AJUDA a montar aquario (novato)com fotos


tiagoLL

Recommended Posts

boas pessoal sou novo aqui e estou a uns tempos a pensar montar um aquário.tenho um aquário de 38l para começar e tenho algumas duvidas na montagem vou deixar aqui umas fotos do material que já tenho.

 

http://img155.imageshack.us/i/p10031113530002.jpg/

 

http://img808.imageshack.us/i/p10031113530001.jpg/

 

desculpem por as fotos assim mas tentei por logo a vista mas não foi permitido :(

 

depois quero meter areão preto com inclinação um tronco e umas pedras tipo redondas brancas.

as plantas:

anubias basteri nana

blyxa japonica

musgo de java

 

se quiserem ajudar esta aberto a sugestões.

 

obrigado e comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde, e antes de mais bem vindo ao fórum e ao vicio.

 

Primeiro de tudo tens que analisar o que queres por dentro do aquário, peixes, invertebrados...

Estudar bem todos, ver se uns são compatíveis com os outros,etc.

 

isto para quando começares a montar o aquário já começares a colocar os parâmetros indicados, nomeadamente pH.

 

depois como já tu disseste, pões o areão, e começas a encher com agua, plantas e pões os acessórios todos.

 

Não sei se tens conhecimento sobre o ciclo de azoto (tens?), ou se tens mesmo bactérias para iniciar o mesmo.

 

caso não tenhas as bactérias, pões tudo a funcionar e deixas a agua sem peixes mais ou menos 3 semanas, para que o ciclo ocorra e seja terminado.

mais tarde vais pondo os vivos aos poucos, 2 ou 3 por semana.

 

espero bem que tenhas paciência ;)

 

quanto ao tronco, compraste numa loja de animais/aquariofilia? ou apanhaste na natureza?. caso seja apanhado na natureza tens que realizar tratamentos específicos, tens vários tópicos sobre isso por aqui

 

a nível de layout depende totalmente do teus gosto

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado rds estou mesmo a ficar viciado :) eu tango um frasquinho de bactérias para por quando o aquário estiver montado nao sei bem a quantidade que devo meter.sabes?o tronco estou a pensar comprar um as pedras maiores brancas tenho ver se vou ate a praia ou rio não sei.tens alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também sou novato nisto, entrei neste vicio à mais ou menos 1 mês, mas acredita que é mesmo um vicio.

 

a nível das bactérias não sei, eu comecei apenas com a agua normal, não pus nada. de qualquer das maneiras na embalagem costuma trazer indicação das quantidades

 

geralmente os troncos comprados já vem tratados, de qualquer das maneiras recomendo ferver o tronco.

 

quanto as pedras, podes usar, mas nessas tens que ter mais atenção uma vez ser do mar, e traz sal e coisas do género, lava bem as pedras em agua quente e ferve bem, e não deves ter problemas.

 

se são apanhadas da praia, pega em algumas que aches interessantes, mesmo que tenhas mais do que precisares, depois vês as que ficam melhor. e se não gostas de nenhuma que tenhas, podes sempre escolher outras.

 

neste hobby a imaginação é o limite :D e isto é o melhor de tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

 

aqui no frasco de bactérias não diz nada de quantidades de bactérias que devo meter.o meu aquário tem 38L quanta quantidade de gotas devo meter?era essa a minha questão e quais os resultados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A função dessas bactérias é acelerar o ciclo, por isso, não acho problema em as pores.

Eu também tenho um produto desses e aconselheram-me a colocá-lo no filtro por isso também te aconselho a fazê-lo.

Em termos de quantidade de gotas, isso eu não sei, pois depende de produto para produto, mas qual é a marca do produto?

 

Reparei nas imagens que tens o aquário ao pé das janelas. É aí que o vais deixar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

tendo em conta que o aquário vai ter uma media de 35L vou por 15 gotas de bactérias o que dizem?

não vou deixar ali o aqua foi só para tirar as fotos.já agora o que dizes do material que tenho?conhecem alguma loja só de aquarofilia em Lisboa?

dava muito jeito...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens o Ruimar na Damaia, a Aquahobby em Alfragide, a Naturline em S. Domingos de Rana, a Aquaplante em Benfica, a Templo Aquático perto da Av. da Liberdade, chega? para moradas vai aos patrocinadores, está lá tudo, boas excursões, vais adorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não a quantidade de gotas, isso varia sempre de marca para marca. Por exemplo o meu é adicionar 10 ml para 25 litros.

 

Diz aí a marca do produto pode ser que alguém saiba, ou pesquisa aqui no forum, se calhar alguém teve a mesma duvida que tu.

 

O material que tens é o essencial para começar.É só acabares o ciclo e podes começar realmente a aventuras-te!

 

 

Lojas em Lisboa tens imensas! Vê aqui no site as lojas e vê qual fica mais perto de ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal obrigado por responderem essas lojas ja me chegam bem :) estou a pensar ja em ir a de alfragide aquahobby...

tenho um frasco de bactérias de 30ml (bactoactive) da tropical...tive a pesquisar e fiz contas e parece ser assim:

o frasco tem 30ml para 450l e o que diz...

 

30ml___450l

X ___ para o meu aqua 38l

 

e deu o 2,5ml para o meu aqua de 38l

 

quanto tempo demora o ciclo do azoto?

 

cumpzz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo tem a duração mais ao menos de um 3/4 semanas, mas essas bactérias vão acelerar o processo por isso acho que em 2 semanas podes por lá os peixes, mas é melhor esperares pela confirmação dos mais experts.

 

Normalmente adiciona-se todos os dias um floco de comida e passado para aí 1 semana/ 1 semana e meia introduz-se um peixe resistente ( ex: pleco ), para acelerar também o ciclo.

 

No entanto, aconselho-te a comprar uns testes principalmente amonia e nitritos, (Pelo que o li acho que já tens alguns) e antes de pores os peixes vê se tá tudo dentro do limite. :laugh:

 

Já pensaste nos peixes? :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não sei bem mas talvez 3 guppies 2 machos e uma fêmea...então quer dizer que montado o aquário meto as bactérias depois passado uma semana e que posso por um peixe ou dois e isso?eu o ph já tenho tudo o teste e tenho o frasco up e o down.este fim de semana que vem em principio já vou montar o meu aqua tenho só de comprar a luz,o areão(preto) umas pedras tipo redondas(brancas) e ainda estou na duvida entre um tronco ou uma pedra para colocar no meio...vou a aquahobby em alfragide ver o que tem para la

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A proporção de guppys deveria ser de um macho para duas femeas, ou até um macho para três femeas. Em relação aos produtos do pH, não precisavas de ter comprado um UP e um Down se ainda não sabes se vais querer descer ou aumentar o pH.

Quanto a introduzires os peixes, para mim não há uma regra estabelecida de tempo, tens de efectuar os testes de amónia e nitritos para saberes em que ponto da situação estás.

Corrijam-me se estiver errada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A proporção de guppys deveria ser de um macho para duas femeas, ou até um macho para três femeas. Em relação aos produtos do pH, não precisavas de ter comprado um UP e um Down se ainda não sabes se vais querer descer ou aumentar o pH.

Quanto a introduzires os peixes, para mim não há uma regra estabelecida de tempo, tens de efectuar os testes de amónia e nitritos para saberes em que ponto da situação estás.

Corrijam-me se estiver errada.

 

Sim, não existe um tempo exacto do fim do ciclo. Existe é mais ou menos uma média do tempo do ciclo.

 

Aconselhava-te a primeiro por um peixe resistente no aquário para aí após 1 semana e tal e ires efectuando os testes de amónia e nitrito até eles deixarem de ser perigosos para os peixes. Só depois e que metes os peixes, tipo 1 por semana ou assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse testes vão medir os níveis de nitritos e amónia que tens na água do aquário.

Quando o ciclo do azoto começa, vais ter um aumento dos níveis de amónia (podes acelerar o ciclo com um frasco de bactérias, ou vais deitando todos os dias um floco de comida).

Depois umas bactérias vão transformar essa amónia em nitritos e começas a ver os níveis de amónia a baixar e os de nitritos a aumentar.

Entretanto outras bactérias vão transformar esses nitritos em nitratos e quando tiveres os níveis de amónia e nitritos a 0 o ciclo do azoto está terminado e o aquário está ciclado.

 

Todo este processo leva o seu tempo, nums mais noutros menos. A mim levou-me quase 5 semanas.

 

Patrícia Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei uns da Nutrafin e agora estou a usar uns da JBL (comprei o JBL TESTLAB) que é uma malinha com vários testes (mas esses já são carotes, eu comprei-os por 115€). Na altura quando ainda tinha as duas marcas, testei com as duas para comparar resultados e o que obtinha eram iguais. Pelo que tenho lido aqui no fórum os testes das tiras é que já não são tão fiáveis (apesar de mais baratos).

 

Patrícia Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite pessoal acabei agora de montar o meu aqua e tirei umas fotos que vou postar...

ainda não esta completamente terminado mas já da para ter uma noção...

 

p16031122290001.jpg

 

coloquei duas nanas e a otra nao me lembro do nome mas fica muito bem...

 

p16031122300002.jpg

 

p16031123560001.jpg

 

p16031123560002.jpg

 

tenho algumas perguntas...

 

o oxigénio que tem o meu aqua provoca algo ao ph?

já coloquei as bactérias...daqui a 4 ou 5 dias vejo os nitratos e amónia.a marca dos teste que comprei e (salifert) na aquahobby.

 

sou ainda novato e provável que tenha algo de mal...depois de estar montado coloquei as bactérias passado uns 20min medi o ph e estava a 7.5 acho que esta razoável.

 

espero que gostem e comentem...

 

cumZZ :sleeping:

Editado por tiagoLL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

hoje vou colocar um tronco e mais algumas plantas...

musgo de java juntamente com o tronco e vou por também dois fetos de java...

colocando o tronco o ph vai descer muito?

 

cumpZz

Boas tiago,

Na minha opiniao acho que nao precisas de ter o aquario com oxigenio, pois basta a saida do filtro estar um pouco levantada para criar agitaçao da agua que ja é o suficiente...

Quanto ao tronco normalmente nao causa uma descida muito drastica, mas certefica.te que ja esta bem tratado.

Abraço

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.