Substituir CO2 por bicarbonato


HomoSapiens

Recommended Posts

Recentemente, numa das minhas pesquisas, encontrei um artigo que refere que algumas plantas aquáticas, como a elódea e as valisnérias, evoluíram de modo a utilizar como fonte de carbono alternativa ao CO2, o bicarbonato.

 

Será isto viável num aquário?

Quais as implicações da utilização no equilíbrio do aquário?

É sabido que o bicarbonato pode ajudar a subir o pH e tem efeito tampão, de modo a evitar grandes variações de pH.

E o resto?

 

Deixo aqui um excerto do artigo:

pdfpreview.th.png

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Recentemente, numa das minhas pesquisas, encontrei um artigo que refere que algumas plantas aquáticas, como a elódea e as valisnérias, evoluíram de modo a utilizar como fonte de carbono alternativa ao CO2, o bicarbonato.

 

Será isto viável num aquário?

Quais as implicações da utilização no equilíbrio do aquário?

É sabido que o bicarbonato pode ajudar a subir o pH e tem efeito tampão, de modo a evitar grandes variações de pH.

E o resto?

 

Deixo aqui um excerto do artigo:

Eu ainda não li o artigo, mas o que te posso dizer é que as plantas ao consumirem Bicarbonato da água, vão aumentar o pH... se vais adicionar ainda mais Bicarbonato à água, vais aumentando progressivamente o pH até se tornar impraticável. As plantas usarem Bicarbonato, não significa que possas adicionar directamente um sal de Bicarbonato na água. Isso é apenas uma maneira que elas desenvolveram para assimilar carbono em águas mais alcalinas, com teores de CO2 baixos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

co2 caseiro baixa-te um pouco o ph.nao sobe.

meia colher de cha de bicarbonato de sodio

uma colher de cha de fermento de padeiro=fermento biologico

150 gramas de açucar

1,5 litros de agua.

duraçao:1 mes

bom resultado nas plantas

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Luís Fortunato

 

Cheguei a este artigo porque tenho andado a pesquisar acerca do funcionamento em termos moleculares do Flourish Excel, para tentar perceber qual o seu contributo na fotossíntese (e eventualmente encontrar substitutos como o glutaraldeído) e deparei-me com este que falava deste aspecto peculiar da fotossíntese nalguns géneros de plantas aquáticas.

Como tenho andado com pH baixo e para subir um pouco tenho adicionado bicarbonato de sódio e as minhas Elódeas andam mais vistosas que nunca, somei 2 e 2: bem, se calhar estão a utilizar o bicarbonato como fonte adicional de carbono, tendo um efeito similar à injecção de CO2 no aquário! É essa a conclusão que tiro!

 

 

boas.

co2 caseiro baixa-te um pouco o ph.nao sobe.

meia colher de cha de bicarbonato de sodio

uma colher de cha de fermento de padeiro=fermento biologico

150 gramas de açucar

1,5 litros de agua.

duraçao:1 mes

bom resultado nas plantas

 

neloi, obrigado pela contribuição ao tópico mas eu não estava a falar do CO2!

Eu sei que o CO2 baixa o pH.

Estou a falar do bicarbonato (HCO3-)

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flourish Excel não é uma molécula iónica... É uma molécula complexa... O glutaraldeideo. Como Aldeideo que é, tem a sua toxicidade, mas não nas concentrações que doseamos... No entanto mesmo em baixas concentrações pode ser tóxico para várias algas, assim como um número restrito de plantas...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais