Rede de musgo


diogoreis

Recommended Posts

Boas. Eu ja pesquisei e não encontrei nada.

Vi uma vez na internet que uma rede de musgo que se põe nas paredes do aquario, que a parte que não apanha luz, ou seja, a parte encostada ao vidro, fica podre e tenho que ir cortando ou qualquer coisa do genero, isso é verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer musgo, seja em parede ou não, que cresça muito, terá tendência a acontecer isso.

 

Ao crescer a parte que está de baixo deixa de apanhar luz, ficando escura e secando, logo acaba por se soltar o musgo.

 

O que há a fazer é ir podando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O truque da rede é um velho truque que funciona muito bem a curto-médio prazo, requer alguns cuidados como já te apercebeste. Mas pessoalmente há maneiras mais interessantes e mais prolongadas para criar uma parede de musgo que dure até mesmo anos sem precisares de mexer nela para além das podas habituais...

Falo de placas de Cortiça... Uma placa de cortiça, cortada com a forma correcta é das melhores coisas que tens para usar e fixar musgo a fim de criar uma parede de musgo para durar por longos períodos de tempo. Devido á sua rugosidade inerente, a cortiça mostra-se um excelente meio para que os musgos que usam rizoides para se fixar, se agarrem á superficie... Para além disso a Cortiça é inocua para a água, não decompõe, e pesa muito pouco. Podes tentar arranjar cortiça não processada, e cortar a mesma para adquirir a forma do espaço que tu queiras...Ou então podes usar cortiça, ou compositos de cortiça daquele que se vende no AKI para o isolamento, cortado á forma e grossura necessária.

 

Para além da cortiça tens um sem numero de outros materiais para fazer paredes...Até Azulejos, daqueles não tratados e não vidrados seriviriam. o que interessa é que a face exterior seja rugosa o suficiente para os rizoides se fixarem permitindo ao musgo crescer, uma vez que este tipo de briofitas pouco ou nada usa os rizoides para adquirir nutrientes do solo... Se falarmos de briofitas terrestres e anfibias já falamos diferente, mas para briofitas aquáticas, a maioria da absorção de nutrientes é pelas folhoides (proto folhas presentes nas briofitas, que são orgãos fotosensiveis e fotossintéticos não vascularizados) e cauloides.

 

A rede é uma maneira muito em voga no hobby, no entanto o mecanismo utilizado para fixar o musgo é contra producente a longo termo, fazendo com aconteçam esses desprendimentos de partes necróticas do musgo... Mas também tem vantagens...Permite-te criar uma parede de musgo mais rápidamente pois podes fixar musgo a partes medianas e superiores mais rápidamente, pois não precisas de esperar pelo creeping do musgo, é só prender lá o musgo, deixar crescer podar, fixar mais musgo á rede e reiniciar o processo repetindo o ciclo as vezes precisas para tapar a rede, fechando a parede em semanas. Ao passo que o uso de uma placa de cortiça demora mais tempo, pois a colonização da placa pelo musgo é feita através do creeping do mesmo ao longo do seu crescimento o que pode demorar meses...

 

A meu ver, e face aos resultados, prefiro usar placas de cortiça, a sua textura e forma (quando usada casca não processada) dá um ar mais natural ao tanque, e proporciona-te uma saude mais prolongada do musgo assim como uma redução da manutenção necessária a médio e longo prazo...Mas escolhas são escolhas e cada um usa aquilo que quer, aquilo a que tem acesso, e aquilo que tem experiencia suficiente para usar.

 

Espero ter ajudado.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu poderia fazer com uma placa de cortiça mas visto que vai demorar muito mais tempo, faço com uma rede. que rede utilizo? onde posso comprar isso?? qual o material que tem que ser feita?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar em sítios como o AKI, LEROY MERLIN, etc, normalmente vedem a metro e podes escolher a abertura da malha que achares melhor.Tens de arranjar ventosas para segurar a rede. Podes atá-las com fio de pesca.

Também podes comprar tudo em kit no ebay.

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

eu penso que os buracos são muito pequenos e mesmo que o musgo consiga sair pela rede, penso que a luz nao consegue chegar muito bem ao interior. Que acham?

 

01052011091k.jpg

 

 

01052011092.jpg

 

 

25042011065.jpg

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais