha perdição....
  24. Parabéns Daniel, tens ai uns belos exemplares. Boa sorte e espero que consigas com sucesso fazer criação. Eu quero uns exemplares filhos desse casal!!!